Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Não poderia estar mais de acordo consigo caro Tiago. É simplesmente absurdo pagar quase 1/4 do custo da obra em impostos. É simplesmente inadmissível, e burro, muito burro, é quem contribui para este peditório. Eu ainda não fiz, casa, não comprei casa e enquanto o iva se mantiver neste valor recuso-me a comprar seja o que for para além do estritamente necessário. Estou muito bem na casa dos sogros que foi construída há umas décadas atrás mas que está em muito bom estado. Cabemos todos e ainda sobra espaço. Entretanto vou poupando umas croas, quem sabe não vá viver para o Brasil.
  2.  # 22

    viver em casa dos outros para mim nao dá por isso é que emigrei, e bem novo. agora com 26 anos estou prestes a iniciar o projecto de construçao da minha casa que foi o objectivo nr.1 com que vivi os ultimos 5 anos.
    nao sinto que devo porra nenhuma ao governo português. fui como escorraçado do meu país, porque hei-de pagar agora por isso?
  3.  # 23

    São feitios, a casa tem dois pisos independentes e como os meus sogros tem um rendimento de lordes, passam a vida a viajar de autocaravana. Não nos incomodam nem são incomodados.
    • Delfim
    • 26 outubro 2014 editado

     # 24

    Então não construa cá. O IMI não para de aumentar, a electricidade idem aspas, a água vai ser privatizada e logo a seguir leva com um aumento brutal...Não construa cá, vai-se arrepender Uma casa é daquelas coisas que não podemos levar conosco quando daqui saímos, o estado sabe isso e sabe que tem aqui um rendimento garantido.
  4.  # 25

    Colocado por: DelfimEntão não construa cá. O IMI não para de aumentar, a electricidade idem aspas, a água vai ser privatizada e logo a seguir leva com um aumento brutal...Não construa cá, vai-se arrepender Uma casa é daquelas coisas que não podemos levar conosco quando daqui saímos, o estado sabe isso e sabe que tem aqui um rendimento garantido


    Então e você pensa que só se paga essas coisas em Portugal!!!???
    Nos outros países paga-se isso e muito mais? Em como locatário em França, tenho que pagar ao estado IMI no valor de quase 2 vezes o valor de uma renda??
  5.  # 26

    vou construir onde? no país de acolhimento longe de tudo o que gosto? da minha cultura, tradições, amigos e familia?

    infelizmente ninguem pode escolher onde nasce pois se assim fosse escolhia ser suiço. :(:(
    Concordam com este comentário: M.Dias
  6.  # 27

    Homem, se tem 26 anos ainda tem uma vida de trabalho pela frente e com certeza não quererá trabalhar em Portugal. (Embora o ordenado mínimo tenha subido pra 505Eur. Huau! daqui a pouco somos invadidos por imigrantes Suíços). tendo ainda uma vida de trabalho pela frente, vai construir para quê ? Para pagar impostos e ter uma casa vazia 11 anos por ano ? Para mostrar aos amigos e vizinhos ? Uma casa é um sumidoiro de dinheiro, não trabalhando cá para que quer a barraca ? Pense, eixe estar o dinheiro aí na suiça que está muito mais seguro.
  7.  # 28

    penso que o conceito de dinheiro seguro acabou. ou o investe em tijolos e telhas ou está sujeito....
    aconteça o que acontecer tenho sempre um abrigo, pouco me importa se está vazia durante 11 meses.
    o nossa casa é o nosso castelo nao há nada que pague isso. chateias te com os sogros, vais para onde? tás farto de viver em casa de fulano mas tens de o gramar porque nao tens para onde ir? e agora? vais pagar uma renda numa casa que nunca será a tua?

    uma casa nao tem só o valor em euros investido...metam isso na cabeça.
    Concordam com este comentário: DR1982
  8.  # 29

    Não se sabe se o Tiago não quer num futuro próximo voltar para portugal, sim porque os países estrangeiros não vão estar sempre de torneiras abertas para os portugueses...
    Por exemplo falo de franca ,com a caminho que isto leva e com a descida de precos que isto tem não tarda nada a isto não se torna assim tão rentável, sim porque as despesas ca são mais altas e se os precos descerem como tem vindo a descer breve não compensa ca estar, quando se fizer contas a renda de casa , viagens, impostos etc etc 2000 euros que ca se ganha equivalem a 800/900 em portugal!

    Uma questão que me intriga e quando se fala de pagar ou não IVA , mas isso e opcional? A partida se compram um tijolo para a casa já estão a pagar tijolo+IVA a loja de materias certo? Para que a loja de materias no final do ano entregue o IVA ao estado? Logo se assim e como não se paga o IVA ? Desculpem a minha ingenuidade mas não entendo!
  9.  # 30

    Colocado por: DelfimNão poderia estar mais de acordo consigo caro Tiago. É simplesmente absurdo pagar quase 1/4 do custo da obra em impostos. É simplesmente inadmissível, e burro, muito burro, é quem contribui para este peditório. Eu ainda não fiz, casa, não comprei casa e enquanto o iva se mantiver neste valor recuso-me a comprar seja o que for para além do estritamente necessário. Estou muito bem na casa dos sogros que foi construída há umas décadas atrás mas que está em muito bom estado. Cabemos todos e ainda sobra espaço. Entretanto vou poupando umas croas, quem sabe não vá viver para o Brasil.


