Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

  2.  # 42

    Tal com a duvida inicial do tópico (gás ou electricidade) também eu estou no mesmo dilema. Inicialmente ficou decidido que para aquecimento das aguas quentes íamos colocar um esquentador (apoio aos painéis solares). Agora dizem-me que é um erro, que fico mais bem servida com um termoacumulador, que este só gasta quando os painéis não funcionam...
    Mas eu acho que vou gastar mais se optar pela electricidade, gás não tenho em casa, mas tenho a instalação feita...Por outro lado, tenho recuperador de calor para aquecimento da casa e das águas. Mas este só serve no inverno como é óbvio.

    Para apoio dos painéis ou do recuperador o que acham que fica mais barato mensalmente? Já para não falar que o esquentador é muito mais barato que um termoacumulador de 300l.

    Tenho que decidir estes dias..
    • eu
    • 28 outubro 2014 editado

     # 43

    Colocado por: PopotaPara apoio dos painéis ou do recuperador o que acham que fica mais barato mensalmente?

    Olhe, aqui por casa gastamos imensa água quente e temos o apoio ao painel solar por resistência elétrica. Gastamos entre 50 a 100 euros anuais nesse apoio (depende da quantidade de dias de sol no inverno).

    Não precisa de comprar um termoacumulador, basta aplicar uma resistência no acumulador solar.
  3.  # 44

    Colocado por: PopotaTal com a duvida inicial do tópico (gás ou electricidade) também eu estou no mesmo dilema. Inicialmente ficou decidido que para aquecimento das aguas quentes íamos colocar um esquentador (apoio aos painéis solares). Agora dizem-me que é um erro, que fico mais bem servida com um termoacumulador, que este só gasta quando os painéis não funcionam...
    Mas eu acho que vou gastar mais se optar pela electricidade, gás não tenho em casa, mas tenho a instalação feita...Por outro lado, tenho recuperador de calor para aquecimento da casa e das águas. Mas este só serve no inverno como é óbvio.

    Para apoio dos painéis ou do recuperador o que acham que fica mais barato mensalmente? Já para não falar que o esquentador é muito mais barato que um termoacumulador de 300l.

    Tenho que decidir estes dias..
    Tenha atenção a isso, se é para colocar uma resistencia eléctrica no acumulador dos paineis, ou se é mesmo um termoacumulador + acumulador dos paineis. Se for a 1ª hipótese tudo muito bem, se for a segunda desconfie de quem lhe está a propor isso.
  4.  # 45

    Desculpe lá a minha ignorância, mas diz que se colocar uma resistência no acumulado dos painéis fico com água quente, é isso?

    A questão é esta: como eu tenho uma fonte de energia alternativa aos painéis solares (recuperador de calor para aquecimento e águas quente) posso pedir a licença de utilização e colocar os painéis mais para a frente, soube disto agora pois pensei que os painéis eram sempre obrigatórios neste momento dá-me imenso jeito... Mas por outro lado preciso de água quente... As alternativas que me deram foi o esquentador ou o termoacumulador... No entanto queria colocar a melhor opção para a economia mensal, se bem que tenho orçamento de 459€ para o esquentador e para o termoacumulador 1475€ e 990€. Para compensar esta diferença a electricidade tem de ser muito mais barata que o gás.
  5.  # 46

    Ninguém me falou em resistência, mas sim em termocumulador e o orçamento é alto (digo eu, pelo menos em relação ao esquentador).

    Estanho não me falarem nesta hipótese..
  6.  # 47

    Colocado por: PopotaDesculpe lá a minha ignorância, mas diz que se colocar uma resistência no acumulado dos painéis fico com água quente, é isso?

