Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho um Espigueiro e respectiva eira (em lajeado de pedra) em REN.

É a eira considerada área impermeabilizada? Conta como área de implantação existente?

Cumprimentos
  2.  # 2

conta como área impermeabilizada exterior, e não como implantação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Ora aí estão umas questões para deixar qualquer departamento de urbanismo em alvoroço...
  4.  # 4

Não vejo qual a dúvida, para deixar o Dep de urbanismo em "alvoroço".
    Os conceitos estão bem tipificados.
    Concordam com este comentário: marco1
  5.  # 5

Não era para ser um comentário muito sério, mas tinha algum fundo de interesse:
    E se a eira for um afloramento natural da pedra?
    E o espigueiro, conta como construção e logo tem área de implantação? É que eu conheço um espigueiro que foi mudado de sítio por que queriam fazer um caminho onde ele estava colocado...era portanto uma elemento amovível... um móvel de jardim.
    :-)
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasNão vejo qual a dúvida

Eu tenho dúvidas de que a eira seja uma área impermeabilizada.
  7.  # 7

Depende do tipo de eira ;)
  8.  # 8

A questão é, uma vez que é área "construída" será que a ccdr aceita uma ampliação sobre a mesma uma vez que não interfere com a reserva? Ou terá a ampliação de ser feita em consola para não alterar a área de implantação?
  9.  # 9

Ampliação em consola que não conta como implantação...é um tema clássico, mas sem grande margem de sucesso.
    Seja como for, entre afloramentos de pedra, consolas e pilotis, eis então o referido alvoroço urbanístico, mas divertido q.b. :-)
  10.  # 10

Definição de área de implantação
    https://www.ccdrc.pt/index.php?option=com_pareceres&view=details&id=2001&Itemid=45&lang=pt

Este parecer vai ao encontro dos pareceres da CM em questão.
  11.  # 11

Esse parecer é fantástico...então um edifício sobre pilotis, com apenas uma zona de caixa de escadas e elevador (além dos pilares) a tocar o solo tem uma implantação ridícula, e por conseguinte uma área permeável enorme. Esse jurista é fixe!
    Vou buscar uma cadeira e uma cerveja, que isto promete.
  12.  # 12

13.  # 13

O parecer está correcto...só aborda o tema da área de implantação. e neste caso ilustra com o DR n.º9/2009
    E desde que depois não haja outros factores restritivos, como por exemplo, afastamentos mínimos aos limites do terreno...
    Concordam com este comentário: FranciscoL
  14.  # 14

que é feito do conceito de projeção zenital da construção ( excluindo projeções de beirados) ???

já estou como o nuno, então segundo esse parecer um edifício assente apenas na caixa de escada e tudo o resto em balanço, terá apenas como área de implantação a caixa de escada. eheheeh o jurista é fixe realmente.
  15.  # 15

Colocado por: marco1que é feito do conceito de projeção zenital da construção ( excluindo projeções de beirados) ???

já estou como o nuno, então segundo esse parecer um edifício assente apenas na caixa de escada e tudo o resto em balanço, terá apenas como área de implantação a caixa de escada. eheheeh o jurista é fixe realmente.

Ainda não percebi onde é que vocês vêm a criatividade do jurista... já leram o Decreto Regulamentar??
  16.  # 16

é nestes aspectos que á semelhança de muita lei feita em Portugal está ....mal feita ou então é de propósito. repare que o decreto está muito bem e até tem uma figura a ilustrar no entanto abre portas pelo respectivo texto (pouco profundo e minucioso), a que por exemplo se possa fazer um balanço da construção ai a uns 50 cm do solo e não contar para área de implantação pois segundo o decreto não toca no solo.

dai que muitas camaras nos seus regulamentos falem é em projeção zenital das coberturas precisamente por forma a evitar este malabarismo.
  17.  # 17

Não tenho a certeza, mas penso que não foi o jurista que fez a lei, daí achar estranho a crítica ao jurista.

Quanto à lei, é como muitas, estabelece definições e não funcionará sozinha, com toda a certeza. Há por certo outros regulamentos e DL complementares que possam responder às vossas questões.

Se não houver, há um buraco na lei e aí parte da consciência de cada um tirar proveito ou não.
  18.  # 18

Colocado por: marco1que é feito do conceito de projeção zenital da construção ( excluindo projeções de beirados) ???

Zenitalidade que esbarra em implantação no espaço público, quando um avançado (urbano) em espaço rua .(justificado pela envolvente compositiva)
    Bom tema. Quem manda são os pareceres...
    Cmps!
  19.  # 19

zenitalidade ... balanço na via publica ai sim salvaguardada no decreto mas em todo o caso são raras as camaras que permitem balanços sobre a via publica, exceptuando varandas.

o que tenho por vezes assistido nos pareceres é algo do género: o artº x diz A = B+C e o parecer diz que A= B+C, e lá continua a coisa na mesma.
  20.  # 20

Acontece que muitas Câmara têm definições próprias, justamente, imagino eu, porque algumas definições do decreto são pouco realistas e criam demasiados exceções
    No caso da implantação até é suficientemente clara, mas tem pouca utilidade pratica, sobretudo pelo caso dos prédios com o rés-do-chão em pilares.

0.0183 seg. NEW