Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

depois de ler esta notícia fiquei sem perceber que motivações fundamentam esta proposta do próximo orçamento de estado 2015.

Mas será que está tudo doido? Ou sou eu que estou com a compreensão muito lenta?
  2.  # 2

Colocado por: princedepois de ler estanotíciafiquei sem perceber que motivações fundamentam esta proposta do próximo orçamento de estado 2015.

Bom, o imposto chama-se "Imposto Único de Circulação". Se os carros não circulam... :)
  3.  # 3

Os carros abandonados que forem recolhidos por entidades competentes para isso são abatidos e deixam de pagar impostos. Não sei o porquê de tanto alarido.
    Concordam com este comentário: eu, Bricoleiro
  4.  # 4

Colocado por: princedepois de ler estanotíciafiquei sem perceber que motivações fundamentam esta proposta do próximo orçamento de estado 2015.

Eu só encontro uma motivação para esse lei. Vai ser criado o "imposto sobre o estacionamento de veículos em arruamentos públicos"
  5.  # 5

Esse imposto já existe. É vulgarmente conhecido por parquimetro.
  6.  # 6

há que entender o que é um carro abandonado e o que é um abatimento automovel , imposto unico de circulação é tido em base em todas as viaturas automoveis que estejam aptas para circular na rua ? ou seja se um carro tiver abandonado na rua com chapas de matricula alguem o pode tocar mesmo que esteja caindo aos bocados ...?
    eu penso que o sistema actual é que mostra uma total desinformação , é possivel deixar de pagar imposto de circulação simplesmente abatendo a matricula custa 5 € o que não é o abatimento do carro mas o resto fica com a policia e com o sistema ... pior mesmo é quando dizem que não é possivel ...
  7.  # 7

Colocado por: RJAS1972Os carros abandonados que forem recolhidos por entidades competentes para isso são abatidos e deixam de pagar impostos. Não sei o porquê de tanto alarido.
    Concordam com este comentário:eu
    se for isso que vai acontecer , é o juntar das coisas num sitio só .
  8.  # 8

Não percebo a novidade, já há muito que quando as Camaras recolhem uma viatura abandonada
    cancelam a amatricula ao fim de seis meses, (Prazo para o dono reclamar a viatura),
    por isso não vejo o que esta lei traz de novo.
  9.  # 9

Colocado por: rafaelisidoropossivel deixar de pagar imposto de circulação simplesmente abatendo a matricula custa 5 € o que não é o abatimento do carro mas o resto fica com a policia e com o sistema ... pior mesmo é quando dizem que não é possivel ...

É possivel mas sob condições, uma delas é não estar na via publica.
  10.  # 10

Parece que os jornalecos fazem questão de dar razão ao Coelho. Não sabem ler, interpretar uma lei é algo transcendente, mas prontes o governo recua e já não vai fazer aquilo que eles pariram...
  11.  # 11

Colocado por: king25
    É possivel mas sob condições, uma delas é não estar na via publica.
    não senhor , o carro pode estar na via publica , não pode é circular nela , para a camara ou outra entidade levar o carro tem que ser por queixa e ainda assim o carro não pode ter matricula se tiver matricula ninguem pega no carro com ou sem selos pagos o que leva a outra discussão por acaso informei-me sobre este assunto não tem muito tempo , foi o que me disseram .
  12.  # 12

O Sr. Manel não pode ir á repartição de finanças e dizer que não paga mais IUC porque abandonou o seu chaço lá no beco.
    As viaturas são consideradas abandonadas se os selos do seguro e/ou da inspeção não estarem atualizados. Aí as autoridades levam a viatura para um parque próprio e ao fim de um prazo são destruídas. Este fato é comunicado á Autoridade Tributária que cancela a cobrança do IUC. Pelo meio acho que existem coimas ao proprietário mas não sei ao certo quais.
    O que é que isto tem de novo em relação ao passado?? È que o proprietário tinha que ir á procura de quem tinha levado a sucata da rua e obter uma declaração como o mesmo tinha sido destruído. No futuro não precisa de fazer isso mas deve ter que pagar umas coimazitas.
    A Quercos começa logo aos gritos, mas não é grave. Vão até ao Ministério do Ambiente, recebem mais um subsidiozito para salvar os papagaios roxos, e vêm dizer que o governo já corrigiu o erro e que agora sim está tudo mais verde.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  13.  # 13

Colocado por: CarvaiAs viaturas são consideradas abandonadas se os selos do seguro e/ou da inspeção não estarem atualizados.
    não pode ser assim , imagine o Carvai tem uma carta assegurada logo não tem selo no carro , depois faz uma viagem e o selo da ipo vai á vida ...quem tem o direito de lhe mexer no carro ?

e mais a propria policia diz em caso de queixa para alguem retirar a matricula do carro de modo a ser rebocado caso contrario ninguem mexe ali ou se mexer estão errados ...
  14.  # 14

Todos os veiculos com registo após 1981 têm de pagar IUC, quer esteja a circular, na garagem ou estacionado na rua permanentemente.
    Ter um carro na rua "abandonado" sem IUC é ilegal e em primeira instância será multado, depois pode mesmo ser rebocado!

