Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: euDecida-se, homem !

Nada do que eu disse anteriormente é contraditório. Em resumo: estado sim, mas que seja o mais básico e pequeno possível, e que se cinja a funções administrativas e de soberania.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 142

Colocado por: J.FernandesE em que circunstâncias é que será expectável que uma área de actividade seja mais favorável aos compradores se tiverem um fornecedor único, do que se tiverem vários fornecedores em livre concorrência?

Bom, primeiro o estado ser dono dos meios de produção não quer dizer que não exista concorrência, quer dizer que o estado é dono dos meios de produção. Isso pode-se concretizar de diversas formas. Mas é olhar para os casos que existem.
  3.  # 143

fernandes

o seu "mal" é que vê o estado como uma entidade que vende um produto, enfim cada vez mais perdido nos meandros intrincados de intrincadas ideias.
    suponhamos que não havia educação publica, logo quem não tivesse dinheiro não frequentava a escola correcto?? ah vai-me dizer que as pessoas assim pagavam poucos impostos e já podiam pagar a escola privada, mas será que ainda assim esse pagamento seria acessível a muitas pessoas??
    ah já sei, o seu conceito de humanidade é que vençam os melhores, quem não tiver unhas deita-se fora.
  4.  # 144

Colocado por: marco1suponhamos que não havia educação publica, logo quem não tivesse dinheiro não frequentava a escola correcto??

Não, mesmo não tirando o Estado da equação, há maneira de se conseguirem serviços muito mais eficientes para os utentes e mais baratos para todos.

Imagine que não havia escolas públicas e que quem não tivesse meios para frequentar a escola (privada) recebia um subsídio do Estado que lhe permitisse pagar as propinas de uma escola à sua escolha.
    E agora imagine que não havia hospitais nem centros de saúde públicos e que quem não tivesse possibilidades de ter seguro de saúde, seria subsidiado pelo Estado para poder comprar um.

Com as poupanças imensas que o desmantelamento destas máquinas públicas permitiria, havia margem para descer impostos, a concorrência entre escolas e entre hospitais para captar utentes baixaria os preços, ao mesmo tempo que dava liberdade de escolha e a qualidade dos serviços aumentaria enormemente.

Colocado por: marco1ah já sei, o seu conceito de humanidade é que vençam os melhores, quem não tiver unhas deita-se fora.

O meu conceito de humanidade é que se premeie o mérito e o trabalho, não haja incentivos a viver com o dinheiro dos outros e que todos em conjunto nos sintamos responsáveis por aqueles que por razões várias não podem por si obter o rendimento que necessitam para o seu sustento e das suas famílias.
  5.  # 145

Colocado por: J.FernandesE agora imagine que não havia hospitais nem centros de saúde públicos e que quem não tivesse possibilidades de ter seguro de saúde, seria subsidiado pelo Estado para poder comprar um.

Esta é a situação para a qual os EUA estão a evoluir e o sistema deles é o mais caro do planeta, por pessoa, produzindo resultados medíocres.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_total_health_expenditure_%28PPP%29_per_capita

A saúde é dos sectores que está à partida condenado ao fracasso se for deixado a cargo do mercado, com pouca regulação. A razão prende-se pela disparidade entre o poder do consumidor e do fornecedor. Dizer que não a um médico que pede rios de dinheiro para nos salvar a vida não é a mesma coisa que dizer que não a um vendedor que nos pede rios de dinheiro para nos vender uma televisão.

Para o mercado livre dar bons resultados é preciso que ambas as partes estejam em pé de igualdade.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 146

Ainda bem que, acredito eu, a maior parte das pessoas não quer o seu modelo e acha o seu "conceito" de humanidade do mais desprezível que há para um ser humano.
    A maior parte das pessoas não querem ver crianças a morrerem por não terem dinheiro para pagar o tratamento.
    Infelizmente já fui algumas vezes a um IPO. Talvez lhe faça bem um dia destes ir a um.
  7.  # 147

Colocado por: branco.valterDúvido, o PSOE e o PP têm uma máquina de propaganda brutal e no final ambas vão atacar o "Podemos". Bassicamente o mesmo processo que vimos na Escócia onde o referendo estava ganho pelo "sim" e depois de muita propaganda em cima dos dois principais partidos politicos Britânicos, o "não" ganhou.

Não ganhou o referendo na Escócia porque a maior parte da população escocesa já esta etnicamente diluída com a Inglaterra. Por isso acabaram por ganhar apesar de ser uma margem mínima.
    • eu
    • 26 novembro 2014 editado

# 148

Colocado por: danobregaEsta é a situação para a qual os EUA estão a evoluir e o sistema deles é o mais caro do planeta, por pessoa, produzindo resultados medíocres.

