Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Impressões do serviço de instalação:
    - Gente habituada ao serviço, não havia grandes dúvidas ou hesitações;
    - Acederam a alguns pedidos do cliente de boa vontade;
    - Não fugiram ao material;
    - Seguiram todas as boas práticas que eu fui aprendendo aqui no Fórum da Casa (obrigado FD e Fórum da Casa!);
    - Eram razoavelmente asseados a recolher o lixo que fizeram;
    - A passagem de calhas, tubagens e acessórios ficou sempre asseada e com bom aspecto;

A partir daqui vamos a ver se não aparecem problemas ao longo do funcionamento. Até ver, só posso recomendar o serviço!

A factura ainda não chegou, e se assim continuar melhor serviço ainda, LOL!
    Concordam com este comentário: Rodri12
  2.  # 102

Ainda bem que encontrou uma casa competente. É o essencial!
  3.  # 103

Colocado por: JoseBlinoAinda bem que encontrou uma casa competente. É o essencial!

E, por coincidência, foi-me recomendada aqui no FdC também.

Quando procurei as salamandras a pellets, fiz sempre questão de que o equipamento e a instalação viessem da mesma casa (para não haver o "jogo do empurra" caso alguma coisa corresse mal).

Não me decidi pelo orçamento mais barato, tinha proposta 300€ melhor que ainda é significativo na globalidade dos custos. Na decisão pesou a recomendação do material e da casa vendedora dada pelo Jorge Santos (que anda daqui desaparecido, o que é pena porque nestas coisas dos recuperadores/salamandras percebia da poda).
  4.  # 104

Primeiras impressões do equipamento:

- Funciona como é suposto (mal era!);
    - Aquece rapidamente, ao fim de 20 minutos já se sente uma melhoria significativa do conforto na casa;
    - O ventilador e a bomba circuladora são bastante silenciosos, o maior ruído curiosamente vem do parafuso sem-fim quando atira mais uns pellets para o queimador;
    - A propósito do sem-fim, há uma ressonância qualquer dentro da salamandra que faz o aparelho vibrar de forma incomodativa. Quando o técnico arrancou ontem a salamandra pela primeira vez não notei ressonância nenhuma, talvez por o reservatório de pellets estar mais cheio e amortecer esta vibração. Tenho de ver se isto é defeito (qq coisa mal apertada), porque não me apetece que seja feitio.
    - Não gostei do manual de instruções: apenas em espanhol. Mas isso não é o pior, porque lá me safo com o espanhol, o pior é não explicar nada de jeito no que toca aos menus e opções do utilizador. Quem não sabe, fica sem saber;
    - O cronotermostato é "da concorrência" (Solius) e o manual também não é muito explícito, mas sempre é melhor qualquer coisa e vem traduzido em português.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos, Rodri12
    • ptuga
    • 13 novembro 2014 editado

# 105

Penso que já cheguei tarde para dar uns "bitaites". Tenho uma há dois anos e já lhe vou apanhando as manhas

Tubo de admissão de ar exterior tinha sido algo muito bom...ainda por cima já que envolveu algumas obras.
    A salamandra assim vai estar a "comer" o ar quente da sala para efetuar a queima quando o poderia esta a ir buscar à rua.

As salamandras necessitam de manutenção pelo que deixe espaço ou forma de a chegar à frente. O cotovelo que colocou na saída dos gases de exaustão necessita pelo menos de uma vez por ano ser aspirado já que vai acumulando fuligem e cinzas e com o tempo obstruindo.

De resto é sp a "botar" pellets para dentro e fazer a manutenção periódica.
    Concordam com este comentário: ClioII
    • ptuga

# 106

Desculpem... duplicado
  5.  # 107

Colocado por: ptugaPenso que já cheguei tarde para dar uns "bitaites". Tenho uma há dois anos e já lhe vou apanhando as manhas

Tubo de admissão de ar exterior tinha sido algo teria sido bom...ainda por cima já que envolveu algumas obras.
    A salamandra assim vai estar a "comer" o ar quente da sala para efetuar a queima quando o poderia esta a ir buscar à rua.

As salamandras necessitam de manutenção pelo que deixe espaço ou forma de a chegar à frente. O cotovelo que colocou na saída dos gases de exaustão necessita pelo menos de uma vez por ano ser aspirado já que vai acumulando fuligem e cinzas e com o tempo obstruindo.

