Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Querem saber porque vão os bancos à falência?

Esta é a explicação de como viemos até aqui. Como a "galinha de ovos de ouro" dos terrenos nos criou o monstro de dívida (pública e privada)
    https://www.youtube.com/watch?v=HBrxszov134

Foi assim que o balanço do BPN se "esfumou"... porque estava cheio de garantias de nada. Terrenos que não valem um chavelho avaliados em milhões, a garantir empréstimos que foram rapidamente retirados do país. Vide Duarte Lima.

Depois, o BES faliu. Ainda o palhaço pinta a cara e já se fala no porquê.
    http://www.publico.pt/economia/noticia/cronica-do-fim-do-imperio-1673213
    "Sempre houve grande vizinhança entre a indústria de betão e o BES, que chega a ter uma agência no Saldanha dedicada apenas a servir clientes construtores das zonas de Lisboa e de Sintra"
    "o BES se recusa a explicar os contornos pouco transparentes do negócio de compra e venda dos prédios do Marquês de Pombal"
    "O circuito atrai pequenas e médias empresas, nomeadamente construtoras, e é apanhado pela rede da Operação Furacão"
    "Um dia recebe o presidente de uma pequena e média empresa da área da construção, no outro senta-se ao lado de Sócrates a promover os seus projectos"
    "Têm força e dinheiro. E quando Godinho Lopes, o engenheiro e dirigente responsável pelas construções do novo estádio e da academia, foi ao BESI dizer que queria ser presidente, Ricciardi acha-o válido para o cargo"
    "Salgado recebera uma comissão de 8,5 milhões do construtor José Guilherme que o levou a corrigir por três vezes a declaração fiscal"

Os actores são os mesmos a dar a mão ao BCP que em breve seguirá o mesmo caminho. Também o BCP está cheio de nada, cheio de livros que registam terrenos que não valem nada, milhões de casas que ninguém precisa e que nunca venderão.
    É deixar a poeira assentar uns anos e estoura.
  2.  # 2

Felizmente que estes problemas só acontecem em Portugal - é o País que temos - segundo o pessoal da cassete.
    Aqui ao lado já tudo é diferente de modo que pudemos ir colocar o nosso dinheirinho em Badajoz.

" Bankia multiplica por seis os seus prejuízos
    Prejuízos do banco espanhol nacionalizado atingiram os 19 mil milhões de euros em 2012, o que equivale a um montante recorde na banca espanhola.
    O Bankia foi nacionalizado no último ano
    O Bankia sextuplicou os prejuízos no ano passado para os 19.193 milhões de euros, o que corresponde a um valor histórico.
    Segundo o comunicado enviado à Comissão Nacional del Mercado de Valores (CNMV), o resultado justifica-se pelo programa de provisões e saneamentos no valor de 26.845 milhões de euros.
    O banco, que foi nacionalizado no último ano, prevê entrar este ano com uma liquidez superior a 40 mil milhões de euros, o que lhe permite cobrir os seus vencimentos até 2020.
    "Iniciamos 2013 com uma posição sólida, um balanço equilibrado, bons níveis de solvência e uma excelenet situação de liquidez", declarou o presidente do Bankia, José Ignacio Goirigolzarri.
    "O nosso objetivo agora é tornar o Bankia numa entidade rentável que permite devolver á sociedade o apoio que nos tem prestado", acrescenta.
    Em 2012, o Bankia recorreu a ajudas públicas no valor de 17.959 milhões de euros. No ano anterior, o banco tinha registado prejuízos de 3010 milhões de euros.
    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/bankia-multiplica-por-seis-os-seus-prejuizos=f790203#ixzz3GmpWdAQu
  3.  # 3

eu ja desisti de comentar o quer que seja seu.... deixo-lhe uns videos para começar a compreender melhor a razao de ser da crise.....há mais muitos mais e o melhor de todos é um documentário/investigação feita por um jornalista Alemão que poe os pontos no I's e revela a grande verdade por tras da crise! pesquise mais e troque a cassete!

http://vimeo.com/46978271

http://www.youtube.com/watch?v=piGeznhVkhs

http://www.youtube.com/watch?v=Gvgae3re58s

http://www.youtube.com/watch?v=HGpvpCuyCbI

No fim de tudo venha aqui dizer (sem medos) quem realmente lucrou e continua a lucrar com toda esta crise!
  4.  # 4

Colocado por: CarvaiFelizmente que estes problemas só acontecem em Portugal

Não, acontencem em Espanha, Irlanda e Grécia q.b.
    Curiosamente em Espanha fala-se abertamente em bolha imobiliária há anos e até o genro do rei está na choldra!

