Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    ultimamente tenho sido um leitor bastante assíduo deste forum, desconhecia-o, mas quando o encontrei passei umas boas horas a ler vários tópicos.

    Ando a ponderar comprar uma casa antiga para restaurar, encontrei uma que me pode interessar, isto se conseguir negociar o preço, no entanto as dúvidas são muitas.

    é uma casa do inicio do século 20, paredes de pedra de 50cm, telhado com estrutura em madeira e telhas de canudo. A casa foi sofrendo obras de conservação, mas nada que alterasse muito a arquitectura da casa original. A casa esteve habitável até 3 anos atrás, pelo que não é uma casa devoluta, ainda tem o contador da luz e da água ligados.

    A casa esta metida dentro de duas com um terreno atrás formando um T, algo do tipo
    ________________________
    |............................... |
    |......Terreno................|
    |______............________|
    XXXXXXX|...........|xxxxxxxxx´
    XXXXXXX|...casa...|xxxxxxxxx
    XXXXXXX|________|xxxxxxxxx

    a casa tem uma frente de estrada com 8 metros. Do lado esquerdo está encosta a outra casa, nada de janelas, do lado direito também tem outra casa, mas tem um corredor com cerca de 1,5m que serve para dar luz natural ás divisões ao lado direito da casa.

    a casa original tem uma profundidade de 8 metros, mas depois fizeram um anexo nas traseiras onde colocaram uma case de banho e fizeram um espaço amplo para arrecadação estender a roupa durante o inverno, etc, aproveitando este espaço a casa fica com 8 metro de frente e 12,5 de profundidade 100 metros quadrados de área que acho que me chegam para o que pretendo.

    O telhado será para vir abaixo, até porque quero aprofundar a casa original dos 8metros para os 12,5m. Dúvidas:

    No caso de demolir a casa que la está, posso encostar a nova a um dos lados ou tenho que dar alguma distancia mínima à casa da esquerda?
    Se for para demolir eu próprio (depois de meter um projecto de demolição à câmara) sou capaz de mandar o telhado abaixo e as paredes interiores. Agora as paredes de pedra é coisa para ficar em quando a demolição?

    No caso de manter as paredes exteriores, é possível abrir janelas em paredes com 50cm de pedra? ou aquilo vai cair tudo? É que se não for possivel torna-se dificel dividir o interior da casa de outra forma.

    As paredes exteriores, parecem sólidas mas não estão de prumo, por exemplo a fachada tem a parte de cima uns cm (2 ou 3) a descair para a estrada, tenho 36 anos e sempre conhecia aquela casa assim. Confesso que mete-me confusão comprar uma casa, restaura-la e ficar com a fachada assim, existe forma de corrigir ou de pelo menos atenuar o problema?

    Dúvidas são muitas, a casa não é minha, preciso de a comprar, mas para a comprar preciso saber o custo da exacto da reconstrução para saber se o banco depois me empresta o dinheiro. Só que o banco para saber se me empresta o dinheiro precisa de avaliar a casa, não a actual, mas aquela que vai resultar da reconstrução e para isso preciso de ter um projecto com as alterações.

    Agora como vou gastar dinheiro a fazer um projecto com as alterações, e se depois o custo da aquisição da casa + o custo da reconstrução foi elevado e o banco não me emprestar o dinheiro.

    tenho algumas poupanças, mas como os bancos não emprestam 100% e gasta-se sempre alguma coisa em arquitectos e nas licenças fico sem saber por onde começar.
  2.  # 2

    Pode pedir um pedido de informação previa à Câmara, que em termos de projecto de arquitectura e taxas é muito mais barato. Basicamente é perguntar a Câmara um "posso fazer isto? Se não, porquê?". A resposta da Câmara é vinculativa duarante 12 meses, para que possa depois avançar com o licenciamento, nesses moldes do PIP.
    Escolha um arquitecto com experiência e resolve logo várias coisas: a resposta as suas duvidas, um compromisso da câmara sobre o que pode licenciar, valido por um ano (o resultado do pedido de informação prévia) e um projecto para o banco avaliar, com a garantia dada pela Câmara ( mais uma vez como resultado do PIP)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloagsantos
  3.  # 3

    Obrigado brunomrosa,

    Já vi no site da minha câmara que um pedido de informação prévia tem um custo de 133,70, que não me assusta. O que me assusta é o que pode vir a ser preciso para o tal pedido de informação prévia.

    Então vou já gastar dinheiro com um arquitecto para fazer um projecto de alteração de uma casa que nem é minha, para saber se a câmara aprova, para depois ir ao banco ver se eles me emprestam o dinheiro. Tudo isto será irrelevante se o resultado final for positivo, agora se for negativo vou perder este dinheiro? estão a ver o meu problema?

    Existem por aqui arquitectos, será que se o projecto for recusado pela câmara (duvido se for bem feito) ou se o banco inviabilizar a aprovação do empréstimo (mais provável) haver depois a abertura do arquitecto de aproveitar o projecto para outro terreno, fazendo obviamente as devidas alterações, sem me cobrar o dinheiro de outro novo.

    Por aquilo que andei a ler por aqui até é trabalho para cerca de 3.000 euros a 5.000 euros ou ate mais, que não queria deitar fora. Neste momento não me queria endividar mais do que 80.000 euros. O objectivo seria caso o banco avaliasse tudo por 100.000 euros pedir depois os 80.000 (80%), desse dinheiro negociar a casa até 30.000 euros e ficar com 50.000 euros para a reconstrução. As poupanças que existem seria para os extras da compra da casa velha (IMI, IMT, Imposto de selo, etc) e depois pagar a arquitectos e as licenças na camara.

    Sei que o dinheiro está curto, mas tb não estou a construir um palacete, estamos a falar da reconstrução de uma casa terrea com 100m2 uma coisa modesta (na minha opinião)
  4.  # 4

    Um Pip... para uma coisa dessas, com um estudo prévio, não acredito que passe dos 1500e , tem de contar que deve ser efectuado um Lev. topográfico e arquitectónico do existente... é mais caro por isso.

    Sabe que pode pedir um Pip, mais simplificado... não se inibe e contacte um ou mais arquitectos... peça orçamento.
    Também lhe digo que
    Há situações, em que o próprio técnico, lhe irá logo dizer com quase 100% de certeza se o que pretende é viável ou não.
    Ou ainda, pega nos dados do edifício, localização e marca uma reunião com o técnico da zona na Caâmara , este informalmente dir-lhe-á se a sua pretensão tem ou não pernas para andar.

    PS: um trabalho efectuado para um local... não vai dar para aproveitar para outro. Esqueça isso. ( excepto se for uma situação exatamente igual)
  5.  # 5

    Peça orçamentos, vai ver que não sai assim tão caro. Não há projectos iguais para outros terrenos, não faz sentido.

    Se for reprovado a Câmara tem de dizer porquê. Quando paga ao arquitecto esta incluído o acompanhamento do processo até a aprovação, logo se a Câmara não aprovar, altera-se o projecto e volta se a submeter até ficar aprovado (cumprindo as condicionantes impostas, claro).
 
0.0120 seg. NEW