Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ktm333Essa tabela e esses preços não me parecem corretos, mas...
    Pois mas tenho quase a certeza que é nesta tabela que o IFAP se baseia.
    Colocado por: ktm333Onde é que estão as "maquinas de rastos"? Só se para eles isso for um trator industrial...
    Não tenho a certeza... mas parece-me que isso se chama ripagem agora se é com 1, 2 ou 3 dentes já não percebo (se alguém perceber por favor diga alguma coisa).

    Julgo que um processo de plantação de sobreiros passará por algo como isto.
    1 - Ripagem
    2 - Vala e cômoro
    3 - Marcação e Piquetagem
    4 - Plantas
    6 - Protecção individual das plantas
    7 - Plantação
    8 - Cercas

    ktm333 se souber de preços aí da sua zona, era bom poder compara-los com a tabela
    Outra coisa, apesar de os subsídios obedecerem a um número mínimo de árvores por hectare... e haver sempre uma mortalidade... não exagere em compassos apertados entre linhas em que mal consegue passar um tractor (veja aqui o resultado nos minutos 5:50 e 7:20 https://www.youtube.com/watch?v=GzRmTYHe_3o)

    Dúvidas:
    Os cm ideais para a vala e cômoro (30, 40 ou 50 cm) dependem do tipo de solos?
    • ktm333
    • 22 novembro 2014 editado

     # 2

    Colocado por: Mighty SparrowPois mas tenho quase a certeza que é nesta tabela que o IFAP se baseia.

    Muito provavelmente sim, mas acho os tempos e os valores pouco certos, varia de terreno para terreno, depende se existem árvores, se é terreno com muita pedra, se tem muita inclinação...

    Colocado por: Mighty SparrowNão tenho a certeza... mas parece-me que isso se chama ripagem agora se é com 1, 2 ou 3 dentes já não percebo (se alguém perceber por favor diga alguma coisa).

    O que eu meti na foto(# 60) é uma "maquina de rastos"(ou segundo eles trator industrial), a fazer a ripagem a 3 dentes.
    Colocado por: Mighty SparrowJulgo que um processo de plantação de sobreiros passará por algo como isto.
    1 - Ripagem (60€/h)
    2 - Vala e cômoro (60€/h)
    3 - Marcação e Piquetagem (Se for por pessoas é os 5€/h)
    4 - Plantas (0,25€ cada)
    6 - Protecção individual das plantas
    7 - Plantação (5€/h)
    8 - Cercas


    Sobreiros confesso que não sei, mas como disse antes, com os eucaliptos é:
    1 - Limpeza do Mato e árvores existentes(com a pá niveladora) Preço - 60€/Hora
    2 - Ripagem do terreno(Normalmente a 3 dentes, o do meio com aiveca para abrir a "vala") Preço - 60€/Hora
    3 - Abertura das covas(Sempre por pessoas, a medida é mais ou menos, normalmente 2, 2,5 passos) Preço - 5€/Hora
    4 - Colocação do adubo e plantação da árvore(Coloca-se sempre um adubo especial, e planta-se a árvore, que vem naquelas caixas de plástico) Preço - 5€/Hora + Adubo e Árvores
    5 - Normalmente plantam-se no inicio de Novembro, no fim de Março, normalmente faz-se a amontoa(também á mão.. tem a finalidade de secar ervas que possam crescer e endireitar a árvore) Preço - 5€/Hora
    6- Espera-se que cresça, que não venha nenhum incêndio e que dê muita e boa madeira :)

    PS: A minha tia num terreno com cerca de 1 a 1,5ha pagou a máquina 28H de trabalho(60*28=1680€), mais 14 horas a 4 homens,a abrir covas, meter adubo e plantar(um deles era eu)(280€), mais os eucaliptos cerca de 3100 a 0,13€ cada um (3100*0,13=403€) mais uma saca de adubo(+ ou - 60€)
    Fazendo as contas a maioria das coisas ficou tudo em 2430€(isto sem contar com a amontoa, e com os que se secam)
    Fazendo bem as contas, se fosse em sobreiros, sem os apoios na minha opinião não compensa(os apoios não pagam tudo, mas...)!

