Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos!
    Tenho as obras de remodelação a findar.

    Entretanto, um dos vizinhos tem um dos seus arbustos gigantes a tombar sobre o muro que divide os nossos logradouros, e fica pendurado - diria que em 50% da sua dimensão - sobre o meu "território". Aquela treta tem umas flores roxas minúsculas irritantes que deixam cair todo o tipo de porcaria que para além de só fazer lixo, ainda causam alergia à minha garota que é alérgica ao pólen e tem que tomar anti histamínicos.
    Ainda por cima o empreiteiro ainda teve que andar a cortar aquela m**** para conseguir fazer a garagem porque, apesar de eu ter lá ido pessoalmente bater à porta da senhora, pedir educada, cívica e gentilmente à vizinha por 3 vezes (muito antes, antes e durante a obra) para cortar aquela treta, ela disse sempre que "sim" como um sorriso de idiota na cara e depois cortou "porra nenhuma".

    Deixei passar para não me chatear, até porque a casa ainda está em obra e eu ainda não me mudei mas o festim tem que acabar.

    Recorro ao fórum para saber o que posso fazer legalmente para acabar com este regabofe de vez.
    Qual a entidade competente para tomar conta da ocorrência?

    Não quero andar a cortar o arbusto à dita senhora, porque não me compete a mim ter esse trabalho. Até porque o f*** da p*** do arbusto vai continuar a crescer para o mesmo lado e vai continuar a tocar-me a mim o trabalhinho e o papel de jardineira dos vizinhos não me assenta nada bem, ainda por cima a titulo gratuito.

    Além disso, tenho uma criança altamente alérgica àquela treta.

    Agradeço desde já a ajuda de quem entenda juridicamente do assunto.
  2.  # 2

    Colocado por: anatrindadeRecorro ao fórum para saber o que posso fazer legalmente para acabar com este regabofe de vez.

    Comunicar tal situacao por carta dando um prazo para o efeito. Caso nao proceda de acordo com o solicitado, efectuar o corte e apresentar as despesas do servico a vizinha.
    Concordam com este comentário: JPN761
    • eu
    • 31 outubro 2014

     # 3

    Colocado por: anatrindadepedir educada, cívica e gentilmente à vizinha por 3 vezes (muito antes, antes e durante a obra) para cortar aquela treta, ela disse sempre que "sim" como um sorriso deidiotana cara e depois cortou "porra nenhuma".

    Esse tipo de pessoas é execrável...

    Que sorte que eu tenho com os meus vizinhos: sem eu dizer nada, eles têm o cuidado de cortar todas as partes dos arbustos deles que passam por cima do muro. Eu até já lhes disse para não se preocuparem com isso (a mim não me faz diferença nenhuma), mas eles fazem questão.
  3.  # 4

    Isto é mais um caso de fazer má vizinhança por causa de um arbusto que provávelmente até é bonito e que apenas precisa de ser podado do lado da pessoa q se considera lesada. Os arbustos e as árvores são assim, não reconhecem os limites da propriedade. A lei permite que a anatrindade faça essa poda, mas tem que devolver o material podado ao dono original...assim diz a lei...um pouco de exercício não faz mal.

    Conheço um caso de um amigo q tinha uns arbustos excelentes (miosporos) que claro invadiam impiedosamente a propriedade do vizinho, mas tinha a vantagem de dar privacidade à piscina desse vizinho, completamente. Esse dito vizinho tanto implicou com os arbusos (porque faziam lixo, porque isto e aquilo) que o meu amigo acabou por cortá-los, uma dor de alma. Logo nesse verão era um espectáculo ver toda a zona da piscina do vizinho devassada, resumingo o vizinho resolveu colocar uma vedação horrivel de chapa, que por acaso já esta´fora do lugar com o vento.
    Concordam com este comentário: Anonimo009
    •  
      jccp
    • 31 outubro 2014

     # 5

    umas pernada de uma figueira do meu vizinho invade-me o terreno por cima da vedação...aquilo dá uns figos pretos muita bons,de quem são os figos?meus ou dele?
  4.  # 6

    Não estou certo mas apanhar os figos pode fazer, comê-los não sei, acho q tem q devolver ao vizinho---se os apanhar. Mas as folhas velhas são do seu vizinho, tem que as devolver (estou a falar a sério).

    A lei permite-lhe podar todos os ramos que caem para o seu lado, mas mais uma vez, tem que os devolver ao vizinho...
    Concordam com este comentário: jccp
  5.  # 7

    Colocado por: ParamonteIsto é mais um caso de fazer má vizinhança por causa de um arbusto que provávelmente até é bonito e que apenas precisa de ser podado do lado da pessoa q se considera lesada. Os arbustos e as árvores são assim, não reconhecem os limites da propriedade. A lei permite que a anatrindade faça essa poda, mas tem que devolver o material podado ao dono original...assim diz a lei...um pouco de exercício não faz mal.