De resto é sp a "botar" pellets para dentro e fazer a manutenção periódica.

De facto tb gostaria de ter colocado admissão de ar exterior, mas como vivo num prédio em propriedade horizontal no último andar, estar a mexer nas fachadas e a montar andaimes é complicado.

O cotovelo foi um mal necessário pelo já explicado. Espero que o possa limpar facilmente com um escovilhão retirando o "chapéuzinho" da chaminé.
    • ptuga

# 108

mas n poderá acrescentar mais um tubo com admissão à zona da chaminé? os tubos de admissão são de 60mm salvo erro

Qt ao cotovelo refiro-me aquele que se encontra logo à saída da salamandra....daí a necessidade de movimentação da mesma.
  6.  # 109

Colocado por: ptugamas n poderá acrescentar mais um tubo com admissão à zona da chaminé? os tubos de admissão são de 60mm salvo erro

Qt ao cotovelo refiro-me aquele que se encontra logo à saída da salamandra....daí a necessidade de movimentação da mesma.

O tubo de admissão de ar, segundo o manual, tb n pode ser demasiado comprido e tem algumas limitações quanto ao número de curvas. É da maneira que as divisões também vão arejando... :D

O cotovelo a que te referes são aquelas curvas junto ao tecto? O ângulo não é muito pronunciado, não irá acumular muita cinza ali. Em todo o caso, lá está o "T" de limpeza na base para fazer o serviço.
  7.  # 110

Colocado por: ClioIIO cotovelo a que te referes são aquelas curvas junto ao tecto?

Colocado por: ptugaQt ao cotovelo refiro-me aquele que se encontra logo à saída da salamandra
  8.  # 111

Aqui o pladur a ser montado:
      IMG_20141118_130728078.jpg
  9.  # 112

O electricista estorvador fui eu. :)

O aplicador esqueceu-se das grelhas de ventilação, mas entretanto lembrei-o e já estão abertas.

Agora aqui já com o primeiro barramento:
      IMG_20141118_214046949.jpg
  10.  # 113

Está a ficar pronto. Só falta a limpeza e colocar os móveis no sítio.
      reduzido.jpg
  11.  # 114

Está a ficar muito fixe
  12.  # 115

não gosto do pavimento, penso que deveria ter posto uma pedra inteira como base, tirando isso até que ficou agradável.
    Concordam com este comentário: treker666
  13.  # 116

se o pavimento fosse preto para fazer contraste com a salamandra não ficaria melhor??
  14.  # 117

A fotografia não faz jus ao pavimento. É cerâmico, aproximadamente cor de tijolo (o que faz uma certa ligação ao uso do fogo, ao tijolo refractário, etc).
    Preto julgo que ficaria demasiado marcante, mas...

... são gostos! :)
  15.  # 118

Trabalho final, ficou espetacular, parabéns.

E quanto ao rendimento? está atingir as suas expectativas? e consumos ?
  16.  # 119

Hehe, espectacular não ficou, não deixa de ser um "caixote corcunda" para esconder tubos feios. :)

A máquina é de 24 kW e aquece bem a casa (180m^2). Se tiver o aquecimento ligado todo o dia (controlado pelo termostato nos 20ºC) gasta-me um saco de pellets (3.35€/dia).
    Se fizermos as contas a 4 meses frios de aquecimento continuado dá:

3.35 €/dia x 30 dias/mes x 4 meses/ano = 402 €/ano, o que me parece francamente bom.

De notar que há divisões que uso pouco, e nessas o aquecimento está tipicamente desligado (radiadores fechados) para poupança.

Tem um tempo algo longo de arranque, mas ao fim de 30min já há uma diferença significativa na casa. Aborrece-me mais que o arranque e a paragem sejam lentos durante o accionamento do termostato, o que se reflecte numa maior oscilação da temperatura ambiente. Neste aspecto a calderia a gás é mais certinha (arranque e paragem em segundos).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setau88, leiria, bodrelhos
  17.  # 120

Agora já limpo e com os móveis no lugar (ainda sem bibelots).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anselmo
      IMG_20141126_194628891.jpg

0.0289 seg. NEW