Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: LuisPereira

Não, obviamente que nao!
    Mas o rafaelisidro consegue desmentir de fonte segura?
    não claro que não até porque acho que foi de graça lol
  2.  # 362

Bom negócio para a Galp então!
    Somos os espertalhões!
    Ahh tuga do carago!!!
  3.  # 363

Colocado por: pedromdfNunca me passaria pela cabeça haver malta contra a descida do preço dos combustíveis ... realmente ...
    Concordam com este comentário:eu

Eu não vejo ninguém contra a descida dos preços dos combustíveis, pelo que leio vejo é contra o aumento dos impostos e os novos impostos sob os combustíveis, que agravam quase sempre que a base (petróleo) desce para compensar a descida e ficarem com um valor final nos bolsos que em nada transparece a descida.
  4.  # 364

Também não vi ninguém 'contra'. Nem sequer vi manifestações de opinião contra ou a favor...
  5.  # 365

Colocado por: LuisPereiraBom negócio para a Galp então!
    Somos os espertalhões!
    Ahh tuga do carago!!!
    depende do Ponto de vista ... quando a esmola é grande até o Santo desconfia ... já viu se neste momento estamos a importar produto EXXONMOBIL a preço alto baseado com o acordo alcançado neste negocio lol
    • eu
    • 18 dezembro 2014

# 366

6.  # 367

Eu , aonde desencantaste isto meu ... afinal ainda há gente mais maluca que eu ahahahhahha
  7.  # 368

não vale a pena complicar ... eu vejo muito tv e lá diz preço de referencia para Portugal né ? ou será para empresas de Portugal ????

Quando houve "preço de referência para Portugal" significa o que é transaccionado na bolsa de Londres (o famoso Brent). Mas não é um preço estabelecido especificamente para Portugal .

depois o que se conhece de cotado com ou sem patos é indiferente ... o negocio da Bolsa é só para uns ...

Caro Rafael, isso é conversa de chacha. Quem compra e vende petróleo não é o reformado que tem uns trocos para investir - são entidades qualificadas.
  8.  # 369

Colocado por: luisvv
    Quando houve "preço de referência para Portugal" significa o que é transaccionado na bolsa de Londres (o famoso Brent). Mas não é um preço estabelecido especificamente para Portugal .

Caro Rafael, isso é conversa de chacha. Quem compra e vende petróleo não é o reformado que tem uns trocos para investir - são entidades qualificadas.
    lol e isso é o seu ponto de vista e se não quer alargar o campo problema seu ... mas se pensar um pouco vai ver que não sabe nada sobre o petroleo que chega a Portugal e eu pergunto-lhe a si , Porquê ? se está na bolsa é porque a Bolsa tambem é um mercado mas não é o unico ... procure homem , o Eu até deu uma ajuda porque Petroleo e os seus derivados são monstros da economia !!!! e ninguem sabe nada ... a unica coisa se se der ao trabalho é que eu sem perceber nada e indo contra todas as suas teses e mais alguns vou vendo realizado o que tenho dito há muito tempo ... quer apostar o valor do Barril em meados de 2016?????
  9.  # 370

Será melhor "adivinhar" o que se vai passar no dia 1 de 2015 ...
    E na próxima 2ª feira desce?
  10.  # 371

Colocado por: pedromdfSerá melhor "adivinhar" o que se vai passar no dia 1 de 2015 ...
    E na próxima 2ª feira desce?
    o barril ou os impostos ?????
  11.  # 372

O preço do litro que ponho no meu reservatório.
  12.  # 373

Colocado por: pedromdfO preço do litro que ponho no meu reservatório.
    mas isto não é que estamos a discutir ... uma vez que eu até disse que se o petroleo fosse gratuito o valor a pagar seria absurdo como o é actualmente ... a historia era outra ...
  13.  # 374

depende do Ponto de vista ... quando a esmola é grande até o Santo desconfia ... já viu se neste momento estamos a importar produto EXXONMOBIL a preço alto baseado com o acordo alcançado neste negocio lol

Deus nos livre do rafael e das suas teorias da conspiração. Boatos da treta..

