Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite

    Tenho entre mãos, um projecto para a construção de um relogio de sol em Pedra na zona Norte, que será o elemento central de um jardim, pelo facto que estamos a falar de um relógio com cerca de 10m ou mais.... umas valentes toneladas de pedra.

    já pesquisei informação na internet, os conceitos não parecem complicados, depois há umas correcções da nossa posição etc etc..

    Como será um projecto grandioso, procuro matemático ou astronomo que tenha conhecimentos nesta area, ou alguem que já tenha realizado uma obra deste genero, do forma a dar algum apoio técnico nos estudos de forma a que o relogio fique o mais aproximado da hora correcta.

    cumps
  2.  # 2

    Parece muito interessante!
    Infelizmente nao tenho conhecimentos nessa área para que o possa ajudar mas gostava de ver o crescimento dessa obra! Vá colocando posts aqui se fizer favor!
  3.  # 3

    Ora qui está um post que irei seguir com atenção.
    Já alguns anos que vou adiando a pesquisa para a construção de uma engenhoca destas, talvez seja agora que me decida.
    Costa, não deixe de nos informar sobre o estudo e a evolução da obra
    Concordam com este comentário: bodrelhos, Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: costa3333
  4.  # 4

    Estive a pesquisar e parece mais simples do que pode parecer.

    Coloque um pino no centro do terreno onde quer o relógio.
    Em cada hora certa marque o ponto e aponte a hora correspondente.

    Só fiquei na dúvida se deve usar a hora de verão ou hora de inverno :-)

    Veja este link
    http://www.wikihow.com/Make-a-Sundial

    Ou este

    http://davesgarden.com/guides/articles/view/2304/#b
    Estas pessoas agradeceram este comentário: costa3333
  5.  # 5

    O projecto é muito aliciante e nestes casos costuma o problema ser o financiamento, o que neste caso não é problema.... neste caso o problema é a parte técnica....

    Na net há muita informação, e no geral os conceitos são fáceis... no entanto tem de ser projectado ao pormenor para ser exacto.. Além disso a maioria das informações e para relógios horizontais... no entanto este será com alguma inclinação....

    Agora um astrónomo é que me dava jeito....
  6.  # 6

    Colocado por: costa3333estamos a falar de um relógio com cerca de 10m ou mais

    já tem ideia do orçamento?

    Gostei do seu projecto!
    Vou seguir com atenção
  7.  # 7

  8.  # 8

  9.  # 9

    Depois de ver diversos links nao me parece complicado.

    Marque no terreno o ponteiro e coloque uma replica em tamanho real do ponteiro final.
    Depois espere um dia de sol e vá marcando os pontos a cada hora.
  10.  # 10

    Bom dia

    Obrigado pelas dicas.... sendo que tambem vou entar em contacto com a sociedade portuguesa de astronomia, pois isto poderá ter interresse tambem para eles....

    do que procurei na net, o que mais se aproxima é um relogio de sol em Natal, brasil:

    Relogio sol Colocado por: LuisPereiraMarque no terreno o ponteiro e coloque uma replica em tamanho real do ponteiro final.


    Isto é o procedimento para um relógio simples, e com esse método só está certo durante alguns dias do ano, porque depois tem desvios muito grandes...

    a basico eu já tinha pesquisado.... ou seja tenho de ter a latitude e longitude do local.... depois o gnomon ( o que faz a sombra) vai ter de ser um triagulo rectangulo com um angulo igual à latitude do local....

    Depois vai haver um desvido horario em função da longitude do local, que tem de ser corregido, que é 4 minutos por cada grau de diferença para o Meridiano de Greenwich, depois a distancia minimas e máximas da sombra... mas isto é só para quando o relógio está na horizontal..... depois ainda temos o problema de ser inclinado... como o da imagem... daí isto precisar de uma pessoa que domine astronomia e matemática.

