Iniciar sessão ou registar-se
    • void
    • 1 novembro 2014 editado

# 1

Bom dia a todos,

Já sigo o fórum há algum tempo e tem sido um ótimo apoio para esclarecer algumas dúvidas.

Em breve irei iniciar a construção da minha casa e pretendo com este tópico partilhar com todos os utilizadores aquilo a que me proponho e espero receber comentários e criticas construtivas que me possam ajudar nesta aventura.

O projeto está pronto e aprovado, falta apenas pagar a "multa" na CM para poder levantar a licença :)e que multa: cerca de 2700€,enfim,nada que não esperasse.

Foi dada liberdade total ao arquiteto para o seu desenho e apenas pedimos o seguinte:

Pretendíamos uma casa de linhas modernas, luz abundante nas principais divisões e que privilegie mais o espaço interior do terreno e zonas de jardim , do que a exposição em demasia para a via pública

-3 quartos (granditos)
    -2 casas de banho (apenas, foi opção) com base de duche
    -1 cozinha tipo "open space", mas com possibilidade de fechar através de portas de correr
    -1 sala de estar/jantar
    -1 lavandaria
    -1 garagem para dois carros

Orçamento limitado a "X" valor, com uma almofada para as derrapagens, mas esta ultima parte não dissemos ao arquiteto :)

O resultado foi uma casa de um piso apenas, cuja planta apresento de seguida:

Obs.- O norte fica aprox. para onde está virada a garagem

Uma vez que a obra ainda não saiu do papel, o que espero nesta primeira fase é saber se é possível melhorar alguma coisa? Sinceramente acredito que sim e aguardo opiniões nesse sentido.

Por exemplo: Será que o recuperador de calor (dupla face) fica bem onde está previsto? A porta do quarto maior abrir contra o roupeiro não me agrada, qual a melhor solução que não seja um aporta de correr?

Bem, para já é isto.
  1.  # 2

Void (it reminds me of C) Em que zona vai construir ?
    Concordam com este comentário: Tocha
    • void

# 3

Colocado por: DelfimVoid (it reminds me of C) Em que zona vai construir ?

Norte, distrito de Braga.
  2.  # 4

Gostei!!

O recuperador para mim tinha mais lógica entre a mesa de jantar e a de estar.
    No sítio onde está não vejo vantagem para ser dupla face.

A casa de banho da suite fazer parede com a cabeceira da cama do outro quarto também parece fraca ideia
  3.  # 5

à primeira vista parece-me bem conseguida. A única coisa que talvez alteraria seria transformar o quarto principal em suite com closet e wc privativo, visto que tem espaço par tal...e talvez o corpo da garagem chegasse um pouco mais para a zona do hall mais ampla de forma a ter uma ligação mais directa com a cozinha...mas são detalhes...
  4.  # 6

Parabéns e boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: void
    • void
    • 1 novembro 2014

# 7

Colocado por: Rodri12Gostei!!

O recuperador para mim tinha mais lógica entre a mesa de jantar e a de estar.
    No sítio onde está não vejo vantagem para ser dupla face.

A casa de banho da suite fazer parede com a cabeceira da cama do outro quarto também parece fraca ideia

Obrigado pela opinião!

A localização do recuperador e por conseguinte a disposição da sala é uma das coisas que ainda me faz "comichão". Esta configuração foi a sugestão do arquiteto que eu questionei de imediato por achar que o móvel do recuperador irá ficar com pouco espaço do lado da pérgula, cerca de 70cm se não me engano. O facto de ser dupla face é apenas uma questão estética (com os devidos custos associados) para criar algum impacto a quem entra pelo hall e se dirige para a sala, nada mais.

Como disse, a questão do recuperador já foi colocada ao arquiteto, mas ainda não conseguimos uma solução que me agrade mais, pelo que estou aberto a outras opiniões.

Hhaaa, quanto a colocar o recuperador a fazer a separação jantar/estar, confesso que ainda me agrada menos, porque me parece que em termos de espaço a coisa fica desequilibrada, para além ter de ficar a ver televisão com os reflexos da janela da pérgula e com o sofá em frente da mesma.

A questão da cabeceira do quarto encostada á parede da casa de banho, acho pertinente, ainda que não me provoque calafrios,LLOOLLL

Não há suite, são três quartos com uma casa de banho partilhada, ou seja, privada para quem a está a utilizar :) e fica a casa de banho de serviço para a eventualidade de duas pessoas precisarem da casa de banho em simultâneo. Foi uma opção que pode não fazer sentido para toda a gente, admito!
    • void

# 8

Colocado por: Rafael Fortesà primeira vista parece-me bem conseguida. A única coisa que talvez alteraria seria transformar o quarto principal em suite com closet e wc privativo, visto que tem espaço par tal...e talvez o corpo da garagem chegasse um pouco mais para a zona do hall mais ampla de forma a ter uma ligação mais directa com a cozinha...mas são detalhes...

A decisão do quarto principal sem wc privativo não foi fácil e,como disse anteriormente,pode não fazer sentido para muita gente. Como é uma opção de risco e passível de arrependimento, estou a pensar acautelar a situação deixando a pré-instalação de uma wc.
  5.  # 9

Também me pareceu que nesta fase não ia alterar...pediu comentários, comentei..mas como lhe digo parecem detalhes
    Concordam com este comentário: void
  6.  # 10

Colocado por: voidA decisão do quarto principal sem wc privativo não foi fácil

Essa opção foi por questões financeiras?
    Eu acho que se vai arrepender.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • void
    • 2 novembro 2014 editado

# 11

Colocado por: Picareta
    Essa opção foi por questões financeiras?
    Eu acho que se vai arrepender.

