Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ramos1999é por culpa do co2 e particulas finas de andar de carro,,,por isso não se preocupe tanto so com os pesticidas mas também com o aumento de poluição automóvel

Poluição automóvel aonde?

Adoro a poluição das condutoras dos Volkswagens
      Vw.jpg
  2.  # 2

Colocado por: Bricoleiro

Poluição automóvel aonde?

Adoro a poluição das condutoras dos Volkswagens
      Vw.jpg

AI AI que não tarda nada descarrila e la vai mais um topico,,eu ate tinha uma de um bmw mas o simbolo estava noutro lado!
    • eu
    • 14 janeiro 2016

# 3

Colocado por: BricoleiroVw.jpg

Esse carro deve ter batido, porque os airbags estão insuflados...
  3.  # 4

Colocado por: eu
    Esse carro deve ter batido, porque os airbags estão insuflados...

Assim de repente dá para reparar que tem caixa automática e duplo airbag.
    • Neon
    • 14 janeiro 2016

# 5

Colocado por: luisvvDatas concretas?

Segundo a AC:
    Gasolina IO95 O PMAI da gasolina IO95 em Portugal foi de €0,560/litro, €0,619/litro, €0,645/litro nos
    primeiro, segundo e terceiro trimestres de 2008, respectivamente.

De acordo com aAPETRO, o preço médio antes de impostos da gasolina 95 no 1ºTrim.2012 foi de 67,6 cêntimos e a 31 de Dezembro de 2012 rondava os 70 cêntimos.

Tomando como referência o 1º de 2008 e o último de 2012, tivemos um aumento de PMAI de 25%, longe dos 40% que refere.

(já agora, temaquiinformação sobre a estrutura de formação de preços dos combustíveis)

efectivamente tinha contas mal feitas pois só estava a retirar o iva ao isp
    Após correção de valores tenho conforme folha em anexo
    2008-2012 subida de 36% no barril e subida de 35% na sc/95 (sem impostos) relativamente ao referencial de 2008
    2008-2015 descida 29% no barril e descida de 3% na sc/95 (sem impostos) relativamente ao referencial de 2008

http://prntscr.com/9q5gcc

média anual de preços de combustivel
    https://www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis/

evolução de iva e isp
    http://www.apetro.pt/documentos/iva_isp.pdf

Cotação das taxas eur/usd
    http://freecurrencyrates.com/pt/exchange-rate-history/EUR-USD/2016/cbr

Cotação de barril usd já não me lembro de onde retirei
    • Neon
    • 14 janeiro 2016

# 6

Colocado por: Neon

efectivamente tinha contas mal feitas pois só estava a retirar o iva ao isp
    Após correção de valores tenho conforme folha em anexo
    2008-2012 subida de 36% no barril e subida de 35% na sc/95 (sem impostos) relativamente ao referencial de 2008
    2008-2015 descida 29% no barril e descida de 3% na sc/95 (sem impostos) relativamente ao referencial de 2008

http://prntscr.com/9q5gcc

média anual de preços de combustivel
    https://www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis/

evolução de iva e isp
    http://www.apetro.pt/documentos/iva_isp.pdf

Cotação das taxas eur/usd
    http://freecurrencyrates.com/pt/exchange-rate-history/EUR-USD/2016/cbr

Cotação de barril usd já não me lembro de onde retirei

se algo estiver mal façam favor de corrigir
  4.  # 7

se algo estiver mal façam favor de corrigir

Assim de repente, o valor de referência relevante a usar para a matéria-prima é o Platts (cotação dos refinados) e não o barril. Em todo o caso, sem ter analisado diria que há algo mais.
    • Neon
    • 15 janeiro 2016

# 8

Colocado por: luisvv

Assim de repente, o valor de referência relevante a usar para a matéria-prima é o Platts (cotação dos refinados) e não o barril. Em todo o caso, sem ter analisado diria que há algo mais.

Eu sei que a AC se suporta nesse índice de referência, contudo ainda que leigo nesta área na minha opinião (porque tenho sentido critico) já estamos a introduzir custos de produção (refinação).
    Para além de que nunca saberemos se esse preço é um custo real de produção.
    Repare que temos 2 refinarias em Portugal, ambas nas mãos da GALP e que se não estou em erro garantem 90% das necessidades de refinação no nosso pais. Para já não falar na questão de que o mercado nacional na realidade não é tão liberalizado como se faz querer, perante a presença de um monopólio destes (mas este é outro assunto). Na realidade o preço à saída da refinaria estará relacionado com as leis de mercado; Ou seja a Galp pode por (e com certeza que o fará) o produto refinado à venda em Portugal a um preço que ganhe ao custo de produção + transporte de outras refinarias na Europa.
    E atenção não estou a criar qualquer ideia critica ou a evocar qualquer ilegalidade, são apenas as regras de mercado e nem a autoridade de concorrência pode exercer qualquer intervenção legitima neste ponto pois compra quem quer. Dai que partam da base que este será o índice de referência.

