Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    É realmente um fórum muito construtivo, motivo pelo qual aqui decidi colocar a minha questão e tentar esclarecer as minhas duvidas que são muitas.
    Vou reabilitar um espaço agrícola muito pequeno mas em que a ideia é servir de base para os outros terrenos propriedade de meus pais.
    É composto por +- 0,25 há; tem um palheiro que tem o telhado a cair, uma capoeira e outro anexo pegados ao palheiro. Em frente ao palheiro situa-se uma cabana que era utilizada pelo meu Avô para as vacas pernoitarem.
    Pretendo dividir o palheiro de forma a poder aí ter um quarto, wc e sala/cozinha. Tem +- 56 m2.Quero também vedar o terreno. Na parte de trás com rede, e levantar dois muros nos lados que confinam com caminhos.
    Para isso vou precisar de local para guarda de materiais. Assim decidi o seguinte:
    1 - Começar por telhar a cabana;
    2 - Iniciar o levantamento dos muros (apenas duas pontas) para ai serem colocados os quadros de luz e água que vou requisitar;
    3 - Já com a luz e água terminar os muros;
    4 - De seguida iniciar a reconstrução/remodelação do palheiro;

    Mas, por agora, o que me traz por aqui é o cabanal.

    O cabanal é rectangular com paredes em pedra (de +-60cm) e não está em esquadria: 4,25 x 5,60 x 3,60 x 3,14. A parede de 4,25 situa-se em frente á de 3,60. A de 5,60 em frente á de 3,14. Esta ultima é mais curta visto que aí se situa a entrada com 1,95 até á parede de 4,25.

    Á frente a entrada tem no máximo 1,86 pelo que terei que levantar as paredes para não bater com a cabeça e para outras ideias num futuro.

    Terá (?) que ser feito um lintel no cimo de todas as paredes.

    As minhas duvidas são muitas e passo a enuncia-las:

    1 - Terei que solicitar licença de telhado, correcto?

    2 - Em virtude da finalidade ser a de armazenar materiais e depois das obras feitas para armazenar lenha, qual será a armação e o material mais adequado e barato para telhar tendo em conta que placa sandwich ali........não deixam visto ser no agregado populacional da aldeia.

    3 - Pode verificar-se nas fotos que vou colocar, que uma das paredes "rachou" devido á infiltração de água ao longo dos anos na parede. Dizem-me que com o lintel e com enchimento de cimento não há qualquer problema da parede ceder mais. Será verdade ou não? O que acham, se é que pelas fotos conseguem verificar?

    Deixando o telhado na zona mais baixa com altura de 2,1 m, é possível no futuro isolar por baixo/por dentro?

    Um desnível de 20 cm chega para o telhado conseguir escoar?

    Agradeço desde já as vossas ajudas.

    Bem hajam.
  2.  # 2

    Vista da cabana por trás e por baixo.
      DSCF3279 (Small).JPG
  3.  # 3

    Espaço entre cabana (do lado direito) e palheiro.
      DSCF3280 (Small).JPG
  4.  # 4

    Frente da cabana e parede do lado de cima (norte) que se encontra danificada.
      DSCF3282 (Small).JPG
  5.  # 5

    Parede lado Norte e traseira
      DSCF3285 (Small).JPG
  6.  # 6

    Parede Norte - danificada
      DSCF2604 (Small).JPG
  7.  # 7

    Parede Norte - danificada.
      DSCF2606 (Small).JPG
  8.  # 8

    Parede danificada - do interior.
      DSCF2608 (Small).JPG
  9.  # 9

    Parede danificada - interior.
      DSCF2629 (Small).JPG
  10.  # 10

    Parede traseira - interior
      DSCF2630 (Small).JPG
  11.  # 11

    Parede Sul - interior
      DSCF2631 (Small).JPG
  12.  # 12

    Parede frente - interior.
      DSCF2632 (Small).JPG
  13.  # 13

  14.  # 14

    Colocado por: branco.valterVeja:

    https://forumdacasa.com/discussion/10125/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/
    Concordam com este comentário:António Poças



    Bem haja pela informação.
    No entanto eu não vou colocar a armação do telhado em madeira. Estou a pensar colocar vigas de cimento e tijoleira, colocando por cima a telha. Posso no futuro isolar por dentro com roofmate e um tecto falso não posso?
    Ou há outra solução mais aconselhável?
    Desde já agradeço.
  15.  # 15

    se vai meter uma cobertura desse tipo, não sei porque não manda esse conjunto de pedras abaixo e constrói algo de acordo em tijolo.
    não tem coerência nenhuma estar a "acimentar" esse conjunto de pedras tão interessante.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ccdesign, maria rodrigues
  16.  # 16

    Colocado por: marco1se vai meter uma cobertura desse tipo, não sei porque não manda esse conjunto de pedras abaixo e constrói algo de acordo em tijolo.
    não tem coerência nenhuma estar a "acimentar" esse conjunto de pedras tão interessante.


    Isto de momento vai servir de cabana para armazenar materiais e depois lenha. Num futuro é que poderei alterar a utilidade, motivo pelo qual não queria derrubar a pedra (a não ser a parede danificada).
    Agora o que me preocupa são os custos.
    Tem alguma alternativa em que se gaste pouco?
  17.  # 17

    toros de madeira e telha que era o que lá estava. futuramente pode depois fazer um tecto falso.

    agora o que eu não fazia era sobrecarregar isso com vigotas e abobadilhas de cerâmica ou cimento.
    Concordam com este comentário: xanaT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: António Poças
  18.  # 18

    Colocado por: marco1toros de madeira e telha que era o que lá estava. futuramente pode depois fazer um tecto falso.

    agora o que eu não fazia era sobrecarregar isso com vigotas e abobadilhas de cerâmica ou cimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:António Poças


    Algum tipo de madeira mais apropriado?

    Outra hipótese: E estrutura em chapa (?) com placas sandwich a imitar a telha. O que acha?
  19.  # 19

    Pode utilizar toros de madeira calibrada ou não tratada ( igual aos postes de vedação/ postes de telefone), é o mais barato/maior duração.
    Aconselho a utilizar telha de canudo, devido à irregularidade do edifício, assente sobre um ripado tratado em madeira de pinho.
    Meta um lintel perimetral em betão armado para consolidar o edifício.(a estrutura de madeira será aparafusada a isto)
    Essa obra é onde, Concelho.
    Concordam com este comentário: António Poças
    Estas pessoas agradeceram este comentário: António Poças
  20.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasPode utilizar toros de madeira calibrada ou não tratada ( igual aos postes de vedação/ postes de telefone), é o mais barato/maior duração.
    Aconselho a utilizar telha de canudo, devido à irregularidade do edifício, assente sobre um ripado tratado em madeira de pinho.
    Meta um lintel perimetral em betão armado para consolidar o edifício.(a estrutura de madeira será aparafusada a isto)
    Essa obra é onde, Concelho.


    Era essa a minha ideia além de reconstruir a parede norte, mas não tinha a ideia da madeira.

    Faz ideia do custo com reconstrução da parede e em madeira como diz?

    Obrigado.
 
0.0211 seg. NEW