Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    tendo em conta a nova legislação relativamente à produção de energia fotovoltaica, gostaria de iniciar esta discussão no sentido de perceber a viabilidade de utilizar este sistema para AQS.

    Não se trata de saber se a legislação é boa ou má, se "o meu sistema é melhor que o teu" mas sim perceber com o que contar ao pretender tal modelo de instalação.

    Transpondo alguns comentários de outras discussões,

    Colocado por: euA esses preços, começa a fazer sentido pensar em usar painéis fotovoltaicos para aquecer água de forma elétrica...



    Colocado por: fiat_unoDiz o Solterm que aqui na Santa Terrinha, um termossifão Vulcano 200l, com 2,3 m2 de área e um consumo RCCTE normalizado T2 (3 ocupantes), produz 1599 kWh anuais, o que dá uma fracção solar de 69,8% (optimizado para a orientação dos colectores e sem sombreamentos).

    Diz o PVGIS, que um sistema PV, sem seguidor, nas mesmas condições, produz 1460 kWh anuais por kWp. Assim, preciso de 1,1 kWp. Qualquer coisa como 5 módulos Luxen Solar Energy LNSE 240P-26.

    5*240*0.364 = 437 € + IVA = 537 €

    Considerando que eu quero fazer o sistema o mais barato possível, mando o inversor às couves e faço a ligação da resistência em corrente contínua. Lá se vai o MPPT e assim tenho de aumentar a potência em 35% (mais palmo, menos dedo). 1,5 kWp de PV para fazer solar térmico. 6 painéis de 250 W para fazer contas certas.

    6*250*.364= 546 € + IVA = 672 €

    Moral da história: se eu vendesse solar térmico começava a ficar preocupado porque com estas chinesices qualquer dia o pessoal ainda aprende a fazer contas.



    Colocado por: dfserraClaro que depois ainda falta instalação, depósito, mas sim, poderá ser mais barato, para além de se poder esconder o depósito tal como num sistema de circulação forçada, sem custos adicionais relevantes.

    A desvantagem desta solução é que ocupa uma área maior de paineis.



    Ora, perante os cenários descritos, penso que seria interessante perceber a viabilidade de um sistema do género, podendo-se orientar a discussão em diversos cenários como por ex: construção existente onde seja difícil a colocação de introdução de canalização de águas, sendo a eléctrica mais fácil, ou mesmo a única possível de instalar, sendo compensatória ou não, cablagens e distâncias e respectivos inconvenientes; construção de raiz, compensando ou não em relação ao modelo hidráulico, onde se poderia também comparar a viabilidade entre fotovoltaico vs termossifão ou fotovoltaico vs circulação forçada etc etc.

    Tendo em contra os preços dos painéis actualmente, e com perspectivas de baixar o seu valor, acho que acima de tudo para quem tem casa feita e pretenda instalar um sistema do género para AQS, esta solução parece-me interessante.

    De igual modo, estarei errado em pensar que desta forma, a diferença de rendimento entre norte e sul do país será menos sentida como nos painéis hidráulicos?

    E perante um cenário favorável continuo a achar que...
    Colocado por: valtores

    acho optima ideia, mas daqui a uns 8 ou 9 meses, pode ser? :) assim deixamos a legislação entrar em vigor, e já ter a obra mais avançada eheheh

    ...poderia ser uma ideia interessante :D
  2.  # 2

    FV para AQS não faz muito sentido. Painéis solares para AQS directamente apoiados com resistência, que por sua vez é alimentava por FV já faria mais sentido. No entanto, acho que o mais lógico é mesmo painéis para AQS convencionais.
  3.  # 3

    Colocado por: tostexFV para AQS não faz muito sentido.


    E porque não? Não é um sistema de aquecimento como outro qualquer? Não pode este sistema ser autónomo e ter um esquentador como apoio tal como nos sistemas "convencionais"?
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 4

    A partir do momento que financeiramente se torna mais interessante que o térmico convencional. É perfeitamente viável!

    Aliás! Com algumas vantagens em relação ao térmico convencional. Especialmente em relação à circulação forçada. Não há cá glicol, nos dias de nuvens com sol, aproveitam tudo, o problema de sobreaquecimento não existe, os termostatos só deixam aquecer o que for selecionado, e outras que não me vêm à ideia.

    A desvantagem: precisam de mais espaço para a mesma potência.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
    • eu
    • 22 outubro 2014

     # 5

    Colocado por: CrOhNA partir do momento que financeiramente se torna mais interessante que o térmico convencional. É perfeitamente viável!

