Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Os militares fizeram uma revolução com o apoio do povo (que estava farto do caos que a maçonaria chamava de liberdade) e saíram de cena em bom tempo. O Estado Novo subiu ao poder com o apoio de uma larga maioria do povo Português e os militares não eram o que manteve o dito regime. O meu avô numa unidade militar fez a folha a um chibo com o apoio dos Oficiais da dita unidade.

O meu pai era um mero Cabo na FAP e foi vitima do caos que se instalou. O que ele reteve desse tempo era isso mesmo o caos, unidades militares que eram fiéis ao partido X ou Y. Na minha própria tropa aconteceram coisas muito pouco dignas para uma Tropa Especial.
  2.  # 202

Colocado por: branco.valterJá agora, houve dois militares (Para-quedistas que morreram em Timor), vá-la à campa deles e diga às famílias que eles morreram

Num acidente de heli....Sabe, estava lá nessa altura. Os helis caem sem que haja milicias.
    Eu sei, dá muito jeito ter mártires e escrever textos sentimentais que são herois... Mas olhe, em Portugal morrem 600 pessoas de acidentes de viação e ninguém lhes liga nenhuma. Os aceleras e os carros nos passeios até são motivo de orgulho!
  3.  # 203

Acho deveras infantil querer inserir os nossos militares naquele conflito criminoso. Exemplos de um ataque do exercito Ucraniano (há mais).
    Atenção +18
    https://www.youtube.com/watch?v=WY-F6BLOmEE
    https://www.youtube.com/watch?v=QD3D_czXO7U
    Os nossos militares apesar da liderança pobre têm-se mostrado moralmente dignos, humanos, e protectores do proprio povo. Deveria-se dar mais força á parte militar mas não com brinquedos novos. Para um guerreiro tudo pode ser usado como arma , e não são brinquedos novos que protegem melhor o país. O que protege melhor o país(defesa militar) é uma politica pacifica e os diversos estudos e planos de contigencia de protecção do território. Depois disso sim , o que faltar compra-se . De que vale ter 10 orions se só 1 está operacional (os militares sabem do que falo). Os equipamentos têm de ser usados e estudados para todas as situações tacticas de defesa nacional. Toda a manutenção tem de ser sustentavel pelas diversas infraestruturas do país. Em contrário estamos vulneráveis como estamos hoje em dia. Eu se fosse militar sentiria-me atingido pelos diversos governos, dão uns brinquedos novos que servem para a foto, mas ninguém se senta e fala sobre a defesa nacional. Isto é apenas a minha opinião.
  4.  # 204

Impressionante o pessoal que pergunta para que FA...

Quem vai patrulhar a costa por nós?
    Se calhar era melhor fazermos um contratozito e mandar vir cá os Dinamarquezes fazer isso...
    Quem vai patrulhar o espaço aéreo?
    Se calhar era melhor contratar os italianos para darem cá um saltito...
    Quem vai garantir a soberania terrestre? A GNR, como ouvi um burro uma vez dizer?

Além de N outras funções no âmbito de ajuda à população civil, se a coisa um dia der para o torto a sério, quem acha que vai dar o corpo ao manifesto por nós?
    Os Ingleses? Os Espanhóis, nuestros hermanos?
    Acha que é só pertencer à NATO e prontos, eles fazem a papinha toda para nós?

Dizer que um país na posição estratégica de Portugal não precisa de FA é quase cómico. Só demonstra a ignorância popular no que toca a matéria de Defesa.
    Concordam com este comentário: treker666, branco.valter, mog
  5.  # 205

Colocado por: adias
    Num acidente de heli....Sabe, estava lá nessa altura. Os helis caem sem que haja milicias.
    Eu sei, dá muito jeito ter mártires e escrever textos sentimentais que são herois... Mas olhe, em Portugal morrem 600 pessoas de acidentes de viação e ninguém lhes liga nenhuma. Os aceleras e os carros nos passeios até são motivo de orgulho!

