Iniciar sessão ou registar-se
    • cell
    • 13 março 2009 editado

     # 1

    Boa noite,

    Estiver a analisar várias soluções de iluminação para escadas interiores e, entre outras, foi-me sugerido um conjunto de focos encastráveis que utilizam casquilhos G4 com lâmpadas de Tungsténio do tipo 12V, 20W. Outras apresentaram-me os normais focos de halogéneo tipo GU10 230V, 50W.
    Em relação às primeiras, é óbvia a vantagem do consumo menor. No entanto, gostaria que me indicassem de ambas quais serão as melhores e o porquê.

    Obrigado pela ajuda.
  1.  # 2

    Boas,

    Existem mais alternativas e igualmente de baixo consumo como os Leds ou não fugindo das GU10 de halogéneo, lâmpadas de 35w, por exemplo.
    Numas escadas a iluminação que não é direccionada para a cara não significa que não provoque deslumbramento, ou seja, ao aproximar-se das escadas se tiver focos a 30cm, por exemplo, do chão de 50w, vai ter um feixe de luz brutal, desnecessário e que vai provocar o dito deslumbramento.
    Há luminárias bem interessantes para esse efeito, pequeninas grandes... com a luz downlight ou a luz no sentido paralelo ao degrau, que eu não acho que fique tão bonito.
    Convém perceber o que quer dessa iluminação:
    1. será unica na zona das escadas ou terá mais aporte de luz na mesma zona?
    2. quer que sejam apenas de sinaléctica? se sim, pode optar pelos conhecidos "balizadores" que sinalizal a zona das escadas e em caso de falha de luz funcionan quase como luz de emergencia;
    3. qual o tamanho da zona de escadas e se tem espaço de circulação pararelo á mesma ou é parede dos 2 lados

    ....
    com essas respostas pode ser que já o ajude de forma mais correcta.
  2.  # 3

    Colocado por: raquel.jmaBoas,

    Existem mais alternativas e igualmente de baixo consumo como os Leds ou não fugindo das GU10 de halogéneo, lâmpadas de 35w, por exemplo.
    Numas escadas a iluminação que não é direccionada para a cara não significa que não provoque deslumbramento, ou seja, ao aproximar-se das escadas se tiver focos a 30cm, por exemplo, do chão de 50w, vai ter um feixe de luz brutal, desnecessário e que vai provocar o dito deslumbramento.
    Há luminárias bem interessantes para esse efeito, pequeninas grandes... com a luz downlight ou a luz no sentido paralelo ao degrau, que eu não acho que fique tão bonito.
    Convém perceber o que quer dessa iluminação:
    1. será unica na zona das escadas ou terá mais aporte de luz na mesma zona?
    2. quer que sejam apenas de sinaléctica? se sim, pode optar pelos conhecidos "balizadores" que sinalizal a zona das escadas e em caso de falha de luz funcionan quase como luz de emergencia;
    3. qual o tamanho da zona de escadas e se tem espaço de circulação pararelo á mesma ou é parede dos 2 lados

    ....
    com essas respostas pode ser que já o ajude de forma mais correcta.

    Ola Raquel
    Pelo que ja li sobre os seus comentarios é espert em iluminação.

    Assim não me quer ajudar no projecto de electricidade da minha casa que estou a construir ?
    Se a resposta for positiva que dados necessita ?
    O que lhe posso dizer e que optei por por focos na casa toda excepto em algumas zonas com a garagem casa das maquinas sala (so sobre a mesa de refeicoes) e cozinha que tb tem um candeiro sobre a mesa de refeicoes.

    Cumprimentos,
    JMaia

    Nota: fico a espera da domótica :-)
  3.  # 4

    Jmaia,

    Mais tarde digo-lhe o que preciso, se a planta me chega. Dá sempre mais jeito em AutoCAD.
    Se a tiver envie-me para: [email protected]
  4.  # 5

    Ola raquel.jma
    Ja viu o meu projecto ?
  5.  # 6

    Colocado por: jmaiaOla raquel.jma
    Ja viu o meu projecto ?


    Raquel !!!
    Help
  6.  # 7

    Boas jmaia,

    Já enviei o seu projecto e já falei com a pessoa em questão. Aguardo resposta da parte dele.
    • Jonh
    • 25 março 2009

     # 8

    Ando para aquirir uns focos de encastar em tecto falso de pladur...qual será a principal diferença entre adquirir focos de 12v (que necessitam de balastro) ou de 230v (que se faz a ligação "simples" à corrente)?

    Material homologado...costumam reparar nisso quando compram este tipo de material? Achei um site na net que vendem este tipo de material mas nao está certificado, será boa ideia?

    Agradeço a ajuda...obrigado
  7.  # 9

    A diferença não está nos focos, mas sim no Porta-lâmpadas, que é de 12v ou 230v.
    • Jonh
    • 25 março 2009

     # 10

    Colocado por: raquel.jmaA diferença não está nos focos, mas sim no Porta-lâmpadas, que é de 12v ou 230v.


    Sim...eu é que não me expliquei bem...mas gostaria de saber a principal diferença...é que estou mais inclinado para os de 230 pois assim evitava comprar o transformador...
  8.  # 11

    Exacto.
    As de 12v levam transformador e lâmpadas = o custo é mais baixo da lâmpada 12v, mas tem o preço do transformador que ronda os 2.50EUR e o consumo do mesmo. Normalmente os transfrmadores são dimáveis, o que significa que pode regular a intensidade da luz e ao contrário do que sucedia antigamente, pode tb ao diminuir a intensidade da luz, consumir menos.
    Quanto á de 230v são as chamadas lâmpadas directas, que são bem mais caras que as dicroicas de 12v mas compensa com o consumo que é unica e simplesmente da lâmpada.
    Pode colocar diversos tipos de lâmpadas GU-10 sendo os mesmos preços tb variaveis. (desde lâmpadas de halogeneo, LED, ou fluorescentes)
 
0.0153 seg. NEW