    A questão é esta: como eu tenho uma fonte de energia alternativa aos painéis solares (recuperador de calor para aquecimento e águas quente) posso pedir a licença de utilização e colocar os painéis mais para a frente, soube disto agora pois pensei que os painéis eram sempre obrigatórios neste momento dá-me imenso jeito... Mas por outro lado preciso de água quente... As alternativas que me deram foi o esquentador ou o termoacumulador... No entanto queria colocar a melhor opção para a economia mensal, se bem que tenho orçamento de 459€ para o esquentador e para o termoacumulador 1475€ e 990€. Para compensar esta diferença a electricidade tem de ser muito mais barata que o gás.
    Mas não se esqueça que quando colocar os painéis solares esse termoacumulador tem de ser posto fora de serviço, ou arranjar uma forma muito complexa de o interligar com o acumulador dos paineis sem comprometer a eficiencia energética do sistema, mas e o certificado energético, já o tem? e a câmara municipal dá-lhe a licença de utilização sem os painéis? tem a certeza disso ou pede emprestado uns painéis?
    • pjovp
    • 28 outubro 2014 editado

     # 48

    Para terem uma ideia dos meus consumos (tarifa bi-horária):

     photo Untitled-1_zps40a11651.jpg
  7.  # 49

    O recuperador de calor com o acumulador das aguas quentes são um substituto dos painéis, por isso posso pedir a licença de utilização, e o recuperador tem de cumprir uns certos requisitos.

    Agora essa do termoacumulador ter de ser depois posto de lado é que ninguém de disse, pelo contrário, disseram-me que era um apoio aos painéis, tal como o esquentador.

    Agora é que já não percebo nada e pelos vistos não me estão a aconselhar melhor..
  8.  # 50

    Preciso de colocar o apoio ao recuperador para pedir o certificado energético
  9.  # 51

    Com esse consumo em vazio siga o conselho do Rodri:

    Colocado por: Rodri12Eu continuo a achar que o mal estará na arca. Ponha lá um contador de energia...


    Só para ter uma ideia, você gasta quase o dobro da electricidade que eu gasto.
    Concordam com este comentário: pjovp, Rodri12
  10.  # 52

    Colocado por: PopotaO recuperador de calor com o acumulador das aguas quentes são um substituto dos painéis, por isso posso pedir a licença de utilização, e o recuperador tem de cumprir uns certos requisitos.

    Agora essa do termoacumulador ter de ser depois posto de lado é que ninguém de disse, pelo contrário, disseram-me que era um apoio aos painéis, tal como o esquentador.

    Agora é que já não percebo nada e pelos vistos não me estão a aconselhar melhor..
    Entenda uma coisa:
    No caso de ter os painéis a funcionar existem 2 possibilidades:
    1º -os painéis conseguem aquecer a água para uma temperatura mínima estabelecida e não necessita de fazer nada.
    2º -os painéis não conseguem aquecer a água para uma temperatura mínima estabelecida e necessita de usar uma fonte de energia adicional:
    2.1 - Se for por resistência eléctrica no acumulador dos painéis apenas vai aquecer a água que está por cima da resistência ou seja se tiver um depósito de 200l e a resistência estiver a meio vai aquecer 100l, mas tem o problema de esta água arrefecer mais rápido do que um termoacumulador pois alem de ter a energia que se perde para o exterior tem também 100l de água no fundo do acumulador que ao fim de algum tempo vão "arrefecer" a água do topo.
    2.2 - Se for com um esquentador a gás próprio para usar com painéis solares, este vai receber a água do acumulador dos painéis e apenas vai acrescentar a temperatura necessária, sendo o consumo energético em concordância com o mesmo principio.
    2.3 - Se for um termoacumulador, vamos supor por ex. 100l, antes de mais é preciso perguntar como é que vai ser feita a ligação deste termoacumulador ao acumulador, se for em série é um erro crasso pois a agua do termoacumulador tem de estar sempre quente para quando abrir a torneira ter água quente, e para o manter quente é necessário a resistência estar sempre ligada, imagine o seguinte: os painéis aquecem a água do acumulador a 60ºC mas a água para ir para a torneira tem de passar pelo termoacumulador de 100l que tem a resistência desligada (porque supostamente a temperatura é superior á mínima estabelecida) então teria que esperar que cerca de 100lt de água fria fossem pelo cano abaixo de modo a tirar proveito da água do acumulador a 60º. Ou tem a possibilidade de usar termostatos e válvulas desviadoras para quando a água do acumulador dos painéis não fosse suficiente, abria a água do termoacumulador (não sei até que ponto isso é viável pois era preciso estabelecer um set point para quando a válvula fosse aberta á água estivesse já quente senão...) e lá vai a diferença de preços para um esquentador..
  11.  # 53

    Colocado por: RJAS1972
    Só para ter uma ideia, você gasta quase o dobro da electricidade que eu gasto.

