Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Uma pergunta que sempre me suscitou curiosidade:

Tenho uma caldeira mural a gás (Beretta Ciao 24kW) que permite o aquecimento central e de águas sanitárias.

A esmagadora maioria do tempo tenho a caldeira na posição de "águas sanitárias". Mesmo nesta posição acontece uma coisa curiosa: se faltar pressão no circuito de aquecimento central a caldeira recusa-se a trabalhar, embora o aquecimento central não esteja a ser usado (ou seja, para o efeito, a caldeira é um mero esquentador que se recusa a funcionar se faltar pressão da água no circuito de aquecimento não utilizado).

Há alguma boa razão técnica para isto?
  2.  # 2

Colocado por: ClioIIHá alguma boa razão técnica para isto?

tem permutador e circuito hidráulico único, pelo que a falta de pressão afecta ambas as funções.
  3.  # 3

Colocado por: jorgealves
    tem permutador e circuito hidráulico único, pelo que a falta de pressão afecta ambas as funções.

Desculpe, Jorge, mas não percebi.

Segundo percebo do diagrama da caldeira, há um circuito hidráulico fechado (com ida e retorno) para as águas de aquecimento central com o seu permutador de calor ("serpentina") e outro circuito hidráulico aberto (só de passagem) para as águas quentes sanitárias com a sua "serpentina" própria também. Nem podia ser de outra forma (Deus nos livre de andarmos a beber água dos radiadores...).

Logo, não percebo como se aplica o que escreveu...
  4.  # 4

o permutador da câmara de combustão é só um, depois tem um permutador extra que faz o aquecimento da agua sanitaria.
  5.  # 5

Colocado por: jorgealveso permutador da câmara de combustão é só um, depois tem um permutador extra que faz o aquecimento da agua sanitaria.

Então: um permutador mais um permutador extra são 2 permutadores (digo eu que tenho dificuldades em aritmética e conto pelos dedos... ). :)
  6.  # 6

Habitualmente o permutador das aqs e de placas e faz permuta entre as AQS e o circuito de aquecimento,
    se tiver câmara de combustao com 2 ou mais circuitos, nenhum deles pode funcionar sem ser completamente cheio.

0.0125 seg. NEW