Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

tenho um terreno com uma zona mais húmida que a área circundante que parece brotar alguma água do solo.
    Se ali houvesse água a uns 5/6 metros de profundidade poderia ali ali um poço para depois retirar água para regar o restante terreno.

Falaram-me numa forma artesanal de verificar se existe água ou não, utilizando um vara de salgueiro(?) e verificar um certo movimento da mesma. Quem me esteve a dizer não me soube explicar muito bem mas referiu ainda que esta técnica não funciona com todas as pessoas...

Contextualização feita,
    procuro esclarecer se de facto há forma de determinar, artesanalmente, a existência de água a baixa profundidade,
    para posterior execução de poço.

E com recurso a tecnologia, que meios existem para verificar a existência de água?

Obrigado desde já!
  2.  # 2

Isso é sabedoria popular. Qualquer habitante da provincia conhece o método.
  3.  # 3

Colocado por: DelfimIsso é sabedoria popular. Qualquer habitante da provincia conhece o método.

Acredito que sim, mas, pelo menos na minha aldeia, a informação está-me a chegar com muita entropia

O Sr. Delfim, ou alguém aqui no fórum, consegue descreve o método detalhadamente?
  4.  # 4

Corta um galho de salgueiro com duas hastes, em forma de "Y" segura as hastes pelo lado de dentro uma em cada mão, o galho deve ficar na horizontal, perpendicular ao seu corpo. Caminha pelo terreno quando encontrar água, quase que como por magia, a extremidade do galho vai apontar o chão. Por muito que tente manter o galho na horizontal via ver que ele começa aterrar e a ficar na vertical, aponta o loca onde dever perfurar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos, Patpayva
  5.  # 5

Boa tarde,

Antigamente havia pessoas que se dedicavam a essa profissão. Chavam-se vedores de água.

Nem toda a gente tem esse dom.

Procure no google por radiostesia.
    Concordam com este comentário: A. Madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
    • P+V
    • 19 outubro 2014

# 6

Claro... E já agora o "cancer" cura-se com sumo de limão congelado, e o vírus do Ebola é uma invenção da CIA.
  6.  # 7

Colocado por: P+VClaro... E já agora o "cancer" cura-se com sumo de limão congelado, e o vírus do Ebola é uma invenção da CIA.
    Ainda não experimentou curar o cancer com esse medicamento caseiro pois não ? E também não sabe se o ébola é ou não invenção da CIA ? Certo ? então se não sabe nem experimentou isso, esteja caladinho.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  7.  # 8

Colocado por: P+VClaro... E já agora o "cancer" cura-se com sumo de limão congelado, e o vírus do Ebola é uma invenção da CIA.

quem não sabe do que fala devia abster-se de comentar,

EU JÁ VI AO VIVO, tem agua com fartura e em 35 anos nunca secou.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 9

Sou um pouco céptico, mas experimentei e funcionou. Já agora, não foi com ramos de salgueiro.
    O "Y" parecia atraído para o solo. Faltou-me confirmar se de facto havia água.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  9.  # 10

Colocado por: Costa Martins arqJá agora, não foi com ramos de salgueiro.

lembra-se de que eram os ramos?
  10.  # 11

Já ví fazer ( há muitos anos ) com ramos de oliveira e de videira.
  11.  # 12

Eu não percebo nada disso mas também já experimentei e funcionou. Foi assim que marcaram o furo na minha casa e água não faltou.
  12.  # 13

Colocado por: CLOROFILUSProcure no google por radiostesia.

radiostesia
  13.  # 14

Colocado por: Costa Martins arqSou um pouco céptico, mas experimentei e funcionou. Já agora, não foi com ramos de salgueiro.
    O "Y" parecia atraído para o solo. Faltou-me confirmar se de facto havia água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bodrelhos

Se não confirmou a existência de água, como sabe que funcionou ??...Não percebi.
  14.  # 15

e ja viram aquilo NAO apontar para o chao e NAO ter agua?
    aqui em casa tbm usaram disso mas eu Moro a uns metros do rio...
  15.  # 16

Quando jovem, todos os meus vizinhos achavam que eu tinha o "dom". Fui requisitado 3 vezes para marcar poços.
    Até conseguia dizer a profundidade a que a água estaria, colocando um relógio no local original e "medindo de novo". A distância entre a antiga marcação e a nova era a profundidade.

