Colocado por: ramos1999é por culpa do co2 e particulas finas de andar de carro,,,por isso não se preocupe tanto so com os pesticidas mas também com o aumento de poluição automóvel
Colocado por: Bricoleiro
Poluição automóvel aonde?
Adoro a poluição das condutoras dos Volkswagens
Colocado por: Bricoleiro
Colocado por: eu
Esse carro deve ter batido, porque os airbags estão insuflados...
Colocado por: luisvvDatas concretas?
Segundo a AC:
Gasolina IO95 O PMAI da gasolina IO95 em Portugal foi de €0,560/litro, €0,619/litro, €0,645/litro nos
primeiro, segundo e terceiro trimestres de 2008, respectivamente.
De acordo com aAPETRO, o preço médio antes de impostos da gasolina 95 no 1ºTrim.2012 foi de 67,6 cêntimos e a 31 de Dezembro de 2012 rondava os 70 cêntimos.
Tomando como referência o 1º de 2008 e o último de 2012, tivemos um aumento de PMAI de 25%, longe dos 40% que refere.
(já agora, temaquiinformação sobre a estrutura de formação de preços dos combustíveis)
Colocado por: Neon
efectivamente tinha contas mal feitas pois só estava a retirar o iva ao isp
Após correção de valores tenho conforme folha em anexo
2008-2012 subida de 36% no barril e subida de 35% na sc/95 (sem impostos) relativamente ao referencial de 2008
2008-2015 descida 29% no barril e descida de 3% na sc/95 (sem impostos) relativamente ao referencial de 2008
http://prntscr.com/9q5gcc
média anual de preços de combustivel
https://www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis/
evolução de iva e isp
http://www.apetro.pt/documentos/iva_isp.pdf
Cotação das taxas eur/usd
http://freecurrencyrates.com/pt/exchange-rate-history/EUR-USD/2016/cbr
Cotação de barril usd já não me lembro de onde retirei
se algo estiver mal façam favor de corrigir
Colocado por: luisvv
Assim de repente, o valor de referência relevante a usar para a matéria-prima é o Platts (cotação dos refinados) e não o barril. Em todo o caso, sem ter analisado diria que há algo mais.
Colocado por: marcoaraujoPortanto, o unico culpado do facto do gasoleo custar mais 20 centimos do que custava em 2004 (quando o Brent custava o mesmo que custa actualmente), é o Sócrates (que aumentou o ISP) e o Coelho (que inventou a fiscalidade verde) e todos os que aumentaram o IVA de 2004 para cá.
Colocado por: marco1....ah ....os impostos....ah os câmbios ....
Colocado por: marco1Neon
ao senso comum fica sempre a "realidade" que mal o petróleo aumenta, passado uns diazitos lá vem aumento, quando é ao contrário é umas semanitas e apenas uns bochechos porque ah....a referencia não é o petróleo....ah ....os impostos....ah os câmbios ....enfim, vida grande para essa gente e para os acionistas que de certeza o sr. luisvv tem uma quotinha, só pode.
Eu sei que a AC se suporta nesse índice de referência, contudo ainda que leigo nesta área na minha opinião (porque tenho sentido critico) já estamos a introduzir custos de produção (refinação).
Para além de que nunca saberemos se esse preço é um custo real de produção.
Repare que temos 2 refinarias em Portugal, ambas nas mãos da GALP e que se não estou em erro garantem 90% das necessidades de refinação no nosso pais. Para já não falar na questão de que o mercado nacional na realidade não é tão liberalizado como se faz querer, perante a presença de um monopólio destes (mas este é outro assunto). Na realidade o preço à saída da refinaria estará relacionado com as leis de mercado; Ou seja a Galp pode por (e com certeza que o fará) o produto refinado à venda em Portugal a um preço que ganhe ao custo de produção + transporte de outras refinarias na Europa.
E atenção não estou a criar qualquer ideia critica ou a evocar qualquer ilegalidade, são apenas as regras de mercado e nem a autoridade de concorrência pode exercer qualquer intervenção legitima neste ponto pois compra quem quer. Dai que partam da base que este será o índice de referência.
Mas aquilo que eu estava a evocar nas exposições que fiz é que não me venham atirar areia para os olhos de que a decalagem de redução do preço da matéria prima (óleo bruto ou crude se quiser chamar assim) e da redução do preço do combustível ao consumidor final não é mais equilibrada por causa dos impostos. Ainda que reconheça que os impostos são uma fatia superior a 50% do preço final.
Aceito e percebo que me digam assim ..olha aquilo que tu pagas no combustível é mais imposto que produto propriamente dito, por isso faz mais sentido discutir a redução do imposto do que a redução do custo do produto.
Já não posso aceitar, que me digam que o custo do combustível se manteve inalterado e que a culpa é tão somente e apenas do aumento de impostos.
Mais uma vez, a comparação de preços de 2008, 2012 e 2015 que fiz, o que pretendo expressar é que o aumento de impostos por si só não justifica as diferenças verificadas para o consumidor final. Nessas diferenças repercutem-se outros factores tal como já referi antes.
Colocado por: marco1Neon
ao senso comum fica sempre a "realidade" que mal o petróleo aumenta, passado uns diazitos lá vem aumento, quando é ao contrário é umas semanitas e apenas uns bochechos porque ah....a referencia não é o petróleo....ah ....os impostos....ah os câmbios ....
enfim, vida grande para essa gente e para os acionistas que de certeza o sr. luisvv tem uma quotinha, só pode.
Colocado por: rafaelisidoroDaqui a dias o petróleo é de graça e mesmo assim ainda vai ser muito caro lol
Colocado por: Bricoleiroos meus carros não têm balões nem asas logo ir daqu ai aos trambulhoes não é para mim ...
Nem o Alex te fez vir ao Continente encher jarricans de combustível mais barato...
Colocado por: rafaelisidoroos meus carros não têm balões nem asas logo ir daqu ai aos trambulhoes não é para mim ...
Colocado por: rafaelisidoroE trago a gasolina aonde ?