O proprietário do veiculo é notificado para remover o carro e é dado 30 dias para o fazer.
    Quando não o fazem, é afixado um edital na Câmara Municipal, conforme a lei, dando-lhes mais trinta dias para o fazerem.
    Esgotados os prazos, a PSP avança para a remoção dos carros e os proprietários sujeitam-se a coimas
  15.  # 15

Está mal informado. Todas as viaturas na VIA PÙBLICA são obrigadas a ter seguro e inspeção válidas. O seguro de carta só serve para viaturas que estejam em parques de venda ( novas ou usadas) e nunca serve para conduzir o carro que esteja em nome do segurado.
    E as autoridades quando verificam que uma viatura apresenta sintomas de estar abandonada ( não é preciso um curso para ver isso) e o seguro e IPO estão caducados colocam um aviso no carro e podem reboca-lo ao fim de alguns dias - salvo erro 15 dias.
  16.  # 16

Não há dúvidas que carros abandonados são uma praga, mas eles existem!
    Não há dúvidas que as autoridades tem a obrigação de os remover, mas não o fazem!

Solução:
    Durante a noite com mais uns poucos de vizinhos leve o carro até ao meio de uma rotunda... vai ver que no dia a seguir o levam de lá!
  17.  # 17

Colocado por: LuisPereiraTodos os veiculos com registo após 1981 têm de pagar IUC, quer esteja a circular, na garagem ou estacionado na rua permanentemente.
    Ter um carro na rua "abandonado" sem IUC é ilegal e em primeira instância será multado, depois pode mesmo ser rebocado!

O proprietário do veiculo é notificado para remover o carro e é dado 30 dias para o fazer.
    Quando não o fazem, é afixado um edital na Câmara Municipal, conforme a lei, dando-lhes mais trinta dias para o fazerem.
    Esgotados os prazos, a PSP avança para a remoção dos carros e os proprietários sujeitam-se a coimas

No país da bela adormecida?
    Venha um fim de semana a Lisboa e entretenha-se a contá-los ...
  18.  # 18

Os agentes de autoridade não sabem se os carros estacionados pagam ou não o IUC, já não há dístico no vidro, só consultando pela matrícula.
    Para o carro ser recolhido tem de haver uma queixa em como aquele carro"x" está estacionado por "x"tempo no mesmo sítio. E aí é que a entidade municipal do sítio vai averiguar junto das autoridades e deixam lá um edital com o aviso, caso seja dado com veículo abandonado.
    Ninguém tem ordem para rebocar carro nenhum por não ter pago o IUC, posso circular com o meu carro sem pagar o IUC a única coisa que me arrisco é a multa por atraso de pagamento e juros de mora, já me aconteceu andar meses a circular assim sem que me tenha apercebido e paguei o valor + 15 euros.
    Mas já vai aqui um período de tempo de ganho para as Finanças, entre a criação deste imposto IUC e o anterior que era o Imposto Municipal(selo) em que só pagava quem circulava, podia ter um carro clássico na garagem que não pagava e estava legal, agora com o IUC isso já não acontece, paga quem circula e quem não circula, ou seja, o próprio nome do imposto é uma aberração! Não é imposto de circulação mas sim de propriedade.
    Agora com a nova medida, desenganem-se os que pensam que vão poder deixar uma viatura abandonada em "N" sítio sem pagar o IUC, porque segundo o código da estrada só é considerado abandonado se for apreendido e não for reclamado no prazo de 45 dias.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  19.  # 19

Existe legislação específica para o efeito, nomeadamente em viaturas alvo de presunção de abandono com prazos definidos para remoção e notificação do proprietário.
    Caso a viatura que esteja em ocupação de via pública e não detenha matricula pode ser automaticamente rebocável para depósito municipal ou outro.
  20.  # 20

Só em Lisboa a Camara/ Policia Municipal tem 2 parques no cimo do cemitério do Lumiar atulhado de carros abandonados. A burocracia impede muitas vezes os mesmos serem abatidos de forma mais célere. Esta medida é positiva porque grande parte dos carros abandonados estão ainda em nome de antigos donos que quando recebem a notificação da Policia é que sabem onde eles andam. Assim se a Policia informar as finanças que o mesmo foi abatido vai tirar uma grande dor de cabeça aos antigos donos.

0.0209 seg. NEW