Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Ramiro CostaA actual caldeira, já com 20 anos, é normalíssima, de "tiragem natural" portanto, e sempre funcionou bem. Por aí não vejo necessidade de mudar, mas é como o amigo diz, só os técnicos poderão sugerir qual a opção mais correta para o caso concreto.


    Então vê alguma vantagem em ter na sua lista caldeiras ventiladas?

    Numa das marcas que apresenta, é uma diferença de 200€...

    Baxiroca Victoria Plus 24/24 tiragem natural - preço c/ IVA à volta dos 1400€
    Baxiroca Victoria Plus 24/24 T ventilada - preço c/ IVA à volta dos 1600€

    Colocado por: Ramiro CostaPodem dar-me uma ajuda. Deste conjunto de hipóteses, que caldeira escolheriam?


    A instalação e assistência pós-venda também é importante... Vender toda a gente vende...

    cumps
  2.  # 42

    Colocado por: electrao

    Então vê alguma vantagem em ter na sua lista caldeiras ventiladas?

    Numa das marcas que apresenta, é uma diferença de 200€...

    Baxiroca Victoria Plus 24/24 tiragem natural - preço c/ IVA à volta dos 1400€
    Baxiroca Victoria Plus 24/24 T ventilada - preço c/ IVA à volta dos 1600€



    A instalação e assistência pós-venda também é importante... Vender toda a gente vende...

    cumps


    O senhor tem toda a razão. Há uma diferença apreciável, nalgumas marcas, entre as caldeiras de tiragem natural e as ventiladas.

    A possibilidade que eu coloquei em poder escolher uma caldeira ventilada, tem efetivamente uma razão. Embora pontualmente, já me chegaram "reclamações" de quem passa mais tempo na cozinha de que, nos dias de maior ventania/temporal/forte nortada e quando o exaustor está ligado, se sente algum cheiro a gás na dita cozinha. Isto aconteceu apenas uma ou duas vezes, repito, coincidindo com situações extremas de vento/mau tempo (como eu não estou no Porto, são relatos que me chegam). Mas como quem atendeu os técnicos referiu essa situação, acredito que eles (técnicos) tenham então orçamentado a hipótese da caldeira ser ventilada, para prevenir a ocorrência da situação que relatei (se é que uma caldeira ventilada previne isso, efetivamente...).

    A caldeira ventilada cujo preço se aproxima mais da "natural" é a da Junkers - Junkers Euroline ZW 24/28-1 KE (com comando) - preço c/ IVA e instalação à volta dos 14000€.

    Tenho visto na Net que esta caldeira - que nem sei se é atual, pois vejo referências a este modelo desde 2006! - vejo que esta caldeira tem um preço no mercado à volta dos 800€ (já com comando). Ora estarem-me a cobrar-me perto de 1400€ - mais de 70% - "só" por me instalarem em casa... não sei se não será de mais. Mas enfim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  3.  # 43

    Se vai comprar uma caldeira atmosférica, não espere comprar o "último grito" da tecnologia. Como a partir de 2015 só poderão ser instaladas na Europa caldeiras de condensação nos novos edifícios, é natural compreender que as empresas fabricantes tenham deixado de investir na tecnologia antiga. Portanto, essa caldeira atmosférica que vai comprar para a sua casa, é tecnologia já com 10 ou 15 anos, do tempo da "Maria Cachucha". Não espere encontrar um "top" de tecnologia nesses modelos. Por exemplo, essa que você falou - a Junkers Euroline - já oiço esse nome há uns bons 8 ou 10 anos! O que houver em stock, as empresas devem estar a tentar despachar a todo o vapor para África ou para países atrasados, ainda sem preocupações ambientais e de eficiência energética.

    Portanto, amigo, não pode querer comprar uma caldeira atmosférica tecnologicamente avançada, porque isso não existe. As que há agora à venda são as mesmas que existiam há uma década atrás. A evolução, neste sector, deu-se com o aparecimento das caldeiras de condensação - que já nem são tão recentes quanto isso. Esse é o futuro. Se vai comprar uma atmosférica, vai comprar um "môno", um aparelho com uma tecnologia "Dona Elvira". Pense nisso.
    Concordam com este comentário: Costa53
  4.  # 44

    Colocado por: Jorge S CerqueiraSe vai comprar uma caldeira atmosférica, não espere comprar o "último grito" da tecnologia. Como a partir de 2015 só poderão ser instaladas na Europa caldeiras de condensação nos novos edifícios, é natural compreender que as empresas fabricantes tenham deixado de investir na tecnologia antiga. Portanto, essa caldeira atmosférica que vai comprar para a sua casa, é tecnologia já com 10 ou 15 anos, do tempo da "Maria Cachucha". Não espere encontrar um "top" de tecnologia nesses modelos. Por exemplo, essa que você falou - a Junkers Euroline - já oiço esse nome há uns bons 8 ou 10 anos! O que houver em stock, as empresas devem estar a tentar despachar a todo o vapor para África ou para países atrasados, ainda sem preocupações ambientais e de eficiência energética.

