Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    bom dia.
    não sei se as perguntas acima expostas já estão adequadamente esclarecidas.
    atualmente 20.4.2023 a remoção de placas de amianto para particulares passará sempre , mas sempre, pelo licenciamento através da AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DO TRABALHO, ACT.
    no entanto prevê-se que no proximo ano venha a sair um diploma que contemple subsidios para que também os particulares possam usufruir dele,para levarem a cabo as obras em questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nekeli4207
    • N_V
    • 20 abril 2023

     # 22

    Também tenho algumas para retirar.

    Não consigo saber se são anteriores a 1998 por isso ou trata-se como tendo amianto ou leva-se amostra a laboratorio (não sei os custos).



    Pelo que se percebe não existe certificação especifica para a remoção mas existem regras, algumas já foram referidas acima pelo Pedro Barradas, como molhar as placas e embrulhar com algo que não rasge. Parece que basta ter alvará de construcção e comunicar ao ACT com 30 dias de antecedência. Aconselha-se uma boa limpeza do local com recurso a aspiração com filtros HEPA

    De notar que até serem entregues em aterro a responsabilidade é sempre também do dono das placas e não somente de quem faz o transporte.
  2.  # 23

    Boa tarde,
    Tem alguma informação adicional sobre essa publicação sobre os apoios para remoção?
    Existirão alguns requisitos específicos ou ainda é mera especulação?
    Tenho cerca de 80m para remoção e pela leitura que tenho feito é um pouco dispendioso.
    Existem empresas que poderão ser sugeridas pela zona de Torres Novas ou Tomar?
    Obrigado.
  3.  # 24

    Não há apoios, envie-me e-mail que partilho contacto de empresa que me fez a remoção.

    rpmmsantos “a” Gmail.com
  4.  # 25

    Colocado por: rpmmsantosNão há apoios, envie-me e-mail que partilho contacto de empresa que me fez a remoção.

    rpmmsantos “a” Gmail.com


    Quanto pagou, se não for indiscrição?
  5.  # 26

    Colocado por: Matisofi

    Quanto pagou, se não for indiscrição?


    Se for de perto de Aveiro tem a AG Demolições e a STBA.

    Depende muito da quantidade a remover e das condições de remoção ( se a cobertura tem laje ou não por exemplo). Para quantidades superiores a 300m2 os valores que tenho em mente para particulares rondam entre 8€/m2 a 12/€m2 + IVA. Se for uma área muito pequena, como 100m2, facilmente lhe podem cobrar 1500€ + IVA.
  6.  # 27

    Que filme tão português este das placas de microcimento.

    Ter de pagar para as retirar não faz qualquer sentido. Foi um produto não lançado, aprovado pelas autoridades, e sua retirada deveria ser gratuita e prestada pela estado.

    Tenho uns 60m2, e quando tiver que retirar, máscara adequada, tyvec, e siga, paletizar e entregar em aterro.
 
0.0146 seg. NEW