Mas aquilo que eu estava a evocar nas exposições que fiz é que não me venham atirar areia para os olhos de que a decalagem de redução do preço da matéria prima (óleo bruto ou crude se quiser chamar assim) e da redução do preço do combustível ao consumidor final não é mais equilibrada por causa dos impostos. Ainda que reconheça que os impostos são uma fatia superior a 50% do preço final.

Aceito e percebo que me digam assim ..olha aquilo que tu pagas no combustível é mais imposto que produto propriamente dito, por isso faz mais sentido discutir a redução do imposto do que a redução do custo do produto.
    Já não posso aceitar, que me digam que o custo do combustível se manteve inalterado e que a culpa é tão somente e apenas do aumento de impostos.

Colocado por: marcoaraujoPortanto, o unico culpado do facto do gasoleo custar mais 20 centimos do que custava em 2004 (quando o Brent custava o mesmo que custa actualmente), é o Sócrates (que aumentou o ISP) e o Coelho (que inventou a fiscalidade verde) e todos os que aumentaram o IVA de 2004 para cá.

Mais uma vez, a comparação de preços de 2008, 2012 e 2015 que fiz, o que pretendo expressar é que o aumento de impostos por si só não justifica as diferenças verificadas para o consumidor final. Nessas diferenças repercutem-se outros factores tal como já referi antes.
  5.  # 9

Neon

ao senso comum fica sempre a "realidade" que mal o petróleo aumenta, passado uns diazitos lá vem aumento, quando é ao contrário é umas semanitas e apenas uns bochechos porque ah....a referencia não é o petróleo....ah ....os impostos....ah os câmbios ....enfim, vida grande para essa gente e para os acionistas que de certeza o sr. luisvv tem uma quotinha, só pode.
    Concordam com este comentário: carlosj39
    • tostex
    • 15 janeiro 2016 editado

# 10

Colocado por: marco1....ah ....os impostos....ah os câmbios ....

Como não sabes fazer as contas os outros é que estão errados por fazê-las?
  6.  # 11

tostex

realmente não sei fazer essas contas, mas lá que se nota nota.
    e o que se nota/sente também muito neste pais é que o "legitimo" enriquecimento de parte é feito pelo estrangulamento de uma grande maioria e não pelo efectivo desempenho da produção.
    portanto lá vamos cantando e rindo.
    • Neon
    • 15 janeiro 2016 editado

# 12

Colocado por: marco1Neon

ao senso comum fica sempre a "realidade" que mal o petróleo aumenta, passado uns diazitos lá vem aumento, quando é ao contrário é umas semanitas e apenas uns bochechos porque ah....a referencia não é o petróleo....ah ....os impostos....ah os câmbios ....enfim, vida grande para essa gente e para os acionistas que de certeza o sr. luisvv tem uma quotinha, só pode.

Bom dia Marco

Efectivamente temos de reconhecer muitos dos argumentos apresentado pelo Luisvv. Em um dos links do meu post dá para ter uma ideia de quanto pagamos de imposto. p.e em 2015 o preço medio da gasolina s/c 95 foi 1.46 €/l e desse total cerca de 0.95 €/l é imposto. Isto é irrefutável.
    Também temos de reconhecer o argumento que o € perde terreno relativamente ao dólar pelo que aquilo que se fazia comprava com os mesmos euros em 2008 não se compra agora em 2015 e muito menos em 2016 (pelo menos para já).

Agora para além de termos um estado que é lambão (não podemos dizer que não) também não podemos dizer que a culpa é só dele e que as petrolíferas são uns pobres coitados.
    Já li relatórios de que os preços da sc/95 e gasóleo sem os impostos, quando comparados com preços da UE se situam cerca de 3 e 4 cêntimos por litro acima da media europeia e que Portugal assume o papel de ficar classificado para ai no 4 ou 5 mais caro.

Editado - acrescentado
    fazendo uma conta macaca
    Se eu circular 15000 km em um ano com um gasto de 6,5 l aos 100. terei um consumo anual de cerca de 1000l
    1000l x 4 cent são 40€ em um ano. o que dá cerca de 3 €/mes
    Para mim isoladamente, felizmente, não posso dizer que me afecte ou me incomode. para outros já não será bem assim.
  7.  # 13

Eu sei que a AC se suporta nesse índice de referência, contudo ainda que leigo nesta área na minha opinião (porque tenho sentido critico) já estamos a introduzir custos de produção (refinação).
    Para além de que nunca saberemos se esse preço é um custo real de produção.

Claro que sabemos: não é um custo, é uma cotação. E é relevante porque é a referência para a transacção dos produtos refinados - sendo um mercado global, se uma refinaria puder vender a 11 para o estrangeiro não vende a 10 para Portugal.

