Tenho uma chaminé obstruída e estou a procurar soluções para a saída de fumos apenas do exaustor uma vez que não vou instalar esquentador (mas sim termoacumulador). Num pequeno apartamento de 25 metros quadrados, seria eficiente a instalação de um exaustor sem tubagens para o exterior? Li que existem exaustores com filtro de carvão activo para recirculacao do ar, eliminando odores e gorduras. Num espaço pequeno onde não há uma utilização muito intensa da cozinha essa solução será válida? A casa não é muito arejada pois tem apenas uma porta e uma janela para a rua. Devo ponderar essa hipótese ou arranjar mesmo forma de ter uma ligação para o exterior, por mais complicado que se venha a revelar.
Não é muito eficiente, basicamente é um recirculador de ar com retentor de gorduras e cheiro. Mas melhor ou pior funciona. Os filtro de carvão duram algum tempo custam >30€. Não gostam de fritos frequentes... Não deve utilizar este sistema se utilizar aparelhos a gás.
Não tenho aparelhos a gás. Será tudo eléctrico. A utilização da cozinha não será muito grande e não é frequente haver fritos, mas gostava de ter um sistema com alguns eficácia. Nao sei se valerá a pena desgastar-me a pensar numa solução para a saída para o exterior (com os custos associados) ou se aposto nesse sistema de recirculacao do ar...
Em tempos vivi numa casa em que não existia chaminé na cozinha, era um espaço de cerca de cerca de 30m2 sala e cozinha, e era notório que o vapor de água das panelas ia parar a todos os vidros das janelas e algumas paredes... o que não sai pela chaminé fica em casa. Eu a Si tentava arranjar solução para a saída de fumos, será sempre mais saudável.