O que é que uma coisa tem a haver com a outra?! Comparar um acidente de helicoptero durante uma Operação militar com os aceleras nas estradas em Portugal... acha que é comparável?!

Vou ali cortar os pulsos e já venho...
  6.  # 206

Colocado por: TyrandeDizer que um país na posição estratégica de Portugal não precisa de FA é quase cómico. Só demonstra a ignorância popular no que toca a matéria de Defesa.
    as patrulhas que existe em Portugal é para fiscalizar traineiras Portuguesas , mesmo quando somos abordados por traineiras forasteiras em areas nacionais ... se para isso é preciso x € e não se vê mais do que isso , então é por a Marinha de reserva a custo 0 como se faz com a tropa ahahahahahah
  7.  # 207

Colocado por: branco.valterComparar um acidente de helicopterodurante uma Operação militarcom os aceleras nas estradas

Pois é, dá muito jeito que a vida de um militar valha por mil civis. Dá a ideia que são herois....
    Os militares morreram numa acidente de heli, absurdo como os acidentes de transito. A diferença é que usavam o heli para transporte porque as estradas são uma miséria em Timor e eles não queriam dar cabo do costado.

O facto é que não andavam "a caçar milicias" como se disse. Andavam a "explorar" o país.
    Não morreram em combate, não morreram numa situação perigosa que tiveram que lidar, não morreram a defender ninguém. Morreram num acidente de viação-aerea, como centenas em Portugal.
  8.  # 208

Eu como sou BURRO não percebo para que servem as FA.
    Há 40 anos atrás abandonaram 2/3 do território português, agora não iam discutir por mais uns Kms2.
    Na India renderam-se porque o inimigo era muito numeroso. OK se formos atacados pelo Luxemburgo cá estaremos para lutar.
    Todas as missões de salvamento, vigilância, etc pode perfeitamente ser assumidas por GNR's Bombeiros e outros com equipamento muito mais barato e prático.
    E qual é a diferença entre pagar a voluntários para missões por esses mundo fora, ao trabalho de legionários ou mercenários??

Atenção que isto é a minha opinião pessoal e não represento ninguém ( e sou muito burro).
  9.  # 209

Ó Adias muito você gosta de desconversar, de alterar a conversa de acordo com a sua agenda, afinal estes homens morreram a pagar bebidas às professoras? Já agora, você sabe qual era a função e porque é que eles estavam naquele helicoptero?

E tenho que voltar a colocar este texto:

Colocado por: branco.valterOlhe pergunte aos Portugueses e Espanhóis que a FAP resgatou de um certo país no norte de áfrica à não muito tempo, pergunte aos Portugueses e outros estrangeiros que foram resgatados da Guiné-Bissau pela Armada à uns quantos anos atrás, pergunte aos Timorenses que viram o contingente Português a fazer um trabalho que os outros não queriam fazer que foi dar caça às milicias (constituido fundamentalmente por Páras e Fuzos), pergunte aos...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  10.  # 210

Há 40 anos atrás abandonaram 2/3 do território português

Está enganado, abandonaram territórios que ocupavam ilegalmente e a que recusavam a autodeterminação, conforme resoluções da ONU.

Na India renderam-se porque o inimigo era muito numeroso.

Contrariamente ao que já afirmou aqui, não se renderam sem disparar um tiro, acabaram por se render perante a enorme desproporção de forrças e contrariando a ordem de Salazar, que preferia um sacrificio inútil por parte de quem não tinha a mínima hipótese de resistir com eficácia.
  11.  # 211

Colocado por: branco.valterJá agora, você sabe qual era a função e porque é que eles estavam naquele helicoptero?

Iam dar apoio a uma viatura imobilizada na zona.
    Concordam com este comentário: adias
  12.  # 212

Colocado por: treker666Iam dar apoio a uma viatura imobilizada na zona.

