Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho andado a pesquisar soluções de aquecimento a lenha + AQS (com apoio de painel solar).
    E ao pesquisar recuperadores a água, encontrei alguns com opçao de arrefecimento por serpentina. Dado que é assunto que não sou entendido, gostava de saber quais as vantagens e desvantagens dessa serpentina. E já agora a instalação difere dos outros recuperadores sem serpentina ou é igual em ambos os casos?
  2.  # 2

    é mais um sistema de segurança para protecção do recuperador entre varios que existem!
  3.  # 3

    Peço desculpa mas fiquei praticamente na mesma. Como disse não sou muito entendido.
    Mas no entanto agradeço a disponibilidade em me ter respondido.
    Se alguem tem mais alguma informação relevante sobre o assunto agradecia
  4.  # 4

    Em caso extremo ou por avaria o recuperador começar a aquecer demais essa serpentina tem como funçao arrefecer o recuperador evitando problemas maiores
  5.  # 5

    Estou a instalar um recuperador com serpentina de arrefecimento. Ver tópico.

    Imagine um cenário em que falha a luz. A bomba circuladora deixa de fazer circular a água quente no interior do recuperador e esta vai aquecer em demasia.
    Num recuperador sem serpentina, instalado em vaso fechado, a válvula de segurança vai abrir e deixar sair água quente, entrando posteriormente água fria no sistema.

    Num recuperador com serpentina, em vez de sair água quente e entrar água fria, vai circular água fria na serpentina e a água quente no interior do recuperador em vez de ser expelida vai ser arrefecida pela serpentina.
 
0.0112 seg. NEW