    Relativamente aos compassos apertados entre linhas em que mal consegue passar um trator, hoje em dia com os eucaliptos acontece muito isso pelo que tenho visto, metem-nos literalmente quase uns em cima dos outros, eu nos meus deixo espaço, para crescerem, nos outros os donos é que sabem...

    Colocado por: Mighty SparrowOs cm ideais para a vala e cômoro (30, 40 ou 50 cm) dependem do tipo de solos?

    Sobre isto nada sei dizer, mas deve ter a ver com o tipo de solos, e o tipo de plantas...
    • tope
    • 22 novembro 2014

     # 3

    A limpeza de um terreno com eucaliptos para posterior plantação obrigará também ao arranque das respetivas raízes, é um trabalho moroso e caro.
    Concordam com este comentário: ktm333
  2.  # 4

    Colocado por: topeA limpeza de um terreno com eucaliptos para posterior plantação obrigará também ao arranque das respetivas raízes, é um trabalho moroso e caro.
    Aquele tinha mais ou menos 20 eucaliptos, e pequenos...
  3.  # 5

    Entretanto, 2015 já chegou e tenho lido títulos de jornais a falar de novidades e alterações!

    Se bem percebi as candidaturas estão para começar muito em breve.

    Alguém se tem andado a informar?
  4.  # 6

    Também gostava de saber mais informações, continuo com os 5ha(ainda tenho mais), cheios de mato, e assim devem ficar por mais anos...
  5.  # 7

    A última informação que li. Aqui
  6.  # 8

    Colocado por: tortuliaBom dia. Sou jovem agricultora, com terra própria. Se não tiver dinheiro para investir, esqueça o assunto. Neste momento, floreiam muito a ída para a terra por parte dos jovens mas, não dizem o que está "por trás". A verdade é que para se candidatar a prémios como o da instalação de jovem agricultor e muitos outros mais tem de você investir primeiro. As pessoas que não o têm, vão pedir empréstimos com juros elevadissimos. É mesmo muito dificil manter assim um negócio. Até porque uma instalação e tudo o que aí advém pode ter custos elevados. Outra coisa: tem de ter formação na área, Outra ainda: mesmo que a tenha é sempre bom achar um projetista que esteja "dentro do meio" o que tem custos elevados! Conheço pessoas que não se candidataram, o processo é muito lento de obtenção de lucro mas; ás vezes safam-se melhor.
    Concordam com este comentário:tope

    Não tem de investir primeiro, em jovem agricultor dão um prémio até 40.000€ para começar a investir, os juros são iguais à compra de casa, spread a 3,4.
    Contudo informe-se num gabinete de consulturia, eu estou a trabalhar com a Opuntiatec e estamos sö há espera que abra o novo quadro do PDR 2014\2020 que deve acontecer na primeira quinzena de Fevereiro.
  7.  # 9

    Colocado por: CalixasNão tem de investir primeiro, em jovem agricultor dão um prémio até 40.000€ para começar a investir, os juros são iguais à compra de casa, spread a 3,4.
    Contudo informe-se num gabinete de consulturia, eu estou a trabalhar com a Opuntiatec e estamos sö há espera que abra o novo quadro do PDR 2014\2020 que deve acontecer na primeira quinzena de Fevereiro.
    E já tem projeto ou ainda vai decidir o que fazer? Eu estou sem saber o melhor, tempo é coisa que não tenho muito, e não espero fazer daquilo vida, é mais como um complemento, sempre faço alguma coisa das terras e dou trabalho de vez em quando a algumas pessoas..
  8.  # 10

    E já tem projeto ou ainda vai decidir o que fazer? Eu estou sem saber o melhor, tempo é coisa que não tenho muito, e não espero fazer daquilo vida, é mais como um complemento, sempre faço alguma coisa das terras e dou trabalho de vez em quando a algumas pessoas..