DGEG, Relatório "Factura Energética 2013"
    "Em 2013, face a 2012, os continentes africano e asiático mantêm-se como principais fornecedores de petróleo bruto (65,7% e 31,9% respectivamente).
    Angola foi o principal mercado de origem das importações (36,5%). Seguiram-se os Camarões (11,5%), a Arábia Saudita (8,4%) e o Cazaquistão (7,4%).
    É de realçar ainda o decréscimo de 83,2% do petróleo bruto com origem no continente americano (Brasil,México e Venezuela). "
  14.  # 375

E aqui (página 5, tabela 3) encontra o preço médio de importação, discriminado por país de origem. Para lhe poupar trabalho, foi dos 748 dólares/tonelada (Guiné Equatorial) aos 929 do Cazaquistão.

www.bportugal.pt/pt-PT/BdP%20Publicaes%20de%20Investigao/AB200412_p.pdf
  15.  # 376

Destaco as seguintes passagens:
    "O preço do petróleo baixou ontem até aos 60 dólares por barril (Brent), tendo chegado mesmo a negociar na casa dos 59 dólares, o valor mais baixo desde julho de 2009. Pelas contas do Governo, a manutenção da cotação nestes níveis pode permitir, por si só, reduzir o défice do próximo ano em duas décimas percentuais."
    "Assumindo tudo o resto constante, uma descida do petróleo em 40% levaria a uma melhoria do crescimento da economia dos 1,5% projetados para 2,5% e o défice poderia melhorar duas décimas. Por cada 20% de descida no crude, o défice melhora 0,1 pontos percentuais."
    "a taxa de desemprego também sairia beneficiada, podendo recuar dos 13,4% da população ativa para 13,2%"
    Uma família que gaste anualmente 3.800 euros em combustível, irá poupar um montante anual que pode rondar os 600 euros, ou seja, menos 16% face a 2014"

Esse efeito parece-me demasiado linear (a própria notícia faz referência à fragilidade do modelo de previsão) :
    a) Assumindo que as exportações totais rondaram 41% do PIB em 2013 e que 11% foram para países produtores de petróleo, perder um quinto desses 11% representaria só por si uma queda de cerca de 0,9% do PIB.

b) Em 2013 (preguiça de procurar dados provisórios de 2014), importámos +-11 mil milhões de euros em produtos energéticos (inclui mais que petróleo e derivados). Uma poupança de 40% traria os tais cerca de 4,5 mil milhões de poupança.
    Acontece que também exportámos mais de 5 mil milhões de euros em produtos energéticos, que naturalmente também reduzirão em proporção semelhante. E assim, lá se foram mais de 2 mil milhões dessas poupanças.

De repente, já só temos 2,5 MME e se lhes retirarmos 1,5MME de queda do PIB por via da alínea a), o efeito é bem mais modesto.

Ora, na verdade a poupança é distribuída por muitos, e retirada a poucos, pelo que é provável que se sinta. No entanto, esse efeito também resulta ao contrário na questão dos impostos e por essa via, no défice..
  16.  # 377

não claro que não até porque acho que foi de graça lol

Relatório e contas de 2008 da Galp, disponível online em www.galp.pt

Se a memória não me falha, 750 milhões.
  17.  # 378

Colocado por: luisvv

Relatório e contas de 2008 da Galp, disponível online em www.galp.pt

Se a memória não me falha, 750 milhões.
    foram 695 para comprar 2 grupos distintos ... quanto custou a parte da Mobil ???? e mais a Galp foi Obrigada a consumir 3x mais o valor que a Exxonmobil vendia na P.Iberica de materia da Propria Mobil ... com isso é facil perceber o que Lucra a Mobil ... tambem não sei se lembra-se qual o acontecimento que posteriormente deu lugar a esta compra ... (oferta ) .
    continuo a achar que a Galp Foi Obrigada a compra a Espanhola detentora da Agip simplesmente para tapar o sol com a peneira .
    • eu
    • 20 dezembro 2014

# 379

Colocado por: luisvvEsse efeito parece-me demasiado linear (a própria notícia faz referência à fragilidade do modelo de previsão) :

Claro que sim, as previsões falham muitas vezes, Aliás, nem sequer sabemos se o preço do petróleo se vai manter baixo ...

Colocado por: luisvva) Assumindo que as exportações totais rondaram 41% do PIB em 2013 e que 11% foram para países produtores de petróleo, perder um quinto desses 11% representaria só por si uma queda de cerca de 0,9% do PIB.

Então, para ser coerente, devia também considerar um aumento de um quinto das exportações para os 89% das exportações que vão para países importadores de petróleo... sim, porque esses países também vão poupar muitos milhares de milhões nas importações de petróleo.

E 89% é muito superior a 11% como é óbvio, portanto, o saldo aqui é tremendamente positivo!
    • eu
    • 20 dezembro 2014

# 380

luisvv, as contas já foram feitas por quem domina estes assuntos e o resultado é inequivocamente positivo:

0.0218 seg. NEW