É um exemplo que ilustra bem que os resultados práticos de um sistema nem sempre correspondem aquilo que os seus ideólogos profetizam.

E isto aplica-se a todos os quadrantes políticos, incluindo claro, o "podemos".
  8.  # 149

Colocado por: eu
    É um exemplo que ilustra bem que os resultados práticos de um sistema nem sempre correspondem aquilo que os seus ideólogos profetizam.

E isto aplica-se a todos os quadrantes políticos, incluindo claro, o "podemos".

isso já foi mais do que discutido aqui e pelas mesmas personagens de sempre com as suas fantasias neoliberais.
  9.  # 150

O que é o Neoliberalismo?
    • Carvai
    • 26 novembro 2014 editado

# 151

Colocado por: tostexO que é o Neoliberalismo?

'E não gostar de ser gamado pelo estado...
  10.  # 152

Colocado por: Carvai

??

Eu entendo neoliberalismo como teorias políticas de liberalização dos mercados para os privados e são contra que o Estado participe na economia.
  11.  # 153

Só queria ler a definição do jpvng.
  12.  # 154

Eu também sou capaz de resumir a minha opinião sobre o neoliberalismo a uma frase redutora, mas é uma frase um bocadinho mais comprida: É não gostar de ser comido pelo estado mas fazer tudo para comer o que puder do estado e no fim, se as coisas correrem mal, ir de mão estendida pedir ao estado que me salve com um financiamento.
  13.  # 155

Colocado por: jpvngNão ganhou o referendo na Escócia porque a maior parte da população escocesa já esta etnicamente diluída com a Inglaterra. Por isso acabaram por ganhar apesar de ser uma margem mínima.

Era bom acreditar na carochinha...
    Como disseram, não ganhou porque nas últimas semanas "nasceu" uma imensa onda de propaganda para assustar e prometer doces. O tipico, doce e cacete.
    Por um lado, puxaram-se cordelinhos para que saissem "noticias" sobre empresas e bancos abandonarem a Escócia. Nunca ninguém confirmou oficialmente tais planos, mas lendo os jornais de Londres era certo e sabido.
    Depois a BBC lançou-se claramente no "não". A mesma BBC que dizia ser independente e mentiras afim. Num dos comicios do "sim" fizeram edição de imagem vergonhosa para não passarem a parte que denunciava a mentira das empresas abandonarem.

Depois os partidos de Londres, todos juntinhos, montaram a fantochada que prometiam mundos e fundos, novas leis, se a Escócia ficasse. Acabado o referendo, arrumaram as botas e "eu? prometi o que?"

Sim, nas ultimas semanas os partidos que tem o costado bem oleado com a corrupção e o dinheiro que escorre do mar do norte, montaram uma vergonhosa campanha de mentiras e promessas que nunca tiveram intenção de cumprir.
    Nunca um regime corrupto abandonou as suas donzelas-douradas, pelo próprio pé....
  14.  # 156

Colocado por: danobregaEsta é a situação para a qual os EUA estão a evoluir e o sistema deles é o mais caro do planeta, por pessoa, produzindo resultados medíocres.

Os EUA não são exemplo, o sistema é uma mistura complicada de público e privado com muita burocracia e regulação, que deixa de fora cerca de 13% da população.
    Verdade seja dita que os restantes 87% usufruem dos melhores (e mais caros) cuidados de saúde do mundo. Algumas das razões por que é tão cara a saúde nos EUA, é o uso e abuso de consultas, TAC´s, RMN e cirurgias (2 a 3 vezes mais que na europa ocidental), o preço dos medicamentos (+50%), os salários dos médicos, as técnicas mais avançadas do mundo e acima de tudo a regulamentação que obriga a que as seguradoras cubram cada vez mais extensas listas de doenças.

Colocado por: danobregaA saúde é dos sectores que está à partida condenado ao fracasso se for deixado a cargo do mercado, com pouca regulação.

Uma frase que ficaria muito bem no Jornal do Avante, mas que carece da mínima adesão à realidade. Julgo que todos já tivemos a oportunidade de experimentar a saúde pública e privada. E com o aparecimento de cada vez mais hospitais privados, a qualidade tem vindo a aumentar e os preços a descerem.

Colocado por: danobregaDizer que não a um médico que pede rios de dinheiro para nos salvar a vida não é a mesma coisa que dizer que não a um vendedor que nos pede rios de dinheiro para nos vender uma televisão.

