Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    No meu caso é uma parede formada com tijolos 15 caixa de ar com XPS com 3 cm.
  2.  # 162

    Caro Etics aqui fica um exemplo, igual ao que você colocou:

    Respectivas imagens (isolamento pelo interior, no inverno)
    Temperatura interior 20ºC e humidade 50%
    Temperatura exterior -5ºC e humidade 80%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcolanca
      Captura de ecrã 2014-12-19, às 17.26.50.png
  3.  # 163

    Isolamento pelo exterior no verão

    Temperatura interior 21ºC humidade 50%
    Temperatura exterior 35ºC humidade 65%
      Captura de ecrã 2014-12-19, às 17.27.12.png
  4.  # 164

    Colocado por: Anonimo18072022AO Dias usa 0ºC como temperatura exterior e 20ºC como temperatura interior. Basta que a temperatura exterior desça para -5ºC ou a temperatura interior suba para 23ºC e tem condensação no pano de alvenaria.


    Caro Etis aqui tem aquilo que você dizia:
    A solução do Anonimo16062021 mas com:

    Temperatura interior 20ºC e humidade 50%
    Temperatura exterior -10ºC e humidade 100% (condições muito extremas mesmo)
    Contudo poder-se-á ver na imagem abaixo onde é que a condensação está.
      Captura de ecrã 2014-12-19, às 17.44.44.png
  5.  # 165

    A mesma situação agora e nada foi mudado interiormente, apenas foi mudado a temperatura exterior de -10ºC para -5ºC, poderemos ver a diferença que faz. (a humidade exterior mantém-se nos 100%)
      Captura de ecrã 2014-12-19, às 17.48.13.png
    • r.v
    • 19 dezembro 2014

     # 166

    sr. Anonimo110722. sabe me dizer que espessura de la de rocha é equivalente a xps de 8cm?
  6.  # 167

    r.v

    Essa questão das espessuras de isolamento e quais as espessuras equivalentes de uns para os outros isolamentos está diretamente relacionado com a condutividade térmica de cada produto.

    Isto é, os produtos de isolamento assim por alto podem ir desde os 0,060W/m.K até aos 0,020W/m.K, e é perante esta condutividade térmica que as "espessuras" podem ser comparadas.
  7.  # 168

    Caro Etics,

    Você vai me dizer que no inicio do verão por exemplo, enquanto as temperaturas não são constantes, não existe situações onde a temperatura não pode ser 21ºC e no exterior 35ºC?
    Você disse que aí em Leiria estão 4ºC certo? acho eu que ainda é 14ºC a mais dos tais -10ºC que colocou na sua opção.


    Você pode ver por essa ultima imagem que coloquei que a condensação está na parte exterior da alvenaria, por isso diga-me qual o problema que daí advém?
  8.  # 169

    Ainda mais caro Etics,

    Já fiz essa troca para 25ºC interiores e as condensações continuam na mesma.

    Você deve saber bem que em qualquer sistema as condensações existem, seja pelo exterior seja pelo interior, seja de verão seja de inverno, mas essas condensações são consideradas irrelevantes para prejudicarem o funcionamento do sistema
  9.  # 170

    Queria citar e não concordar, mas até concordo na medida em que o cliente deverá estar com toda informação disponível para fazer uma escolha correta daquilo que pretender.

    É pena eu ter vária informação em alemão, contudo é uma questão de conseguir traduzir textos sobre as barreiras pára-vapor que foram alvo de estudos por partes independentes e as conclusões a que chegam você até poderia achar que estavam enganados.

    Uma barreira pará-vapor não tem um caráter obrigatório na maioria das vezes, lá está, cada situação tem de ser estudada nas condições dessa mesma situação, e por exemplo, quando a barreira pára-vapor não é colocada de forma contínua, por exemplo algo que cá em Portugal pouco se vê, aquilo que se vê são as barreiras pára-vapor apenas colocada nas placas de isolamento (pois as mesma já as trazem), quando existe esta situação está estudado que isso pouco ou nada ajuda, pois nos sistemas que não são colados, e aqui é que está a grande diferença do nosso sistema para um sistema de construção em placas de gesso laminado, se levarem uma barreira pára-vapor apenas nas placas está a deixar locais onde essa barreira não existe, e espaços onde existe ar e é exatamente aí que as condensações serão dadas.

    E depois ainda há uma outra questão, que é o facto de as barreiras pára-vapor não eliminam em 100% estas condensações, e quando as mesmas não estão a "fazer" o seu trabalho posteriormente prendem o "vapor" e ele irá condensar no próprio isolamento.


