Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o risco de eu e o meu namorado contrairmos um credito habitação nas seguintes condições:

Temos 25 anos e vamos casar no próximo verão. Eu recebo 430€ e o meu namorado 730€. Temos um pé de meia de 23 mil euros neste momento.

Pretendemos comprar um apartamento que custa 85 mil euros perto ao local onde trabalho e o meu namorado terá de fazer 4 viagens de 6km por dia numa comercial a diesel.

O credito para 80 mil, a 40 anos, taxa Euribor a 3 meses, spread de 2.7, dá uma prestação de 296 euros já com o seguro de vida e de casa.

Ficamos foi um bocado assustados quando. na simulação dava uma prestação de 343€ se a taxa aumentasse 1%.

Será que podemos arriscar a fazer o financiamento, visto que temos de comprar todos os eletrodomésticos e mobília para casa(nemos os móveis de cozinha), um casamento que custará 6 a 7 mil euros e o condomínio que custa 22€, deslocações do meu marido que andará na casa dos 80€ mensais?, Pois para já são essas as despesas que temos certas. As outras não temos muito a noção.

Gostaria que nos pudessem dar a vossa melhor opinião porque ainda somos novos nessas andanças de contas mensais.

Obrigada
  2.  # 2

Arrendem! São ainda novos para terem dores de cabeça... os empregos já não são o que eram e, se falta um ordenado em casa, lá começam as dores de cabeça e as preocupações para honrarem os vossos compromissos.
    As rendas estão acessíveis, cada vez mais casas se encontram para arrendamento, a oferta é grande, logo os preços têm que baixar.
    Dito isto, juntem mais €€€€€, estabilizem a vossa vida, e, quando a situação melhorar, então sim, avancem para a compra da vossa casinha. Sejam felizes e, que os vossos sonhos se concretizem.
    Concordam com este comentário: mmgreg, adias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SilvaS
  3.  # 3

E porque é que o seu namorado tem que fazer 4 viagens por dia ? Porque não leva a marmita em vez de andar a queimar gasóleo em deslocações inúteis ? Só aí reduziam logo a despesa para metade. E você ganha muito pouco, com 25 anos não se deixe estar nesses marasmo de emprego, mexa-se, é até aos 35 que devemos estar sempre a procurar emprego novo, a cada mudança a possibilidade de ganhar mais sobe bastante.
    Concordam com este comentário: hangas, fsilva106
  4.  # 4

Cara SilvaS

Só aconselho avançar para um empréstimo caso o vosso emprego seja "estável" e o estar efectivo isso as vezes não muito importante a própria estabilidade da empresa é importante.

Caso avancem para a compra 2 coisas que eu acho importante, primeiro não aceitem o pedido de banco de fiadores se eles exigirem esqueçam isso e arrendem. Segundo, não digam em caso algum que têm pé de meia ao banco, nem que têm possibilidades de dar entrada. Assim ficam precavidos se o banco avaliar a casa de forma a que tentem pedir um empréstimo a parte com juros maiores, nesse caso depois digam que dão o que faltam de entrada e não metem nenhum segundo empréstimo ao barulho. Neste caso as avaliações tendem a ser mais "justas" para os clientes se disserem que podem dar entrada correm o risco do banco pedir essa entrada e avaliar de forma a que ainda deem mais algum.

No CPCV cuidado com os montantes dos sinais e prazos, e sempre tem de existir salvaguarda caso o credito não seja aprovado, se os vendedores não aceitarem façam uma unica coisa FUJAM. Casas de banco só dão qualquer que seja a verba depois de credito aprovado, se pedirem antes mais uma vez FUJAM. Casas há muitas logo oportunidades também as há.

Cuidado com as escrituras e os seus valores é um pequeno rombo no orçamento

Por ultimo, o meu casamento e tudo o que isso engloba, fora convidados que os pais fazem questão de contribuir na totalidade, já anda nos 8000€ vai ser em época baixa, nada de extraordinário e com o contributo normal dos padrinhos, atenção as coisas estão muito caras. Nos electrodomésticos sempre os A++ ao melhor preço, procurem as promoções e dêem prioridade à eficiencia energética, a longo prazo as vossas carteiras vão agradecer.
  5.  # 5

Veja se o prédio precisa de obras no futuro, que tipo de problemas tem, se todos têm pago condomínio, esse tipo de surpresas que por vezes se pode ter.