Podemos não ter que dizer não a um médico, mas acontece e cada vez acontecerá mais o Estado dizer não ao paciente; e não precisamos de ir para África, até aqui em Portugal o Estado tem que dizer não a muitos pacientes, ou a esperança média de vida e a sobrevivência ao cancro não fossem muito inferiores ao que se verifica na Noruega, ou na Alemanha, ou na Dinamarca. É que os recursos são finitos, não só os nossos bolsos, os dos outros também são finitos.

Colocado por: danobregaPara o mercado livre dar bons resultados é preciso que ambas as partes estejam em pé de igualdade.

Não percebi. Como consumidor não estou em pé de igualdade com a McDonald´s, o que eu preciso é que haja concorrência, por exemplo ter à mão também um Burger King, nem estou em pé de igualdade com a Galp, o que o mercado livre me tem de proporcionar é concorrência, ter a BP, ou a Repsol, igualmente.
  15.  # 157

Colocado por: jpvngAinda bem que, acredito eu, a maior parte das pessoas não quer o seu modelo e acha o seu "conceito" de humanidade do mais desprezível que há para um ser humano.
    A maior parte das pessoas não querem ver crianças a morrerem por não terem dinheiro para pagar o tratamento.
    Infelizmente já fui algumas vezes a um IPO. Talvez lhe faça bem um dia destes ir a um.

Você claramente não percebe o que eu escrevo.
    Vir com essa das criancinhas no IPO é puxar ao choradinho e uma baixeza que se pode esperar de si. Por acaso conheço bem o IPO e não recebo lições de moral de si.
  16.  # 158

Colocado por: j cardoso
    Eu também sou capaz de resumir a minha opinião sobre o neoliberalismo a uma frase redutora, mas é uma frase um bocadinho mais comprida: É não gostar de ser comido pelo estado mas fazer tudo para comer o que puder do estado e no fim, se as coisas correrem mal, ir de mão estendida pedir ao estado que me salve com um financiamento.

Estás enganado. Isso é o que o PCP tenta fazer crer que é o Neoliberalismo.
  17.  # 159

Estás enganado.

Estou enganado porquê? Não consegui fazer também uma frase REDUTORA sobre o neoliberalismo?

Isso é o que o PCP tenta fazer crer que é o Neoliberalismo

Parabéns pela sua perspicácia, descobriu logo que sou um comunista infiltrado pelo PC aqui no fórum. Haja paciência

PS: não me lembro de nos termos conhecido
    • adias
    • 27 novembro 2014 editado

# 160

Colocado por: J.Fernandesque os restantes 87% usufruem dos melhores (e mais caros) cuidados de saúde do mundo

Pois, sonhos. O sistema de saude dos EUA NÂO É UM DOS MELHORES DO MUNDO.
    Segundo a OMS está em 38.... bem atrás de Portugal e praticamente todos os paises europeus.

Colocado por: J.FernandesAlgumas das razões por que é tão cara a saúde nos EUA, é o uso e abuso de consultas,

Outro sonho... É caro porque o sistema de seguros é uma aberração. Os custos administrativos com seguros são um pesadelo!
    Já há consultórios a fazer 50%, sim 50%, de desconto em consultas se o doente preferir pagar em dinheiro e depois for reembolsado diretamente pela seguradora. 50% dos custos dos hospitais são para pagar a administradores e burocratas que só fazem papelada para enviar para as seguradoras. Uma palavra: Desperdicio! A grande razão de ser tão caro.
    Quando perceber que uma coisa chamada ICD9, o sistema central dos pagamentos hospital-seguradora, tem tantos códigos mas tantos que há um para tratamento de "osso partido por embate em ave enquanto voava em ultra-leve". Que nem um dolar é pago com o código errado.... Um dia que perceber a aberração que é, vai perceber que o nosso SNS é uma benção (mas claro, não alimenta egos neo-liverais)
    Quando perceber que se estiver inconsciente ou incapaz de comunicar e for levado de ambulância para o hospital errado, onde o seu seguro não cobre, será a sua ruína financeira. Imagine que tem um acidente de carro. Levam-no de ambulancia para o hospital mais próximo, para lhe salvar a vida. A sua seguradora não tem acordo com esse hospital, portanto recusa a despesa. Aparece-lhe uma conta de 3 milhões de dolares. Pode dizer adeus à casa, ao carro, ao cão... à vida. Vai preferir ter morrido.

Colocado por: J.Fernandesmas que carece da mínima adesão à realidade

Sim, porque os seus sonhos sobre o sistema de saude dos EUA estão embrenhados na "realidade"

A saúde nos EUA é tão boa, tão boa, tão boa que mais nenhum país a copiou!!!!

0.0464 seg. NEW