    Isto dito assim de forma mais fácil, não há uma única solução quer seja com barreira pára-vapor que seja sem barreira, que estes problemas não se coloquem, e mais, quer seja pelo exterior quer seja pelo interior, porém tais condensações são mínimas.

    E outra coisa já agora, como é que você diz que por exemplo na duas ultimas imagem que coloquei a condensação ocorre na parte exterior e não junto ao isolamento, isto é, a condensação como você também diz, tenderá (no inverno) a ir do interior para o exterior, se essa mesma condensação já está na zona exterior da alvenaria então ela tenderá a sair para o exterior e não para o interior.



    Mas numa coisa estou de acordo consigo, acho que os clientes devem saber tudo e mais alguma coisa, mesmo que eles não estejam interessados em saber, pelo menos é preciso deixar claro as diferenças entre cada sistema, porque é bem diferente este sistema que nós oferecemos e que outras marcas oferecem dos sistemas de construção em gesso laminado.
  10.  # 171

    Caro Etics referiu esses dois exemplos de conversas sobre as barreiras pára-vapor, no ultimo exemplo que colocou, na segunda página, poderá ver certos fenômenos que falo e que são bem mais complicados de resolver a partir do momento que se coloca uma barreira pára vapor
    https://forumdacasa.com/discussion/31546/2/duvida-capoto-vs-pladur/

    Isso acontece porque o vapor ficou "preso".

    Como vê, aquilo que me referia em relação às barreiras pára-vapor é que as mesmas tem de ser contínuas, se não, também existe probabilidade de vir a prejudicar o sistema.


    Com uma pequena pesquisa, (e até se colocar essa mesma pesquisa em alemão) você verá que existe mais marcas do que as já foram aqui mencionadas, com este sistema de isolamento térmico pelo interior colado sem barreira pára-vapor. Contudo não irei colocar aqui nomes de marcas pois este tópico não é para lhes fazer publicidade, para isso cria-se outro tópico.


    Brevemente irei colocar os preços relativamente aos materiais para esta solução, sendo que os preços de todos os produtos já estão listados na nossa lista de preços, aquilo que falta é mesmo os preços para espessuras de isolamento de 5cm e 6cm.
    Até breve com mais novidades
    Concordam com este comentário: valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  11.  # 172

    Queria apenas deixar o meu "like" a este tipo de discussões, particularmente à Atlas Portugal e ao Etics (com a sempre bem vinda e preciosa colherada do Anonimo16062021!), pois o tom da mesma (apenas esclarecendo e argumentando com fcatos) e o nivel de conhecimentos dos envolvidos são evidentes, saindo o consumidor a beneficiar com tudo isto.
    Obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Atlas Eurobuild
  12.  # 173

    Pedro Azevedo,

    Como eu disse no início da discussão, creio que foi na segunda página deste mesmo tópico, a intenção do tópico é elucidar os utilizadores e nunca o contrário, esse meu comentário na altura veio com a discussão sobre a resistência mecânica sobre o XPS, que usando "termos" diferentes no fundo o que se estava a querer passar era a mesma informação.
    Nessa altura não compreendi o porquê do utilizador Etics ter ficado de fora do resto do decorrer do tópico, pois como também disse, todos os comentários, desde que tragam ao tópico mais-valias e/ou motivo de boa discussão são sempre bem-vindos.

    Creio que este tipo de discussão são sempre benéficos, desde que não se tente denegrir quer um lado quer o outro, isto é, os argumentos utilizados não poderão ser insultuosos de modo a provocar outras discussões sem qualquer importância, mas sim argumentos válidos do sistema em questão.

    Por acaso foi o mesmo utilizador Etics a colocar esta questão da barreira pára-vapor, contudo bem que poderia ser qualquer um outro utilizador a colocar essa mesma, pois é uma questão pertinente.
    Contudo creio que a grande questão aqui é o facto de se querer comparar dois sistemas bastante distintos, um sistema de isolamento colado, e um sistema de construção com placas de gesso laminado com isolamento no interior. São sistemas distintos e com caraterísticas distintas. A única coisa em comum é o facto de isolar pelo interior.


    Desde já também quero agradecer o modo como toda esta discussão foi conduzida, não levando a quezílias que noutros tópicos vieram prejudicar o tópico em si, sem trazer qualquer proveito aos interessados, pois a discussão foi conduzida para um outro nível.


