Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Este fim de semana plantei 17 árvores de fruto, sendo 4 delas cerejeiras. Tenho 4 espécies diferentes, Lapin, Van, Napoleão e Preta de Saco. Todas elas têm entre 1,70m e 2,00m aproximadamente e apenas têm o tronco, nada de braços.
    Ora, depois de alguma leitura sobre a poda das cerejeiras surgiu-me uma dúvida: quando poderei fazer a primeira poda de formação? Quero limitá-las aos 0,80m de altura mas não sei quanto tempo terei que esperar até fazer a primeira poda, que essencialmente iria consistir no corte do tronco. A minha ideia era evitar esperar 1 ano, desperdiçando a energia que entretanto vai ser gasta na parte que vai ser para cortar.
    Agradeço qualquer ajuda me me poderão dar.
  2.  # 2

    Boa noite
    Deve deixar as árvores crescer dois ou três anos, para ganharem vigor. Se as poda logo no primeiro ano ficam raquíticas, pois não têm superfície foliar suficiente para que haja a fotossíntese necessária ao crescimento das mesmas.
    Concordam com este comentário: pirika
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, Rui A. B., bodrelhos
  3.  # 3

    Colocado por: CLOROFILUSBoa noite
    Deve deixar as árvores crescer dois ou três anos, para ganharem vigor. Se as poda logo no primeiro ano ficam raquíticas, pois não têm superfície foliar suficiente para que haja a fotossíntese necessária ao crescimento das mesmas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui A. B.


    Grato pela ajuda.

    Pelo que tenho lido, a poda de formação normalmente é dada ao fim do primeiro ano de plantação, algumas até antes, o que vai difere dos 2/3 anos que falou...

    Eu já procurei informação na net mas não encontrei muita coisa acerca disto, não sabe onde possa haver alguns manuais sobre poda?

    Não há mais quem "perceba da poda"? loll
  4.  # 4

    Colocado por: Rui A. B.Quero limitá-las aos 0,80m de altura


    Porquê???
    Concordam com este comentário: pirika
  5.  # 5

    A ideia é ter árvores não muito altas, tipo este esquema.
      Poda - desenho 2.png
  6.  # 6

    ...
      poda 3.gif
  7.  # 7

    O normal é haver árvores bastante altas em que só se colhe o fruto com escada alta, a minha ideia era ter árvores mais baixas, aliás, como as que estão nas grandes produções.
  8.  # 8

    Tenho, em redor da minha casa, cerca de 40 árvores de fruto, sendo que algumas delas são cerejeiras. pela minha experiência, 0,80 m para cerejeira é muito pouco, ou não fossem elas, árvores que crescem para bastante alto (quando as deixam - isso não acontece tanto com macieiras, pessegueiros, etc).

    deve deixá-las à "vontade" durante pelo menos um ano (de preferência mais), pois se as podar logo no primeiro ano, elas vão "rebentar" (dar rebentos), e pode considerar pelo menos 2 por cada um que cortar, o que as deixa debilitadas a nível de raízes - dão preferência ao crescimento da rama e não ao radicular.

    quanto à poda: as cerejeiras devem ser podadas em agosto ( de preferência no minguante lunar), ao contrário de outras árvores de fruto (que devem ser podadas no final de janeiro/principio de fevereiro - tb pelo minguante lunar), pois são das primeiras árvores a ter o fruto consolidado, e se fossemos a fazer a poda no inverno, tiraríamos parte do fruto.

    espero ter ajudado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B., maria rodrigues, bodrelhos
  9.  # 9

    Colocado por: Rui A. B.O normal é haver árvores bastante altas em que só se colhe o fruto com escada alta, a minha ideia era ter árvores mais baixas, aliás, como as que estão nas grandes produções.


    com 1 metro e meio atingem copas a cerca de 3 a 4 metros, sendo que o fruto está sempre por baixo. com um escadote facilmente tem acesso ao fruto na totalidade
  10.  # 10

    Colocado por: pirika

    com 1 metro e meio atingem copas a cerca de 3 a 4 metros, sendo que o fruto está sempre por baixo. com um escadote facilmente tem acesso ao fruto na totalidade


    Compreendo, contudo li na net dois comentários que me deixaram a pensar:

    "Uma árvore de fruta não deve ter uma altura superior a 2,20 m, a fim de poder colher a fruta com facilidade, sem ter de recorrer a escadas."
    "Porquê uma árvore alta, se ela pode dar a mesma quantidade de frutos, se a deixarmos alargar, em vez de subir?"

    Tenho visto alguns esquemas que indicam uma boa altura de corte do tronco entre os 0,50 e os 0,80m, tipo as que seguem na foto em anexo.
      pomar.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: Rui A. B.

    Compreendo, contudo li na net dois comentários que me deixaram a pensar:

    "Uma árvore de fruta não deve ter uma altura superior a 2,20 m, a fim de poder colher a fruta com facilidade, sem ter de recorrer a escadas."
    "Porquê uma árvore alta, se ela pode dar a mesma quantidade de frutos, se a deixarmos alargar, em vez de subir?"