(já agora, as petrolíferas divulgam as margens de refinação, que chegam a ser negativas).

Repare que temos 2 refinarias em Portugal, ambas nas mãos da GALP e que se não estou em erro garantem 90% das necessidades de refinação no nosso pais. Para já não falar na questão de que o mercado nacional na realidade não é tão liberalizado como se faz querer, perante a presença de um monopólio destes (mas este é outro assunto). Na realidade o preço à saída da refinaria estará relacionado com as leis de mercado; Ou seja a Galp pode por (e com certeza que o fará) o produto refinado à venda em Portugal a um preço que ganhe ao custo de produção + transporte de outras refinarias na Europa.
    E atenção não estou a criar qualquer ideia critica ou a evocar qualquer ilegalidade, são apenas as regras de mercado e nem a autoridade de concorrência pode exercer qualquer intervenção legitima neste ponto pois compra quem quer. Dai que partam da base que este será o índice de referência.

Mas a Galp não vende só para Portugal, vende para todo o mundo. Da mesma forma, parte do combustível consumido é importado..

Mas aquilo que eu estava a evocar nas exposições que fiz é que não me venham atirar areia para os olhos de que a decalagem de redução do preço da matéria prima (óleo bruto ou crude se quiser chamar assim) e da redução do preço do combustível ao consumidor final não é mais equilibrada por causa dos impostos. Ainda que reconheça que os impostos são uma fatia superior a 50% do preço final.
    Aceito e percebo que me digam assim ..olha aquilo que tu pagas no combustível é mais imposto que produto propriamente dito, por isso faz mais sentido discutir a redução do imposto do que a redução do custo do produto.
    Já não posso aceitar, que me digam que o custo do combustível se manteve inalterado e que a culpa é tão somente e apenas do aumento de impostos.

Mas ninguém diz isso. O que se diz é geralmente o seguinte:
    1) Em momentos concretos de alteração de fiscalidade (p.ex, final de 2014), há alterações ao preço esperado.
    2) Sendo o custo da matéria-prima uma pequena parte do preço de venda, e sendo as restantes parcelas quase fixas (apenas o IVA pode descer, tendo as componentes de logística e distribuição tendência a aumentar), uma redução de 50% no seu preço não pode representar uma redução de igual magnitude no PVP.

Mais uma vez, a comparação de preços de 2008, 2012 e 2015 que fiz, o que pretendo expressar é que o aumento de impostos por si só não justifica as diferenças verificadas para o consumidor final. Nessas diferenças repercutem-se outros factores tal como já referi antes.

Ainda não tive tempo de analisar as suas contas, mas intuitivamente diria que há um lapso algures. A Autoridade da Concorrência publicou relatórios regulares onde é possível verificar que os PMAI acompanham de perto as variações do Platts (atenção: com 1 a 2 semanas de atraso), e não é expectável uma diferença tão significativa entre as evoluções do Platts e do barril.
  8.  # 14

Colocado por: marco1Neon
    ao senso comum fica sempre a "realidade" que mal o petróleo aumenta, passado uns diazitos lá vem aumento, quando é ao contrário é umas semanitas e apenas uns bochechos porque ah....a referencia não é o petróleo....ah ....os impostos....ah os câmbios ....

Infelizmente, isso não é uma "verdade", é apenas um enviesamento de percepção. Um dia que tenha insónias, pode ler os relatórios da AC, que vão ao detalhe de indicar quantas vezes cada marca aumentou ou reduziu preços e relacionam variações de cotações do euro e outros factores importantes.

enfim, vida grande para essa gente e para os acionistas que de certeza o sr. luisvv tem uma quotinha, só pode.

Por acaso nunca tive acções da Galp, mas isso não alteraria em nada a realidade.
  9.  # 15

Daqui a dias o petróleo é de graça e mesmo assim ainda vai ser muito caro lol
  10.  # 16

Colocado por: rafaelisidoroDaqui a dias o petróleo é de graça e mesmo assim ainda vai ser muito caro lol

Nem o Alex te fez vir ao Continente encher jarricans de combustível mais barato...
  11.  # 17

Colocado por: Bricoleiro

Nem o Alex te fez vir ao Continente encher jarricans de combustível mais barato...
    os meus carros não têm balões nem asas logo ir daqu ai aos trambulhoes não é para mim ...
  12.  # 18

Colocado por: rafaelisidoroos meus carros não têm balões nem asas logo ir daqu ai aos trambulhoes não é para mim ...

E que tal de avião?
    Para a semana desce mais 3 cêntimos, já andam a noticiar.
  13.  # 19

E trago a gasolina aonde ?
  14.  # 20

Colocado por: rafaelisidoroE trago a gasolina aonde ?

Roubas querosene das asas, até vai com mais octanas.

0.3623 seg. NEW