Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Há relativamente pouco tempo fomos obrigados a substituir o soalho de uma divisão da casa, incluindo os barrotes que o suportam. Utilizámos um soalho em madeira de pinho, com características semelhantes ao que existia antes. O rodapé foi feito no mesmo material. O soalho foi afagado, imunizado e recebeu um acabamento em verniz incolor (em oposição a outro soalho antigo que foi tratado mas com cera por recomendação da mesma pessoa que meteu o soalho novo na outra divisão). No entanto começaram a aparecer, em algumas zonas junto do rodapé,umas manchas escuras e uma espécie de rugosidade. O rodapé, no mesmo material, também parece ganhar fungos por cima do verniz. O que me leva a crer que o tratamento que foi dado ao soalho não foi o mais adequado, apesar do mesmo ter sido imunizado com um produto químico, o que me leva tudo a crer que a madeira era demasiado "verde" e que mesmo com os tratamentos que recebeu não foi suficiente. O soalho ficou bem instalado, mas estas patologias estão a causar-me incómodo. Irei falar com a pessoa que instalou o soalho mas gostava de ouvir segundas opiniões e, se possível, a melhor forma de resolver isto para evitar que a situação se propague.

    Obrigado desde já pelas opiniões.
  2.  # 2

    Bom dia,
    o problema começa no porquê o apodrecimento do soalho existente anteriormente. Dificilmente terá a ver com a madeira, mas antes com a falta de impermeabilização da área de montagem do soalho, da existência de "salitres", humidades superficiais e ambientais, inexistência de caixa de ar/ ou insuficiente dimensão da caixa de ar, etc.
    Outro erro que poderá ter existido terá sido a aplicação de verniz que impermeabilizou o soalho e não permite a " respiração da madeira".Deveria ter sido utilizado cera como colocou no antigo soalho, e que bem voltaram a aplicar no ainda existente.
    Soluções:
    i) raspar o soalho e trata-lo com cera. Não fica novo..mas gasta menos;
    ii)tratar das humidades e salitres existentes, após arrancar o soalho;
    iii) montagem de soalho novo, criação de entradas e saidas de ar/caixa de ar, e tratamento com cera ou oléo, etc.

    Creio que da madeira não será, mas...contacte um técnico de pavimentos e faça uma visita ao local.

    Bom trabalho!
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta. O soalho assenta em barrotes (não há laje aligeirada ou em betão) e tem um espaço enorme e arejado por baixo, por isso não é falta de caixa de ar. A casa é antiga. Este soalho é novo, foi colocado no início do verão :/. Quanto ao apodrecimento do soalho anterior, ele era mesmo muito antigo e acho que nem tratamento adequado do bicho tinha. Ficou em mau estado devido à alcatifa que tinha por cima estar cheia de humidades, lixivias e outras "porcarias". Essa alcatifa estava podre e cheia de bolor, tanto que ao removê-la fui surpreendido com um ataque de tosse como nunca antes tive. As humidades que geram o apodrecimento das madeiras aqui em casa (para além do problema com o bicho) entram quase de certeza por capilaridade e por infiltrações devido ao mau estado do beirado, o que gera patologias, entre as quais as habituais manchas de fungo e salitre, mas isso só acontece nas zonas junto das paredes exteriores. A seu tempo será resolvido. O meu problema é com este soalho novo e queria sobretudo perceber que soluções existem para isto porque a divisão fica no centro da casa. O meu palpite foi a imunização da madeira não ser suficiente por se tratar de pinho novo e este precisar de tratamento mais profundo, mas não tenho certezas
  4.  # 4

    Gostava de ouvir mais opiniões sobre isto. Acrescento a seguinte informação: a casa é elevada e tem canais de circulação de ar por baixo dos soalhos, na fundação, que comunica com o exterior através de várias grelhas pequenas nas paredes exteriores, formando uma espécie de rede de livre ciruclação de ar. Está tudo bastante limpo de fungos e de bichos lá por baixo. A água consegue infiltrar-se através das arestas de contacto com o chão exterior. Na altura que estava a ser mudado o pavimento do quarto intervencionado, consegui fotografar o chão por baixo do quarto ao lado através de uma das três passagens de ar na fundação, e noto que não tem fungos apesar de ter algumas manchas, só que é um chão com mais de 20 anos.

    Falei do problema ao senhor que fez a obra, que me disse que a causa das manchas era a humidade e que deveria fechar-se duas das passagens de ar no compartimento por debaixo do quarto intervencionado. Por um lado faz algum sentido, visto que o ar convergente na fundação vem saturado de humidade durante as estações mais húmidas, mas tenho igualmente noção que fechar essas passagens pode resultar no efeito oposto, ou seja, deixando de haver circulação de ar a humidade aumenta, visto que a circulação de ar é muito importante para o controlo da humidade relativa. Não sendo matéria que domine na perfeição, precisava de algumas dicas. Também vou pedir opinião noutros locais como seria óbvio. Obrigado.
 
0.0112 seg. NEW