Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos
    Já acompanho o forum há bastante tempo, no entanto esté é o meu primeiro pedido de ajuda.

Detectei na minha casa uma fuga de água na tubagem de água quente, e também já percebi que esta se encontra depois da ligação ao esquentador (na distribuição para o resto da casa, uma vez que fechando a torneira de segurança do esquentador, o contador deixa de rodar). Acontece que moro numa cave, não tenho vizinhos por baixo e queria pedir a vossa ajuda no sentido de saber se a detecção desta fuga á viável ou se será melhor passar canalização nova. Não percebo muito bem como funcionam estes equipamentos de detecção de fugas que encontrei através do Google e que são utilizados pelos canalizadores, portanto não sei se serão fiáveis...

Gostava que me dessem algum feedback, já que a situação é de resolução urgente, dado o facto que a mistura cave+fuga de água me deixou a casa num estado deplorável...

Obrigado desde já a todos
  2.  # 2

E nas paredes não nota humidade nenhuma?

Se vê o contador a rodar a fuga já é grande, não é uma pinguita...
  3.  # 3

Tenho bastante humidade nas paredes sim, salitre, o contador roda... A questão agora é como resolver a situação. Dará para detectar a fuga e reparar ou o melhor será colocar canalização nova?
  4.  # 4

Tudo depende do tamanho do problema e de quanto é que quer gastar. Pode ser um problema pontual devido a qualquer coisa que ficou mal rematada e agora cedeu, como pode ter a canalização em mau estado geral e valer mais a pena trocar agora do que andar com remendinhos a cada mês.

Tem ideia da idade da casa? E a canalização que idade tem? É da idade da casa ou alguma vez foi refeita?
  5.  # 5

A casa tem quase 60 anos (!) mas a canalização foi substituida há cerca de 6 anos. O problema é que comprei a casa depois disso e nem sei que material é que aplicaram na canalização (desconfio de inox)...
    Quanto ao orçamento, seria o menor possível, de preferência...
  6.  # 6

Colocado por: perdigotaA casa tem quase 60 anos (!) mas a canalização foi substituida há cerca de 6 anos. O problema é que comprei a casa depois disso e nem sei que material é que aplicaram na canalização (desconfio de inox)...
    Quanto ao orçamento, seria o menor possível, de preferência...

Tem a certeza que foi substituida? Ja soube de um caso onde mudaram apenas a zona visivel das ligacoes mediante emendas ao tubo galvanizado no interior da parede.
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 7

Disso tenho porque a configuração das divisões foi alterada, a casa de banho mudou de sitio na planta e como tal tiveram de pôr canalização até lá.
  8.  # 8

Canalizações em inox com fuga normalmente significa um joelho ou outra união qualquer mal apertada.
    Os meus pais tiveram um caso assim, numa cave e tudo: demorou vários anos a compreender o problema.
    A boa notícia é que não tem razão para colocar nova canalização.
    A má notícia é que vai andar a abrir roços nas paredes até chegar ao local da fuga. Normalmente começa-se a partir do ponto onde a humidade se manifesta mais intensamente e a partir daí "persegue-se" a zona húmida.
    Concordam com este comentário: treker666, perdigota
  9.  # 9

Era esse o meu medo, já que passaram a canalização pelo chão, não consigo detectar a zona mais afectada... Já estou a ver que vai ser uma animação...
  10.  # 10

Colocado por: perdigotaDetectei na minha casa uma fuga de água na tubagem de água quente,

Ok, entao como percebeu que havia esta fuga? Havendo uma cave...tera de contactar os proprietaries da zona que estara a ser afectada pelo problema, sendo assim mais facil detector a area. Caso nao...e ir abrindo...abrindo...abrindo.
  11.  # 11

Exactamente pela rodagem do contador. Além disso quando abro e fecho a torneira de segurança do esquentador ouço a água a correr. O único proprietário a ser afectado pelo problema sou eu (felizmente), portanto penso que só me resta ir à procura dela. Existe alguma alternativa ao "partir paredes/chão" que dê para restringir a localização da fuga e assim evitar partir tudo?
  12.  # 12

Colocado por: perdigotaAlém disso quando abro e fecho a torneira de segurança do esquentador ouço a água a correr.

E tem a certeza que e no circuito de ligacao e nao numa zona terminal. Avalie bem antes de comecar a partir chao. Tente mesmo falar com os vizinhos de baixo!
  13.  # 13

Não tenho vizinhos de baixo, o que é uma mais valia.
    De resto não consigo ter nenhuma ideia da localização da fuga, não é visível água em ponto nenhum...
  14.  # 14

Colocado por: perdigotaDe resto não consigo ter nenhuma ideia da localização da fuga, não é visível água em ponto nenhum...

Peco desculpa, nao percebi no incio.

Agora de inverno sera mais dificil, mas eu aguardaria pelo verao, fechando a torneira de seguranca de modo a nao gastar muita agua. Com tempo quente tentaria passer a mao e perceber qual a zona mais humida ou fresca do chao, pode ser que assim consiga detector a area afectada. A nao ser que a distancia nao seja muita e nao tenha grandes prejuizos com a obra.
  15.  # 15

Peça a uma empresa de diagnósticos imobiliários para ir detectar a fuga de água, com o auxilio de uma câmara termográfica.
    Escusa de andar a partir e a fazer lixo desnecessáriamente.... gasta dinheiro, mas ficará bem servido.
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: perdigota
  16.  # 16

Colocado por: Pedro Barradascom o auxilio de uma câmara termográfica

Vinha mesmo aqui dizer isso. Uma câmara termográfica provavelmente (não é certo) tornará visível uma zona mais fria onde a água anda, embora ao tacto não se note.

0.0150 seg. NEW