Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá muito bom dia, eu tenho um recuperador de calor ECOFOGO para aquecimento da casa tem 107 elementos e 3 toalheiros mas o problema é o seguinte, não consigo manter a temperatura da agua pelo menos a 60graus pois se ponho a bomba circuladora a disparar aos 60-65 ela não se consegue manter baixando sempre e com isso fazendo a bomba arrancar e parar muitas vezes, escusado será dizer que a primeira hora é sempre com uma boa fogueira e mesmo assim o raio da temperatura não ultrapassa os 65graus mas mal passa essa hora fecho registo para manter a temperatura e em vez disso ela desce drasticamente levando algum tempo a recuperar novamente, e já agora a velocidade da bomba esta no 1 mas também já teve no 2 e 3 mas acho que na velocidade 1 consegue aguentar mais tempo a agua a circular no circuito, as torneiras de caudal já as fechei quase todas abrindo só um pouco mas mesmo assim nada!!!
    Se alguém me puder ajudar para que possa ter mais rendimento na temperatura agradecia.

    Ramiro Almeida
  2.  # 2

    umas fotos da instalação tem?
  3.  # 3

    Aqui estao algumas fotos.
      SAM_4907.jpg
      SAM_4908.jpg
      SAM_4909.jpg
      SAM_4910.jpg
      SAM_4911.jpg
      SAM_4912.jpg
      SAM_4913.jpg
      SAM_4914.jpg
  4.  # 4

    Entao alguem tem alguma opiniao?
  5.  # 5

    um conselho de quem nada percebe da "poda": retire ou mande retirar a bomba circuladora de cima do recuperador, ou, e dado que aperta bastante pelo aparelho, terá que substitui-la...

    tenho em casa um modelo semelhante (apenas diferente na porta) e funciona lindamente, mas no meu caso apenas tenho a temperatura programada para os 50 graus e depois de arrancar só pára quando lhe falta o alimento...

    talvez (digo eu) a temperatura a que tem programada esteja a interferir no conjunto, umas vez que é muito dificil manter uma quantidade tão alta de água a uma temperatura tão elevada, pois a água demora muito tempo a aquecer e qualquer meia dúzia de litros de água que venham dos aquecedores fazem baixar a temperatura drasticamente.

    No meu entender, se programar a temperatura para uma temperatura inferior é mais dificil isso acontecer!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiroalmeida
  6.  # 6

    Obrigado pirika fiz como voce disse e pus a bomba a disparar aos 45 graus e de facto na primeira hora disparou duas vezes mas depois esteve sempre ligada com a agua sempre a circular a 55 graus , acho que é o suficiente.

    Obrigado.
    Concordam com este comentário: pirika
  7.  # 7

    Opá, eu de sistemas de recuperador a aquecer água não percebo nada, mas acho que não é normal colocar por cima do recuperador bombas circuladoras, vasos de expansão e restante panóplia...
  8.  # 8

    Bem eu tambem nao percebo mas tirei algumas fotos da net para verem que ate é normal.
      recuperador.jpg
      termostato-no-recuperador.jpg
  9.  # 9

    O bulbo do termóstato está embebido numa bainha de imersão?

    Pareceu-me que não... mas confirme por favor.
    • mils
    • 12 novembro 2014

     # 10

    Olá boa noite
    Não sei se ajuda mas cá vai.
    Tenho um ecofogo (muito contente com ele - 150 elementos). foi a melhor coisa que instalei.
    Tenho a bomba circuladora a funcionar apartir dos 40º (a bomba fica sempre a funcionar após atingir os 40º) e deixo subir sempre a temperatura até 78º (as válvulas de temp e pressão disparam aos 90º).
    Assim segundo percebi da sua situação: o Sr. Ramiro deve ter alguma válvula a regular a entrada de água fria possivelmente apartir dos 65º. sff confirme após que temp a agua quente que circula sai pelo "esgoto".
    Obrigado
    Mils
  10.  # 11

    Colocado por: milsOlá boa noite
    Não sei se ajuda mas cá vai.
    Tenho um ecofogo (muito contente com ele - 150 elementos). foi a melhor coisa que instalei.
    Tenho a bomba circuladora a funcionar apartir dos 40º (a bomba fica sempre a funcionar após atingir os 40º) e deixo subir sempre a temperatura até 78º (as válvulas de temp e pressão disparam aos 90º).
    Assim segundo percebi da sua situação: o Sr. Ramiro deve ter alguma válvula a regular a entrada de água fria possivelmente apartir dos 65º. sff confirme após que temp a agua quente que circula sai pelo "esgoto".
    Obrigado
    Mils


    penso que não é necessário deixar a temperatura subir tanto. No meu caso (tenho cerca de 100 elementos), a partir do momento em que a bomba arranca (50 graus) fecho os registos e aguenta-se até faltar a lenha..