Em Portugal, "no passa nada" como diriam os "nuestros hermanos".....
    Por cá, os bancos são nacionalizados com milhares de milhões de prejuízos e o chefe da máfia, ou a marionete, é PR.
    Por cá, os autarcas são condenados de corrupção e são eleitos de seguida.
  5.  # 5

e nao se esqueça que o meu trabalho é securitização!
    •  
      jccp
    • 21 outubro 2014

# 6

6.  # 7

Colocado por: loverscouteu ja desisti de comentar o quer que seja seu.... deixo-lhe uns videos para começar a compreender melhor a razao de ser da crise.....há mais muitos mais e o melhor de todos é um documentário/investigação feita por um jornalista Alemão que poe os pontos no I's e revela a grande verdade por tras da crise! pesquise mais e troque a cassete!

http://vimeo.com/46978271

http://www.youtube.com/watch?v=piGeznhVkhs

http://www.youtube.com/watch?v=Gvgae3re58s

http://www.youtube.com/watch?v=HGpvpCuyCbI

No fim de tudo venha aqui dizer (sem medos) quem realmente lucrou e continua a lucrar com toda esta crise!

O que é que a realidade de corrupção na EU, no mundo, que não me ouviu negar, exclui que a realidade de corrupção em Portugal é assente na valorização de terrenos e construção de infra-estruturas inúteis?
    Só porque a Itália e a Suécia tem corrupção, nós temos que aceitar a nossa caladinhos?
    Só porque numa escala alargada a corrupção enriquece a mesma malha de banqueiros e interesses financeiros, por canais diferentes, já é aceitável em Portugal?

A corrupção combate-se cortando os tentáculos do polvo. Se os mesmos ganham com ela em Portugal ou na França, eles perdem o poder migalha a migalha em Portugal e na França.
    A corrupção combate-se da mesma forma em todo o lado: questionando as suspeitas em público. Enfrentando os corruptos. A exposição pública é o seu maior medo.
    Isso faz-se diariamente em muitos países, vide Espanha que fala diariamente em bolha imobiliária, e deu o exemplo de enjaular o genro do Rei.

Acha que é mais fácil a generalidade da população compreender que lhe roubaram ao construir 3 auto-estradas Lisboa-Porto ou explicando que uns drogados de Wall street inventaram um tal de High Frequency Trading?
    Diga-me qual destas é mais fácil explicar:
    - Vai pagar portagens o resto da vida para alimentar uma malha de politicos à segunda-terça e sexta assina PPP e que são administradores à segunda e quinta das empresas que as ganharam.
    - Vai pagar um empréstimo bancário o resto da vida por uma casa que não vale nada porque a sua taxa de juro é ditada por um conselho de corruptos que compra e vende ouro ao sabor dos seus interesses?
    Não são duas faces da mesma moeda?

Em Portugal, desmascarar a farsa da corrupção é presenteada com anacrónicas perolas de "cassete". Querem me chamar comuna? Chamem. Tanto se me faz se me chamarem fascista. Querem colar rótulos, colem. Não contem com a minha cola.

É muito fácil culpar "lá fora" "os outros", não tem cara, não são "nossos", não nos "prometeram mundos e fundos".... não é?
    Que tal começar a aceitar que o "presidente da junta" andou anos a enganar-nos para se alimentar e alimentar a face da mesma moeda? Que o gestor de conta no banco afinal queria era o bonus no final do ano e prometia mundos e fundos?
    Concordam com este comentário: jccp
  7.  # 8

Colocado por: loverscoute nao se esqueça que o meu trabalho é securitização!

