Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou a iniciar uma obra de remodelação de uma casa antiga de granito no norte (era um palheiro).
    Já passei (com sucesso mas também com muita paciência) a fase do projecto de arquitectura e das especialidades. Finalmente tenho a licença de construção e começámos a obra.
    Não me apercebi que na especialidade das telecomunicações teria que equipar a casa com tomadas e cabos de rede e fibra óptica (desculpem se algum termo não ficar muito certo).
    E agora, ao falar com o empreiteiro, confronto-me com um custo de 1.500€ só em material.

    A situação torna-se mais ridícula porque a casa está numa aldeia que nem saneamento básico tem e fibra óptica é coisa que não terá (e se num futuro distante tiver é um custo que dispenso). A instalação de telefone também é totalmente desnecessária.
    Mas as regras da câmara e as recomendações do director de obra são no sentido de fazer igual ao que está no projecto... Que na realidade não é o que quero, porque me parece um custo desnecessário.

    Assim, peço-vos ajuda para encontrar a melhor solução:
    Opiniões/sugestões para contornar esta situação? São bem vindas.

    Obrigada a todos pelo tempo e disponibilidade,

    Sofia
  2.  # 2

    No município onde costumo construir não necessito de nenhum documento relativo à instalação das rede de telecomunicações, para obter a autorização de utilização. Só era necessário um termo de responsabilidade do técnico responsável pela instalação para pedir telefone fixo.

    Tem que confirmar se no seu município exigem algum documento relativo à instalação telefónica. Por precaução, e até porque nunca se sabe o que o futuro nos reserva, deve deixar apenas as caixas e tubagens.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaA
  3.  # 3

    Obrigada pela explicação e sugestão. Vou consultar o regulamento da câmara para me situar e confirmar como é necessário fazer.
    Cumprimentos,
    Sofia
  4.  # 4

    Colocado por: SofiaAVou consultar o regulamento da câmara para me situar e confirmar como é necessário fazer.

    Verifique os documentos que são necessários para requerer a autorização de utilização. Mas não se esqueça disto:


    Colocado por: Picaretadeve deixar apenas as caixas e tubagens.
    Concordam com este comentário: SofiaA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaA
    • eu
    • 5 novembro 2014

     # 5

    Está a ser vítima das leis cegas deste país...
    Concordam com este comentário: SofiaA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaA
  5.  # 6

    Tem de cumprir o Projecto ITED, Já que o submeteu na fase de licenciamento.
    No final o instalador ou outra entidade emitirá uma declaração ITED.

    A Nova legislação da reabilitação urbana ( em vigor desde abril de 2014), no caso de edificios de habitação, isenta de alguns projectos e de cumprir diversa legislação...
    Por exemplo quanto ao ITED:
    http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=360635
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaA
  6.  # 7

    Obrigada Pedro pela informação. Estive a ver o link que me enviou e parece-me que pode ajudar.
    A verdade é que submeti este projecto sem saber o que estava a entregar (e é anterior à lei que refere). Mas parece-me que se soubesse teria que o submeter na mesma... Acho tudo muito ridículo. Que eu tenha a estrutura pronta para receber telef e tv em casa e ligar à rede exterior compreendo. Mas a distribuição interna obrigatória é muito ridícula. Principalmente pelo custo que traz e pela inutilidade (é um palheiro, numa aldeia sem esgotos, com estradas de empedrado, no meio de um pinhal...).
    Enfim...
    Já agora consegue dizer-me que passa a certificação final? O autor do projecto ou o electricista que está a fazer o trabalho? Ou do Director Técnico da Obra?
    Cumprimentos e obrigada,
    Sofia
  7.  # 8

    Não sei.
    Estas questões tem de as descortinar com o seu coordenador de projectos e com o Director técnico da empreitada e sempre através de diálogo com a entidade licenciadora.
    Já que neste pais... a lei é igual para todos, mas cada "quinta" aplica-a de maneira diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaA
  8.  # 9

    Colocado por: SofiaAJá agora consegue dizer-me que passa a certificação final? O autor do projecto ou o electricista que está a fazer o trabalho? Ou do Director Técnico da Obra?

    É o instalador (eletricista), e normalmente esse certificado só serve para pedir a instalação de telefone fixo, não é pedido pela câmara municipal. Confirme isso na sua câmara.
    Concordam com este comentário: SofiaA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaA
  9.  # 10

    Obrigada Pedro e Picareta.
    Já confirmei que não preciso entregar certificado na câmara e como não vou pedir telefone fixo fica o assunto resolvido. Penso no investimento dos cabos quando tiver fibra à porta. Até lá ficam as caixas e os tubos que me parece uma decisão prudente para o futuro.
    Cumps,
    Sofia
    Concordam com este comentário: ClioII
  10.  # 11

    Liguei para a Anacom (que regula o projecto ITED) e soube que posso fazer um pedido de excepção (dada a localização muito rural da casa). Os técnicos analisam e dizem o que é possível alterar considerando a inacessibilidade da casa à fibra óptica. Percebi também que ainda que sem vistorias, esta área fica certificada pelo termo de responsabilidade do autor do projecto ITED e do electricista que o concretizou. Vamos ver no que resulta - pelo menos já é um "caminho"...
 
0.0165 seg. NEW