Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa noite, quem é que me pode dar umas ideias para remodelar esta cozinha de 1950 gastando o minimo possivel.
    http://omeunomeeanapaula.blogspot.pt/

    (comprar uma casa era um sonho para mim, deixar um tecto para os meus dois filhos, no entanto para já será para alugar possivelmente a estudantes, para rendimento dado que estou a terminar de receber o subsidio de desemprego, tenho ainda algum dinheiro de lado mas nao queria gastar muito em obras posso nao arranjar trabalho)
    obrigada por qualquer ajuda, qualquer opinião pode ser o click para saber o que fazer - tenho-a há 1 ano e só consegui decidir ainda a pintura...
    anapaula
  2.  # 2

    O que eu faria de imediato era pintar os azulejos da cozinha numa cor leve e agradável, como um amarelo clarinho.
    O padrão que lá está é feio, pesado, e muito datado.
    O chão deixava estar como está, tem um certo glamour de época.
    Aos móveis talvez desse uma côr, talvez deixasse assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  3.  # 3

    Concordo com Clioll. O que não está bem na fotografia é o padrão tão forte e quase agressivo dos azulejos da parede.
    O chão é mosaico hidráulico? Seja como for, é um padrão agradável e com um tamanho bem proporcionado as dimensões da cozinha. Os móveis têm um ar vintage e se der para os manter, poupa-se já algum. Quanto à pintura do azulejo, já não concordo tanto; só se fosse mesmo para poupar muito. Existem também cerâmicas com 3mm que talvez dessem para revestir este espaço, com menos juntas e dando assim mais protagonismo aos móveis e ao chão...mas não é muito barato (arranjando umas sobras de lote talvez). Seria contudo necessário de um estudo mais aprofundado para resolver todos os remates em esquinas, encontros com móveis, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  4.  # 4

    obrigada pelo comentario. o chao está gasto em alguns locais, apesar de nao se ver bem nas fotos.ja ouvi falar em pintar o chão ? E como encontrar azulejos para a parede que "liguem" com o mosaico antigo do chão ? eu ligo muito à estetica das coisas...O lavalouças tambem está roto mas parece que é um tamanho já dificil de encontrar, logo terei que tirar o móvel onde ele se apoia e comprar outro mas ja sera diferente dos restantes ? a mim parece-me que os armarios são altos demais, excepto os da sequencia de 4 que se encontram em frente à chaminé....e para cobrir os azulejos com ceramica diz que nao é barato, isso significa que teria sentido, ao gastar dinheiro em ceramica nas paredes, entao mudar os canos e se mudasse os da cozinha estendia-se até`à casa de banho que fica ao lado...isso seria partir tudo, e por aí fora...tambem nao existia maquina de roupa...um dos armarios altos tem la dentro o espaço para o contador do gas natural...etc.
    agradeço a sua ajuda, com as vossas ideias talvez se consiga chegar a um todo com um valor que eu considere no final que não gastei mto. è muita coisa para mim...:)
  5.  # 5

    Bom dia Paula.
    Uma vez que está a pensar remodelar a cozinha sugiro-lhe que pense bem numa intervenção de fundo. Porquê? Canalização. Temo que qualquer dinheiro gasto sem trocar a canalização seja nesta altura mal gasto.
    A julgar pelas fotos, essa cozinha está absolutamente original logo deduzo que nunca tenha sido feita qualquer intervenção a nível interior de canos. As casas desse período tendencialmente utilizavam tubo galvanizado e por esta altura o mesmo deverá estar em péssimas condições. Outra coisa que lhe gostaria de chamar a atenção caso pondere a troca da canalização é para a ligação desde o ramal de água do prédio para o interior do seu apartamento. Estou capaz de apostar, com base em experiência própria, que o tubo que utilizaram para fazer a transição é em chumbo e como tal altamente prejudicial á saúde.
    Concordam com este comentário: eu, nunogouveia, Máquina, maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  6.  # 6

    Boa noite João Dias,
    Agradeço o seu comentário ! Desconhecia o pormenor do ramal do prédio. Mais uma coisa a fixar.
    Quando refere intervenção a nível dos canos por o tubo galvanizado estar em péssimas condiçoes, está a pensar em rupturas de canos nas paredes , ou em danos para a saúde ?
    AnaPaula
  7.  # 7

    (...) Quando refere intervenção a nível dos canos por o tubo galvanizado estar em péssimas condiçoes, está a pensar em rupturas de canos nas paredes , ou em danos para a saúde ? (...)

