Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para o projeto de uma moradia com r/c e andar com 155m2 no total, além de ETICS com 70 ou 80mm, estou a ponderar instalar os seguintes equipamentos:

    A) Um recuperador com saídas de ar quente, ou hotte, e com isso aquecer 3 quartos no piso de cima. As distâncias são bem pequenas. A parede que divide dois dos quartos estará mesmo por cima do recuperador; o quarto mais longe estará portanto a uns 3,2m mais a altura do recuperador até ao teto mais a altura da saída do ar no quarto (50cm por ex.).

    B) Painéis solares térmicos com termosifão colocado dentro da cobertura (tenho cota para isso) para AQS. Já agora, o que é melhor: apenas o termosifão incorporando resistência elétrica de apoio mas um pouco longe da cozinha, (uns 10m de tubagem), ou um outro termoacumulador elétrico com passagem prévia pelo o termosifão?

    C) Uma vez que terei forno/fogão elétricos, poderei ainda colocar dois recuperadores de calor nas divisões mais afastadas do ar quente da recuperador e assim otimizar a potência contratada, ligando-os um pouco à noite se necessário.

    A casa terá uma boa orientação solar: quartos, sala e cozinha virados a sul com sombreamentos, pouca fenestração nos restantes quadrantes.

    Tendo este sistema pensado como base, que outras soluções posso ter e que fiquem ao mesmo preço ou mais baratas tanto na instalação como no funcionamento e manutenção?. Prezo mais sistemas simples e pouco "domotizados".

    Obrigado desde já pelas ajudas.
  2.  # 2

    Colocado por: nunogouveiaPainéis solares térmicos com termosifão colocado dentro da cobertura (tenho cota para isso)
    não faça isso!!
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  3.  # 3

    Colocado por: nunogouveiapoderei ainda colocar dois recuperadores de calor nas divisões mais afastadas do ar quente da recuperador e assim otimizar a potência contratada, ligando-os um pouco à noite se necessário.
    o que são esses recuperadores de calor que fala? a lenha? quer por 3 recuperadores de calor a lenha na casa?
    Concordam com este comentário: leiria
  4.  # 4

    Colocado por: Sergio Rodriguesnão faça isso!!

    Porquê?
    (não é que discorde com a sua opinião, simplesmente não sei que argumentos jogam em sua sustentação)
  5.  # 5

    Um recuperador com duas saídas de ar quente, ou com hotte; em qualquer dos casos, a tubagem de ar quente irá aquecer os 3 quartos. Os meus sogros têm um sistema semelhante instalado, mas todo no mesmo piso (que não beneficia tanto da convecção como o que eu estou a pensar).
    Mas Sérgio Rodrigues, diga lá porquê; assim apenas discordando não é o espírito deste forum.
    • eu
    • 24 outubro 2014

     # 6

    Tem acesso a lenha gratuita?

    Em caso negativo, se calhar fica mais económico instalar ar condicionado ou piso radiante alimentado por bomba de calor (se tiver disposto a fazer o investimento inicial elevado).
  6.  # 7

    Colocado por: nunogouveiaassim apenas discordando não é o espírito deste forum.
    ate ha uns tempos era!!! mas continuando diga-me qual a razao principal para optar por um sistema termocifão com o acumulador dentro do sotao?
  7.  # 8

    Como disse no início, não gosto de "equioamentos" muito ativos e acho sempre fascinante conseguir algum resultado com mecânicas passivas com no caso do termosifão. Também com disse no início, pretendo algo barato. O piso radiante implica um custo inicial muito maior e manutenção futura e o com o ar condicionado voltamos de novo a "equipamentos" mecanizados, a grelhas que nos esquecemos de limpar, a máquinas para substitui daqui a 8 ou 10 anos.
    Mas ainda não percebi ao certo o não redondo...
  8.  # 9

    Colocado por: Sergio Rodrigueso que são esses recuperadores de calor que fala? a lenha? quer por 3 recuperadores de calor a lenha na casa?
    Concordam com este comentário:leiria


    Enganei-me, queria dizer acumuladores. Desculpem.
    • eu
    • 25 outubro 2014

     # 10

    Colocado por: nunogouveiavoltamos de novo a "equipamentos" mecanizados, a grelhas que nos esquecemos de limpar, a máquinas para substitui daqui a 8 ou 10 anos.

    Os recuperadores e condutas também têm que ser limpos (com muito mais frequência) e também têm uma duração limitada, principalmente se forem usados com regularidade...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 11

    De acordo, mas são sistemas e serviços "low tech" com baixo custo. Seja como for, irei depois pedir preço para um piso radiante alimentado por bomba de calor e tentar perceber a longo prazo os custos associados.

    Mas continuo sem perceber o não redondo ao termosifão (com o acumulador dentro do sotão). Alguém me pode elucidar sobre os eventuais melefícios de tal sistema?
  10.  # 12

    Colocado por: nunogouveiaMas ainda não percebi ao certo o não redondo

    fácil, usar um termosifão, quando pode usar qualquer outra solução mais eficiente.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  11.  # 13

    Colocado por: nunogouveia

    Enganei-me, queria dizer acumuladores. Desculpem.
    quer por 2 acumuladores d agua na casa?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 14

    Colocado por: nunogouveiapedir preço para um piso radiante alimentado por bomba de calor

    se é somente aquecimento, porquê limitar as opções á bomba de calor sabendo que de todas as soluções é a mais cara?
    e porque não uma caldeira de condensação?
    Concordam com este comentário: engana
  13.  # 15

    Colocado por: nunogouveia
    Mas continuo sem perceber o não redondo ao termosifão (com o acumulador dentro do sotão). Alguém me pode elucidar sobre os eventuais melefícios de tal sistema?
    comparando com um sistema de circulação forçada so tem desvantagens tirando apenas o custo de aquisição inicial, se o que pretende é ocultar o deposito e tem espaço suficiente no sotão então é mais que recomendado utilizar um sistema forçado inves de fazer o que pretende!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
    • eu
    • 25 outubro 2014

     # 16

    Colocado por: nunogouveiaMas continuo sem perceber o não redondo ao termosifão

    Os sistemas com circulação forçada são muito mais eficientes e permitem um funcionamento mais inteligente: proteção dos painéis, do acumulador, arrefecimento noturno, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  14.  # 17

    e sistemas em darinback são isentos da manutenção habitual.
  15.  # 18

    Colocado por: euOs recuperadores e condutas também têm que ser limpos (com muito mais frequência) e também têm uma duração limitada, principalmente se forem usados com regularidade...

    Como é que uma pessoa sabe que as condutas estão em fim de vida?
    • eu
    • 25 outubro 2014

     # 19

    Colocado por: princeComo é que uma pessoa sabe que as condutas estão em fim de vida?

    Quando começam a ficar com muita corrosão e até buracos...
  16.  # 20

    ou literalmente desaparecem.
 
0.0211 seg. NEW