Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

As para vapor servem como indicam, para evitar que o vapor de água passe.

Se num telhado ou numa parede temos interesse em que o vapor de água saia, senão condensa e fica lá como água, nalgumas situações isso não se passa. Imagine um pavimento forrado a linóleo ou vinilico colado. Se deixarmos passar o valor de água proveniente do pavimento térreo (por ex), esse vapor de água, sobe, mas fica bloqueado pelo vinilico, condensa e forma bolhas de água, acabando a descolar o vinilico. Ora a gente não quer isso, pois não?
    • Nuno
    • 25 setembro 2009

# 22

Colocado por: NunoGostaria de saber o preço m2 deste pormenor.

Qual pormenor
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lobito

O último pormenor, desde a viga de madeira até à telha.

O 2º isolamento térmico e o gesso poderá sair, para quem gostar da madeira?
    • lobito
    • 25 setembro 2009 editado

# 23

Colocado por: PauloCorreiaAs para vapor servem como indicam, para evitar que o vapor de água passe.

Se num telhado ou numa parede temos interesse em que o vapor de água saia, senão condensa e fica lá como água, nalgumas situações isso não se passa. Imagine um pavimento forrado a linóleo ou vinilico colado. Se deixarmos passar o valor de água proveniente do pavimento térreo (por ex), esse vapor de água, sobe, mas fica bloqueado pelo vinilico, condensa e forma bolhas de água, acabando a descolar o vinilico. Ora a gente não quer isso, pois não?

Exactamente, por isso me espanta que no desenho que o Paulo pôs lá em atrás com um corte de um telhado haja uma barreira antivapor por baixo do isolamento. É engano, ou ùe mesmo para proteger o isolamento térmico da humidade que vem de dentro da casa? Mas então por onde é que essa humidade sai?
  2.  # 24

O pormenor do Paulo está correcto. A barreira para vapor está no sito devido, para a solução apresentada.

Eu pessoalmente,prefiro a estrutura de madeira à vista.. mas depende do ojectivo estéctico final.
  3.  # 25

Colocado por: Pedro BarradasO pormenor do Paulo está correcto. A barreira para vapor está no sito devido, para a solução apresentada.

Eu pessoalmente,prefiro a estrutura de madeira à vista.. mas depende do ojectivo estéctico final.

Eu também estou considerar essa hipotese. A sequência dos elementos passa a ser diferente, ou é so pôr madeira em vez de gesso cartonado?

E desculpe a insistência, Pedro, mas continuo a não perceber: o que é que acontece ao vapor produzido na casa?
  4.  # 26

lobito,
    Como sabe vivi aí para os seus lados, no país da «morne plaine» ;-)
    Nunca mais me esqueci dos densíssimos nevoeiros que por aí ocorrem.
    Por isso o que me preocupa não é que o vapor de água que NÃO SAIA, mas sim que o vapor de água (nevoeiro) ENTRE!

Para os excessos de humidade interior eu defendo uma solução do tipo «trop-plein» (tubo-ladrão). Por exemplo: uma janeleca na cozinha, virada a Norte, com vidro simples e sem corte térmico, onde o vapor de água possa condensar com facilidade.
    Mas ainda vou ter de amadurecer e afinar a «tecnologia» desta solução... ;-)
  5.  # 27

Boas

o que é que acontece ao vapor produzido na casa?

O vapor de água nas habitações tem essencialmente 3 origens:
    1 - Respiração e suor dos habitantes: a solução passa por uma ventilação natural adequada.
    2 - Preparação dos alimentos: a solução passa pelo exaustor (a ventilação natural dá uma ajuda).
    3 - Uso de água quente: por este motivo as casas de banho têm (ou devem ter) ventilação própria.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  6.  # 28

Ah, obrigada. Dizem portanto vocês (excepto o Luis, mais ou menos!) que chão, paredes e coberturas devem ser completamente estanques... Mmmm... a minha costela bióloga não gosta muito da ideia, mas por alguma razão não fui para engenharia!
  7.  # 29

O problema, J Cardoso, é que acréscimo de humidade relativa é muitas vezes demasiado rápido para o pequeno débito de alguns exaustores e ventaxes.

Os meus estudos de termodinâmica, entalpia e entropia já foram há muitos anos, pelo que não poderei fundamentar de forma tecnicamente correcta o meu ponto de vista.
    Mas não me parece que ter paredes permeáveis ao vapor seja uma solução para anular os efeitos de um rápido aumento humidade relativa (um duche quente, por exemplo).
    Se a temperatura exterior for suficientemente baixa, teremos condensação no interior (na espessura) dessa parede permeável, o que é tão mau ou pior que ter condensações na face interior da parede.