Qual, aquele que serviu para embrulhar lixo em papel de presente lindo, para o vender e revender, de forma a esconder o real lixo que os terrenos agricolas convertidos em urbano pelo amigo?
    Essa securitização?
    Ou há outra na gíria da tal alta finança que nos trouxe aqui?
  8.  # 9

A cassete continua riscada :
    O genro do ex-Rei não foi enjaulado. Anda há muitos anos pelos tribunais mas condenações lá como cá népia.
    Os políticos são uns corruptos mas a cambada vota neles. A teoria é sempre a mesma- rouba mas faz obra. A cambada esquece-se que obras que o pessoal passa a vida a exigir são para pagar. Vai-se acumulando no défice. De vez em quando aparece um papalvo como o P Coelho que diz que não se pode gastar mais, mas dura pouco. A seguir vem outro que não sabe como arranjar uns esgotos mas tem a solução para o País todo.
    E os Juízes, classe altamente considerada pela cambada continuam a fingir que aplicam uma coisa chamada justiça. Será que o Isaltino se não tivesse embargado a obras da casa de um Magistrado alguma vez teria sido condenado??
    Será que o caso Alcochete alguma vez teria aparecido se o Sócrates não se tivesse lembrado de atacar as férias e outras benesses dos juízes???
  9.  # 10

se a crise e consequente austeridade nao existisse em paises como Irlanda, Portugal, Espanha Grécia, Chipre....etc etc quem entrava em banca rota eram bancos americanos e alemães....denominados como investidores ou banca de investimento!

Agora tire as suas conclusoes.....

PS: eu so conheço uma securitização... muito bem explicada no "inside Job".
  10.  # 11

Colocado por: adiase deu o exemplo de enjaular o genro do Rei.

Onde é que você leu isso? Eu sei que ele vai a julgamento, agora que foi preso nunca tinha ouvido.
  11.  # 12

em suma os contribuintes andam a pagar os maus investimentos dos grandes investidores mundiais...... e já estou a falar mais que a conta! a informação existe procurem-na, entendam-na!
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 13

Colocado por: adiasque lhe roubaram ao construir 3 auto-estradas Lisboa-Porto

As auto-estradas sempre renderam votos, portanto parto do princípio que foram construídas com a concordância da maioria do eleitorado, tanto mais que num país em que há manifs. por dá cá aquela palha, nunca vi uma contra o despesismo em infraestruturas.
  13.  # 14

Colocado por: loverscoutem suma os contribuintes andam a pagar os maus investimentos dos grandes investidores mundiais

Qual a novidade? Não foi sempre assim?
  14.  # 15

Colocado por: J.Fernandes
    Qual a novidade? Não foi sempre assim?

nao é novidade nenhuma..... o que me choca é haver gente que ainda nao percebeu isso, e garanto-lhe que sao muitos..
  15.  # 16

Colocado por: loverscoutnao é novidade nenhuma..... o que me choca é haver gente que ainda nao percebeu isso, e garanto-lhe que sao muitos..

A banca internacional é tão culpada como a banca nacional. Que é tão culpada como os politicos. Que são tão culpados como os promotores imobiliários. Que são tão culpados como os autarcas.
    É uma cadeia de "finança" que começa no grande peixe "investiu" no que aparecia: Nos submarinos alemães para vender a países conhecidos. Que investiu no jogos olímpicos da Grécia. Na bolha imobiliária na Irlanda, em Espanha e Portugal.
    Mas esse peixe grande, precisava sempre de bancos locais, e banqueiros dispostos a tudo pelos bónus.
    Que precisavam de promotores imobiliários em Portugal sem escrupulos, fabricantes de submarinos na Alemanha que sabem mais de luvas que de hélices....
    Que precisavam de militares para justificar a compra do barquito ou politicos para assinar o Projecto de interesse nacional.
    Que precisavam ....

Como o loverscut já várias vezes afirmou "que culpa tem os bancos - nacionais - se a generalidade da população lá foi pedir dinheiro?"
    Da mesma forma... que culpa tem os bancos Americanos se os bancos Portugueses lá foram pedir dinheiro?