Se tiver, aproveite para negociar o valor de compra (eu fiz isso na compra de uma das casas).
  6.  # 6

Bom dia,

Obrigada a todos pelas vossas opiniões.

Entretanto, iremos ter oportunidade de construir uns anexos atrás da casa dos meus pais. E enquanto a construção não estiver pronta então vamos arrendar...

Obrigada e boas discussões..
    • tnjp
    • 12 novembro 2014

# 7

Temos 25 anos e vamos casar no próximo verão. Eu recebo 430€ e o meu namorado 730€. Temos um pé de meia de 23 mil euros neste momento.

Com estes salários, será que o banco aprova?

um casamento que custará 6 a 7 mil euros

Tanto dinheiro para assinar um papel? Nunca assinei nenhum, mas não sabia que era assim tão caro! Deixando a ironia de parte, acham que vale a pena gastar esse valor?

A melhor solução é claramente o arrendamento. Mas preparem-se para muitos comentários negativos, vão chover criticas à vossa opção, mas cada um sabe de si e da sua vida.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  7.  # 8

Colocado por: tnjp

Com estes salários, será que o banco aprova?

Tanto dinheiro para assinar um papel? Nunca assinei nenhum, mas não sabia que era assim tão caro! Deixando a ironia de parte, acham que vale a pena gastar esse valor?

A melhor solução é claramente o arrendamento. Mas preparem-se para muitos comentários negativos, vão chover criticas à vossa opção, mas cada um sabe de si e da sua vida.
    Concordam com este comentário:Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SilvaS

Sim, o credito seria aprovado.

Quanto ao casamento é uma escolha! Se vale a pena gastar esse valor? Neste momento vale! tem um valor sentimental...

A que tipos de comentários negativos se refere? é que assim vou já me preparando....
    • tnjp
    • 12 novembro 2014

# 9

Sim, o credito seria aprovado.

Tenho algumas dúvidas, não querendo desconfiar da sua palavra. Um imóvel que custa 85, um empréstimo de 80 e salários baixos... Aliás, ficou assustada com a possibilidade da prestação aumentar em 50€, o banco também faz essas contas.

Em relação ao casamento é um escolha pessoal e eu não gosto de comentar a vida dos outros, como disse acima, cada um sabe de si. Como o casamento para mim não tem qualquer valor sentimental, eu fiz outra escolha.

Em relação aos comentários, serão do tipo: "Estás a pagar uma coisa que nunca será tua"; "Estás a deitar dinheiro fora"; "Estás a enriquecer o senhorio";
    Eu sei do que falo porque passei pelo mesmo e também tinha 25 anos na altura.
  8.  # 10

Pensei que os comentários desagradáveis seriam relativamente à construção atrás da casa dos meus pais.
  9.  # 11

Colocado por: tnjp

Em relação aos comentários, serão do tipo: "Estás a pagar uma coisa que nunca será tua"; "Estás a deitar dinheiro fora"; "Estás a enriquecer o senhorio";

e algumas destas afirmações sao mentira?
    numa casa alugada, quer queira quer nao, está a pagar por uma coisa que nunca será sua...numa compra, encare o banco como um senhorio, mas a casa é sua!
    numa casa alugada, deita dinheiro fora? é relativo, mas mais ou menos é dinheiro que nunca mais o vê...
    numa casa alugada, enriquece o senhorio? é verdade e a casa nunca será sua...tambem é verdade que se comprar com emprestimo enriquece o banco, mas a casa é sua!

é como o casamento! uns acham um desperdicio...outros é o sonho deles.... ha pros e contras e nao ha uma verdade absoluta na compra vs arrendamento!
    • tnjp
    • 12 novembro 2014

# 12

Eu avisei... :)
  10.  # 13

Colocado por: SilvaSPensei que os comentários desagradáveis seriam relativamente à construção atrás da casa dos meus pais.

e tambem nao concordo muito...mas cada um sabe de si!

o que agora lhe parece muito bom.....pode vir a tornar-se um pesadelo! aqui ha tempos surgiu no forum um rapazito que vivia em casa dos sogros com a esposa, mas ja estava tao farto de aturar os sogros que procurava casa para alugar para ir para la nos tempos mortos da vida, para nao ter que aturar os sogros.....
    •  
      jccp
    • 12 novembro 2014 editado

# 14

acham mesmo boa ideia comprar casa da maneira q isto está?

http://www.jn.pt/paginainicial/

150 mil famílias não conseguem pagar o empréstimo da casa

com esses ordenados o banco não vos empresta o dinheiro.

