Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: eu
    A política económica é a que mata ? ;)

Para os sabichões gozões se souberem ler inglês está aí a dizer como mata.

http://www.thenakedscientists.com/forum/index.php?topic=46104.0
  2.  # 242

lol
  3.  # 243

Colocado por: loverscout

nao nao percebo....
    vais ver o problema ainda sou eu...... que exijo demais!

Ok, deve ser isso.
  4.  # 244

Numa regra básica de três simples, o preço do litro da gasolina de acordo com a descida do barril brent, agorajá devia estar nos 80 centimos, no entanto anuncia-se que esta semana vão descer mais 4 cêntimos...

Uma meia dúzia continua a encher os bolsos, e de que maneira, á conta da população e dos automobilistas...

Colocado por: rafaelisidorolol
  5.  # 245

Colocado por: carlosj39Numa regra básica de três simples, o preço do litro da gasolina de acordo com a descida do barril brent,agorajá devia estar nos 80 centimos, no entanto anuncia-se que esta semana vão descer mais 4 cêntimos...

Uma meia dúzia continua a encher os bolsos, e de que maneira, á conta da população e dos automobilistas...

Isso seria verdade se o preço do produto final fosse composto exclusivamente pelo preço da matéria-prima.
    Ora, como suponho que os ordenados nas petrolíferas não descem quando o preço do petróleo desce, nem as rendas, ou qualquer outra classe de custos, o seu raciocínio é simplesmente ridículo.
    Nem vale a pena lembrar que os impostos são, em grande medida, fixos, e não variam com o preço base...
    • eu
    • 14 dezembro 2014 editado

# 246

Colocado por: carlosj39Numa regra básica de três simples, o preço do litro da gasolina de acordo com a descida do barril brent,agorajá devia estar nos 80 centimos

Esse valor não me parece plausível... contabilizou os impostos? É que se o petróleo baixar para metade, isso não implica que o preços dos combustíveis baixem para metade, porque alguns impostos têm um valor fixo.

Mesmo que (muito) hipoteticamente o crude valesse 1 dólar por barril, os combustíveis custariam no mínimo uns 50 a 60 cêntimos por litro.
  6.  # 247

Imposto sobre produtos petrolíferos em vigor em Junho de 2014:

Gasolina 0,58595 euros / litro
    Gasóleo rodoviário 0,36941 euros / litro
    Gasóleo de aquecimento 0,33000 euros / litro
    GPL Auto 0,11775 euros / litro

Além do ISP em si, continua a ser aplicado um adicional às taxas de imposto. São 0,005 euros por cada litro de gasolina e 0,0025 para o gasóleo rodoviário, gasóleo colorido e gasóleo marcado.

A estes valores acresce o IVA.
  7.  # 248

A minha análise foi feita "ceteris paribus", portanto já considerei os impostos e taxas associados...

Rídiculo é o seu comment, então quando o litro há uns meses subia vertiginosamente o argumento que nos era fornecido era porque assim tinha de ser para acompanhar a subida do barril, agora que o barril desceu vertiginosmante o litro desce a passo de caracol, sem acompanhar a descida...

Colocado por: luisvv

Isso seria verdade se o preço do produto final fosse composto exclusivamente pelo preço da matéria-prima.
    Ora, como suponho que os ordenados nas petrolíferas não descem quando o preço do petróleo desce, nem as rendas, ou qualquer outra classe de custos, o seu raciocínio é simplesmente ridículo.
    Nem vale a pena lembrar que os impostos são, em grande medida, fixos, e não variam com o preço base...
  8.  # 249

Colocado por: carlosj39A minha análise foi feita "ceteris paribus", portanto já considerei os impostos e taxas associados...

Rídiculo é o seu comment, então quando o litro há uns meses subia vertiginosamente o argumento que nos era fornecido era porque assim tinha de ser para acompanhar a subida do barril, agora que o barril desceu vertiginosmante o litro desce a passo de caracol, sem acompanhar a descida...

Se fizeste uma comparação ceteris paribus, onde é que anda o dólar/euro? Também se mantém constante ou só ficcionado?
  9.  # 250

Que pergunta ridícula. Constante claro, senão não era, logo por definicão, "ceteris paribus"...

Colocado por: tostex

Se fizeste uma comparação ceteris paribus, onde é que anda o dólar/euro? Também se mantém constante ou só ficcionado?
  10.  # 251

Colocado por: carlosj39Numa regra básica de três simples, o preço do litro da gasolina de acordo com a descida do barril brent,agorajá devia estar nos 80 centimos, no entanto anuncia-se que esta semana vão descer mais 4 cêntimos...

