Procure por murphy bed. Ha kits à venda que qualquer carpinteiro podera utilizar para criar o que pretende.
Não conheço nenhuma empresa em Portugal a desenvolver tal produto. Tenha a noção que a brincadeira não vai ficar barata pois até o sofá terá de ser construido à medida.
Se pesquisar na net há exemplos de quem tenha adaptado o sistema a armários Ikea mas se não estou em erro, com o kit murphy bed...
Estas pessoas agradeceram este comentário: aborgesp
Tem aqui um exemplo do ebay. Tem de pesquisar bastante pois nã é algo muito comum por terras lusas. O sofa será simples de fazer se entregar o projecto completo ao carpinteiro pois ele pode fazer algo tipo "sommier", bastando pedir a um estofador/costureira para fazer as almofadas.
Boa noite, já tentou falar com os móveis / roupeiros na Rotunda de Alcantarilha ? Tambem ja vi um modelo na firma - http://www.linhasdireitas.com/ mas acho que era um unico modelo.
Onde faziam por encomenda (eu tambem andei a pesquisar camas embutidas)era numa loja na Av.Almirante Reis, Lisboa, do lado direito de quem desce para o Martim Moniz, de momento nao me consigo recordar do nome, mas é uma loja com bons móveis de design e com uma cave com alcatifa azulada e personalizada...se encontrar o nome ou passar por la, coloco aqui o nome. Quanto ao móvel, o que eu achei melhor era uma cama metida paralelamente ao móvel, e nao ao alto.
Estas pessoas agradeceram este comentário: aborgesp
vi ha cerca de uma semana, no centro comercial oeiras park exactamente uma empresa com aquilo que procura....é conhecida e fazem moveis por medida e tinham precisamente estas cama embutidas expostas do piso -1 da rampa de acesso a zona de electrodomesticos do hipermercado /livraria bulhosa...
no entanto eu apostava mais na tal casa de que lhe falei na av.almirante reis, é uma loja um pouco diferente das habituais nessa zona por melhor aspecto dos moveis e das linhas, recordo-me que tinha por toda a loja, inclusivé nas escadas para a cave, uma carpete azul personalizada com logotipo salvoerro....nao vai ver exposto o modelo mas têm quem lhes faça os moveis mesmo ali perto. eu apostava numa solucao de em vez de ser cama de levantar ao alto, mais pesadas, ser perpendicular ao movel, ou seja, abrir lateralmente ao movel, parecendo gavetas de baixo quando a cama estivesse fechada...caso nao encontre nada e precise mesmo, diga que eu um dia destes passo la e vejo o nome da loja, sem problema. tenha em atencao que o tipo de solucao que pretende em principio nao vai ter nem cama confortavel nem sofa confortavel, eu faria a cama embutida e mais nada, o sofa comprava independente. no meu caso o que eu depois acabei por fazer foi comprar um sofa no ikea (iketorp de 2 lugares espaçosos, em sofá nenhum se sentam 3 pessoas juntinhas, acho eu, é confortavel e nao é caro eu escolhi cor lisa, creme ) e depois numa outra parede pus uma base e um colchao, coloquei uma coberta e decorei com almofadas de cores, nem se nota que é cama ( tem 95 larg.x1,90 comp) - A Kasa/Continente Colombo e Cascais esta a fazer uma parceria com a Molaflex com 50%desc. em bases /estrados e colchoes ate ao fim de novembro, creio, e achei-os muito razoaveis.