Digamos que...também teve a sua influência, mas não foi o principal motivo, até porque não será um valor assim com tanto impacto no bolo final. Se calhar foi mais pelo facto de nunca ter-mos habitado um quarto com wc privativo e achar que se não precisamos dele até agora também não precisamos daqui para a frente. A minha mulher diz por ex. que é apenas mais uma wc para limpar, lol

Aproveito para perguntar: uma vez que o projeto está aprovado, será necessário um pedido de alteração caso decida colocar a wc privativa, certo?
  7.  # 12

Eu também faria uma wc no quarto. Da imenso jeito para manter alguma privacidade (nem que seja os cremes, produtos de higiene, etc. longe da observação de terceiros).

Boa sorte

Cpts
    http://valtores.wordpress.com
    Concordam com este comentário: Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: void
  8.  # 13

Colocado por: voidSinceramente, também acho que me vou arrepender! Várias pessoas já me disseram o mesmo, é um assunto para refletir melhor.

Ninguém sabe prever o futuro, e ninguém sabe se um dia não terá que vender a sua casa, para ir morar para outro local, e nessa altura convém que a nossa casa não esteja muito personalizada com o nosso modo de vida. Pense na sua casa também como um investimento.

Colocado por: voidAproveito para perguntar: uma vez que o projeto está aprovado, será necessário um pedido de alteração caso decida colocar a wc privativa, certo?

As alterações no interior não necessitam de licenciamento, mas deve apresentar telas finais com essas alterações.
    Concordam com este comentário: mafgod, void, Rodri12
  9.  # 14

Eu também nunca tive WC no quarto, mas acho que vou gostar de ter ;)
    • void
    • 2 novembro 2014

# 15

É isso mesmo Picareta, se atualmente praticamente todas as casas novas têm uma suite com wc privativa, imagino que daqui a uns anos isso seja mesmo um requisito obrigatório para qualquer comprador.

Por isso tinha dito que a decisão não era nada fácil, mesmo não estando no horizonte vender a casa.

Obrigado pela informação relativa ao licenciamento!
    • void
    • 2 novembro 2014

# 16

Colocado por: Rodri12Eu também nunca tive WC no quarto, mas acho que vou gostar de ter ;)

Acredito :) uma mudança para melhor tem sempre um sabor especial, pior seria o contrário,lol
    Concordam com este comentário: Rodri12
  10.  # 17

este é um caso em que só vendo mesmo todo o terreno é que posso entender o porquê da casa assim.
    tira muito espaço a sul para a "questão dos carros"
    não sei que espaço de terreno terá mais para trás mas aparentemente a casa fecha-se totalmente a ele.
    o núcleo cozinha sala parece-me confuso e...
    já está aprovado não vale muito a pena esmiuçar questões mais profundas da razão de ser assim.
    • void
    • 2 novembro 2014

# 18

Colocado por: marco1este é um caso em que só vendo mesmo todo o terreno é que posso entender o porquê da casa assim.
    tira muito espaço a sul para a "questão dos carros"
    não sei que espaço de terreno terá mais para trás mas aparentemente a casa fecha-se totalmente a ele.
    o núcleo cozinha sala parece-me confuso e...
    já está aprovado não vale muito a pena esmiuçar questões mais profundas da razão de ser assim.

Sim marco1, a casa tem uma relação muito direta com os limites do terreno, é um facto.

Quanto a distâncias: Frente(nascente) +/- 12 m,trás(poente)+/- 12m,sul(frente quartos +/- 10m,norte(garagem) +/- 8m

Se quiser dar a sua sugestão para melhorar cozinha/sala ou outro especto que considere passível de melhoria, esteja à vontade, eu agradeço.

O projeto está aprovado, mas a critica está aberta e se não for mais nada pode ajudar outros foristas.
  11.  # 19

antes demais não acho muito bem aquele jardim meio interior, apenas distancia toda a casa, a casa embora se estenda, acaba por tudo se ir "conflituar" no nó da entrada, quem entra, quem vem da garagem, quem vem dos quartos para a sala ou cozinha, enfim eu punha se fosse possível a cozinha onde está agora esse tal jardim e dava a sala á frente nascente e sul embora permitisse também a saída para a zona onde está agora a pergola.
    • void
    • 2 novembro 2014 editado

# 20

Colocado por: marco1antes demais não acho muito bem aquele jardim meio interior, apenas distancia toda a casa, a casa embora se estenda, acaba por tudo se ir "conflituar" no nó da entrada, quem entra, quem vem da garagem, quem vem dos quartos para a sala ou cozinha, enfim eu punha se fosse possível a cozinha onde está agora esse tal jardim e dava a sala á frente nascente e sul embora permitisse também a saída para a zona onde está agora a pergola.

Bom dia marco1,

Obrigado por desenvolver um pouco mais a sua opinião,muito válida,diga-se.

Como disse no inicio do tópico foi pedido ao arquiteto "uma casa...que privilegie mais o espaço interior do terreno e zonas de jardim , do que a exposição em demasia para a via pública" e o jardim exterior a rasgar a construção vem nesse sentido,assumindo-se como um espaço de transição entre setores,nomeadamente zona social(sala/cozinha),zona privativa(quartos) e garagem.

Ao mesmo tempo é também uma forma de introduzir luz natural na parte mais interior.

Não quero com isto dizer esta planta está perfeita,nada disso,aliás a perfeição para mim não existe.

Estava à espera que me desse nas orelhas pelo corredor e as wc sem janelas,LLoooL

Já agora,se não for pedir muito,que lhe parece a questão do recuperador que levantei anteriormente?

0.0183 seg. NEW