Se têm uns bons fiadores é outra conversa.
    Quanto ao casamento...força!
  11.  # 15

Eu vivo temporariamente com os meus sogros (no total serão 3 meses) são muito boas pessoas, mas não há nada como termos o nosso espaço.
    Quanto ao arrendamento nunca fui fa dessa solução.
    Quanto ao empréstimo o banco se calhar até empresta mas tenha atenção porque é certo que lhe vão carregar no spread.

Vendo os salários que têm e as opções que pondera, se calhar no seu caso optaria por arranjar um canto o mais independente possível na casa dos vossos familiares.
    Certamente que poderiam ir poupando mais algum, e como são muito jovens lá para os 30 tornavam a ver as vossas condições e voltavam a avaliar a possibilidade de compra de casa própria.

Quanto ao casamento, são opções pessoais. Se o vestido de noiva está incluído no valor que mencionou então terá o casamento dentro dos parâmetros "normais", se não está incluído então já acho muito€.
    Depois terá que avaliar se com as prendas dos convidados consegue abater a despesa total.
  12.  # 16

sinceramente nao percebo certas pessoas deste forum...... ha quem defenda que uma familia com filhos e com rendimentos mensais de 1000 euros, consegue viver á grande e á francesa e ainda sobra dinheiro...... (ha um topico sobre isso)

Mas depois quando aparecem estes casos, os 1000 euros ja nao dao para nada...
    •  
      jccp
    • 12 novembro 2014

# 17

Colocado por: loverscoutha quem defenda que uma familia com filhos e com rendimentos mensais de 1000 euros, consegue viver á grande e á francesa e ainda sobra dinheiro

só se forem comer à casa dos pais
    • hangas

# 18

Colocado por: tnjpTenho algumas dúvidas, não querendo desconfiar da sua palavra. Um imóvel que custa 85, um empréstimo de 80 e salários baixos... Aliás, ficou assustada com a possibilidade da prestação aumentar em 50€, o banco também faz essas contas.

E no prazo de vida do emprestimo pode vir a subir muito mais do que isso.
    As taxas euribor estao nos valores mais baixos de sempre a medio longo prazo é de esperar que voltem aos valores "normais" e ai não vai subir só 1%.. será mais 2 ou 3%.

Eu quando fiz o meu credito em 2004 estavam nos 2% e tinham estabilizado (do ponto de vista da altura) mas em 2008, apenas 4 anos depois chegaram os 5%. A renda praticamente duplicou! Consegui aguentar a "pancada" que por sorte durou pouco mais de 1 ano.
    Não pretendo assustar ninguém.. mas preparem-se para o inesperado. Simulem para voces proprios o que poderá aconceter se um ou outro peder o emprego, se tiverem um filho, ou dois...
    No final só voces saberão se o que mais vos convém.

Se neste momento alguma a estabilidade não é a melhor, optem por arrendar uma casa à vossa medida durante 1 ou 2 anos e metam mais algum de parte. depois voltem a ponderar. Considerem isso como uma especie de test-drive em manter uma casa.
    Por outro lado pensem que um arrendamento também é um compromisso, é preciso pagar a renda.. mas sempre têm mais flexibilidade. Imaginem que mudando de cidade conseguem um emprego melhor e um custo de vida mais equilibrado... um arrendamento é mais facil de gerir.

Eu comprei casa, e não me arrependo. Mas foi há 10 anos, onde era claramente mais barato comprar que arrendar. Mas actualmente estou a dias de ir viver para fora do pais e estou preso a uma casa enquando não compensar vende-la e vejo esta decisão como uma pedra no sapato.
    Concordam com este comentário: jccp
    • hangas

# 19

Colocado por: jccpha quem defenda que uma familia com filhos e com rendimentos mensais de 1000 euros, consegue viver á grande e á francesa e ainda sobra dinheiro

Eu reformularia para:

ha quem defenda que uma familia com filhos e com rendimentos mensais de 1000 euros, consegue viver á grande e á francesa e ainda sobra dinheiro
  13.  # 20

Colocado por: loverscoutsinceramente nao percebo certas pessoas deste forum...... ha quem defenda que uma familia com filhos e com rendimentos mensais de 1000 euros, consegue viver á grande e á francesa e ainda sobra dinheiro...... (ha um topico sobre isso)

Mas depois quando aparecem estes casos, os 1000 euros ja nao dao para nada...

O problema não é esse, o problema é conseguir o empréstimo com esses valores

0.0236 seg. NEW