    Sim já tenho o projeto e estou à espera de abrir o quadro. A questão do pouco investimento tem de estar relacionado com a rentabilidade. Vou colocar Figueira da Índia, que não tem grande manutenção e boa rentabilidade. Mas informe-se com um gabinete. A Opuntiatec trata disso e pode aconselhá-lo.
  9.  # 11

    Colocado por: Calixasou colocar Figueira da Índia, que não tem grande manutenção e boa rentabilidade

    Aqui pelo Burgo... já existem algumas explorações de Figo da india... e outras estão a ser convertidas para este tipo de cultura. Vamos ver o que isto vai dar.
  10.  # 12

    Colocado por: CalixasSim já tenho o projeto e estou à espera de abrir o quadro. A questão do pouco investimento tem de estar relacionado com a rentabilidade. Vou colocar Figueira da Índia, que não tem grande manutenção e boa rentabilidade. Mas informe-se com um gabinete. A Opuntiatec trata disso e pode aconselhá-lo.
    Lá por aquela zona já vi um terreno todo aos "socalcos", com figueiras da Índia, já têm uns 2 anos, este ano plantou outras "coladas" as antigas, mas colocadas de forma diferente, e o ano passado acho que já deram, o meu "medo", é que agora quase toda a gente anda a investir nisso, resultado, o valor vai baixar porque vão existir muito produto, será que se vende tudo, e vale a pena o investimento?
  11.  # 13

    Os projetos para jovem agricultor abrem em fevereiro de 2014 (1ª instalação) os restantes já abriram.
    Para se ser jovem agricultor é preciso:
    Ter idade igual ou superior a 18 anos
    Inferior a 40 anos (pode ter 40 desde que antes um dia de fazer anos já tenha mandado o projeto)
    Escolaridade mínima obrigatória de acordo com a idade ( para uns pode ser a 4ª classe, outros 6º ano, 9º ano, ou 12º)
    Ter formação na área da agricultura, se não tiver inscreva-se numa entidade agricola, associação ou qualquer entidade que esteja a dar formação)
    Algumas entidades pagam ao formando as horas de curso, correspondentes ao salario mínimo, o salario mínimo pode não ser completo se por exemplo a formação em vez de 8 horas só for de 3 ou 4 diárias.
    O horário da formação e decidido em conjunto com os formandos por maioria.
    Pode ter também ajuda na alimentação e transporte.
    Esse curso pode ser feito até aos primeiros 2 anos depois do projeto ser aprovado.
    Quem o for meter agora em fevereiro terá até agosto de 2017 (aproximadamente) para o tirar.
    O investimento mínimo para este tipo de projeto é 55 mil euros.
    O premio máximo é de 30.000 euros
    Ajudas podem ir até aos 60% (sem majoração)
    Com majoração (85%)
    Para cogumelos em troncos só precisa de 600m2 de terreno
    Se não quiser pedir empréstimo faça as obras por fases com o dinheiro do premio.
    Concordam com este comentário: Calixas
  12.  # 14

    Aqui pelo Burgo... já existem algumas explorações de Figo da india... e outras estão a ser convertidas para este tipo de cultura. Vamos ver o que isto vai dar.

    Estou tb à espera de ver o que dá.
  13.  # 15

    Lá por aquela zona já vi um terreno todo aos "socalcos", com figueiras da Índia, já têm uns 2 anos, este ano plantou outras "coladas" as antigas, mas colocadas de forma diferente, e o ano passado acho que já deram, o meu "medo", é que agora quase toda a gente anda a investir nisso, resultado, o valor vai baixar porque vão existir muito produto, será que se vende tudo, e vale a pena o investimento?