    Não estou a substituir-me ao senhor João Dias na resposta, mas quero dizer-lhe que deve pensar (muito seriamente) nas duas situações. Não deixa de ser uma casa com 64 anos de construção!...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  8.  # 8

    Obrigada Maria Rodrigues, trata-se apenas da questão economica, porque ao colocar canalizacao nova entao tambem vou ter que partir paredes (azulejos) e isso obriga a azulejos novos, e se ponho azulejos novos, entao tambem tenho que mudar os armarios porque ja nao vao condizer com nada, e nesse caso a chamine fica fora do contexto e vai abaixo, e....entao ja agora a casa de banho ?? e la se vai o dinheiro todo que tenho e o subsidio está a acabar. Se calhar estou a complicar muito, ja pensei, mas ando muito cansada disto tudo e nao consigo dar um passo. Daí que nao queria mexer em canos, mas percebo....e vou pensar melhor. Obrigada mais uma vez.
  9.  # 9

    Com jeitinho, entre móveis e algum revestimento novo a gesso cartonado, pode passar tubagem nova por fora, mas só com um estudo mais aprofundado. Contacte um arquiteto. Já foi mais caro do que é hoje em dia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  10.  # 10

    Colocado por: anapaulaBoa noite João Dias,
    Agradeço o seu comentário ! Desconhecia o pormenor do ramal do prédio. Mais uma coisa a fixar.
    Quando refere intervenção a nível dos canos por o tubo galvanizado estar em péssimas condiçoes, está a pensar em rupturas de canos nas paredes , ou em danos para a saúde ?
    AnaPaula

    Bom dia,
    Estou a pensar que os mesmos devem de estar como os que eu tinha na minha primeira habitação. Completamente podres. Quando se abriram as paredes para efectuar a troca alguns dos tubos desfizeram-se ao toque. Aquilo já era somente ferrugem.
    Outra coisa que entretanto me lembrei pois é também algo a ponderar trocar, é a manilha do esgoto (a transição que passa dentro de sua casa). Essa manilha, estando de origem, deve ser em Grés logo facilmente quebravel. Deveria ser algo a trocar. É chato pois tem de pedir aos vizinhos de cima para não utilizarem as sanitas durante o período em que estiverem a efectuar a troca mas assim é menos uma coisa com que terá de se preocupar de futuro.
    Nós quando fizemos a troca da canalização pedimos autorização ao condomínio e trocamos as duas transições que passavam dentro das nossas paredes. O nosso vizinho de cima por exemplo passado um ano de lá estarmos a morar teve de partir parte de uma das casas de banho por causa disto. A manilha partiu e começou a infiltrar para baixo ou seja para o nosso tecto.
    Nestas coisas mais vale fazer logo bem de raiz e esquecer o assunto. É tipo arrancar um penso, dói mas é só um bocadinho... Zás já está :)
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  11.  # 11

    esses azulejos e louças de wc parecem-me mais anos 70. as portas aparentam ser maciças e dado que tem pias de despejo (que devem ser mais antigas) a casa já terá tido uma remodelação. se não houver muitos danos (azulejos partidos, etc) com uma intervenção aqui e acolá e um pouco de jeito isso pode passar por retro-vintage-chic.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  12.  # 12

