Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia... estou curioso

    Alguém já passou por este processo? Já abriram as candidaturas.

    É possível com terra arrendada?
    É possível utilizando terra já com outros subsídios.

    O processo implica sempre pagamento próprio e só depois o subsídio é pago ou é possível que o Proder adiante o dinheiro com alguma penalização??

    A percentagem da comparticipação é baseada apenas nas zonas (desfavorecidas ou não) ou tem a ver com o tipo de investimento?
  2.  # 2

    ninguém?
  3.  # 3

    Na verdade não sei nada, mas como gosto de agricultura e também sou jovem, fiquei interessado...
  4.  # 4

    Pois, parece que está com azar. Aguarde até aparecer alguém que o possa ajudar...
  5.  # 5

    Mais um interessado no assunto.

    A aguardar por quem tenha mais informações...
  6.  # 6

    Boas,

    Eu estou com um processo de candidatura a meio...supostamente devera ser aprovado ate ao final do ano......mas já aguardo há muito tempo.

    POsso dizer que entreguei um 1º em setembro de 2012 e que chumbou...fiz as alterações e em Outubro de 2013 voltei a entregar....... agora aguardo
  7.  # 7

    Colocado por: psteumBoas,

    Eu estou com um processo de candidatura a meio...supostamente devera ser aprovado ate ao final do ano......mas já aguardo há muito tempo.

    POsso dizer que entreguei um 1º em setembro de 2012 e que chumbou...fiz as alterações e em Outubro de 2013 voltei a entregar....... agora aguardo


    Eu estou um bocado a nora com isto..
    Que tipo de projeto entregou se não é indiscrição? Qual a ideia? Têm de se ter por ex um mínimo de Hectares de terreno de cultivo? Existe algum site com esta informação toda?
  8.  # 8

    Tem limitações de acordo com o produto que quer cultivar.....no 1º projecto apresentei uma produção de romas....mas o meu terreno so tem 2,5ha......o que não é viável (so a partir dos 4ha)....assim neste segundo projecto mudei para phisalis......

    Recomendo que recorra a uma empresa especializada. eu assim o fiz uma vez que há muita conversa técnica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ktm333, bodrelhos
  9.  # 9

    Então posso esquecer, o maior que tenho tem 5ha, mas é de mato, terreno de cultivo o maior é de 0,5ha, depois tenho mais mas é um aqui outro além.. Esses projetos oferecem ajudas a que nível? Aquisição de máquinas e alfaias, terrenos..? Depois da aprovação, temos apenas de produzir e arranjar compradores... Qual a duração? A minha avó tem lá phisalis na horta, ao inicio era uma planta pequena, até que simplesmente começaram a nascer mais sozinhas, alguns frutos acabam por cair para o chão, penso ser por isso..
  10.  # 10

    Colocado por: ktm333Então posso esquecer, o maior que tenho tem 5ha,mas é de mato
    Esquecer porquê???? Há muita coisa que é aceite (ex: plantação de castanheiros... tem que ter cuidado depois com as obrigações futuras... e poupar os subsidios para essas obrigações caso sozinho não consiga fazer tudo e ter de contractar alguêm)

    Colocado por: ktm333epois tenho mais mas é um aqui outro além..
    Julgo que não tem que ser tudo junto, o importante é ser viável
  11.  # 11

    Será que sobreiros são aceites? No meu caso, teria de pagar a lavoura da terra, que terá de ser com máquina de rastos visto o terreno ter mato mais alto que eu, infelizmente, e ser sinuoso.. Tenho de ver melhor os prós e os contras, mas com a máquina de rastos a levar a 60€/Hora ou é um bom apoio ou posso esquecer mesmo :/
    Por acaso tenho já plantado 1ha de Oliveiras, será que as posso usar para os apoios, ou é só para novas árvores? Peço desculpa de tanta pergunta, mas isto parece um bocado confuso :)
  12.  # 12

    A informação mais completa que tenho está neste pdf: http://sae.ajap.pt/folhetos/Brochura_Ser_Jovem_Agricultor.pdf
    Mas não responde a tudo... e não sei se está actualizado.

    - Sobreiros pode e até há uns anos chegava a ser comparticipado a 100%
    - Julgo que despesas de preparação do terreno também são comparticipadas
    - Julgo que pode utilizar as oliveiras... mas não sei...vêm as questões da viabilidade há baila... mas como tem mais terreno pode incluir os restantes terrenos no projecto julgo eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ktm333
    • ktm333
    • 13 novembro 2014 editado

     # 13

    Se posso ótimo, tenho de me informar melhor sobre isso, em vez dos eucaliptos como toda a gente faz, começo nos sobreiros! E com isto mais uma duvida, posso fazer um projeto para os sobreiros e um para as oliveiras?