Coisas que afectam o preço da gasolina/gasóleo e cujo custo/preço mantém-se inalterado:

Imposto sobre produtos petrolíferos
    IVA
    Custo de distribuição dos barris de petróleo (o preço cobrado por um cargueiro petrolífero para atravessar um oceano não baixou)
    Custos de energia das refinarias de Sines e Matosinhos (a electricidade não baixou de preço)
    Salários dos trabalhadores das refinarias, gasolineiras, motoristas e outro staff não baixou

etc. etc. etc.

O petróleo só representa uns 50% do preço da gasolina. Isto quer dizer que se o petróleo baixar 50%, a gasolina não pode baixar mais de 25%.

De igual forma, quando o barril de petróleo aumentou uns 50% à uns tempos atrás, a gasolina "só" aumentou uns 20%.
    • eu
    • 15 dezembro 2014

# 252

O que realmente eu já reparei (empiricamente) é que o desfasamento temporal não é o mesmo quando há subidas ou descidas. Quando o petróleo sobe, os preços dos combustíveis sobem quase imediatamente. Quando o petróleo desce, essa descida demora mais tempo a repercutir-se no consumidor.
    Concordam com este comentário: marco1, carlosj39
  11.  # 253

e o engraçado é que diz a logica que se o petróleo está mais barato as refinarias ou distribuidores tenderiam a aumentar os stocks dai poder garantir maior estabilidade no preço por mais tempo e não é isso que se vê.
    enfim tudo se resume á ganancia eterna, não há regulação que se "aguente". os ricos cada vez serão mais ricos e os pobres cada vez mais pobres e vira o disco e toca o mesmo.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    • eu
    • 15 dezembro 2014

# 254

E o BRENT nos 63 dólares o barril.

Cool...
  12.  # 255

A minha análise foi feita "ceteris paribus", portanto já considerei os impostos e taxas associados...

Não, não considerou, como é evidente pelo número que forneceu. Mas é simples de esclarecer: forneça os dados que utilizou para o cálculo.

Devolvo a gentileza. Não sei quantas vezes já aqui postei links para o site da Autoridade da Concorrência, que publica relatórios trimestrais de acompanhamento do mercado e que desmente com factos e números essa teoria.
    Mas enfim, aqui fica mais uma vez:
    http://www.concorrencia.pt/vPT/Estudos_e_Publicacoes/Relatorios_periodicos_e_Newsletters/Energia_e_Combustiveis/Paginas/Energia-e-Combustiveis.aspx

E se quiser uma citação, ao acaso de qualquer um dos boletins:
    Ora, a visualização dos gráficos infra, nomeadamente, os que comparam os Platts e os PMAI, confirma a ideia, refletida nas Newsletters anteriores, de que o ajustamento dos PMAI nacionais aos preços Platts NWE CIF se processou sem assimetrias significativas, in casu, no período em análise e à semelhança do que se verificou em Espanha e em média na UE27.
  13.  # 256

O que realmente eu já reparei (empiricamente) é que o desfasamento temporal não é o mesmo quando há subidas ou descidas. Quando o petróleo sobe, os preços dos combustíveis sobem quase imediatamente. Quando o petróleo desce, essa descida demora mais tempo a repercutir-se no consumidor.

De novo:
    http://www.concorrencia.pt/vPT/Estudos_e_Publicacoes/Relatorios_periodicos_e_Newsletters/Energia_e_Combustiveis/Paginas/Energia-e-Combustiveis.aspx

Ora, a visualização dos gráficos infra, nomeadamente, os que comparam os Platts e os PMAI, confirma a ideia, refletida nas Newsletters anteriores, de que o ajustamento dos PMAI nacionais aos preços Platts NWE CIF se processou sem assimetrias significativas, in casu, no período em análise e à semelhança do que se verificou em Espanha e em média na UE27.
  14.  # 257

Colocado por: carlosj39Que pergunta ridícula. Constante claro, senão não era, logo por definicão, "ceteris paribus"...

Não percebeste. Não podes supor constante uma variável que, passe a redundância, é uma variável (importantíssima) na formação de preço. Está a supô-la constante e portanto a aumentar muito o termo de erro.
  15.  # 258

por isso é que desaparece 8 mil milhões e ninguem vê , no meu tempo a matematica dava certo hoje não dá ahahhahah
    • eu
    • 16 dezembro 2014 editado

# 259

Incrível! Brent a 59 dólares !

A continuar assim, isto vai ter um impacto positivo COLOSSAL na economia Portuguesa.

Já falta pouco para o gasóleo ficar abaixo da fasquia psicológica do 1.00 euro.
  16.  # 260

Colossal em que medida? Não sei se há um entendimento completo das repercussões disto.

0.1024 seg. NEW