Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

..
  2.  # 22

Mesmo sem acidentes e caso haja uma inspeção, o DO é o responsavel por ter em obra uma empresa sem a habilitação necessária.
    Quer o Fiscal quer o Coordenador de segurança não podem ser coniventes com esta ilegalidade
  3.  # 23

As especialidades são contratadas por mim e sim tem um eng que assina. Pede apenas 300€. Será mesmo assim...?
  4.  # 24

Colocado por: andanteAs especialidades são contratadas por mim e sim tem um eng que assina. Pede apenas 300€. Será mesmo assim...?

Idependentemente de quem contrata as especialidades tem que haver sempre um empreiteiro geral.
    Esse eng assina a Direção Técnica certo?
    Ainda falta o Diretor de fiscalização e o Coordenador de segurança.
    300€ para fazer o quê? Assinar um termo inicial e um final?
    Se for só isso está caro.
  5.  # 25

Colocado por: andanteNovidades!
    Antes de colocar esta questão aqui, tinha perguntado ao arquitecto da camara municipal, que ficou de dar-me a resposta. Pensei que não viesse, demorou mas finalmente veio!
    Para meu espanto quando esperava a confirmação do que aqui foi dito, ele disse-me "uma vez que a estrutura e alvenaria estão feitas, este alvará pode acabar a obra". isto com o aval do chefe de divisão de obras .

Que me dizem? Haverá alguma excepção à regra? Será desconhecimento deles? Se for erro deles, eles têm autonomia ou o INCI é supremo?

Mas tem isso escrito ou foi só de boca? se tem escrito avance....se foi de boca eu nao me fiava!
  6.  # 26

Colocado por: loverscout....se foi de boca eu nao me fiava!

O único problema que pode ter é o pedido de averbamento ser indeferido.
  7.  # 27

Colocado por: andantee sim tem um eng que assina.

E é funcionário do empreiteiro?
      directorobra.PNG
  8.  # 28

Colocado por: PicaretaE é funcionário do empreiteiro?

Mas fique descansado, que muitas câmaras também costumam tapar os olhos a isto.
  9.  # 29

Colocado por: Picareta
    O único problema que pode ter é o pedido de averbamento ser indeferido.

quando tem relatos no forum de camaras que emitem as licenças...e depois recuam dizendo que afinal nao podem emitir a licença.... acho que vale tudo!
  10.  # 30

Pois loverscout, esse é o meu receio.

Colocado por: zedasilvaMesmo sem acidentes e caso haja uma inspeção, o DO é o responsavel por ter em obra uma empresa sem a habilitação necessária.
    Quer o Fiscal quer o Coordenador de segurança não podem ser coniventes com esta ilegalidade

Mas se o empreiteiro diz que pode e a camara também, quem sou eu para questionar isso?! Eles é que aprovam ou não!
    A fiscalização não pertence à camara?
  11.  # 31

Colocado por: andantePois loverscout, esse é o meu receio.

Mas se o empreiteiro diz que pode e a camara também, quem sou eu para questionar isso?! Eles é que aprovam ou não!
    A fiscalização não pertence à camara?

A ACT nada tem a ver com possíveis irregularidades que a câmara possa cometer, são organismos diferentes.
    Quando falo em fiscalização refiro-me ao fiscal e ao Coordenador de segurança quem têm que ser contratados por si
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andante
  12.  # 32

A coisa piorou.. esta discórdia, actual, deve-se ao preço do estuque que foi feito entretanto. Ele apresentou um valor muito alto pelo que não aceitei e entreguei o trabalho a um sub-empreiteiro (foi "só" metade do valor). Ele nada disse e quando o trabalho foi concluído veio exigir o pagamento da sua comissão que, volto a repetir,é o dobro. Alega também que o orçamento que me entregou é válido, quando foi apenas um orçamento pedido, onde nem sequer constam quaisquer assinaturas!!
    Eu não sou contra a comissão, desde que seja a justa e a corrente, ele não pode querer ganhar tanto como o sub-empreiteiro que gastou material e MO!E ameaça não deixar prosseguir a obra enquanto não pagar.

Entretanto, como a empresa, que era dele, faliu, e abriu outra em nome de familiar, tivemos de fazer um averbamento. Desconfiado do futuro, pedi a uma funcionária para digitalizar o L.Obra todo e enviar-me.
    Como já ameacei mudar de empreiteiro, agora guardou o Livro de Obra no seu estaleiro, como é ali perto diz que pode ficar lá.

Perguntas:

- esta exigência dele não pode ser considerada tentativa de extorsão?
    - a que entidades posso recorrer para fazer queixa sobre o livro de obra?
    - como disse em comentários anteriores, o livro está assinado até à conclusão das alvenarias.Se o livro "desaparecer" o director técnico e fiscal são obrigados a repôr o que estava no LO?
  13.  # 33

Mais duas:
    - reparei agora que no LO não há menção ao facto de a empresa construtora ser outra. Não é um facto importante a ser mencionado? É normal?
    - caso mude de empreiteiro, a obra pode prosseguir enquando decorre o processo de averbamento?
  14.  # 34

Colocado por: andante- caso mude de empreiteiro, a obra pode prosseguir enquando decorre o processo de averbamento?

Não.
    Mas parece que já mudou de empreiteiro sem fazer o averbamento da câmara municipal.
    O livro de obra tem que estar na obra, se ele se recusar deve fazer queixa ao INCI e à câmara municipal, mas você tem telhados de vidro, pelo que essa queixa pode virar-se contra si.
    O alvará que foi entregue na Câmara ainda está válido?
  15.  # 35

A obra começou com um empreiteiro que faliu, abriu nova empresa em nome de um familiar e fez-se um averbamento. O livro de obra mantêm-se com o nome da empresa original! Agora que levantou o livro de obra está a criar problemas.

Quais são os meus telhados de vidro? Ele tem bem mais que eu..neste momento nem o estaleiro está assinalado
  16.  # 36

Colocado por: andanteA obra começou com um empreiteiro que faliu, abriu nova empresa em nome de um familiar e fez-se um averbamento.

A câmara aceitou um novo empreiteiro e não pediu o livro de obra para lá registar esse facto?

Colocado por: andanteQuais são os meus telhados de vidro?

Eu pensava que o alvará que estava na câmara era da empresa que faliu, mas final estava enganado.
  17.  # 37

Colocado por: PicaretaA câmara aceitou um novo empreiteiro e não pediu o livro de obra para lá registar esse facto?

Pediu mas n ficou nada registado , a não ser que o tenha feito noutro papel que eu desconheça. Não fui eu que o levantei.
  18.  # 38

Colocado por: andantePediu mas n ficou nada registado

Mas tem um documento da câmara a aceitar a troca de empreiteiros, certo?
  19.  # 39

Colocado por: PicaretaMas tem um documento da câmara a aceitar a troca de empreiteiros, certo?

Nada! Não tenho nada que documente essa troca e o averbamento. O empreiteiro foi lá e levantou os documentos.
  20.  # 40

Colocado por: andanteNada! Não tenho nada que documente essa troca e o averbamento. O empreiteiro foi lá e levantou os documentos.

Mas você entregou algum requerimento na câmara a solicitar o averbamento do novo empreiteiro, acompanhado de um novo alvará, apólice de seguro e termo de responsabilidade do novo directo de obra?

0.0234 seg. NEW