O pagode foi pedir dinheiro para o barraco. Os bancos foram pedir dinheiro para os barracos do pagode e para as scuts
    No meio da cadeia, o promotor ganhava com o terreno comprado a 5, vendido a 500. O banqueiro ganhava o bónus no final do ano . O banco Alemão ganhava em vender créditos em pacotes embrulhados e com enfeites, que sabia serem lixo (o loverscut ganhou muitos com as suas estratégias de securitização?). O politico ganhava eleiçoes e emprego para depois do fim de semana, na empresa que tem uma PPP de 30 anos com lucro garantido.

Os bancos Americanos são tão culpados como os Portugueses. Mas esses estão sujeitos à lei deles, ao voto deles e só a eles compete encontrar culpados (ao contrário do que muitos Americanos pensam, não embarco nas teorias de que devemos ir lá aplicar a nossa lei, nem que seja à bomba....).
    Os corruptos Portugueses são nosso problema. São eles que temos que exigir estarem na cadeia!
    Não será certamente a exigir justiça em Portugal que levarei um promotor imobiliário britânico à prisão!

O facto é que Portugal tem uma rede de estradas e auto-estradas aberrante, a segunda mais densa da Europa, SEM trânsito. O facto é que há milhões de casas vazias. O facto é que ambas são a maior e clara fonte da divida pública e privada, respectivamente, de Portugal (que sendo aproximadamente da mesma grandeza, ninguém quer falar da dívida privada colossal!).
    O facto é que tais negócios já levaram à falência de dois bancos, cujas dividas foram nacionalizadas.
    O facto é que a constituição de ambas as dívidas assentam em conjugação da conjugação de interesses imorais ligações desses interesses aos centros de decisão corruptas. Ao serem trazidos à praça pública dão direito a "processos de difamação" e rótulos, o melhor sinal que se está a tocar em feridas.....
  16.  # 17

irraaaa que voce deturpa tudo em seu belo prazer...... foi foi...a culpa disto é dos autarcas! quem investiu trilioes de euros e fomentou isto tudo nao tem culpa... é os autarcas!

continue a pensar assim...é isso mesmo que eles querem para nos continuar a sacar o dinheiro sob o pretexto de termos que pagar os emprestimos á troika e afins! ( que bem exprimido nao é nada mais nada menos de quem ca investiu)

enquanto nao perceber que nao passamos de marionetas e que nao decidimos nada......enfim... olhe fico-me por aqui, porque voce nao percebe....escreve escreeve escreve e nao diz nada....e pior ainda é mais um dos muitos milhoes que acha que outro politico sério ou corrupto poderia fazer diferente!
  17.  # 18

Colocado por: adias

Da mesma forma... que culpa tem os bancos Americanos se os bancos Portugueses lá foram pedir dinheiro?

tem a certeza que os bancos portugueses foram la pedir dinheiro? ou dinheiro foi ca posto de forma encapotada?

é o meu trabalho, se concordo ou nao com ele é outra historia, mas enquanto meu trabalho visto a camisola! é daqui que como é daqui que vivo.... por isso aguento-me á bomboca! ( mas nao nao concordo... mas isso é mesmo outra historia)... ja tinha dito num post mais atras....que ja estava a falar mais que a conta e fico-me por aqui!
    • shc
    • 21 outubro 2014 editado

# 19

alguém me sabe dizer quanto dinheiro é gasto por ano em ordenados de motoristas, combustível, portagens e desgastes de pneus e peças de veiculos que levam as pessoas ao preço certo ??? cada vez que vejo aquilo estão sempre a agradecer á junta ou á câmara municipal pelo transporte, será que todos temos de pagar para alguém ir á televisão??
    Concordam com este comentário: Casa1980
  18.  # 20

O dinheiro gasto não interessa a ninguém. Vai para a tal divida publica que não interessa a nem ao Menino Jesus nem ao candidato a PM. E essas excursões dão muitos votos, ou como é que acham que os autarcas ficavam toda a vida no poleiro se não fosse essa treta de lei de limitação de mandatos.
    Concordam com este comentário: Casa1980

0.0206 seg. NEW