Esse súbito aumento de humidade não irá ser toda «aspirada» por uma ventaxezeca. Os espelhos e azulejos costumam estar à temperatura ideal para condensar este excesso de humidade, MAS se o banho for prolongado a temperatura das paredes da casa de banho aumentará (e/ou haverá saturaçao) pelo que o vapor irá sair da casa de banho.
    Este vapor irá passear por toda a casa até encontrar um local frio e condensar. Se for uma parede de azulejo ou um vidro de uma janela, menos mal. O problema é quando isso acontece no estuque, em pontes térmicas (zonas mal isoladas).
    Daí a minha sugestão do "trop plein" (uma espécie de desumidificador sem fios, uma zona fria onde a humidade condense). :-)
  8.  # 30

Boas

Dizem portanto vocês (excepto o Luis, mais ou menos!) que chão, paredes e coberturas devem ser completamente estanques

Não me exprimi bem. Devem tomar-se medidas para facilitar a evacuação do vapor de água e as barreiras para vapor são úteis, apenas não são suficientes.

O problema, J Cardoso, é que acréscimo de humidade relativa é muitas vezes demasiado rápido para o pequeno débito de alguns exaustores e ventaxes.

Porque infelizmente é dada muito pouca atenção ás características da ventilação a instalar. Em todo o caso estou de acordo com o que diz e com a solução que aponta. Já quanto à rapidez da formação do vapor não posso dizer nada: gosto de água fria.

cumps
    José Cardoso
  9.  # 31

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Pe10A solução que falou era esta? Sendo a placa a castanho a subtelha onduline, a placa azul o XPS e o ripado de madeira onde serão colocadas as telhas. So falta mesmo o pladur verde para o interior.

A placa castanha ai, é o forro em madeira, não a subtelha. O pormenor será este
    Photobucket
  10.  # 32

Olá a todos,

Após muita leitura e pesquisa venho aproveitar este post para colocar algumas questões sobre as soluções apresentadas:
    Sobre a viga e sob a barreira de vapor será possível colocar placas OSB? Ou a configuração apresentada nesta imagem terá que ser alterada?
    Caso seja possível, de que espessura deverá ser o OSB?
    Poderia indicar uma marca/refª para a barreira de vapor (poderá ser Ondutiss BV?)
    Qual o tipo de isolamento e espessura a utilizar sob a sub-telha ( roofmate SL ou PT?)
    Qual o tipo de sub-telha para telhas Lusa de aba e canudo (PLUS ou 50?)
    Qual o tipo de isolamento e espessura a utilizar sob a viga ( roofmate SL ou PT ou outro ?)
    Qual a referencia do Pladur hidrófugo (WA ou CH) e espessura?
    Muito obrigada pela vossa ajuda,
    Crissy
  11.  # 33

Colocado por: CrissySobre a viga e sob a barreira de vapor será possível colocar placas OSB? Ou a configuração apresentada nesta imagem terá que ser alterada?

Sim é e não precisa de alterar nada. Coloca sobre o ripado de madeira

Colocado por: CrissyCaso seja possível, de que espessura deverá ser o OSB?

A partir de 10mm mas de preferência hidrófugo

Colocado por: CrissyPoderia indicar uma marca/refª para a barreira de vapor (poderá ser Ondutiss BV?)

Pode

Colocado por: Crissy
    Qual o tipo de isolamento e espessura a utilizar sob a sub-telha ( roofmate SL ou PT?)

SL

Colocado por: CrissyQual o tipo de sub-telha para telhas Lusa de aba e canudo (PLUS ou 50?)

ST50

Colocado por: CrissyQual o tipo de isolamento e espessura a utilizar sob a viga ( roofmate SL ou PT ou outro ?)

Lã de rocha é o mais fácil de aplicar

Colocado por: CrissyQual a referencia do Pladur hidrófugo (WA ou CH) e espessura?

Dependera da marca, na Pladur é WA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Crissy
  12.  # 34

Gostava de aplicar este sistema, mas tenho algumas dúvidas.
    Vamos fazer um telhado novo, numa casa pequena muito antiga encaixada entre duas casas na zona de Évora. As paredes são grossas de terra e pedregulhos (é das casas mais antigas da aldeia).

1 - Estas paredes aguentam vigas de cimento invés dos barrotes de madeira?
    1.1. Ouvi dizer que estas paredes são mais resistentes do que as de tijolo, até aguentam melhor terramotos, é verdade?

2 – É possível subir as paredes para levantar o telhado?

3 – Se usar as vigas de cimento, continua-se a usar o mesmo sistema que está na foto em anexo (telha/sub-telha/isolante/barreira anti-vapor/etc…)

4 – Se usar as vigas de cimento não há problema nenhum em ter um forro interior parecido às fotos em anexo, mas coloca-se madeira em vez do gesso cartonado?
    4.1 – E as vigas de madeira seriam apenas de decoração? Ou é uma estupidez e mais vale colocar vigas de madeira como suporte e fica a coisa feita?

5- Por último, quais são os prós e contras entre usar vigas de cimento ou vigas de madeira?