    Conheço um caso de um amigo q tinha uns arbustos excelentes (miosporos) que claro invadiam impiedosamente a propriedade do vizinho, mas tinha a vantagem de dar privacidade à piscina desse vizinho, completamente. Esse dito vizinho tanto implicou com os arbusos (porque faziam lixo, porque isto e aquilo) que o meu amigo acabou por cortá-los, uma dor de alma. Logo nesse verão era um espectáculo ver toda a zona da piscina do vizinho devassada, resumingo o vizinho resolveu colocar uma vedação horrivel de chapa, que por acaso já esta´fora do lugar com o vento.


    Ninguém põe em causa a beleza e a utilidade do arbusto. Da educação e do civismo do seu proprietário já não se pode dizer o mesmo. Se ele quer criados, tem que os pagar, pois quando eu quiser exercitar-me faço jogging ou ciclismo pelo bairro, ou cultivo a minha própria horta que já é bem bom.

    Nunca pedi à senhora para eliminar o arbusto na totalidade; apenas pedi para cortar a parte que invade a minha propriedade. Até porque é minha intenção pôr uma vedação de chapa a separar, evitando assim a "invasão" futura do mesmo e cada um fica no seu espaço e ficamos todos felizes.

    O que me irrita é que já lá fui pedir 3 vezes e a resposta foi no mínimo de gozo e como não gosto que gozem da minha cara, é minha intenção resolver o assunto da forma mais correta e responsável possível, sem peixeiradas, senão a sopa vai azedar.

    Entretanto informei-me com a GNR - SEPNA que me deu 3 soluções, e uma delas - a mais simples - é a que vou seguir: tratar com o delegado de saúde do município, visto a minha filha ser alérgica ao pólen. Como se trata de um arbusto com flores, é por aí que vou e os ditos vão receber uma cartinha a avisar que têm que resolver o assunto e a coisa resolve-se. E espero não ter que me chatear mais com o assunto.
    Se a coisa entrar por outras vias e não se resolver, então vamos pelas soluções 2 (mandar cortar por entidade oficial e enviar conta ao proprietário do arbusto) ou 3 (implica uma ação cível e não me apetece nada entrar por aí).
    Bom, não há-se ser preciso, espera-se.
  6.  # 8

    Colocado por: anatrindadeAté porque é minha intenção pôr uma vedação de chapa a separar


    Bingo, mais uma vedação natural q vem abaixo para dar lugar a uma de chapa...nem q seja preciso chamar a GNR...OK
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 9

    Sim, e a seguir cimenta todo o jardim porque as ervas estão sempre a crescer e as formigas são um incomodo. O ideal seria que a lei obrigasse o vizinho a cimentar também o jardim dele para não desfeiar o da Ana.
    Concordam com este comentário: eu, Paramonte
  8.  # 10

    Acho que há aí algumas injustiças o meu filho também é alérgico ao Pólen e só sabe o incomodo que isso causa quem passa por eles, infelizmente nem todos estamos para conviver com toda biodiversidade existente à nossa volta. E se há sítio onde podemos/devemos ter algum conforto é no nosso espaço.
    Se para isso temos que ter chapa em vez de flores paciência...
    Concordam com este comentário: JPN761, lc1978, GMCQ
  9.  # 11

    Lamento, mas quem tem alergia a pólens não se livra deles porque os vizinhos cortam os arbustos....eles têm a estranha mania de percorrer longas distâncias...
    Concordam com este comentário: eu, Paramonte, treker666, jorgealves, maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  10.  # 12

    Becas agradeço a informação, mas eu que sei o que isso é sei bem o que é apanhar com Polen da aragem e com Polen "concentrado" de uma árvore de uma árvore que está a 5 mts de mim
    Concordam com este comentário: becas, JPN761
  11.  # 13

    Colocado por: anatrindadeNão quero andar a cortar o arbusto à dita senhora, porque não me compete a mim ter esse trabalho.


    Colocado por: anatrindadeAlém disso, tenho uma criança altamente alérgica àquela treta.


    Se estivesse realmente preocupada com a saúde do seu filho de certeza que estaria disposta a perder meia hora de dois em dois meses para cortar os arbustos.
    Concordam com este comentário: jorgealves, nelsontiago, Eugenia Matos
  12.  # 14

    Colocado por: Picareta



    Se estivesse realmente preocupada com a saúde do seu filho de certeza que estaria disposta a perder meia hora de dois em dois meses para cortar os arbustos.


