Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, sou nova por estas bandas mas gostaria da vossa ajuda e opinião é claro
    tenho um t2 que queria transformar num t3, pois tenho 3 filhotes (2 meninas e 1 menino), e queria dar-lhes um pouco mais de privacidade.
    tinha pensado em retirara a parede que divide a cozinha da sala e roubar um espaço a sala par criar o novo quarto, mas não sei se será a melhor opção, o que me dizem??
    junto segue a planta do apartamento, desde já obrigada
  2.  # 2

    peço desculpa agora sim vai a planta
      planta.jpg
  3.  # 3

    Aquilo na parede da sala/cozinha é uma lareira? Tem vizinhos por baixo? Se a resposta às duas questões for afirmativa vai ter ali as chaminés deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipaS.
  4.  # 4

    sim é uma lareira, que já foi retirada anteriormente por não estar segura (houve má construção, colocação) e por segurança das crianças foi retirada, quanto aos vizinhos só em cima, moro num rés do chão.
  5.  # 5

    De um modo muito radical, partiria a parede entre o espaço 1 e 2. Fazia a cozinha, aberta q.b. para a sala, no espaço 1. Iria ter que aceder aos quartos 4 e 5 e à I.S. pela sala / cozinha.
    E transformava a cozinha num quarto.
    Radical quanto baste. Algum dinheiro para gastar. Tubagens de água e esgoto para mudar (esgoto mais difícil). Exaustor com filtro carbono (penso que são estes). O ikea tem um modelo destes. Apenas filtra o ar e devolve à divisão. E claro, nova cozinha e novos acabamentos.
    E depois tem os cerâmicos para partir da ex-cozinha ou então forrar a pladur.
    No fundo estou a aproveitar a área circulação para área útil de utilização. Para depois poder libertar a cozinha para quarto.

    Não sei se será mais barato vender esta casa e comprar um T3 ou se fazer as obras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipaS.
  6.  # 6

    Passar a porta da suite para a parede interior (mais perto de 7 por baixo da banheira);
    Trocar a porta da IS para onde estão o bidé e a sanita e estas passam para onde está a porta;
    Passar a porta do quarto 4 mais para baixo de maneira a fazer uma passagem entre a sala e o "hall dos quartos" por baixo do pilar que está neste momento junto à porta do quarto;
    Criar o quarto na zona onde se encontra o corredor (entre o número 1, o número 2 e a IS com uma porta para o tal "hall" criado com as modificações anteriores) deitando abaixo aquela parede em L entre a porta da sala e o pilar junto à porta do quarto;
    Na parede do quarto que ficará junto ao número 2 colocar uma janela para garantir a iluminação/arejamento do novo quarto.

    Era isto que eu faria. Partindo do principio que a estrutura do prédio o suporta.
    Concordam com este comentário: m.arq
    • m.arq
    • 6 novembro 2014 editado

     # 7

    Colocado por: RJAS1972Passar a porta da suite para a parede interior (mais perto de 7 por baixo da banheira);
    Trocar a porta da IS para onde estão o bidé e a sanita e estas passam para onde está a porta;
    Passar a porta do quarto 4 mais para baixo de maneira a fazer uma passagem entre a sala e o "hall dos quartos" por baixo do pilar que está neste momento junto à porta do quarto;
    Criar o quarto na zona onde se encontra o corredor (entre o número 1, o número 2 e a IS com uma porta para o tal "hall" criado com as modificações anteriores) deitando abaixo aquela parede em L entre a porta da sala e o pilar junto à porta do quarto;
    Na parede do quarto que ficará junto ao número 2 colocar uma janela para garantir a iluminação/arejamento do novo quarto.


    Era isto que eu faria. Partindo do principio que a estrutura do prédio o suporta.


    Não será um t3 mas um t2+1.
    Tlvz antes de recuar a porta do 4, faria uma entrada para a distribuição dos quartos com 1m acima do pilar. O +1 ficava só com 1.80 de largura mas vindo até ao limite da actual entrada para a sala teria 3m de comp. Teria a sala praticamente como está e optimizava o actual espaço desperdiçado do l no corredor. Entre a sala e o novo espaço de acesso aos quartos e i.s pode colocar uma porta de correr. O +1 ficava com acesso tb a partir desse espaço. Á frente da porta de entrada principal, um armário para o guarda chuva. Ressalvo a iluminação/arejamento do novo quarto, q n é dfícil para a necessidade q de momento têm.
    Cmps!
    Concordam com este comentário: FilipaS.
  7.  # 8

    desde já agradeço as sugestões , o meu receio na parede em L é que o pilar não esteja onde aparenta estar mas nada como experimentar...
    mais sugestões há??
  8.  # 9

    Uau! em 5 m assimilou o q eu disse. Para procurar o pilar veja pela espessura da parede ou vá dando tóquinhos na mesma q pelo som chega lá.
    Cmps!
    •  
      marco1
    • 6 novembro 2014 editado

     # 10

    parece que não há muito a inventar

    tem de fazer cozinha e sala aberta, eliminar um bidé e trocar a porta da 1ª wc

    ah e de preferência fazer em pladur as paredes do "quarto" novo pois um dia pode ter que repor o original ( mais ou menos)
    Concordam com este comentário: rui moreira, Picareta, Italiano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipaS.
      jhlkjhl 001.jpg
  9.  # 11

    marco, eu pegaria no seu desenho e trocava com as devidas adaptações a cozinha com o quarto interior...
  10.  # 12

    Se conseguisse resolver a exaustão da cozinha, poderia também fazer isto:
      t3.png
  11.  # 13

    Parece-me que a solução apresentada pelo marco é mais económica e cria uma boa divisão entre zona social e zona privada, mesmo com a janela/bandeira de iluminação e arejamento do quarto da filha da Filipa a dar para a sala. Gostei da proposta.

    Agora, tudo depende de como os quartos são usados nesta família.
  12.  # 14

    nuno

    para alem do investimento muito maior e das contingências técnicas, penso que a sua proposta cria um pouco de conflito nos cruzamentos do dia a dia "perde-se" muito miolo naquele cruzamento cozinha/acesso quartos/acesso entrada e zona de comer da sala precisamente próximo desse miolo. de resto penso que para 4 pessoas será melhor dar um pouco de amplidão á função cozinha/comer.
  13.  # 15

    marco, embore concorde consigo, a proposta do nuno faz com que todas as divisões tenham luz natural...
  14.  # 16

    bem a cozinha não terá muita luz.
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
  15.  # 17

    sim ando a procura de uma solução em que se torne pratico viver ( agradável ) , mas sem gastar muito
  16.  # 18

    obrigada pelos esboços, ainda não me decidi mas o que me agrada mais é o quarto ao lado da casa de banho , pois parece-me o mais econômico
  17.  # 19

    não querendo abusar , preciso de ideias para a casa de banho pois ao mudar a porta de sitio e tirar o bide terá que ser mudado o interior e sinceramente não sei bem o que lá colocar.. ideias ha?
  18.  # 20

    ela agora é assim
      DSC05393 -2.JPG
 
0.0205 seg. NEW