Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas tardes
    Gostaria de saber o que se pode tornar mais rentavel num painel solar no que diz respeito ao tempo que este leva a aquecer a agua. a pergunta é a seguinte: tenho um painel solar solhart com resistência eletrica de ajuda e gostava de saber se poupo mais energia com a resistência sempre ligada(liga quando precisa aquecer agua automaticamente) ou usar o relogio que o painel solar tem no quadro eletrico principal e so o ligar a certas horas.
  2.  # 2

    Poupa muito mais se somente ligar uma ou duas horas dependendo da capacidade do deposito, antes de precisar de ter agua quente.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • eu
    • 11 novembro 2014

     # 3

    Colocado por: Brunomarianitoou usar o relogio que o painel solar tem no quadro eletrico principal e so o ligar a certas horas.

    Depende dos seus hábitos. Se tomar banho sempre às mesmas horas, o ideal é ligar a resistência só umas 2 ou 3 hora antes. Se mantiver a água do acumulador sempre quente, além de ter mais perdas térmicas, não vai aproveitar tão bem os momentos de exposição solar que esporadicamente ocorrem durante o dia. (É mais fácil ao painel solar aquecer a água do acumulador quando ela está a 30 graus, do que quando está a 70 graus).
  3.  # 4

    ok muito obrigado.
    tenho usado o relogio pois os horarios de banho são quase sempre às mesmas horas. assim vou continuar como estou.
    Ja agora alguem me sabe dizer se o painel solar tem algum regulador termico, tipo o dos termoacumuladores? Isto porque a gua fica exageradamente quente e podia ser que assim consegui-se que a agua ficasse menos quentes e poupasse alguma energia.
  4.  # 5

    Colocado por: BrunomarianitoJa agora alguem me sabe dizer se o painel solar tem algum regulador termico, tipo o dos termoacumuladores? Isto porque a gua fica exageradamente quente e podia ser que assim consegui-se que a agua ficasse menos quentes e poupasse alguma energia.


    Tem que ter por lei uma válvula termostática e é nesta válvula que regula a temperatura não devendo exceder os 45o.
  5.  # 6

    Colocado por: Costa53Tem que ter por lei uma válvula termostática e é nesta válvula que regula a temperatura não devendo exceder os 45o.

    tem uma razão tecnica por detrás, como a temperatura da agua pode facilmente chegar aos 60º/70ºC no verão, é para evitar queimaduras muito graves.
    • eu
    • 12 novembro 2014

     # 7

    Colocado por: BrunomarianitoJa agora alguem me sabe dizer se o painel solar tem algum regulador termico, tipo o dos termoacumuladores?

    Sim, tem um termostato que desliga a resistência assim que a temperatura escolhida por si é atingida.
 
0.0119 seg. NEW