    Pelo que li é possivel construir com uma exatidão de alguns segundos durante todo o ano.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
  11.  # 11

    Colocado por: costa3333Pelo que li é possivel construir com uma exatidão de alguns segundos durante todo o ano.....
    E como é na mudança de hora de Verão? :-)
  12.  # 12

    Colocado por: mafgodE como é na mudança de hora de Verão? :-)


    Ora aí está uma boa pergunta... o relogio vai estar só certo por uma da epocas verão ou irverno... pois se forma estática não é possivel estar certo pela mudança de hora....

    No entanto as horas podem ser alteradas na pedra... com algum sistema de encaixe que na mudança de hora se altera os números colocados na pedra.... parece-me ser a solução mais acertada.
    Concordam com este comentário: mafgod
  13.  # 13

    Colocado por: costa3333
    Pelo que li é possivel construir com uma exatidão de alguns segundos durante todo o ano.....


    afinal já não tenho certeza desta afirmação.... para o conseguir penso que seria necessário um Gnomon móvel... porque a terra gira em elipticas ......
    Concordam com este comentário: mafgod
  14.  # 14

    • Delfim
    • 31 outubro 2014 editado

     # 15

    As camaras deveriam era ser proibidas de esbanjar dinheiro em inutilidades. Poem-se a gastar dinheiro à toa e depois toca a aumentar IMIS, taxas de saneamento e outras mais. As pessoas vivem bem sem mamarrachos em jardins e parques públicos que custam uma fortuna. Poupem nestas "obras de arte" e baixem mas é os impostos aos cidadãos é muito mais útil.
    Concordam com este comentário: DR1982, bodrelhos
  15.  # 16

    Colocado por: DelfimAs camaras deveriam era ser proibidas de esbanjar dinheiro em inutilidades. Poem-se a gastar dinheiro à toa e depois toca a aumentar IMIS, taxas de saneamento e outras mais. As pessoas vivem bem sem mamarrachos em jardins e parques públicos que custam uma fortuna. Poupem nestas "obras de arte" e baixem mas é os impostos aos cidadãos é muito mais útil.
    Concordam com este comentário:DR1982


    Apesar de concordar consigo..... como se custuma dizer...perdeu uma boa oportunidade para estar calado..... pois em sítio nenhum mencionei que isto era para uma câmara.... porque se fosse era da mesma opinião que o amigo Delfim...

    O projecto é para um particular... que simplesmente te bom gosto e possibilidades financeiras.....

    Cumps
  16.  # 17

    Colocado por: costa3333do que procurei na net, o que mais se aproxima é um relogio de sol em Natal, brasil:

    Relogio sol


    Colocado por: DelfimAs camaras deveriam era ser proibidas de esbanjar dinheiro em inutilidades


    Penso que o Sr. Delfim se referiu de forma genérica às nossas rotundas artísticas, semelhantes á rotunda Brasileira que aqui referiu, e não em concreto à obra aqui em discussão
  17.  # 18

    Colocado por: DelfimAs camaras deveriam era ser proibidas de esbanjar dinheiro em inutilidades. Poem-se a gastar dinheiro à toa e depois toca a aumentar IMIS, taxas de saneamento e outras mais. As pessoas vivem bem sem mamarrachos em jardins e parques públicos que custam uma fortuna. Poupem nestas "obras de arte" e baixem mas é os impostos aos cidadãos é muito mais útil.

    A alternativa é eles não fazerem obras mas o dinheiro desaparecer na mesma ... Ficamos todos sempre a perder.
  18.  # 19

    Porque não experimenta entrar em contato com um dos arquitetos/projetistas de Relógios de Sol de projetos já implementados na Europa? Parece-me a alternativa mais acertada, pelo menos como abordagem inicial.

    cumps
    •  
      jccp
    • 2 novembro 2014

     # 20

    Colocado por: pedromdf
    1. A alternativa é eles não fazerem obras mas o dinheiro desaparecer na mesma ... Ficamos todos sempre a perder.


    "eu roubo mas faço"...(Ademar de Barros-Político paulista)

    ao menos este ainda fazia qualquer coisa ;)
 
0.0218 seg. NEW