Ora, tenho a dizer uma coisa: Aldrabice da melhor água.
    Ou melhor, a vara e o relógio são aldrabice. Não passa de senso comum em observar o local, e atirar uma estimativa.

A vara roda quando queremos. Só temos de olhar para o terreno e verificar onde é mais provável o lençol freático estar mais à superficie. Como? Perguntando como quem não quer a coisa onde estão os poços já existentes. Olhando em redor e verificando onde estão os vales, verificando se há vegetação que resiste à seca e a que não resiste.

A verdade é simples: em QUALQUER local que se abra um poço encontrará água. Se não for aos 5 será aos 500.
    Os poços em redor, a orografia e a vegetação permitem estimar a profundidade.

Um vizinho pediu-me para lhe marcar um poço. Assim fiz. num canto do quintal, onde não lhe ia destruir o quintal todo lá lhe disse que havia água. Como sabia que a casa dos meus avós, a menos de 50 metros, tinha um poço de grande caudal a 8 metros, e que a casa do vizinho estaria uns 8 metros mais alta, lá medi com o relógio 18 metros para aparecer água. Para dar alguma margem de erro para os 16 (8+8).
    Claro, aos 20 lá estava a água. O mesmo lençol que alimentava o poço dos meus avós, claro, ao mesmo nível.

Sim, durante meses/anos acreditei eu mesmo que tinha tal dom (daí provavelmente ter convencido os vizinhos). Só quando me lembrei de testar com um tubo que abastecia a nossa casa, que sabia onde e a que profundidade passava é que me apercebi que ME andava a mentir. O dito ora era detectado, ora não era. O relógio ora dizia 1 metro ora 10.
    Depois de repetir dezenas de vezes, depois de pedir ao meu irmão para me vendar e tentar encontrar o dito.... claro, tudo falhou.
    Claro, depois fui perceber o meu próprio embuste e percebi quão simples era olhar em redor e "acertar".

Portanto caro bodrelhos, poupe uns trocados em charlatões.
    Pergunte onde estão os poços vizinhos e a profundidade. Imagine um lençol a ligar todas os "topos" de água desses poços. O seu encontrará água onde cruzar esse lençol.
    Se pretende furar no topo de um monte, não conte com grandes sortes. Se estiver num vale, safa-se melhor.
    Se no inverno houver uma nascente natural perto, conte com poucos metros.
    Se houver fetos, muita erva, o ano todo, conte com poucos metros.
    Se for carqueja e mato, vá para as dezenas de metros.
    Concordam com este comentário: eu, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, mhpinto
    • mog
    • 20 outubro 2014

# 17

Não sei como foi determinado o local para fazer o meu poço pois eu não estava presente. O que eu sei é que antigamente havia os chamados "veiadores" (assim se dizia na minha terra, pois procuravam "veias" de água) e sim, determinavam o local para fazer o poço com uma vara.
    O facto de eu não saber qual a explicação científica (nem os "veiadores" sabiam) não significa que ela não exista. Como em muitas outras coisas, aliás.
    • eu
    • 20 outubro 2014 editado

# 18

Isso dos vedores é uma treta. O meu avô também tinha a fama de ter esse dom e fartou-se de dar palpites errados. Numas das vezes, só quando chegaram aos 20 metros e continuava a aparecer apenas pedra é que resolveram fazer o poço noutro local...
    • P+V
    • 20 outubro 2014

# 19

Só mais uma coisa, caros Defim e Jorgealves: mandem calar masé as Vossas ricas Mãezinhas, que isto é fórum de discussão e não a cozinha das Vossas casas.
    • mog
    • 20 outubro 2014

# 20

Colocado por: euIsso dos vedores é uma treta. O meu avô também tinha a fama de ter esse dom e fartou-se de dar palpites errados. Numas das vezes, só quando chegaram aos 20 metros e continuava a aparecer apenas pedra é que resolveram fazer o poço noutro local...

Havia uns melhores do que outros, certamente. E não estou a dizer que é um método infalível. Mas que era esse o método usado para encontrar água, lá isso era.

0.0190 seg. NEW