Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a pensar colocar Ventilação mecânica controlada com capacidade de permutação de calor + Sistema Aquecimento/arrefecimento preferência por ventiloconvectores.
    Será que alguém me pode ajudar e saber se se pode incluir este sistema de Aquecimento/arrefecimento na permutação de calor do VMC ou são duas coisas totalmente distintas
  2.  # 2

    basta adicionar uma bateria de agua fria/quente ao recuperador de calor de fluxos cruzados ou ventilador de insuflação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvarov
  3.  # 3

    Colocado por: franciscoclementEstou a pensar colocar Ventilação mecânica controlada com capacidade de permutação de calor + Sistema Aquecimento/arrefecimento preferência por ventiloconvectores.
    Será que alguém me pode ajudar e saber se se pode incluir este sistema de Aquecimento/arrefecimento na permutação de calor do VMC ou são duas coisas totalmente distintas



    Estou nessa támbem nessa onda, estou a pensar colocar uma bateria de agua quente na saida da VMC, alimentada por um painel solar exclusivo para a bateria, só não sei se vai resultar, quanto aos ventiloconvectores são um sistema de aquecimento que nada tem a ver com a VMC.
  4.  # 4

    podem explicar melhor a bateria de agua quente?
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesbasta adicionar uma bateria de agua fria/quente ao recuperador de calor de fluxos cruzados ou ventilador de insuflação.


    Já me disseram que a bateria tem de ser alimentada por uma bomba de calor dedicada e gasta muita energia. Porque apesar de recuperar parte do calor, tem de converter a diferença para a temperatura da casa. será assim?
  6.  # 6

    Colocado por: j_r_m_cpodem explicar melhor a bateria de agua quente?

    Também não faço ideia do que seja
  7.  # 7

    Colocado por: franciscoclementserá assim?

    depende obviamente das condições de serviço da mesma,

    por exemplo se o delta T for muito grande e o caudal de ar for muito elevado (sinal que ela faz muito "trabalho") o consumo será também alto,

    agora se não existir recuperação de calor e para fazer o mesmo serviço o consumo será ainda maior,
  8.  # 8

    Colocado por: matrixalimentada por um painel solar exclusivo para a bateria, só não sei se vai resultar,

    não sei é se será minimamente compensador, pode integar com os restantes elementos e aí pode ser mais compensador com um investimento um pouco maior.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealvesnão sei é se será minimamente compensador, pode integar com os restantes elementos e aí pode ser mais compensador com um investimento um pouco maior.



    Na verdade tambem não sei, eu é que gosto de inventar.

    Não pretendo invetir muito neste apoio solar exclusivo, a VMC vai ser de fluxos cruzados, uma vez que vou reforçar bem o isolamento, quero tirar partido maximo do sol, que forma a aqueçer durante o dia para evitar ao maximo ligar aqueçimentos durante a noite.

    São ideias loucas??
  10.  # 10

    e um painel solar a ar?
  11.  # 11

  12.  # 12

  13.  # 13

    Colocado por: Sergio Rodriguese um painel solar a ar?


    Tambem pensei nisso, mas uma vez que vou meter a VMC, é só adicionar a bateria, não complica muito a instalação.
  14.  # 14

    Colocado por: matrixTambem pensei nisso, mas uma vez que vou meter a VMC, é só adicionar a bateria, não complica muito a instalação.
    mais valia ligar a bateria então a um recuperador de calor a lenha por exemplo penso que compensa mais e veria mais resultados!!!
  15.  # 15

    Colocado por: Sergio Rodriguesais valia ligar a bateria então a um recuperador de calor a lenha por exemplo penso que compensa mais e veria mais resultados!!!


    Sim tenho essa ideia tambem mas, mesmo a VMC sendo duplo fluxo tem sempre perdas, e vai ter ciclos de trabalho programados, a ideia é eliminar as perdas e se poder aqueçer era a cereja no todo do bolo.

    Mas não acredito muito que por si só seja uma forma exclusiva de aqueçer a casa, para isso acho que teria que fazer circular o ar, e não deitar fora (isto é a opinião de um leigo).
  16.  # 16

    Colocado por: matrixMas não acredito muito que por si só seja uma forma exclusiva de aqueçer a casa

    só vai depender da potencia da bateria e do desenho do circuito de ar.

    Colocado por: matrixpara isso acho que teria que fazer circular o ar, e não deitar fora

    pode explicar melhor esta afirmação.
  17.  # 17

    Colocado por: jorgealvespode explicar melhor esta afirmação.



    A VMC retira o ar viciado para fora e coloca ar renovado no interior, a recuperação do calor é feita no cruzamento destes dois fluxos (não estou a dizer nada de novo, e deve saber isso 300 vezes melhor do que eu).

    A bateria teria que ser colocada depois de passar pela recuperação e antes da distribuição pelos compartimentos (condutas).

    Teroricamente parte do calor que está desntro de casa vai sair, ao contrario do que aconteçe por ex: o ar condicionado, que pega no mesmo ar e volta a aqueçer, a perda aqui é muito menor.


    Atenção não atirem chumbo, são ideias de leigo baseadas em teorias do arco da velha :)
  18.  # 18

    Colocado por: matrixTeroricamente parte do calor que está desntro de casa vai sair

    para evitar isso é que existem os recuperadores de calor de fluxos cruzados que devolvem até 90% da energia contida no ar rejeitado.
    Concordam com este comentário: electrao
  19.  # 19

    Colocado por: jorgealvespara evitar isso é que existem os recuperadores de calor de fluxos cruzados que devolvem até 90% da energia contida no ar rejeitado.


    Claro Jorge, e eu falo de fluxo cruzado, mas existe sempre a perda de 10%, e é disso que eu falo.

    Imagine, 20Cº dentro de casa, com a VMC a trabalhar o ar vai sair a 20Cº, e vai entrar ar novo a 18Cº (contas de padeiro) ora, se conseguir com a bateria incrementar mais os 2Cº que se perderam, fica com uma recuperação de 100%.

    Claro que (teoricamente) a bateria vai incrementar mais do que esses 2Cº que se perderão.

    Estou a pensar em usar na bateria em vez de agua, usar o fluxo solar direto a circular na bateria e no painel, (ainda vou inventar a lampada :))

    Neste momento não tenho painel solar para AQs, mas tenho testemunhos que, em dias nublados conseguem aqueçer a agua a 35Cº, para queçer
    a agua a 35Cº, o fluxo solar tem obrigatoriamante ter uma temperatura superior, Certo?
  20.  # 20

    Colocado por: matrixEstou a pensar em usar na bateria em vez de agua, usar o fluxo solar direto a circular na bateria e no painel,

    contem glicol ou outro aditivo, mas não deixa de ser agua.

    Colocado por: matrixem dias nublados conseguem aqueçer a agua a 35Cº

    os meus colectores e são rascos (chineses dos mais fracos) ainda conseguem aquecer um bocadinho mais,

    mas a energia que absorvem é pouca para aquecimento ou sequer compensar as perdas pela VMC, para isso teriam que ser bastante mais e existem dias que mesmo assim o rendimento é nulo.
 
0.0213 seg. NEW