Já há algum tempo que acompanho este fórum,mas agora sou eu que vou iniciar o meu projeto.
Eu e o meu marido temos um terreno com 2700m nos quais cerca de 800m são para construção,e é ligeiramente inclinado.
Queremos construir uma moradia térrea de estilo moderna. Vou pôr em anexo um excel que fizemos (não liguem ás medidas) e algumas imagens que tirei da internet.
Que tipo de projecto preciso para poder pedir orçamentos a construras? Quais os valores que posso esperar?
Colocado por: lisaferreiraQue tipo de projecto preciso para poder pedir orçamentos a construras? Quais os valores que posso esperar?
um projecto elaborado por um arquitecto conforme as vossas referencias de áreas, desenho, materiais e composto pelos projectos de arquitectura e especialidades.
caso ainda não tenha arquitecto, terei todo o gosto em conversar convosco com vista a apresentar-lhe uma proposta. Caso o deseje posso apresentar-lhe também projectos de especialidades. Para uma estimativa inicial (e sem prejuizo de um maior rigor nos valores apresentados face a um Projecto de Execução), creio que a maior parte dos construtores poderão dar-lhe um valor indicativo a partir de um estudo prévio desenvolvido com alguma solidez.
Cumprimentos,
Rafael Fortes, Arquitecto [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
Sou da zona do Porto, e se o Vosso terreno estiver para estes lados, estou igualmente disponível para Vos apresentar uma proposta com um estudo prévio e orçamentos para todas as fases do projeto.
lisaferreira, visite o nosso site e veja também aqui no fórum algum do nosso trabalho, inclusivé para 2 membros do fórum. Estamos situados no distrito de Setúbal mas temos projectos em varios pontos do país.
Olá Lisaferreira. Tem uma área muito considerável de terreno. E uma área de construção também ela muito grande. Não parta já do principio que quer construir a totalidade da área. Nem formalize também demasiado o estilo que quer da casa. Vá avançando e ponderando o que pretende. Às vezes o arquitecto (se quiser fazer bem o seu trabalho) questiona todas as opções que tomou e porque é que tomou. Não só para ter a certeza do que pretende, como também para propor outra mil ideias diferentes das suas.
Se precisar de alguma ajuda, pode contactar-me (mensagem privada)
O acompanhamento e fiscalização à obra tem alguma razão em ser um técnico da zona, embora não seja vinculativo que corra melhor. Em projecto pode ser perfeitamente um técnico deslocado, escolha o seu Arquitecto pelo seu trabalho e pela relação que consegue com ele.
se for contratualizado o apoio e lhe forem garantidas visitas periódicas a obra, não vejo porque não haja supervisão. Só para lhe dar um exemplo, estive a fazer um acompanhamento de uma obra no alto Alentejo há coisa de um ou dois anos e tudo correu relativamente bem...
Cumprimentos,
Rafael Fortes, Arquitecto [email protected] | 963614228 |www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
Como os colegas falam, é perfeitamente possível ter uma técnico que faça o projecto que não seja próximo do local da obra. Hoje em dia, com as tecnologias que existem associadas à construção (como o 3d, edifício virtual, para além dos típicos desenhos plantas cortes e alçados), é cada vez mais fácil haver reuniões e discussões sobre o trabalho à distância. Não tirando a importância das reuniões presenciais.
Mas de facto o acompanhamento à obra tem de ser no local. Eu, se a casa fosse minha, preferia que fosse a mesma equipa a fazer tudo. Mas se o arquitecto que pretende não o pudesse fazer, também consideraria procurar um terceiro para a obra.
Peça sempre a todos o orçamento descriminado. Foque com atenção este tema do acompanhamento de obra. Peça também medições. Podem não ser tão importantes em projecto, mas vão lhe dar muito jeito em obra para os orçamentos. Pergunte também se fazem a direção técnica de obra e a direção de fiscalização de obra. Pergunte também pelo levantamento topográfico, quem o faz e quem o paga.