    Cumprimentos
    Atlas Portugal
    • r.v
    • 21 dezembro 2014

     # 174

    o xps é para fazer o isolamento do teto,visto que no projeto esta marcado por cima da laje de teto. mas como eu quero colocar por baixo da laje, aparafusado o teto, porque vai levar teto falso. tenho que meter xps de 8cm,se conseguisse arranjar la de rocha em painel pelo mesmo preço mas que ficasse com melhor isolamento melhor para o cliente
    • jcab
    • 22 dezembro 2014

     # 175

    Já agora, isto parece-me ser um produto pouco resistente.
    Aqui não há tanto o perigo, mas há até a possibilidade de os pássaros estragarem a camada exterior.
    E é um produto que se suja com mais facilidade que uma parede normal.
  13.  # 176

    jcab

    Muito pelo contrário.

    Se você recuar umas páginas e chegar à página onde colocamos o nosso catalogo verá que os revestimentos possuem uma barreira de proteção contra a corrosão biológica isto é contra o desenvolvimento de algas e fungos nas fachadas. (refiro-me aos sistemas de isolamento pelo exterior).

    Também poderá reparar que nós temos um produto que requer obrigatoriamente uma fase de acabamento com o produto Fastel Nova.
    Este produto Fastel Nova é um produto inovador em vários aspetos, tal como se pode verificar no catalogo, porém e referindo apenas a questão da sujidade, este produto é auto-lavável, isto é, as sujidades e agentes biológicos (algas e fungos) não estão conectados diretamente à fachada, devido à superfície bastante suave desta camada de acabamento, pelo que são facilmente eliminadas com a água da chuva.
  14.  # 177

    Relativamente aos pássaros, pode eliminar essa questão se optar por um isolamento com Lã Mineral, e aí ao que parece não existe relatos de problemas.
  15.  # 178

    Caro Etics creio que o Anonimo16062021 se estava a referir a fabricante que aplicam exatamente o mesmo sistema, com placas de lã mineral. Já foram ditas aqui marcas, contudo, creio que não é boa política estar a referir outras marcas no tópico que é vocacionado para uma, se assim for pertinente abre-se uma nova discussão onde poderão ser expostas várias marcas com o sistema que nós também oferecemos.
  16.  # 179

    Como estamos em tempo disso:

    A Atlas quer desejar a todos umas Boas Festas.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva, Anonimo16062021, branco.valter, musg, damned, valtores, Piny
      988390_559488847459144_84694785_n.jpg
  17.  # 180

    Sou um seguidor do fórum há algum tempo, mas só agora decidi participar.

    Eis a minha situação:

    Prédio com 3 apartamentos, 2 no rés do chão e 1 no primeiro andar. Considere-se aqui o Apartamento t3 com 96m2 no 1º andar. Tem sótão com área igual, construído posteriormente. As paredes do apartamento são de tijolo de betão de 20cm. As do sótão de tijolo de 30cm. Os caixilhos têm vidro duplo (caixa de ar de 5mm) e proporcionam um isolamento razoável. O telhado tem isolamento (lâmina de alumínio e bolha de ar) e subtelha. O teto do sotão é em pladur. Com temperaturas de inverno entre os 10 e os 15 graus consegue-se manter uma temperatura ambiente de 14 a 16 graus em toda a casa sem fonte de aquecimento.
    O apartamento tem 6 fachadas, 4 expostas (NE, SSE, SO, ONO) e 2 “protegidas”: 1 (N) com a caixa de ar proporcionada pela escada entre o rés-do-chão e o primeiro piso, coberta por uma clarabóia de alumínio com vidro laminado, a outra (SE) por uma mezanine em alumínio e vidro simples. 3 das paredes do primeiro andar estão recuadas em relação às do rés do chão. Esse recuo é coberto de telhado.
    Pretende-se aplicar ETICs, mas a disposição de janelas, telhados, espaços de utilização comum dificultam/encarecem a opção de isolamento.

    Eis as dúvidas:

    1 Isolar apenas as paredes expostas comprometia significativamente ou irremediavelmente o ganho térmico?

    2 O encontro da fachada com o telhado deveria ser tratado como se fosse uma zona de terraço ou não exige reforço?

    3 É muito mau que não se aplique ETICs nos vãos das janelas? (Tanto mais depois da dúvida 1)

    4 A opção de colocar grés porcelânico como acabamento compensa com o que a longo prazo se gasta com repintura? A opção significa grande perda térmica?

    5 Seria necessário uma fonte de calor (recuperador ou salamandra com distribuição de calor pelos quartos,…) muito potente para assegurar 20 graus em toda a casa?

    Aguardando as vossas sugestões ficam os votos de um bom ano 2015.
 
0.0674 seg. NEW