    O valor não vai baixar é preciso aumentar a fileira do figo da índia, o que vai baixar é o preço de compra do consumidor final. Actualmente os figos vendidos em Portugal vêm do estrangeiro, resultando por isso no aumento do preço final, se a fileira do figo da índia crescer em Portugal será possível chegar às grandes superfícies.
  14.  # 16

    O meu projeto foi aprovado em novembro......mas ate agora não há guita...so pedidos de pareceres.......isto é tudo muito demorado.....
  15.  # 17

    Andei a pensar no assunto, e veio-me a ideia o pinheiro manso, a manutenção é pouca, tem a desvantagem de demorar ainda alguns anos a crescer e produzir, mas será uma boa aposta para os 5ha? Estive a ver o site do ICNF e falam em "pinheiro-manso Pinus pinea para fruto: cerca de 100 a 300 árvores/ha (compassos próximos de 10m X 10m até 6m X 5,5m)." O que também me dá um baixo custo em árvores..
  16.  # 18

    Colocado por: ktm333Andei a pensar no assunto, e veio-me a ideia o pinheiro manso, a manutenção é pouca, tem a desvantagem de demorar ainda alguns anos a crescer e produzir, mas será uma boa aposta para os 5ha? Estive a ver o site do ICNF e falam em"pinheiro-manso Pinus pinea para fruto: cerca de 100 a 300 árvores/ha (compassos próximos de 10m X 10m até 6m X 5,5m)."O que também me dá um baixo custo em árvores..

    O pinheiro demora 8 anos para começar a dar pinha e a pinha tem 4 anos de maturação, a manutenção é só corta mato e poda, se tiver tempo para esperar invista, eu adoro pinheiros.
  17.  # 19

    Colocado por: CalixasO pinheiro demora 8 anos para começar a dar pinha e a pinha tem 4 anos de maturação, a manutenção é só corta mato e poda, se tiver tempo para esperar invista, eu adoro pinheiros.

    O terreno antes do incendio, tinha alguns sobreiros, depois com o incêndio 90% secaram-se, ainda estão lá alguns mas penso que não tenho problemas em planar os pinheiros ao lado e deixa-los lá.. Eu tempo tenho, dinheiro é que não, e quando vi isto dos jovens agricultores, não sei se compensa fazer o investimento por minha conta ou recorrer a este apoio.. O terreno está atualmente a 12 anos cheio de mato, tem estevas e tojos quase com 2 metros, o meu pai só fala em encher de eucaliptos e cada vez mais acho que é a "unica" solução de tirar de la rendimento.. A máquina de rastos a lavrar tenho de ter sempre.. Com os pinheiros, o problema depois deve ser apanhar e vender as pinhas(Pinhões), porque quanto ao mato(na manutenção), isso numas 2 ou 3 tardes com o trator e uma capinadeira(Corta-Mato para trator) faz-se, e o trator já tenho... pequeno até! Qualquer coisa também consigo arranjar uma maquina de rastos com grade de discos, faz aquilo num dia..
  18.  # 20

    Colocado por: ktm333
    O terreno antes do incendio, tinha alguns sobreiros, depois com o incêndio 90% secaram-se, ainda estão lá alguns mas penso que não tenho problemas em planar os pinheiros ao lado e deixa-los lá.. Eu tempo tenho, dinheiro é que não, e quando vi isto dos jovens agricultores, não sei se compensa fazer o investimento por minha conta ou recorrer a este apoio.. O terreno está atualmente a 12 anos cheio de mato, tem estevas e tojos quase com 2 metros, o meu pai só fala em encher de eucaliptos e cada vez mais acho que é a "unica" solução de tirar de la rendimento.. A máquina de rastos a lavrar tenho de ter sempre.. Com os pinheiros, o problema depois deve ser apanhar e vender as pinhas(Pinhões), porque quanto ao mato(na manutenção), isso numas 2 ou 3 tardes com o trator e uma capinadeira(Corta-Mato para trator) faz-se, e o trator já tenho... pequeno até! Qualquer coisa também consigo arranjar uma maquina de rastos com grade de discos, faz aquilo num dia..

    Se optar por recorrer ao subsídio recebe 30.000 € e mais 50% das despesas. A pinha é rentável a apanha é que é trabalhosa. Antes de me decidir pelos cactos analisei a questão dos pinheiros, mas o tempo de retoma desencorajou-me.
    Pinheiro é boa opção. Tem a pinha, a resina e a madeira.
 
0.0337 seg. NEW