E como não queriam partir o costado num jipe de Dili até Aileu (?), se me lembro bem, foram de heli.
    Não, não iam caçar milicias.....
  13.  # 213

Colocado por: adias
    E como não queriam partir o costado num jipe de Dili até Aileu (?), se me lembro bem, foram de heli.
    Não, não iam caçar milicias.....

Você acha mesmo que um heli é empregue só porquê "não queriam partir o costado num jipe"?
    Tem noção da bacurada que está a dizer?

Nem me chateio mais com este tópico... é tanta posta de pescada...teorias da conspiração e pessoal que sabe a "manha" toda que até chateia..
    Concordam com este comentário: branco.valter
    • eu
    • 5 novembro 2014 editado

# 214

É óbvio que as forças armadas são um pilar essencial de qualquer nação soberana, mas no caso de Portugal, não produzimos riqueza suficiente para ter forças armadas com uma dimensão superior.

E depois temos uns vícios tipicamente tugas, que o embaixador americano caracterizou muito bem: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=419730&tm=81&layout=121&visual=49
    Concordam com este comentário: treker666
    • adias
    • 5 novembro 2014 editado

# 215

Colocado por: TyrandeVocê acha mesmo que um heli é empregue só porquê "não queriam partir o costado num jipe"?

Talvez ficasse surpreendido com as utilizações que os heli da UN tinham em Timor... ou talvez não.

Timor tem praias lindas em sitos do caraças.... O equipamento de mergulho estraga-se facilmente num jipe aos saltos.
    O barco para o enclave de Ouecussi sofre de atrasos regulares, há quem não goste de esperar....
    O único barco de Ataúro para Dili no Domingo é um barco de pesca que baloiça nas ondas e deixa toda a gente mal disposta. Não ia querer acabar o fim de semana com a namorada a vomitar, pois não?

É como o oficial da GNR que, recentemente, não podia ir a pé à chuva até onde tinha estacionado o carro e um carro patrulha "estava por perto, a 30km" e lá foi fazer os 300m que lhe faltavam......
  14.  # 216

Porreiro, eu sei de pelo menos um caso em que o pessoal da minha tropa tiveram que comprar mantimentos nas aldeias nas serras porque não havia helicopteros para os ir buscar porque os pedidos eram mais que muitos. Estúpidos, deviam ter ficado na praia a pagar bebidas às professoras e fazer mergulho em Ouecussi.

E olha quem os pôs lá nem sequer eram os nossos mas sim dos Chilenos.
  15.  # 217

Colocado por: euÉ óbvio que as forças armadas são um pilar essencial de qualquer nação soberana, mas no caso de Portugal, não produzimos riqueza suficiente para ter forças armadas com uma dimensão superior.

O dimensionamento das FA Portuguesas esta mal elaborado pois comtempla uma hierarquia muito pesada. Basta ver o link que o valter colocou sobre as incorporacoes para este ano.

Sao necessaries sim, mas a nivel de todas as forcas do pais (Militares/Seguranca/Civis) e necessario reduzir o numero de quadros superiores e reorganizar as funcoes adstritas a cada patente. De igual modo, profissionalizar as FA seria, para mim, a melhor opcao mas primeiro a reorganizacao dos postos e suas necessidades.

Quanto ao acidente ocorrido em Timor, nao ha muito a dizer. Nao iam em operacao, iam em apoio logistico a uma viatura avariada. Lamento a morte dos mesmos como lamento a de qualquer outro militar que morre em servico. Mas achar que merecem mais respeito do que os restantes...lamento mas nao consigo acompanhar este raciocinio. Se fosse em combate directo com outras forcas eu perceberia mas assim nao. Acidente e acidente, seja com militar, paramilitar, civil...

Colocado por: adiasTalvez ficasse surpreendido com as utilizações que os heli da UN tinham em Timor... ou talvez não.