    Comentário triste, por em questão se um pai se preocupa com um filho...
  13.  # 15

    Colocado por: Rodri12Comentário triste, por em questão se um pai se preocupa com um filho...

    Não é um pai, mas uma mãe.
    Se o filho é alérgico, se os arbustos são um problema, qual é o problema em perder meia hora, de dois em dois meses?
    • lc1978
    • 1 novembro 2014 editado

     # 16

    seja pai ou mãe não compete a eles limpar o lixo dos outros... desde quando se viu um proprietário ter que podar o que os vizinhos plantam??? eu sou altamente alérgico e o meu filho sei bem do que falo... pena que certas pessoas consigam dar razão a vizinhos que apenas pensam neles... lamento a situação da pessoa em causa...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, anatrindade, Rodri12
  14.  # 17

    Colocado por: lc1978seja pai ou mãe não compete a eles limpar o lixo dos outros...

    OK. O vizinho deveria cortar, mas não corta, o filho é alérgico, Tem três hipóteses:

    1 - vai para um forum procurar ajuda.
    2 - Vai a casa do vizinho e dá-lhe umas arroxadas.
    3 - corta os arbustos e coloca-os junto à porta de entrada do vizinho.

    Eu como sou contra a violência, ia pela opção 3, mas parece que vocês preferem que o vosso filho continue a sofrer com as alergias.
    Concordam com este comentário: nelsontiago, maria rodrigues, Delfim, Eugenia Matos
  15.  # 18

    Colocado por: Picareta
    OK. O vizinho deveria cortar, mas não corta, o filho é alérgico, Tem três hipóteses:

    1 - vai para um forum procurar ajuda.
    2 - Vai a casa do vizinho e dá-lhe umas arroxadas.
    3 - corta os arbustos e coloca-os junto à porta de entrada do vizinho.

    Eu como sou contra a violência, ia pela opção 3, mas parece que vocês preferem que o vosso filho continue a sofrer com as alergias.



    4- faz queixa na camara e garanto que vizinho corta(faz poda) sobre possível sanção por parte desta...
    5- nada que um pouco de acido no pé não resolva para sempre
    se fosse eu começava na 4ª opção e depois de executado passava para a 5ª... nunca mais me chateava...
  16.  # 19

    Colocado por: lc19784- faz queixa na camara e garanto que vizinho corta(faz poda) sobre possível sanção por parte desta...

    Sim e quanto tempo acha que vai demorar até resolver o problema? e dai a 3 meses volta a fazer nova queixa? então e o seu filho, vai ficar à espera que a câmara resolva o seu problema? se realmente estiver preocupado com o seu filho resolve você o problema e não vai ficar à espera da câmara, que pode até nunca resolver o problema.

    Colocado por: lc19785- nada que um pouco de acido no pé não resolva para sempre

    Também é uma solução, (por acaso gosto desta :-)) mas aí poderia vir a ter problemas....

    Colocado por: lc1978se fosse eu começava na 4ª opção e depois de executado passava para a 5ª... nunca mais me chateava...

    Eu começava na 3ª, é legal, e quase de certeza que bastava uma vez para resolver o problema.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  17.  # 20

    Colocado por: Picareta
    OK. O vizinho deveria cortar, mas não corta, o filho é alérgico, Tem três hipóteses:

    1 - vai para um forum procurar ajuda.
    2 - Vai a casa do vizinho e dá-lhe umas arroxadas.
    3 - corta os arbustos e coloca-os junto à porta de entrada do vizinho.

    Eu como sou contra a violência, ia pela opção 3, mas parece que vocês preferem que o vosso filho continue a sofrer com as alergias.

    4-como o picareta não è alergico vai todos os meses cortar os ramos e podera aproveitar para acender a fogueira na sua casa!


    falta ai muitas opções,desde quando ter uma arvore do vizinho a cair em cima de um terreno que não lhe pertence è aceitavel o legal?eu se lhe pusser um cactus a cair em cima do seu telheiro ou jardim não o ira incomodar?pois não tera polen !isso é de facil resolução basta ir a policia ou a camara e apresentar uma queixa que depois sera cortada,se fosse eu o vizinho nem conseguia dormir sabendo que tinha uma arvore em cima do meu vizinho provocando alergias a uma criança ou prejudicando o bem estar de alguem!ja me aconteceu com umas silvas a vizinha que mal conheço pediu-me para as cortar que passavam para o terreno dela,nem perdi tempo cortei na hora!
    Concordam com este comentário: anatrindade
 
0.0235 seg. NEW