Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: ParamonteO que eu faria era colocar esses dois tubos à face em aço negro, à mostra e colocava salamandra.

Bem, primeiro não posso substituir o tubo do vizinho, quando muito pintá-lo.
    Segundo, a exaustão da minha salamandra a pellets é por trás, não por cima.
    Ao manter os dois tubos a direito na vertical fico com a salamandra afastada 42cm da parede. A salamandra tem 60cm de profundidade, logo a face frontal iria ficar a mais de um metro da parede. Feio, e um desperdício de espaço...
  2.  # 22

Este é o aparelho comprado:

salamandra a pellets comprada
  3.  # 23

nessa salamandra como é o tubo?? fica á vista ?

realmente tinha sido melhor uma em que o tubo saísse por cima da mesma. Assim a meu ver terá que por os tubos um ao lado do outro "dentro de uma caixa" e depois em cima o seu fazer uma inclinação e isso também disfarçado por uma caixa
  4.  # 24

Colocado por: marco1ra como é o tubo?? fica á vista ?

realmente tinha sido melhor uma em que o tubo saísse por cima da mesma. Assim a meu ver terá que por os tubos um ao lado do outro "dentro de uma caixa" e depois em cima o seu fazer uma inclinação e isso também disfarçado por u

Pois, a saída de fumos é em baixo e por trás.

Sim, estou e pensar colocar os tubos dentro de uma "caixa" de gesso cartonado, caixa essa tão pequena quanto possível para não roubar muito espaço.

O tubo eventualmente pode ficar à vista, mas isso significa perder mais uns 12 cm de sala, e não me apetece (para mais já está mobilada, o espaço não abunda muito).
  5.  # 25

Colocado por: ClioII

Pois, a saída de fumos é em baixo e por trás.

Sim, estou e pensar colocar os tubos dentro de uma "caixa" de gesso cartonado, caixa essa tão pequena quanto possível para não roubar muito espaço.

O tubo eventualmente pode ficar à vista, mas isso significa perder mais uns 12 cm de sala, e não me apetece (para mais já está mobilada, o espaço não abunda muito).

Parece-me que vai ficar com mais espaço ocupado para o interior da sala do que o que tinha com a lareira, ou é impressão minha? isto porque esse recuperador não vai poder ficar encostado à parede devido ao tubo ser por trás...

Não teria sido melhor encastrar um recuperador na lareira? Ou então fazer uma coluna com 50cms de profundidade (do género da que tenho na minha casa) com o recuperador embutido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  6.  # 26

Colocado por: Rodri12

Parece-me que vai ficar com mais espaço ocupado para o interior da sala do que o que tinha com a lareira, ou é impressão minha? isto porque esse recuperador não vai poder ficar encostado à parede devido ao tubo ser por trás...

Não teria sido melhor encastrar um recuperador na lareira? Ou então fazer uma coluna com 50cms de profundidade (do género da que tenho na minha casa) com o recuperador embutido.

Em princípio não vou gastar mais espaço, porque a lareira original era muito volumosa (a cavidade onde se fazia a fogueira era pouco profunda, claro, por causa do tubo do vizinho).

Apesar de volumosa, não tinha dimensão que chegasse para um recuperador para aquecimento central a pellets (apenas daria para lenha e dos mais fracos e pequenitos, apenas para aquecer a sala).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  7.  # 27

Vou colocar um boneco da solução em que estava a pensar:

O que são as figuras:

- Móvel de TV (paralelepípedo castanho à esquerda): não se pode chegar mais para a esquerda porque tem uma parede;
    - Aparador (paralelepípedo castanho à direita): não se pode chegar muito mais para a direita (talvez um palmo) porque começa a estorvar uma passagem;
    - Área da lareira antiga: é a zona alaranjada no chão;
    - Salamandra de aquecimento (paralelepípedo cinza).

- Volume creme atrás da salamandra: caixa de pladur que cobre os tubos, nomeadamente o do meu vizinho que atravessa a sala de alto a baixo. No desenho está que está a poucos cm do tubo;
    - Bossa superior no volume creme: é onde "nasce" o meu tubo da chaminé. A bossa terá de ter a altura suficiente para eu desviar o tubo da chaminé do meio do tecto para junto da parede (creio ser possível, será?).