Timor tem praias lindas em sitos do caraças.... O equipamento de mergulho estraga-se facilmente num jipe aos saltos.
    O barco para o enclave de Ouecussi sofre de atrasos regulares, há quem não goste de esperar....
    O único barco de Ataúro para Dili no Domingo é um barco de pesca que baloiça nas ondas e deixa toda a gente mal disposta. Não ia querer acabar o fim de semana com a namorada a vomitar, pois não?

É como o oficial da GNR que, recentemente, não podia ir a pé à chuva até onde tinha estacionado o carro e um carro patrulha "estava por perto, a 30km" e lá foi fazer os 300m que lhe faltavam......

infelizmente tudo isto e verdade e muito mais. Mas tambem e verdade que muitas das vezes os pilotos precisam de horas de voo e como tal, sao utilizados para servicos "menores", nao so pelo conforto dos demais, muito pelo contrario. MAs que ha muito abuso do material de servico...ai isso ha e nao e pouco.

PS (lamento os erros e falta de acentuacao mas entre correccao automatic que nao posso desligar e a falta de acentuacao no teclado...da isto)
  16.  # 218

Colocado por: branco.valterEstúpidos, deviam ter ficado na praia a pagar bebidas às professoras e fazer mergulho em Ouecussi.

Calma, calma...nao eram so eles a pagar as bebidas (e nao so, as bebidas eram o menos) as professoras. UN,GNR,PSP, militares australianos etc etc etc...e nem tudo se passava na praia, ou acham que o compound das professoras andava vazio???
  17.  # 219

Colocado por: treker666
    O dimensionamento das FA Portuguesas esta mal elaborado pois comtempla uma hierarquia muito pesada. Basta ver o link que o valter colocou sobre as incorporacoes para este ano.

Sao necessaries sim, mas a nivel de todas as forcas do pais (Militares/Seguranca/Civis) e necessario reduzir o numero de quadros superiores e reorganizar as funcoes adstritas a cada patente. De igual modo, profissionalizar as FA seria, para mim, a melhor opcao mas primeiro a reorganizacao dos postos e suas necessidades.

Treker eu falo com muita gente de todas as Classes e de todos os Ramos em relação a estas questões e todos dizem que algo deve ser feito, se espremer-mos por exemplo o Exército, sai dali pouca capacidade operacional. Quantos militares tem o Exército? Quantos estão em unidade Operacionais? A questão da hierárquia muito pesada passa por o cadete que se vai formar este ano, sabe que se quiser continua a até atingir pelo menos a patente de Tenente-Coronel. Eu acho que isto não é sustentável. No Exército Norte-Americano um turma de Oficiais recém formados sabe que apenas uma pequena percentagem vai atingir a patente anteriormente mencionada, a maior parte ficará pelo caminho.

Depois há a questão das unidades operacionais, a BrigRR está a meio, a BrigMec o mesmo e a BrigInt o mesmo. Depois fechou-se as Escolas Práticas, mas abriu-se toda uma série de unidades fantasmas para continuar haver posições de comando, etc.

Há um mundo de alternativas para aumentar a operacionalidade do Exército, basta haver alguém com coragem para isso.

Em relação à Armada e à FAP não sinto-me com capacidade para analisar, já que não fui militar nesses Ramos.
    Concordam com este comentário: Tyrande
  18.  # 220

Colocado por: CarvaiE qual é a diferença entre pagar a voluntários para missões por esses mundo fora, ao trabalho de legionários ou mercenários??

Os legionários ou mercenários não têm de seguir qualquer código de conduta tal como os da Blackwater no Iraque por exemplo. Já nas FA têm. Ainda há pouco tempo uns quantos da antiga Blackwter foram a tribunal por um massacre porque foi algo demasiado evidente para ser escondido. A Blackwater entretanto mudou de nome várias vezes e há relatos ( que carecem de confirmação independente ) em que andaram lá pela Ucrânia também.
    Não sei se a legião estrangeira francesa se pode considerar no mesmo âmbito ou não. Penso que não.

www.gabineteop.com

0.0508 seg. NEW