Iniciar sessão ou registar-se
    • xana
    • 7 novembro 2014

# 1

Boa tarde.

Na minha moradia em construção tenho uma fachada ventilada em madeira thermowood da Banema. Em projecto foi escolhido aplicar um oleo da Biofa. Antes de aplicarem a fachada falei com o carpinteiro e referi repetidas vezes que era esse tal oleo da Biofa que tinha de aplicar. Ora, parece que o que o dono de obra diz nao interessa para nada e diz ele que aplicou o que a marca recomendou, uma velatura da Lyctus (Lycfinish pro). Agora fiquei com receio que a manuntenção desta madeira seja mais complicada. Com o oleo sabia que era só fazer manuntençao todos os anos dando o oleo da Biofa, sem necessitar de lixar. E com a velatura, tenho de lixar ou é como os oleos?

Tambem reparei agora que na fachada apareceu umas manchas. São uns pontinhos escuros. O que acham que será isto? Já pedi esclarecimentos à Banema mas ainda não tive resposta...

Muito obrigada pela vossa ajuda!
    Cumps,
    Xana
      WP_20141030_001.jpg
  1.  # 2

Penso que a Banema/ thermowwod, recomendava material da BONA, bona oil... versão mais industrial, similar ao BIOFA
    seja BONA, seja BIOFA, convem ter alguma coloração para melhor resistir aos UV's.
    Seja qual for, convem levar 2 a 3 demãos...

Essa madeira já está queimada do sol!!? os pregos estão desprotegidos, deveria ter levado um selante de forma a não oxidarem e a encher a cavidade o buraco.
  2.  # 3

Colocado por: xanaEm projecto foi escolhido aplicar um oleo da Biofa. Antes de aplicarem a fachada falei com o carpinteiro e referi repetidas vezes que era esse tal oleo da Biofa que tinha de aplicar.

Não existe um contrato escrito, com essas coisas escritas?

Colocado por: xanaOra, parece que o que o dono de obra diz nao interessa para nada e diz ele que aplicou o que a marca recomendou

Mas o dono de obra não é a xana?

Acho que é importante saber o que é que a Banema recomenda, e era isso que deveria ter sido feito.
  3.  # 4

esses pontos pretos do lado esquerdo são devidos à oxidação dos pregos. dever-se-iam ter usado pregos inox caso nao se pretendesse esse efeito.
    quanto ao lyctus, pelo que vi na ficha técnica parece não referir qual o processo de repintura, i.e se necessita lixagem ou não. como contém resinas alquidicas
    duvido que seja compativel com aplicaçoes posteriores de óleos sem ser decapado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 5

Boa tarde,
    pelas fotos isso não parece fachada ventilada. Na fachada ventilada há circulação de ar entre a caixa de ar, e o exterior, e nesse caso não acontece. Parece me ser um simples revestimento de Pinho Tratado de forro de 15 ou 22mm. Devia ter optado por uma maior espessura.
    Verifica se que o verniz/oleo está desgastado, pelo que já existe a exposição da madeira crua ao tempo, sendo que cada vez irá piorar.
    Sugiro que accione a garantia do trabalho junto do Carpinteiro/Empreiteiro/Pintor devido à Pintura. Caso já tal tenha passado, a solução será realizar a raspagem até à madeira crua, e aplicar oleo, ou sistema de verniz para exterior ( impregnante + 2 a 3 demãos de verniz ceroso ou tixotrópico). Provavelmente o ideal será esperar para o próximo ano para a pintura.
    Quanto aos pregos, nunca deveria ter sido pregado dessa forma, prego inox teria o mesmo problema porque criou cavidade e não a selou devidamente, o ideal teria sido aparafusagem à vista, e também esse corte de meia esquadria...não vai aguentar muito..topo a topo seria melhor..

Bom trabalho!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
    • xana
    • 7 novembro 2014

# 6

Muito obrigada pelos comentários.

A madeira foi aplicada em Agosto deste ano. A velatura foi dada passado umas 5 semanas, sendo que durante este periodo ficou exposta aos elementos. A moradia ainda nao está concluida, portanto ainda vou a tempo de rectificar quaisquer problemas.

Ninguem respondeu à minha pergunta: com esta velatura terei de lixar a madeira para depois aplicar novo produto quando fizer manuntenção daqui a um ano?
  5.  # 7

Colocado por: gazeboquanto ao lyctus, pelo que vi na ficha técnica parece não referir qual o processo de repintura, i.e se necessita lixagem ou não.

Já responderam.... mas ficámos na mesma ;)
    Sim, penso que terá de efectuar lixagem superficial para a repintura....
    • xana
    • 19 novembro 2014

# 8

Boa noite.

Tenho novos desenvolvimentos sobre este assunto. Infelizmente nao são boas noticias. A fachada em madeira da Banema está a ficar toda negra. Desde que notei as manchas negras, no fim de outubro, até agora, aquilo tem evoluido a um ritmo alucinante. Já tenho toda a fachada negra. Até já se nota bem à distância. Relembro que a fachada foi aplicada em agosto deste ano. Nem tinha 2 meses quando comecei a notar este problema.

Os tecnicos da Lyctus (marca da velatura aplicada na fachada) foram à obra na passada sexta. Dizem que é um fungo e que lixar nao deve resolver o problema pois já está impregnado na madeira. Ficaram de estudar o assunto. Tenho estado em contacto com a Banema mas ainda nao foram à obra. Não consigo perceber como uma madeira com o tratamento térmico XPTO tem este problema ao fim de 2 meses.

E agora o que fazer? Será que alguem se vai responsabilizar por isto? É que já estou a ver o filme todo.... Eu só quero que substituam o material todo, mas mesmo que a Banema concorde em substituir o material ainda ha a questao do trabalho todo de aplicação.

Cumps,
    Xana
  6.  # 9

Colocado por: xanaEu só quero que substituam o material todo, mas mesmo que a Banema concorde em substituir o material ainda ha a questao do trabalho todo de aplicação.

Compreendo a sua posição... mas eu já ficava conformado com o material...

0.0134 seg. NEW