    Tenho visto alguns esquemas que indicam uma boa altura de corte do tronco entre os 0,50 e os 0,80m, tipo as que seguem na foto em anexo.
      pomar.jpg


    Diga-me: como vai proceder à limpeza do terreno junto ás árvores? Com um trator? esqueça, não tem nem altura para passar uma roda, quanto mais todo o conjunto! com uma motoenxada? não me parece que consiga! vc teria que ficar dobrado a essa altura, uma vez que as árvores dão ramadas em todos os sentidos. Com uma motoroçadora? vai-lhe ser extremamente dificil.

    se conseguir, amanhã de manhã tiro umas fotos das minhas árvores para ter uma ideia! As minhas têm cerca de 1,5 a 1,8 metros de tronco e mesmo com um mini trator vejo-me à rasca para fazer o serviço de limpeza
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  12.  # 12

    Colocado por: pirika

    Diga-me: como vai proceder à limpeza do terreno junto ás árvores? Com um trator? esqueça, não tem nem altura para passar uma roda, quanto mais todo o conjunto! com uma motoenxada? não me parece que consiga! vc teria que ficar dobrado a essa altura, uma vez que as árvores dão ramadas em todos os sentidos. Com uma motoroçadora? vai-lhe ser extremamente dificil.

    se conseguir, amanhã de manhã tiro umas fotos das minhas árvores para ter uma ideia! As minhas têm cerca de 1,5 a 1,8 metros de tronco e mesmo com um mini trator vejo-me à rasca para fazer o serviço de limpeza


    Mais uma vez obrigado.

    Não tinha pensado nisso, contudo, a limpeza nessa zona é feita com roçadeira, as árvores estão plantadas numa espécie de monte, não em campo de cultivo. Se puder tire umas fotos para eu dar uma vista de olhos...
  13.  # 13

    https://www.youtube.com/watch?v=-ffjU2j10zE
    Minuto 5:30

    Pensava que era na primavera..., Pirikita na sua zona toda a gente poda em Agosto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  14.  # 14

    (...) Não há mais quem "perceba da poda"? loll

    Não faço a menor ideia como se processa, correctamente, a maior parte das podas, mas se morar perto de uma cooperativa agrícola (os antigos grémios da lavoura), pergunte ao engenheiro agrícola se e quando dão formação para aprender a podar. Regra geral (se entretanto não houve alterações) essas cooperativas têm um plano de formação nessas áreas. Deve fazê-lo com uma certa antecedência para não perder a oportunidade de ter a formação que lhe convier.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  15.  # 15

    tirei duas fotos à pressa hoje de manhã, mas ficaram uma "m**da", devido à luminosidade quase nula. Ficaram muito escuras... amanhã tento novamente

    maria rodrigues: é "pirika" e não "pirikita" :),
    sim toda a gente poda em agosto, um dos motivos é o comentado no vídeo (a cicatrização do corte". se reparar, quando acaba o tempo frio e húmido (que pode ser prejudicial à cerejeira), lá por meados de março / abril, já as cerejeiras vão em estado de floração e qualquer ramo que lhe corte vai estar a tirar fruta. Por isso, só após a fruta é que se podam (como há cerejeiras que dão em maio e outras no início de agosto, a poda é toda feita na mesma altura).

    em termos de comparação e do que já vi hoje quando tirava as fotos: a única nespereira que tenho está a entrar em estado de floração (já se notam os rebentos dos frutos com o que vão ser as flores e posteriormente os frutos). se lhe fizesse a poda no inverno, iria retirar também fruto, por esse motivo, também a poda é feita em agosto.

    as únicas árvores de fruto que tenho e das quais não tenho pena de podar com fruto são as laranjeiras (que também são podadas em agosto), uma vez que também como as cerejeiras são muito sensiveis aos cortes e de difícil cicatrização e ainda mais suscetíveis a apanhar doenças nos cortes...

    espero ter ajudado. mais alguma questão que possa ajudar, disponham...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  16.  # 16

    (...) maria rodrigues: é "pirika" e não "pirikita" :),

    Bom, caro "pirika" temos aqui um trocadilho! Foi outro(a) que lhe trocou o nome, mas fica a correcção.
  17.  # 17

    Colocado por: maria rodrigues
    Não faço a menor ideia como se processa, correctamente, a maior parte das podas, mas se morar perto de uma cooperativa agrícola (os antigos grémios da lavoura), pergunte ao engenheiro agrícola se e quando dão formação para aprender a podar. Regra geral (se entretanto não houve alterações) essas cooperativas têm um plano de formação nessas áreas. Deve fazê-lo com uma certa antecedência para não perder a oportunidade de ter a formação que lhe convier.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui A. B.


    Boas,

    Infelizmente não dão qualquer tipo de formação nessa área. Liguei com a Cooperativa Agrícola "cá do sítio" e a resposta foi negativa.
  18.  # 18

    Colocado por: maria rodrigues
    Bom, caro "pirika" temos aqui um trocadilho! Foi outro(a) que lhe trocou o nome, mas fica a correcção.


    tem razão, desculpe!
    • alin
    • 11 novembro 2014

     # 19

    Colocado por: pirikaas únicas árvores de fruto que tenho e das quais não tenho pena de podar com fruto são as laranjeiras (que também são podadas em agosto), uma vez que também como as cerejeiras são muito sensiveis aos cortes e de difícil cicatrização e ainda mais suscetíveis a apanhar doenças nos cortes...


    Eu sempre achei que os citrinos deviam ser podados em junho...!
    Em relação às cerejeiras, sim já sabia que devia ser durante o verão depois de dar o fruto. Eu faço isso e assim não se perde o fruto.
  19.  # 20

    Colocado por: alin

    Eu sempre achei que os citrinos deviam ser podados em junho...!
    Em relação às cerejeiras, sim já sabia que devia ser durante o verão depois de dar o fruto. Eu faço isso e assim não se perde o fruto.


    A norma, por estes lados, de poda de citrinos é após os santos populares. mas como nessa altura é também a altura da apanha da batata, recolha do milho, etc, são as árvores deixadas para último...
 
0.0227 seg. NEW