    E os que não tem sogros que lhe proporcionem essas condicoes o que fazem? E os que querem " mandar na casa deles" sem dar satisfações a ninguém? E os que não querem viver de favor? E os que querem sentir se realizados ao ver algo construído com o seu próprio esforço para se calhar poderem proporcionar aos filhos algo semelhante ao que o Delfim está agora a usufruir?
    Sim porque tem noção que se os seus sogros ou quem construi a casa onde vive pensassem como você neste momento você ou estaria a pagar renda ou tinha construído e pago os impostos que tanto o chateiam...
    Concordam com este comentário: tiago_eco
  10.  # 31

    Colocado por: DR1982Uma questão que me intriga e quando se fala de pagar ou não IVA , mas isso e opcional? A partida se compram um tijolo para a casa já estão a pagar tijolo+IVA a loja de materias certo? Para que a loja de materias no final do ano entregue o IVA ao estado? Logo se assim e como não se paga o IVA ? Desculpem a minha ingenuidade mas não entendo!
    Não, não é opcional. Paga IVA, o que acontece é que por vezes em algumas empreitadas consegue-se fugir um pouco ao imposto, nomeadamente na mão-de-obra e em alguns materiais. (areia, pedra, desaterros...)
  11.  # 32

    Colocado por: tiago_ecopenso que o conceito de dinheiro seguro acabou. ou o investe em tijolos e telhas ou está sujeito....
    Pois, o conceito de bom investimento no imobiliário também acabou. Não pague o IMI e vai ver como rapidamente a barraca passa a ter outro proprietário.
    • Delfim
    • 26 outubro 2014 editado

     # 33

    Não sei se é casado, mas caso não seja como sabe se a sua futura esposa que morar no lugar onde vai construir ? Olhe que vender casa hoje em dia é muito complicado cá no rectangulo. Eu também sonhava reconstruir a casa que herdei dos meus pais, mas azar dos diabos a minha esposa não quer de forma alguma morar lá. Portanto lá está uma casa a cair de podre que ninguém quer comprar mas cujo imposto tenho que pagar.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 34

    o terreno ja está comprado e estamos todos de acordo. como disse ainda sou novo ainda tenho muito para ganhar, porque haveria de vender a casa?mesmo que na remota hipotese considere ficar cá muitos anos, onde acha que vou querer passar férias?em casa da tia?
  13.  # 35

    Colocado por: tiago_ecoconsidere ficar cá muitos anos, onde acha que vou querer passar férias?em casa da tia?
    Para passar férias fica-lhe muito mais barato alugar uma casa por um mês de que ter uma casa sua fechada 11 meses a pagar impostos e a deteriorar-se. Acredite que quando decidir voltar de vez para Portugal terá que renovar completamente esta casa que agora quer construir. Mas a decisão é sua, se o que pretende é esbanjar dinheiro, então esteja à vontade, os que cá estão querem é isso mesmo, patinhos para depenar.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  14.  # 36

    Concordo, não boa opção construir uma casa sem ter previsões de utilizá-la a tempo inteiro num curto espaço de tempo até porque as casas desabitadas estragam se mais do que as habitadas, caso não tenha intenções de viver em portugal dentro em pouco tempo nao e mesmo má ideia continuar amealhando e construir quando pretender regressar podendo assim usufruir de uma casa nova!
  15.  # 37

    Construir casa de 150m2 por 75 mil!!!!!!! Hummm já gastei cerca de 80 mil e ainda falta muita, muita coisa!
    É na fase de acabamentos que se gasta mais dinheiro e que se vê menos coisas feitas!

    Talvez os 100/110 mais IVA( não pensem em fugir, quando levantam a licença na câmara as finanças têm automaticamente conhecimento, depois podem ter uma surpresa muito desagradável!) seja um valor mais realista, e com muita contenção na escolha de materiais!!

    Boa sorte!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DT
  16.  # 38

    Não se esqueçam que no código do IVA há uma exceções bem simpática, nomeadamente, senão me falha a memória, nos pontos 2.23 e 2.27 da lista 1 anexa ao CIVA.
    Grosso modo, IVA a 6% para toda e qualquer remodelação para habitação (materiais incorporados incluídos até 20% do total da adjudicação) e idem para obras em zonas de recuperação urbanística (ACRRU, ZIP, ARU, etc, etc).
    O mais inacreditável é que me deparo constantemente com pessoal do meio que não faz a mínima ideia desta realidade. É triste.
    • tnjp
    • 27 outubro 2014

     # 39

    Não se esqueçam que no código do IVA há uma exceções bem simpática, nomeadamente, senão me falha a memória, nos pontos 2.23 e 2.27 da lista 1 anexa ao CIVA.
    Grosso modo, IVA a 6% para toda e qualquer remodelação para habitação (materiais incorporados incluídos até 20% do total da adjudicação) e idem para obras em zonas de recuperação urbanística (ACRRU, ZIP, ARU, etc, etc).
    O mais inacreditável é que me deparo constantemente com pessoal do meio que não faz a mínima ideia desta realidade. É triste.


    Para um melhor entendimento desta questão, deixo aqui um oficio das finanças:
    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/A5C75BB8-34A0-4DE1-BD3A-1A199E753435/0/IVA-of%20circ%2030135.pdf
  17.  # 40

    Caro DT

    Em tempos fiz uma consulta para um cliente em Leiria e contactei com dois ou três empreiteiros que me dessem os seus preços de referência (e atenção que estes preços são apenas de referência e servem apenas para balizar o montante de investimento, uma estimativa séria só consegue ser feita com projecto e pelo menos um mapa de medições) e os valores para essa zona nunca andariam abaixo dos 700€/m2 acrescidos de IVA. Eu, no caso que referiu, como estimativa inicial apontaria para 110 000€ a 120 000€ para construção da casa e 6 000 a 8 000€ para projectos. A isto faltar-lhe-ia acrescer taxas municipais e de ligação a redes e os custos para arranjos exteriores e vedações (que podem variar bastante: será diferente se quiser vedar o terreno com uma malha galvanizada, com betão ou com pedra). Caso precise de uma equipe projectista, disponha.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arquitecto
    [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
 
0.0231 seg. NEW