Muito Obrigado
      pictures2.jpg
  13.  # 35

desculpem, quando falo em foto em anexo (telha/sub-telha/isolante/barreira anti-vapor/etc…) estou a referir-me à foto colocada por PauloCorreia
    • Mac
    • 22 abril 2010

# 36

Colocado por: Luis K. W.
    ..........
    Daí a minha sugestão do "trop plein" (uma espécie de desumidificador sem fios, uma zona fria onde a humidade condense). :-)

Gostei da ideia Luis. Essa solução em vez de uma janela, onte haveria necessidade de esperar que o ar com ela chocasse para perder a humidade, poderia, talvez, utilizar uma circulação forçada de ar onde o fizesse passar pelo exterior da habitação onde as paredes da conduta estaria fria e a condensação tivesse necessariamente de ocorrer. Poderiamos ainda envolver a zona da conduta onde pretendiamos a condensação com um gás frio para não haver interferência da temperatura ambiente. Como isto aconteceria no exterior a drenagem estava, à partida, facilitada. O ventilador poderia ter programação ou ligação a um sensor de humidade.
    Faz sentido?
    Cumprimentos
  14.  # 37

Colocado por: Mac
    Colocado por: Luis K. W.
    ..........

Gostei da ideia Luis. Essa solução em vez de uma janela, onte haveria necessidade de esperar que o ar com ela chocasse para perder a humidade, poderia, talvez, utilizar uma circulação forçada de ar onde o fizesse passar pelo exterior da habitação onde as paredes da conduta estaria fria e a condensação tivesse necessariamente de ocorrer. Poderiamos ainda envolver a zona da conduta onde pretendiamos a condensação com um gás frio para não haver interferência da temperatura ambiente. Como isto aconteceria no exterior a drenagem estava, à partida, facilitada. O ventilador poderia ter programação ou ligação a um sensor de humidade.
    Faz sentido?

Isso é o princípio do funcionamento dos desumidificadores (um circuito frigorífico), não é? ;-)
  15.  # 38

Colocado por: SobreiroGostava de aplicar este sistema, mas tenho algumas dúvidas.
    Vamos fazer um telhado novo, numa casa pequena muito antiga encaixada entre duas casas na zona de Évora. As paredes são grossas de terra e pedregulhos (é das casas mais antigas da aldeia).

1 - Estas paredes aguentam vigas de cimento invés dos barrotes de madeira?
    Não é de todo aconselhado, apesar de concerteza a maior parte dos empreiteiros ira recomendar-lhe a colocação de lajes aligeiradas...

1.1. Ouvi dizer que estas paredes são mais resistentes do que as de tijolo, até aguentam melhor terramotos, é verdade?
    que as de tijolo não, que as de tijolo e estrutura em betão armado, também não.

2 – É possível subir as paredes para levantar o telhado?
    Não sei, cada caso é um caso, mas é preciso projecto de alterações entregue na Câmara Muicipal.

3 – Se usar as vigas de cimento, continua-se a usar o mesmo sistema que está na foto em anexo (telha/sub-telha/isolante/barreira anti-vapor/etc…)
    Não, mas não faça isso, colocando o peso extra da lajes aligeiradas, fica com uma estrutura muito mais susceptiva a colapsar em caso de sismo.

4 – Se usar as vigas de cimento não há problema nenhum em ter um forro interior parecido às fotos em anexo, mas coloca-se madeira em vez do gesso cartonado?
    Anda a gastar dinheiro à toa, faça logo tudo em madeira,

4.1 – E as vigas de madeira seriam apenas de decoração? Ou é uma estupidez e mais vale colocar vigas de madeira como suporte e fica a coisa feita?
    respondido acima...

5- Por último, quais são os prós e contras entre usar vigas de cimento ou vigas de madeira?

são mais os contra, para as vigotas em betão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  16.  # 39

Muito Obrigado,
    Eu só pensei em vigas em cimento… para tornar a estrutura mais resistente a longo prazo e a intempéries mas quanto a terramotos já estava a desconfiar que era muito peso.

Mas se fizer tudo em madeira o esquema mantém-se, mesmo com estas paredes?

Então está fora de questão, por uma questão de peso, fazer um piso superior (laje em cimento) para fazer uma divisão por cima? (ex: quarto/sótão)

A casa de raiz tem 3 divisões (com as tais paredes grossas): a 1ª que dá para a rua; a 2ª interior que não tem janelas e a 3ª que dá para o quintal. O “sotão” estaria por cima da divisão interior. A parede mais alta é a 2ª (está entre a 1ª divisão e a divisão interior), o telhado começa a descer a partir deste ponto.
    Estávamos a pensar em fazer uma janela no piso de cima (“quarto/sótão”) na 3ª parede (entre a 2ª divisão e a 3ª) virada para o quintal e não para a rua, fazendo desta forma com que o telhado da 3ª divisão comece por baixo desta janela.

Se não for possível construir uma laje em cimento é possível fazer uma estrutura interior em madeira que sirva de piso de forma a permitir isto que eu escrevi atrás?

PS: Eu já vi uma estrutura destas num quarto de criança, creio que mais trabalhada pode ser mais elegante, o problema é que na parte de cima (eu admito o espaço também era pequeno e sem janela) madeira em cima, madeira em baixo, bastava uma lâmpada ligada e a.q.u.i.l.o aquece mesmo. Imagino no verão à noite deve ser uma sauna.

Obrigado
  17.  # 40

(Acho que só agora é que percebi os sussurros, acho que escrevi uma coisa que só eu é que vejo...)

0.0293 seg. NEW