Outras observações:
    - A salamandra não poderá ficar centrada, pois as suas tubagens iriam colidir com o tubo do vizinho, ou então teria que aumentar ainda mais o volume creme e a salamandra vir ainda mais para o meio da sala (perda de espaço);
    - A salamandra está na posição em que assegura que não há colisões de tubos;
    - Ao lado da salamandra, a título ilustrativo, foi colocado um cesto para lenha (cubo castanho) e umas prateleirinhas só para "equilbrar" o conjunto visualmente.
      vista_sala.png
  8.  # 28

Comentários à solução proposta?
  9.  # 29

Rodri

se o tubo da salamandra andar ao lado daquele que já lá está ( que é do vizinho) não vai seguramente trazer muito para a frente a salamandra. o problema é lá em cima o novo tubo ter de dar uma voltinha para ir sair no buraco que tinha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  10.  # 30

Colocado por: marco1Rodri

se o tubo da salamandra andar ao lado daquele que já lá está ( que é do vizinho) não vai seguramente trazer muito para a frente a salamandra. o problema é lá em cima o novo tubo ter de dar uma voltinha para ir sair no buraco que tinha.

Pois mas depende do local de saída do tubo, se for no mesmo sitio onde está colocado o tubo do vizinho, ou puxa o recuperador para o lado ou tem que o puxar à frente.
  11.  # 31

clioll

a meu ver reduza isso apenas ao volume da caixa que envolve os tubos e á salamandra. não acople nada, deixe a salamandra "respirar"
  12.  # 32

Colocado por: ClioIIComentários à solução proposta?

Eu gosto, mas se possível embutia o recuperador. Faria tipo uma coluna de pladur até cima e por cima do recupreador ou umas portas para guardar algo ou prateleiras (isto embutido nessa tal coluna). Não sei se me fiz entender ;)
  13.  # 33

Colocado por: marco1clioll

a meu ver reduza isso apenas ao volume da caixa que envolve os tubos e á salamandra. não acople nada, deixe a salamandra "respirar"

O que quer dizer com "não acople nada"? Os móveis já existem, têm aí 3 anos, não vou deitá-los fora...

Qual o espaço que considera necessário para a salamandra "respirar"?
  14.  # 34

Colocado por: Rodri12

Eu gosto, mas se possível embutia o recuperador. Faria tipo uma coluna de pladur até cima e por cima do recupreador ou umas portas para guardar algo ou prateleiras (isto embutido nessa tal coluna). Não sei se me fiz entender ;)

Rodri12, não sei se já viu a foto do aparelho que coloquei acima, o aparelho não é de embutir, tem mesmo de radiar para o ambiente.
  15.  # 35

Colocado por: ClioII

O que quer dizer com "não acople nada"? Os móveis já existem, têm aí 3 anos, não vou deitá-los fora...

Qual o espaço que considera necessário para a salamandra "respirar"?

Acho que primeiro deveria ver nas instruções se esta precisa de "respirar" ou se pode ser embutida

EDITADO: Resposta dada pelo ClioII acima

Por isso tinha dito se "poder" ;) Não sabia das características da mesma
  16.  # 36

Outra perspectiva:
      vista_sala_outro_angulo.png
  17.  # 37

clioll

refiro-me ás prateleiras e aquele cubozinho ao lado da salamandra, os moveis grandes castanhos, estão bem.
  18.  # 38

O cubo reprsenta um cesto para armazenar os pellets, pode estar ali ou não.

As prateleiras poderá ser também mais pequenas. Em todo o caso, suponho que a máquina continua a "respirar", como lhe chamou (não estamos a falar de uma parede contínua, apenas de 2 ou 3 tabuínhas ficas à parede.

A minha ideia era a salamandra ficar centrada na área laranja, mas não vai dar por causa das conexões dos tubos atrás que, mais uma vez, embarram em cheio no tubo do vizinho (banghead).

Como não posso central a salamandra, as prateleirinhas estão lá só para "equilibrar visualmente " o conjunto, para não ficar ali um "buraco" à esquerda e um "calhau" (salamandra) à direita.

O que acha?
  19.  # 39

Esse recuperador emite o calor por aquelas "frinchas" que parece ter na imagem #22?
  20.  # 40

Colocado por: Rodri12Esse recuperador emite o calor por aquelas "frinchas" que parece ter na imagem #22?

Também. Estive a ver o manual e dizem para manter 25 cm livres a toda a volta.

De lado é pacífico, atrás é que me chateia. Nas fotos de catálogo as estufas aparecem todas encostadinhas à parede...

Raispartam os marketeers...

0.0254 seg. NEW