    Boa noite,
    Trata-se de uma casa com r/c e primeiro andar , somos só 2 proprietários das casas de habitação (há 1 loja com entrada propria). Eu comprei o ultimo andar, por cima tenho só sotão e terraço, e creio que as casas de banho terão sido construidas mais tarde. O r/c e a loja são de 1930, o meu andar foi construido em 51.
    Pronto, outra coisa que nao sabia -manilha para o esgoto-vou tentar perguntar a quem for lá para orçamentar o que depois das dicas todas eu tiver chegado à conclusao que terei MESMO que fazer. (torno a referir que estou desempregada e não posso gastar muito do dinheiro que ainda tenho porque nao sei se daqui a 4 meses (fim do subsidio) terei que começar a ir buscá-lo para viver ; esta casa é para alugar a estudantes por isso tenho que me despachar com o que quero/posso fazer, mas começo a perceber que ha coisas que nem me passam pela cabeça que terei que arranjar, mas se um dia o meu senhorio me aumentar a renda e eu não tiver como a pagar, entao mudo-me para esta com os filhos...daí tambem as minhas duvidas sobre o que fazer agora ou um dia mais tarde.
    Gazebo, os ajulezos estao impecaveis nada partidos e encontrei ate 10 sobras no sotão; mas tambem concordo com quem diz que carregam um pouco por causa do padrao; eu acho os armarios altos demais excepto os 4 em frente ao sitio do fogao....não quer dar uma dica dessa intervencao aqui e acola mais em concreto ? :) è que por acaso concordo um bocado com a sua opinião. Nem vos vou falar da electricidade da casa, que acho que ainda é em fio de tecido...
  13.  # 13

    Bom dia Ana,
    Ontem estive para lhe falar nisso e passou-me.
    A eletrecidade terá mesmo de rever. Aqui não facilite pois foi uma das coisas que nos arrepiou aquando da renovação do nosso primeiro apartamento foi o estado da cablagem elétrica. Só para ter uma ideia, para além de um monte valente de fios elétricos descarnados algumas das caixas de derivação já tinham inclusive ardido devido a curto-circuitos. A sua, deverá á partida estar também muito degradada e com isso não facilite pois existe sempre a possibilidade de alguém levar um choque numa tomada ou de incêndio.
    Entendo perfeitamente que a sua situação económica seja difícil e acho que é de louvar a serenidade com que está a encarar as suas possibilidades de futuro mas seja como fôr, parece-me óbvio que a habitação que descreve terá de ser intervencionada um pouco mais a fundo do que aquilo que a Ana originalmente pensava.
    Terá de ter obrigatoriamente profissionais credenciados para a ajudarem mais que não seja para tudo o que está escondido dentro das paredes. Depois o resto, lixar e pintar armários, colocar este ou outro azulejo, enfim tentar dar um toque no visual da casa, isso até a Ana faz e a malta aqui do fórum dá-lhe uma ajuda se tiver dúvidas :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  14.  # 14

    Colocado por: anapaulaBoa noite,
    Gazebo, os ajulezos estao impecaveis nada partidos e encontrei ate 10 sobras no sotão; mas tambem concordo com quem diz que carregam um pouco por causa do padrao;


    nos anos 70 as pessoas gostavam disso. e usavam calças boca-de-sino e camisas com colarinhos enormes e folhos. é tudo psicológico


    não quer dar uma dica dessa intervencao aqui e acola mais em concreto ? :)


    não sou especialista em decoração mas começaria por coisas simples como pintura ou colocação de azulejo no interior do armário do lava-louça e do outro espaço reservado para o esquentador (parece que existiram portas aí em tempos). remoção do plastificado no interior dos armários. repintura geral. se puder aplique toalheiros novos e torneiras/misturadoras novas. isso é material que tem tendencia a perder o cromado com o tempo e dá aspecto decrépito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88
  15.  # 15

    Boa noite, estou um pouco parada em relação a isto, vou tentar amanha durante o dia limpar o betume antigo entre as tabuas de madeira de toda a casa, e depois betumar se eu nao conseguir, entao terei que tentar arranjar alguem que faça. Vou dando noticias, e colocando questões, obrigada pela vossa ajuda, tem sido importante para mim. Obgada!
 
0.0183 seg. NEW