    Vou seguir o conselho do Rodri mas primeiro preciso de saber o que fazer com o conteúdo da arca. Não posso jogar fora, é comida!
    Quanto ao consumo no vazio, bem, as máquinas da roupa e loiça lavam durante o este período, todos os dias sem excepção.

    Face à resposta negativa por parte da EDP, pois nem sequer querem deslocar-se ao local para ver se está tudo bem com o contador e com a instalação, decidi que vou mudar de operador, para a Ylce. É o mais barato do mercado na tarifa bi-horária.
  12.  # 54

    Colocado por: pjovp
    Vou seguir o conselho do Rodri mas primeiro preciso de saber o que fazer com o conteúdo da arca. Não posso jogar fora, é comida!
    Quanto ao consumo no vazio, bem, as máquinas da roupa e loiça lavam durante o este período, todos os dias sem excepção.

    Face à resposta negativa por parte da EDP, pois nem sequer querem deslocar-se ao local para ver se está tudo bem com o contador e com a instalação, decidi que vou mudar de operador, para a Ylce. É o mais barato do mercado na tarifa bi-horária.


    Não consegue arranjar um aparelho ou alguém que tenha e aí vá ver a arca?

    É de onde?
  13.  # 55

    Estes são os meus consumos (com uns acertos quando há leituras do local actualizadas)
    Tarifa bi-horaria semanal.
    Máquina de lavar loiça sempre depois das 0:00 e normalmente de 2 em 2 dias. Máquinas de lavar roupa a quente normalmente em horário vazio.
    Termo acumulador fagor de 50L. Somos 7 lá em casa. 2 adultos. O termoacumulador com 2 banhos seguidos em duches com águas mais ou menos a correr, fica sem água quente no fim. Claro que os consumos do termoacumulador variam muito do tipo de banho.
      edp.jpg
  14.  # 56

    Colocado por: pjovpVou seguir o conselho do Rodri mas primeiro preciso de saber o que fazer com o conteúdo da arca. Não posso jogar fora, é comida!


    Não precisa. Arranje um contador de tomada e ligue na arca.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  15.  # 57

    Colocado por: Rodri12

    Não consegue arranjar um aparelho ou alguém que tenha e aí vá ver a arca?

    É de onde?


    Sim vou arranjar uma tomada dessas.
    Sou de Loulé no Algarve
  16.  # 58

    Colocado por: paulovalenteEstes são os meus consumos (com uns acertos quando há leituras do local actualizadas)
    Tarifa bi-horaria semanal.
    Máquina de lavar loiça sempre depois das 0:00 e normalmente de 2 em 2 dias. Máquinas de lavar roupa a quente normalmente em horário vazio.
    Termo acumulador fagor de 50L. Somos 7 lá em casa. 2 adultos. O termoacumulador com 2 banhos seguidos em duches com águas mais ou menos a correr, fica sem água quente no fim. Claro que os consumos do termoacumulador variam muito do tipo de banho.
      edp.jpg


    São bem mais elevados que os meus.
    Quanto paga de electricidade em média?
  17.  # 59

    Colocado por: pjovp

    Sim vou arranjar uma tomada dessas.
    Sou de Loulé no Algarve


    Pois muito longe ;) Se fosse daqui da zona, arranjava-lhe uma pessoa para lhe ver isso a troco de uma bifana :)))) Mas como fica a 700kms acho que ele só aceitava a troco de 2 leitões ;)

    Veja lá a tomada. Pode não ser daí, mas...
  18.  # 60

    Colocado por: pjovpSão bem mais elevados que os meus.
    Quanto paga de electricidade em média?


    Há ali na minha tabela leituras de 2 meses, por isso é que alguns valores são altos (tipo 240 e 500 em vazio).

    Eu pago de 2 em 2 meses entre 160€ a 200€.
 
0.0236 seg. NEW