    Sem dúvida. A descida dos preços dos painéis fotovoltaicos veio alterar o jogo...
  5.  # 6

    Colocado por: treker666

    E porque não? Não é um sistema de aquecimento como outro qualquer? Não pode este sistema ser autónomo e ter um esquentador como apoio tal como nos sistemas "convencionais"?
    Concordam com este comentário:eu


    Há a questão da eficiência e das perdas. Um painel para AQS é muito mais eficiente que um FV.

    O FV terá que transformar o sol em electricidade e depois a electricidade em calor.

    Isto sem sequer falar que os sistemas de apoio (se tivermos em conta as 24h do dia) ainda são bem mais baratos para aquecer a água, nomeadamente gás e pellets.
  6.  # 7

    Colocado por: tostexUm painel para AQS é muito mais eficiente que um FV.


    Estariamos a falar de um sistema idealizado para a mesma potência, como demonstram as contas no início do tópico.

    Colocado por: tostexIsto sem sequer falar que os sistemas de apoio (se tivermos em conta as 24h do dia) ainda são bem mais baratos para aquecer a água, nomeadamente gás e pellets.


    Não será o mesmo no painel AQS? Ele também não funciona de noite. Poderia explicar melhor?

    Etendo em conta que, online, se conseguem os painéis FV cada vez mais baratos, não será que se tornarão mais rentáveis que o painél AQS? É que já se consegue um total de 1500w de painéis polycristalinos a cerca de mil e poucos euros mais portes e impostos de entrada. Numa compra superior, esses valores reduzem-se bastante...e o tempo ajudará a que o valor de igual modo desça.
  7.  # 8

    é mais uma opção agora entre os FV e os termicos penso que a diferença deve andar na perda de eficiencia ao longo dos anos!!
    • eu
    • 22 outubro 2014

     # 9

    Colocado por: tostexe depois a electricidade em calor.

    Olhe que não...

    Uma resistência elétrica tem uma eficiência de cerca de 100%
    Uma bomba de calor tem uma eficiência que pode ir aos 500%
  8.  # 10

    E quanto custa uma bomba de calor com essa eficiência? E quando a solução FV para abastecer esse sistema?

    E comparando com AQS + resistência/gás?
    • eu
    • 22 outubro 2014

     # 11

    Colocado por: tostexE quanto custa uma bomba de calor com essa eficiência? E quando a solução FV para abastecer esse sistema?

    E comparando com AQS + resistência/gás?

    É uma questão de cada um fazer as suas contas... é que depende muito dos consumos de água quente da casa.
  9.  # 12

    Eu estou do lado da opinião mainstream, portanto queria era ver as outras contas. Podem ter razão, mas até ver isso traduzido em números vou achar que não têm.

    As contas do AQS + apoio hão-de estar feitas e refeitas.
  10.  # 13

    Colocado por: tostexPodem ter razão, mas até ver isso traduzido em números vou achar que não têm.


    Colocado por: tostexAs contas do AQS + apoio hão-de estar feitas e refeitas.


    Está um comparativo no início do tópico.
  11.  # 14

    Colocado por: treker666tendo em conta a nova legislação relativamente à produção de energia fotovoltaica

    Já saiu a legislação em DR?
  12.  # 15

    Colocado por: nandogoncaJá saiu a legislação em DR?


    Está neste tópico,

    https://forumdacasa.com/discussion/36456/2/lei-da-producao-de-eletricidade-destinada-ao-autoconsumo-a-partir-de-recursos-renovaveis/#Item_3

    daí a questão de poder utilizar dedicado ao AQS, ligado à casa e como apoio ao AQS ect etc...com base no limite legal e aproveitando os consumos totais, sem desperdícios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  13.  # 16

    tambem ha paineis hibridos Fotovoltaicos/termicos num so!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  14.  # 17

    Para estes assuntos (paineis solares FV, AQS, energias renováveis) costumo consultar este site, com muito mais informação e dedicada exclusivamente a estes assuntos.
    Foi lá que aprendi muito sobre o FV.

    http://www.novaenergia.net//forum/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  15.  # 18

    Colocado por: Sergio Rodriguestambem ha paineis hibridos Fotovoltaicos/termicos num so!
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Como funcionam? Podes dar exemplos?
  16.  # 19

  17.  # 20

 
0.0221 seg. NEW