Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Coloco esta discussão, porque quando iniciei o projecto de construção da moradia, pensei nos sistemas de aquecimento que existiam e considerando todos os prós e contras e ainda as minhas condicionantes da construção, escolhi como sistema preferencial o da Geotermia.
    Seguramente um sistema pouco utilizado no nosso pais, principalmente pelo custo que importa, contudo com a garantia de um custo de utilização controlável e um conforto (piso radiante) unico.
    Como não conhecia ninguém que o utiliza-se, tive de seleccionar o fornecedor, tarefa não menos importante. Depois de consultar algumas empresas, escolhi a Geotermia de Portugal - Solunções Interessantes Lda, porque apesar de não ser a mais económica, e talvez influenciado pelo seu nome, pensei que seriam a mais profissional e conhecedora. Seguramente que teria uma boa cobertura nacional e boa assistência.
    Hoje a casa está construida, o aquecimento funciona muito mal, está mal montado porque utilizaram materiais de baixa qualidade, não cumpriram com o combinado na altura de aquisição, com algumas opções contratadas, etc, etc.
    Para informação esta empresa baseia-se ou representa as bombas de calor da Geotermie de France, que faliu entretanto e se tornou a Geovia. Empresa e produto de qualidade questionável.
    Instalaram uma bomba que apenas faz aquecimento, quando o obviamente contratado era aquecimento/arrefecimento. As ligações dos termostatos ao piso radiante estão incompletas e mal executadas. Não colocaram colectores, comprometendo os caudais do piso radiantes nos pisos da casa e na captação. Venderam-nos uma bomba de calor AQS em aço inox e entregaram uma em aço galvanizado, etc etc. Quem quiser saber mais detalhes pode mandar mensagem.
    Deixaram-me sem aguar quente durante semanas, devido a uma ligação eléctrica deficiente e a uma ligação dos painéis solares com fugas (sim, mais que uma!). Tenho sido eu que aos poucos e com a ajuda de outras empresas que tenho tentado recuperar tanta asneira junta.
    Estamos a ponderar colocar o assunto em tribunal, mas depois de ver bem já têm tantos processos em tribunal que este seria apenas mais um.
    Por fim se me perguntarem se funciona, sim o sistema sim, mas tem que se ter muito cuidado com o instalador e eu aconselho outro qualquer menos este.
    Boa sorte já que eu não tive nenhuma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues, nunogouveia, Joao Dias, jorgealves
  2.  # 2

Se tiver algumas dúvidas técnicas, coloque as que o pessoal dentro das possibilidades da uma ajuda.
  3.  # 3

Trabalho num edifício climatizado por geotermia, e os resultados são deploráveis.
  4.  # 4

Colocado por: ClioIITrabalho num edifício climatizado por geotermia, e os resultados são deploráveis.
    então?
  5.  # 5

Aqui vai a primeira: a moradia tem 3 pisos com piso radiante, verifica-se que na cave (onde está colocada a bomba de calor e deposito de reserva de agua) fica quente demasiado até e no piso superior dos quartos quase não chega a aquecer. O deposito de agua está ligado a um tubo que une os 3 pisos sem ter qualquer colector e só depois em cada piso existem aqueles colectores de ligação às tubagens do piso radiante. Não deveria ter um colector para a distribuição da agua quentes uniformemente nos 3 pisos?
  6.  # 6

Colocado por: ClioIITrabalho num edifício climatizado por geotermia, e os resultados são deploráveis.

Quem foi o instalador?
  7.  # 7

Colocado por: mf19198bNão deveria ter um colector para a distribuição da agua quentes uniformemente nos 3 pisos?
    não e por falta disto que vai ter falta de rendimento no piso,
  8.  # 8

as tecnologias mal aplicadas tem sempre maus resultados, a culpa na maior parte das vezes não e dos equipamentos mas sim de quem os aplica.
  9.  # 9

Colocado por: Sergio Rodriguesentão?

Colocado por: jorgealvesas tecnologias mal aplicadas tem sempre maus resultados, a culpa na maior parte das vezes não e dos equipamentos mas sim de quem os aplica.

O instalador não faço ideia quem seja.

Quanto ao funcionamento do sistema, não consegue aquecer gabinetes de 6m^2 virados a Norte onde trabalham duas pessoas nos respectivos computadores, e muito menos arrefecer (mas nem pensar nisso) laboratórios técnicos onde há maquinaria de alguns kW a funcionar (nem tantos quanto isso, já que anteriormente noutro edifício 2 AC split resolviam o assunto).

Calculo que o dimensionamento esteja muito, muito errado. Mas agora não há grande volta a dar, tirando a instalção de ACs (que era o que se queria evitar desde o início).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves

0.0137 seg. NEW