Boas! Eu gostaria de saber se alguem me podera esclarecer. eu estou a construir moradia e so tenho disponibilidade financeira para construir ate a fase de por as paredes e telhados. os planos sao tentar acabar a casa por fora, por janelas, portas e reboco e pintar, mas para isso precisarei de fazer emprestimo. A minha duvida e , sera que os bancos emprestam so para esse fim?!. Nos tencionamos em fazer o resto que falta para o proximo ano, razao nao estamos no pais e sempre nos da um tempinho para nos podermos organizar.
Os bancos fazem crédito para construção, desde que o terreno se encontre legalizado.
Terá de ir ao banco saber quais os documentos necessários.
O emprestimo é dado em tranches, tipo emprestam 100.000€ , disponibilizam 25.000€ depois vão avaliar a ver se o €€€ foram aplicado e libertam nova tranche.
Se começar a construir com € seu é mais fácil o emprestimo, pois além do tereeno já tem a estrutura para hipotecar.
Em termos de tempo, varia conforme os bancos, mas conheço casos em que o dinheiro fica diponivel em 2/3 meses.
Após seleccioonar a entidade bancaria com quem vai casar nos próximos 30 ou 40 anos, :), irá dar inicio ao processo de crédito para construção.
Para tal, terá que entregar um conjunto de documentação: licença de construção, caderneta predial, orçamento e uma declaração do construtor em como se responsabiliza em concluir a obra em x tempo (x inferior a 24 meses...). Acrescem os demais documentos pessoais....)
Após a entrega de todos estes documentos, o processo segue para aprovação. Nesta fase, apenas estamos a falar com suposições de valores e simulações. Isto, porque nunca saberemos ao certo qual o valor real de empréstimo...
O passo seguinte é a avaliação efectuada por um engenheiro da entidade bancária. Para a avaliação, deverá entregar cópia das plantas aprovadas (localização, implementação e arquitectura), cópia da caderneta predial, orçamento e mapa de acabamentos. Com base nisto, o eng do banco, vai olhar para o terreno e/ou para o que tiver construído e atribuir dois valores: Um valor da obra global (valor de avaliação) e um valor para o que está construido (valor usado para calcular o empréstimo)
(Só conheço o processo detalhadamente até aqui!! Assim que conhecer mais, explico como se processou o resto :) )
Mas segundo o Banco, depois disto, dizem-lhe algo do tipo:
A sua casa tem um valor de avaliação, de 250 000€ Neste momento, com terreno e com o que está construído, o valor é de 150 000€ Você quer pedir quanto de empréstimo? sendo que pode ir até 80% do valor de habitação e com o que tem construído disponibilizamos-lhe até 50 000?
Desconheço o resto!!
Mas o que lhe posso dizer... Deve negociar condições para um empréstimo acima do que precisa, sendo que o ideal é pedir menos de 50% do valor de habitação. Porquê pedir mais? Porque pode obter melhores condições e no final, se não usar todo o valor, amortiza... Também deve tentar construir ao máximo antes de pedir dinehiro. Porque assim, está a diminuir o n.º de vistorias (que se pagam) e tem a possibilidade de lhe libertarem mais dinheiro na primeira vistoria... Deve mostrar ao Banco que eles precisam mais do seu dinheiro que você do deles. Meta 2 ou 3 bancos em "luta" directa e vai ver as condições a melhorarem. Por vezes, até agências do mesmo banco.
De toda a construção, os individuos com menos escrupolos, mais falsos e que mais o vão tentar enganar, não são os trolhas, não é o carpinteiro, é mesmo o sr. da gravata que está por detrás do balcão.... :(