Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Precisava de ajuda. Fiz um dimensionamento para o sistema de aquecimento central de minha casa, que será por radiadores.
    Vou tomar como exemplo o radiador da Vulcano que tem as seguintes características:

n = Coeficiente exponencial = 1.33
    P_60 = Potência emitida utilizando um delta de 60 ºC = 177W

O delta de 60 ºC significa que para obtermos uma temperatura de conforto na divisão de 20 ºC, a água deverá entrar no radiador a 80 ºC (80 - 20 = 60, daí o delta ser de 60 ºC)

As necessidades calorificas para uma determinada divisão, em kcal, são dadas por:

Necessidades = Área (m3) x C
    C = coeficiente de localização (ver imagem)

Exemplo: uma sala com 50m2 com um pé direito de 2.7m tem uma área de 135m3. Se a casa for muito bem isolada e localizar-se em Lisboa, virada a sul, utilizamos um coeficiente de localização de 32 (bem sei que é muito mais complexo que isto, pois há que levar em conta a área envidraçada, tipo e espessura de isolamento, etc. - mas por favor, vamos procurar manter isto o mais simplista possível para que toda a gente consiga entender e ajudar).
    Assim sendo temos que para colocar esta sala a 20 ºC, necessitamos um radiador que emita 135 x 32 = 4320kcal. Como os radiadores vêm em Watt, temos 4320kcal = 5023W (divide-se por 0.86 para obter o valor em Watt).

Ora, usando o radiador da Vulcano, com as características mostradas acima, para termos um delta de 60 ºC, quer dizer que necessitamos uma bomba de alta temperatura que permita entrada de água a 80ºC no radiador (por exemplo a Daikin Altherma HT).
    Como cada elemento emite 177W com um delta de 60 ºC, necessitamos um radiador com 5023/177 = 28 elementos (ou dois radiadores de 14 elementos cada).

Até agora está tudo correcto ou errei em algo?

Agora é que vem o complicado e gostaria que me ajudassem. Se não estou em erro, uma bomba de baixa temperatura (exemplo Daikin Altherma LT) aquece a água a 55 ºC, ou seja, para ter uma temperatura de conforto na divisão de 20ºC, o delta será de 35ºC (55-20=35).

Com um delta de 35ºC o radiador já não vai emitir 177W, vai emitir:

P(35ºC)=P(60ºC)*[(35/60)^1.33]=86.4W

Assim sendo, para a sala em questão, onde com uma bomba de calor baixa temperatura vou necessitar 5023W / 86.4W = 58 elementos de radiador (dois radiadores com 15 elementos cada e dois radiadores com 14 elementos cada).

Penso que as minhas contas estarão certas.

Agora a questão: pelo que sei, os radiadores de alta temperatura tanto trabalham a altas temperaturas como a baixas. Mas tenho ouvido falar que existem radiadores especificos para baixas temperaturas (para deltas de 35ºC). Já andei a pesquisar na net e no forum e nada!

É que com uma bomba de baixa temperatura o número de elementos/radiadores duplica, comparativamente ao sistema com alta temperatura. Que radiadores especificos existem para baixa temperatura?

Obrigado!
      coeflocal2.png
    • ptuga
    • 31 outubro 2014 editado

# 2

Sem o poder ajudar não deixo de ressalvar o belo mapa de Portugal apresentado (não não o estou a criticar a si mas às empresas que o mostram)..... já tinha visto um similar num AKI e aí sim deixo uma crítica gritante.
    Covilhã e Faro essas belas cidades fronteiriças ou Aveiro, Viana do Castelo ou Braga essa cidades do interior do país. E o que dizer de Coimbra essa cidade onde fica o "centro do país".
    Enfim o que dizer...
    Concordam com este comentário: eu, PatSil, jorgealves, Rodri12
  2.  # 3

Daqui a pouco tempo Coimbra está em Espanha.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  3.  # 4

As suas estariam certas se fossem feitas como descreve, mas com o que interessa e a energia que a casa ou espaço perde, estã mal.
  4.  # 5

Colocado por: jorgealvesAs suas estariam certas se fossem feitas como descreve, mas com o que interessa e a energia que a casa ou espaço perde, estã mal.