    Colocado por: ramiroalmeidaBem eu tambem nao percebo mas tirei algumas fotos da net para verem que ate é normal.
      recuperador.jpg
      termostato-no-recuperador.jpg


    atenção pode ser usual, mas o facto de a bomba estar sujeita a altas temperaturas podem começar a danificá-la (por exemplo, as peças de plástico derreterem). o simples facto de levar 1/2 metros de tubo a afastar uma coisa da outra não prejudica em nada o funcionamento e pode aumentar o tempo de vida de certas peças...

    Digo eu que nada percebo do assunto
  11.  # 12

    A valvula de seguranca dispara para o esgoto quando chega aos 90 graus mas é impossivel chegar la pois para isso tinha de por lenha como se fosse um comboio!!!

    Mas já reduzi a temperatura de disparo da bomba e melhorou bastante agora esta sempre nos 55-60 so quando falha a lenha é que baixa.

    Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pirika
  12.  # 13

    sempre às ordens
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiroalmeida
  13.  # 14

    Colocado por: milse deixo subir sempre a temperatura até 78º (as válvulas de temp e pressão disparam aos 90º).

    Como configura os 78º que referiu?
    Tendo as válvulas a disparar aos 90º vai ser obrigado a deixar subir a temperatura da água até aos 90º, ou estou errado?

    Colocado por: bodrelhosO bulbo do termóstato está embebido numa bainha de imersão?

    Quando puder, veja ainda esta questão
  14.  # 15

    O canalizador soldou um tubo a saida da agua a pos ai a sonda.
  15.  # 16

    O canalizador soldou um tubo na saida da agua quente e pos ai a sonda, como pode ver na foto.
      SAM_49142.jpg
  16.  # 17

    Colocado por: ramiroalmeidaO canalizador soldou um tubo a saida da agua a pos ai a sonda.


    A colocação da sonda dessa forma não é aconselhada,devia estar numa bainha de imersão no recuperador Assim vai estar a fazer leituras erradas em relação à temperatura da agua na caldeira. Enquanto a bomba não arrancar, a sonda é capaz de estar fazer uma leitura uns 10º abaixo da temperatura da caldeira. Por exemplo se quer que a bomba arranque aos 50, então baixe o termostato para arrancar aos 40º. Alías quando arranca a bomba, o valor apresentado no termostato deve subir uns graus rapidamente, veja quanto é que é esse salto e já tem uma ideia do erro da leitura. Se fosse um termostato digital, era mais facil de ver esse salto, assim com o analogico, como é muito mais lento a responder é capaz de ser mais dificil... Depois da bomba arrancar a temperatura da sonda já será mais aproximada da realidade mas mesmo assim sempre inferior à realidade.
    Concordam com este comentário: bodrelhos
  17.  # 18

    Colocado por: jcaiadoA colocação da sonda dessa forma não é aconselhada,devia estar numa bainha de imersão no recuperador

    Precisamente.
    A sonda deve ser colocada numa bainha em contacto com o fluído do recuperador porque é a sua zona mais quente.
  18.  # 19

    Tipo isto
    (BAINHA DE IMERSÃO PARA TERMÓSTATO DE BOLBO)

    (retirado da página sitiodaslareiras)


    No seu caso, precisará/precisaria apenas da bainha colocando apenas a sonda dentro. A sua sonda parece um pouco grande para caber dentro de uma bainha comum.. pode ter sido por aqui que o instalador deu essa volta à questão.
      bainha_de_imersao.jpg
    • mils
    • 13 novembro 2014

     # 20

    Caro Bodrelhos:

    78º - Mais ou menos.

    Após varias tentativas erro.... sei que posso atestar o ecofogo com lenha e deixar subir a temperatura até mais ou menos 70º nessa altura fecho a saída de exaustão/chaminé e ele continua a subir ainda mais 8 a 10º (+-). a seguir fecho completamente a entrada de ar inferior e o sistema aguenta-se muito tempo. Quando a temperatura baixa até 60º, é só meter uma "cavaca" para manter a temperatura um pouco acima dos 60 e ter a casa bem quente.
    Não sei se me fiz entender.
    mils
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
 
0.0215 seg. NEW