    No PDF na parte da escolha dos projetos para aprovação diz que "valoriza os benefícios ambientais dos investimentos, na produção de energias renováveis..." com isto quer dizer que também financiam a instalação de painéis solares por exemplo? É que eu não estou a ver árvores que beneficiem na produção de energia...
    • tope
    • 13 novembro 2014

     # 14

    Tenham atenção às culturas, o projeto terá de ter viabilidade económica.
    Relativamente aos painéis se estiverem a "trabalhar" para o projeto podem ser aprovados, terá sempre de existir uma justificação para a sua existência.
    Sugiro a todos os que pretendem avançar com um projeto inserido no programa de instalação de jovens agricultores fazerem todas as contas. Não se esqueçam que quer o prémio como todos os subsídios à instalação irão ser declarados no IRS pelo que o apoio real não são os 50-60%, baixará de forma significativa. É também muito importante haver capacidade de injetar capitais próprios, pois os pedidos de pagamento do prémio mas principalmente dos investimentos efetuados demoram muito tempo.
    • tope
    • 13 novembro 2014

     # 15

    Colocado por: ktm333Será que sobreiros são aceites? No meu caso, teria de pagar a lavoura da terra, que terá de ser com máquina de rastos visto o terreno ter mato mais alto que eu, infelizmente, e ser sinuoso.. Tenho de ver melhor os prós e os contras, mas com a máquina de rastos a levar a 60€/Hora ou é um bom apoio ou posso esquecer mesmo :/
    Por acaso tenho já plantado 1ha de Oliveiras, será que as posso usar para os apoios, ou é só para novas árvores? Peço desculpa de tanta pergunta, mas isto parece um bocado confuso :)


    Esse ha de Oliveiras tem rega?
    • mog
    • 13 novembro 2014 editado

     # 16

    bom dia,

    pelo que leio aqui a medida "instalação de jovens agricultores" parece-me fechada. pelo menos para já. mas dê uma vista de olhos no site, pode ser que esclareça as suas dúvidas. em todo o caso, um contacto com a direcção regional de agricultura da sua zona faz sentido.
    boa sorte!

    Nota: não esquecer que está quase a chegar um novo quadro de apoio.
  13.  # 17

    Bom dia. Sou jovem agricultora, com terra própria. Se não tiver dinheiro para investir, esqueça o assunto. Neste momento, floreiam muito a ída para a terra por parte dos jovens mas, não dizem o que está "por trás". A verdade é que para se candidatar a prémios como o da instalação de jovem agricultor e muitos outros mais tem de você investir primeiro. As pessoas que não o têm, vão pedir empréstimos com juros elevadissimos. É mesmo muito dificil manter assim um negócio. Até porque uma instalação e tudo o que aí advém pode ter custos elevados. Outra coisa: tem de ter formação na área, Outra ainda: mesmo que a tenha é sempre bom achar um projetista que esteja "dentro do meio" o que tem custos elevados! Conheço pessoas que não se candidataram, o processo é muito lento de obtenção de lucro mas; ás vezes safam-se melhor.
    Concordam com este comentário: tope
    • tope
    • 13 novembro 2014

     # 18

    Obviamente que quem tem terra disponível, vontade em fazer crescer um negócio nesta área, tem disponibilidade de tempo e alguma capacidade financeira, estas medidas são uma excelente ajuda.
  14.  # 19

    Olá,

    Sou agora um jovem agricultor com 40 anos :) a começar a fazer os investimentos em mirtilos e groselhas em modo de produção biológico com design da propriedade seguindo os princípios da permacultura (até à pouco tempo fui - ou melhor - exerci funções de gestor de recursos humanos, técnico superior de segurança a saúde no trabalho, técnico superior de reabilitação e inserção social, entre outras atividades).

    Para as dúvidas que aqui vi, as melhores fontes de informação que posso aconselhar são:

    http://josemartino.blogspot.pt/ (o Blog de um empresário agrícola que, entre outras coisas, tem uma empresa de consultoria em agricultura. Não obstante é uma fonte inestimável de informação com dicas excelentes) Quando andei no processo de decisão do que produzir e como o fazer, li este blog todo de fio-a-pavio.

    http://www.proder.pt/homepage.aspx (o site obrigatório: o local de informação oficial, ainda que seja de mais dificil "digerir" a informação, está lá tudo).

    Boa sorte e boas decisões :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, tortulia, bodrelhos
  15.  # 20

    Colocado por: topeObviamente que quem tem terra disponível, vontade em fazer crescer um negócio nesta área, tem disponibilidade de tempo e alguma capacidade financeira, estas medidas são uma excelente ajuda.


    Sim são mas, para quem tem dinheiro :-) Já gastei milhares mas, também me deram muito! Depois há um mundo a entender. As terras a norte, são pequenas e há culturas que precisam de pouca ou nenhuma maquinaria e investimento. Aqui no sul, com a dimensão das explorações e com o tipo de culturas (as tradicionais) é preciso grandes investimentos ao nivel de máquinhas (e não só!). Há tantos fatores....Posso dizer que conheço, nesta zona jovens agricultores que ficaram com vidas penhoradas e alguns que com sacrificio conseguem "levar o barco" . Há uns fatores muito importantes na agricultura para se ter sucesso: trabalho (ao inicio muito duro), boa gestão e a inovação! Haaa e já me esquecia, de uma paciência de leão para as burocracias! Só para legalizarem a barragem, foram dois anos de um lado para outro!
 
0.0232 seg. NEW