Estou aqui para aprender :)

Como seria a forma correcta de o fazer? De forma simplista. Obrigado.
  5.  # 6

Foi dificil, mas encontrei. O sistema da marca QUINN, vendidos por estes senhores:

http://www.ste.notavel.pt/eurotubo/radiadores#/contactos/

Catálogo e preços:

http://pre.pt/eurotubo/pdf/Produtos/Radiadores/Radiadores%20Quinn/Catalogo/Catalogo%20Radiadores%20Chapa%20Aco%20-%20Quinn.pdf
    http://pre.pt/eurotubo/pdf/Produtos/Radiadores/Radiadores%20Quinn/Tabela/Tabela%20Radiadores%20Chapa%20Aco%20-%20Quinn.pdf

Utilizando um qualquer modelo em formato type 33, 7 radiadores para aquecer 130m2 (350m3) com entrada de água a 55ºC, saída de água a 45ºC e temperatura ambiente de 20ºC (delta de 30ºC --> (55+45)/2 - 20 = 30). Ficam os radiadores por 3000 euros (só os radiadores).

Que vos parece?
  6.  # 7

Colocado por: marcoaraujoQue vos parece?

já usei esta solução com bomba de calor de baixa temperatura e posso dizer que os rendimentos são muito bons,

mas cuidado pois os caudais de agua são completamente diferentes,

estes senhores também têm esses mesmos radiadores com marca própria.

nos cálculos tem que considerar as perdas da envolvente e não somente a volumetria a aquecer.
  7.  # 8

Colocado por: jorgealves
    já usei esta solução com bomba de calor de baixa temperatura e posso dizer que os rendimentos são muito bons,

mas cuidado pois os caudais de agua são completamente diferentes,

estes senhorestambém têm esses mesmos radiadores com marca própria.

nos cálculos tem que considerar as perdas da envolvente e não somente a volumetria a aquecer.

Obrigado pelo link. Como se faz para calcular as perdas da envolvente?
  8.  # 9

Colocado por: marcoaraujoComo se faz para calcular as perdas da envolvente?

a forma correcta é com um curso de termica,

a forma resumida é calcular as perdas dos vidros, das paredes e dos tectos, e para isso precisa de conhecimentos aprofundados de termica.
  9.  # 10

pegando neste assunto:
    qual a forma para calcular as necessidades de arrefecimento de uma divisão, tendo os seguintes dados:

17,83m2 de paredes com U=0,4
    6,66m2 de janelas U=1,3 fator solar 0,42 + estores
    area 25m2
    pé direito 2.5m
    andar de cima habitado
    zona minho litoral
    sol todo o dia nas paredes no verão.

já andei à procura das formulas mas não está facil
  10.  # 11

Colocado por: manelvcpegando neste assunto:
    qual a forma para calcular as necessidades de arrefecimento de uma divisão, tendo os seguintes dados:

area 25m2
    pé direito 2.5m
    andar de cima habitado
    zona minho litoral

Não consegue fazer uma análise comparativa? Actualmente como arrefece o espaço? Quanta energia gasta actualmente, e qual a eficiência dos equipamentos em uso? Qual a solução que deseja adoptar? Etc etc...

Era um ponto de partida...
  11.  # 12

Perdas = A x U x ΔT

usando esta forma para um delta t de 15º dá um total de perdas pelas paredes de 130w.
    falta adicionar as perdas por ventilação, mas parece-me uma valor excessivamente baixo, sendo que a recomendação parece-me que vai para os 12000btus (3.5kw)
  12.  # 13

Colocado por: manelvcpegando neste assunto:

area 25m2
    pé direito 2.5m
    andar de cima habitado
    zona minho litoral

adicionar os ganhos pela cor da fachada, os ganhos da ocupação, os ganhos da inercia tendo em consideração o rendimento especifico do equipamento e a usabilidade desejada.

ou então fazer a olhometero e amandar um numero qualquer pro ar por exemplo 3,5 Kw que chega de certeza, talvez seja exageradissimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc

0.0197 seg. NEW