Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    se bem percebi, uma Bomba de Calolor (BC) funciona a electricidade e extrai a energia do ar ambiente tendo um rendimento superior a 100%, desde que este tenha alguma temperatura associada (+/- > 7º C). É isto?


    A confirmar-se o que disse anteriormente, pergunto-me qual será o melhor cenário:
    - ter a BC a funcionar quando precisamos dela, produzindo instantâneamente energia
    ou
    - colocar a BC a funcionar num horário mais conveniente, horário esse diferido do horário de utilização.
    Para esta segunda opção, a BC produziria energia que armazenava num depósito de inércia.

    Neste segundo cenário, a meu ver, há dois horários distintos a analisar:
    - durante o dia, quando o ar ambiente é mais quente;
    - durante a noite, tendo um contador a diferenciar os consumos de dia/noite, quando a electricidade é mais barata.

    Esta, a da escolha do horário de funcionamento, é uma questão pertinente ou simplesmente é mais razoável utilizar a BC para produção instantânea de energia?
  2.  # 2

    Boa noite,

    A bomba de calor é para fazer o que? climatizaçao ou aqs, ou as duas coisas.
    Em que zona do pais é que pertende instalar a bomba de calor?
  3.  # 3

    Colocado por: josemota
    1. Em que zona do pais é que pertende instalar a bomba de calor?


    Trás-os-Montes
  4.  # 4

    além das questões anteriores,

    qual é a bomba de calor? é somente aquecimento ou é reversivél(quente e frio) e qual o esquema hidráulico da instalação? e qual\quais são os elementos de aquecimento ambiente?
  5.  # 5

    extrai a energia do ar ambiente tendo um rendimento superior a 100%

    tipicamente entre 400% a 750%

    desde que este tenha alguma temperatura associada (+/- > 7º C)

    acima de -273ºC existe calor que pode ser aproveitado,

    os +7ºC são condições de teste defenidas pela Eurovent para os equipamentos de aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  6.  # 6

    Colocado por: josemotaA bomba de calor é para fazer o que? climatizaçao ou aqs, ou as duas coisas.


    lol, sem ironias, só agora percebi que era uma pergunta


    Colocado por: jorgealvesalém das questões anteriores,
  7.  # 7

    Mas abaixo dessa temperatura o rendimento também não e o mesmo, o cop é bem inferior, e os consumos electricos bem diferentes. Sendo em trás dos montes as noites devem ser muitas frias, muitas vezes com temperaturas negativas. Por isso na minha opinião deveria aplicar deposito de inercia para poder aproveitar as temperaturas mais altas durante o dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  8.  # 8

    AQS e climatização.

    Actualmente não há ainda nada, só esquentador para AQS.

    Estou a estudar a possibilidade da BC
  9.  # 9

    Colocado por: josemotaSendo em trás dos montes as noites devem ser muitas frias, muitas vezes com temperaturas negativas. Por isso na minha opinião deveria aplicar deposito de inercia para poder aproveitar as temperaturas mais altas durante o dia.

    É um pouco por ai que nasce a minha questão,

    É viável a BC só funcionar durante o dia, armazenando a energia no depósito e à noite só consumir a energia acumulada?
  10.  # 10

    Por isso na minha opinião deveria aplicar deposito de inercia para poder aproveitar as temperaturas mais altas durante o dia.

    isso não é bem assim, pois o deposito de inercia até pode fazer exactamente o oposto do pretendido, se por exemplo tiver ventilo-convectores ou radiadores, e mesmo com piso radiante hidráulico existem outras formas mais favoráveis de aproveitar o menor custo da energia.

    atenção que dependendo da bomba de calor o mesmo pode ser obrigatório e imprescindível.

    Mas abaixo dessa temperatura o rendimento também não e o mesmo, o cop é bem inferior

    obviamente que depende da bomba de calor, mas por exemplo uma Altherma HT tem um cop MINIMO de 3 com -10ºC, uma LT com os mesmos -10ºC já apresenta um cop minimo de 3,5( na pratica é mais, mas considerei o valor mais baixo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  11.  # 11

    Colocado por: bodrelhosÉ viável a BC só funcionar durante o dia, armazenando a energia no depósito e à noite só consumir a energia acumulada?

    sem duvida que é viável, mas é também não é nada económico além de adicionar acumulação em demasia na instalação que vai ter sempre perdas térmicas sem utilidade.,

    se usar um sistema de baixa inercia nem é pratico e fica muito caro de manter (em consumos).
  12.  # 12

    Existem uma marca de bomba de calor com deposito de inercia ja incluida na maquina interior, se estiver mos a falar de modelos tipo split. As bombas de calor foram criadas para trabalhar o mais tempo possivel seguidas, e não para e arranque. Por isso acho que a bomba de calor e mais economica se trabalhar 24 horas seguidas.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  13.  # 13

    Colocado por: josemotaPor isso acho que a bomba de calor e mais economica se trabalhar 24 horas seguidas.

    hmmm.......
    lá me lixou o raciocínio
  14.  # 14

    Eu sou adepto das bombas de calor desde que bem calculadas e bem instaladas, mas nao fazem milagres, se nao fosse assim a daikin nao tinha criado uma bc hibrida para quanda as temperaturas forem inferiores a 0ºc funciona a gas, porque será?
  15.  # 15

    Colocado por: josemotaExistem uma marca de bomba de calor com deposito de inercia ja incluida na maquina interior, se estiver mos a falar de modelos tipo split. As bombas de calor foram criadas para trabalhar o mais tempo possivel seguidas, e não para e arranque. Por isso acho que a bomba de calor e mais economica se trabalhar 24 horas seguidas.

    queria citar e carreguei no concordar,

    e não concordo com nada do que afirmou.
  16.  # 16

    das bombas de calor desde que bem calculadas e bem instaladas, mas nao fazem milagres, se nao fosse assim a daikin nao tinha criado uma bc hibrida para quanda as temperaturas forem inferiores a 0ºc funciona a gas, porque será?
    não diga disparates, nem a bomba é para uso indescriminado e nem a temperatura 0ºC é factor relevante,

    ou será que os nórdicos são todos parvos e burros ao usarem bombas de calor com temperaturas abaixo dos 10ºC,

    ou acha que o mercado principal de bombas de calor é no sul da Europa?

    a ideia da hibrida nem sempre é a melhor opção, afinal só tem 8Kw ou 10Kw termodinamicos, sendo no restante uma caldeira de condensação com 27Kw ou 33Kw de potencia.
    Concordam com este comentário: CrOhN
  17.  # 17

    em relação á questão colocada e para dar uma resposta adequada é preciso saber qual vai ser o sistema de climatização que vai usar,

    se é com piso radiante hidráulico, ou ventilo-convectores ou radiadores?
  18.  # 18

    Existem uma marca de bomba de calor com deposito de inercia ja incluida na maquina interior,

    esta a funcionar em Vila Real,
      2014-10-08 17.13.432.jpg
  19.  # 19

    teste de uma Altherma com -10ºC e uma humidade relativa de 99%:
    https://www.youtube.com/watch?v=ZRuQw36k-G4
  20.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021Trás-os-Montes,sff:-))
    e consegue traze-los?
 
0.0221 seg. NEW