Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas. venho por este meio questionar qual o melhor caminho a efectuar sobre esta questao:
    moro numa casa alugada a cerca de ano e meio e desde pouco tempo de cá estar denotei que em quase todas as divisoes, principalmente o quarto ganham bolor. questionei o meu senhorio que me disse que era da minha responsabilidade a questao de uma nova pintura. tudo isto porque mandei vir ca a casa um pintor para verificar se era problemas de pintura ou nao, o mesmo verificou que a tinta nao era adequada "nao prestava" e nao teria isolamento contra os fungos. meti a questao ao senhorio cuja resposta foi que isso é de minha responsabilidade pois o mesmo nao me subia a rende segundo a legislaçao em vigor e que teria de ser eu a suportar os custos da referida pintura. tudo isto me pareceu estranho, visto estar a pouco tempo nesta casa, se fosse um caso que ca estava a varios anos e a pintura estava a deteriora-se devido a idade, muito bem que este tipo de manutençao fosse por minha conta. a minha principal questao é de quem a responsabilidade por uma nova pintura, visto estar a pouco tempo na casa e ter alertado o senhorio para o caso logo que começou os primeiros sintomas de bolor. o meu contrato nao tem nada sobre manutençao.
    fico a aguardar por resposta
    a todos desde ja obrigado
  2.  # 2

E costuma arejar a casa? E qual a frequência?
  3.  # 3

Artur,

isso sao sempre questoes complicadas...
    Sabes o que sempre ouvi, é se nao é teu nao invistas!
    Ou limpas com lixivia esse bolor, ou arejas melhor a casa, ou procuras outra.
    Ires gastar dinheiro em tinta da boa anti fungos, segundo sei, é cara... e tu estás a pensar ficar nessa casa muitos anos? O senhorio quer-te ai?
  4.  # 4

A questão dos bolores é complicado por causa da falta de arejamento diário :/
  5.  # 5

E provar qual deles é? :/
    • mmgreg
    • 9 novembro 2014 editado

# 6

Não, qual deles é, isolamento térmico ou problemas por falta de arejamento :)
  6.  # 7

Não adianta gastar dinheiro em pintura com tinta antifungica se o problema principal que causa o aparecimento das manchas não for resolvido. A tinta adia o problema mas não o resolve. O arejamento é importante, mas o isolamento adequado ainda mais, e dependendo dos sistemas construtivos e da época da casa isso pode ser complicado.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  7.  # 8

Tal como já lhe foi dito tem que ver se areja bem a casa, consegue por aqui fotos para vermos o bolor? As casas mais antigas não tem isolamento térmico, aliás nem muitas das novas, é fundamental arejar a casa todos os dias e não é por pintar a casa que vai resolver o problema, já viu também se há infiltrações? se calhar nota mais bolor no quarto porque dormem de porta fechada e não arejam. Seca roupa dentro de casa? Deixa sair os vapores da casa de banho para o resto da casa? usa exaustor a cozinhar?

A responsabilidade de pintar só será do senhorio se houver infiltrações, porque caso contrário ele vai alegar que você não areja a casa e que esses bolores são derivado a condensações interiores...
  8.  # 9

Seja como for, a condensação não é exclusivamente um problema de ter janelas fechadas ou não, é também é um problema de construção e sem medidas não é facilmente evitável, mesmo que areje a casa todos os dias. Até porque arejar a casa no inverno tem igualmente problemas.
  9.  # 10

Colocado por: PeterDSeja como for, a condensação não é exclusivamente um problema de ter janelas fechadas ou não, é também é um problema de construção e sem medidas não é facilmente evitável, mesmo que areje a casa todos os dias. Até porque arejar a casa no inverno tem igualmente problemas.

Então e pode-me dizer quais são as medidas ?
  10.  # 11

Depende exactamente da situação, não lhe sei dizer soluções porque cada caso é um caso e nem sempre os casos óbvios se resolvem com facilidade, por isso é que é fácil contratar pessoas que resolvem o problema quando na prática ele só se adia... Pode não ser apenas um problema de condensação, mas na minha opinião, é preciso conhecer o tipo de materiais de construção usados, a espessura das paredes, o tipo de cobertura se houver contacto directo com uma, etc. Eu não sou perito nestas coisas, tomara resolver os problemas que eu próprio tenho no interior da casa, mas começaria a usar um higrómetro para ter uma noção do grau de humidade que está no interior das divisões. E tudo o resto que digo são opiniões, portanto é natural que hajam muitas discordâncias.

Deve verificar se há infiltrações através de pequenas fissuras nas paredes exteriores, coberturas (incluindo telhas partidas ou problemas com a massa dos cumes) e beirados, sobretudo se a parede for em alvenaria de pedra e barro/saibro com bastante idade A água infiltra-se por falhas nesses locais. À semelhança, é igualmente necessário verificar se há problema devido à capilaridade proveniente de alguma varanda ou do contacto das paredes com o solo. Deve ainda verificar as janelas. As janelas e caixilharias devem estar bem isoladas, pois são o ponto mais "estreito" que a sua casa tem em contacto com o exterior. O vidro duplo por vezes resolve facilmente a condensação nos vidros das janelas quando ela se verifica (tendem a ficar embaciadas ou com gotículas durante a noite). Quando toma banhos, cozinha ou transporta vapores pelo interior da casa (refeições quentes para a sala, por exemplo), deve arejar bem. Isto é mais chato durante as estações húmidas porque quando abre a janela o ar entra carregado de humidade, por isso nessas alturas é importante garantir a renovação do ar, pois se ele fica estagnado/acumulado depressa aparecem fungos. Pode também recorrer a desumidificadores, mas com isso terá gastos de energia ainda razoáveis e pode nem resolver a totalidade do problema se houver humidade muito alta no interior da casa. Aquecer a casa também ajuda, porque quanto maior a temperatura, menor a humidade relativa no ar. Por último, há quem recomende ter atenção a tapetes e têxteis que se têm em casa porque absorvem humidade e mantêm-na no interior da casa, mas esse deve ser o menor dos problemas.

Não sendo possível colocar isolamento nas paredes exteriores, deve pelo menos limpar as manchas de bolor quando elas aparecem nos tectos ou paredes, nem que seja para evitar os problemas para o sistema respiratório dos poros e dos fungos no ar da casa. Existem produtos próprios para isso mas pode usar outros mais convencionais como água e sabão ou pouca lixívia (posso estar a dizer um disparate mas eu faço isso). A tinta antifungica ajuda, tal como lhe disse, mas antes de a aplicar é preciso minimizar os problemas que causam o aparecimento das manchas.
    Concordam com este comentário: Casa1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa1980

0.0154 seg. NEW