Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, boa noite a todos/todas,

Acompanho este forum esporádicamente e tenho aprendido muito convosco, dai solicitar-vos ajuda nesta situação, uma vez que as minhas pesquisas não tiraram as dúvidas que tenho:

Vou colocar OSB3 12mm no chão e a intenção é que este fique como chão final com acabamento em verniz para soalho.

A minha dúvida prende-se com a fixação do OSB ao chão existente (mosaícos), foram-me dadas 4 hipoteses (agora qual delas a mais indicada?)

- Fixar com cola de madeira;

- Fixar com cola de poliuretano (cola PU);

- Fixar com prego liquído;

- "Fixar" como chão fultuante, colocar a "pelicula espuma" por baixo e nada mais;

"Sei" que deverei de deixar aproximadamente 1cm da parede para madeira poder comprimir e dilatar e que as placas são coladas umas às outras.

Outra questão prende-se com uma das divisões em que terei de colocar ripado para nivelar o chão, o ripado que irei usar será de 3,5cmx5,0cm, e o espaçamento entre as ripas será de 20cm, será este espaçamento o mais indicado ou deverei encurtar o espaçamento entre as ripas visto que o OSB é de apenas 12mm?

No ripado poderei fixar o OSB da mesma forma como fixarei nos mosaícos ou podererei/deverei fixar com parafusos?

Agradeço desde já a Vossa atenção e toda a ajuda que puderem prestar.

José Pais
  2.  # 2

Cá vai uma opinião de um leigo:
    flutuante não, pois não tem encaixes, nunca ficaria bem.
    cola de madeira sobre o mosaico não deverá funcionar muito bem
    entre cola PU e prego líquido... só perguntando aos fabricantes, mas parecem-me as melhores hipóteses.
  3.  # 3

Bom dia
    opinião técnica:

i)OSB 3 12mm, pouco resistente. Opte por OSB 4 (mais resistente à humidade - ambientes mais humidos) e com a espessura no minimo de 15mm. Utilize OSB com encaixe macho-femea;
    ii) Espaçamento de sarrafos está óptimo, no entanto passaria para 25cm porque dá múltiplo à dimensão medida usual de placa ( 2,5 X 1,25m), contudo com OSB 15mm. Se utilizar OSB igual ou superior a 15mm, poderá passar para o espaçamento de 50cm. Deverá ter atenção que no sarrafo e contacto com 2 camadas deverá ter uma superficie de apoio para cada placa no minimo de uns 3cm ( por forma a que absorva eventuais movimentações do conjunto);
    iii) Fixação por aparafusagem. A colagem não tem boa aderência, a menos que seja cola de polimeros ( cola-veda), e tal como não permitirá um dia mais tarde a fácil desmontagem, seja pelo motivo que for. Não cole directamente a pavimento;
    iv) Envernizamento, deve utilizar uma boa camada de primário/tapa poros/ verniz para preencher as cavidades que a superficie do osb tem, caso contrário poderá lascar e libertar pedaços de madeira com o desgaste;

Bom trabalho!
    Concordam com este comentário: josempais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666, nunogouveia, josempais

0.0103 seg. NEW