    Portanto, amigo, não pode querer comprar uma caldeira atmosférica tecnologicamente avançada, porque isso não existe. As que há agora à venda são as mesmas que existiam há uma década atrás. A evolução, neste sector, deu-se com o aparecimento das caldeiras de condensação - que já nem são tão recentes quanto isso. Esse é o futuro. Se vai comprar uma atmosférica, vai comprar um "môno", um aparelho com uma tecnologia "Dona Elvira". Pense nisso.
    Concordam com este comentário:Costa53

    Há aí um equívoco... Como eu disse e repeti várias vezes, eu vou ser FORÇADO a instalar uma caldeira atmosférica! Não é uma escolha minha. Foram os técnicos - TODOS os técnicos, aliás - que analisaram a instalação da caldeira, que foram UNÂNIMES em considerar que eu NÃO POSSO instalar, naquele espaço (cozinha no r/c de uma moradia) uma caldeira de condensação. É unicamente por essa razão que eu sou forçado a instalar uma caldeira dita convencional/atmosférica.

    Atendendo a esta restrição, e como efetivamente preciso de substituir a caldeira antiga com urgência, que procuro uma BOA caldeira atmosférica, o mais actual e desenvolvida tecnologicamente possível. Eu não quero comprar "um môno", como diz. Por essa razão, vim aqui pedir o vosso conselho, já que são (muito) mais conhecedores destes assuntos relacionados com caldeiras do que eu.

    Com base no que eu disse, e porque sou forçado a comprar, repito, uma nova caldeira atmosférica (de preferência ventilada), que marca/modelo me recomendam? Naturalmente, quero uma caldeira atmosférica tecnologicamente evoluída, eficiente, e que tenha uma assistência fácil de encontrar.

    Desde já agradeço se me puderem ajudar.
  5.  # 45

    Tudo bem. Mas o que eu disse foi que, dentro das caldeiras atmosféricas, não pode esperar comprar o "supra sumo" da tecnologia porque vão ser descontinuadas, e como as fábricas sabem disso há muito tempo, já desinvestiram desse material.

    Portanto, o que encontra agora no mercado - quanto às caldeiras atmosféricas - é o que existia há uns 5 ou 10 anos atrás. Por exemplo, essa caldeira que falou da Junkers (a Eurolinha), já a vejo nas lojas a ser comercializada há uma porrada de anos!

    Foi isso que eu quis dizer.

    Quanto a marcas, fie-se mais na assistência pós-venda, porque lá por dentro das caldeiras atmosféricas aquilo é tudo igual. Então se falarmos na Vulcano e Junkers, então... o material é 100% igual.

    Antes de decidir, já leu ISTO?
  6.  # 46

    Colocado por: Jorge S CerqueiraTudo bem. Mas o que eu disse foi que, dentro das caldeiras atmosféricas, não pode esperar comprar o "supra sumo" da tecnologia porque vão ser descontinuadas, e como as fábricas sabem disso há muito tempo, já desinvestiram desse material.

    Portanto, o que encontra agora no mercado - quanto às caldeiras atmosféricas - é o que existia há uns 5 ou 10 anos atrás. Por exemplo, essa caldeira que falou da Junkers (a Eurolinha), já a vejo nas lojas a ser comercializada há uma porrada de anos!

    Foi isso que eu quis dizer.

    Quanto a marcas, fie-se mais na assistência pós-venda, porque lá por dentro das caldeiras atmosféricas aquilo é tudo igual. Então se falarmos na Vulcano e Junkers, então... o material é 100% igual.

    Antes de decidir, já leuISTO?

    Agradeço a referência ao artigo da Pro-Teste.

    Aproveitei esta tarde de domingo para pesquisar na Net sobre caldeiras, principalmente em sites estrangeiros e fiquei com uma ideia mais precisa sobre a questão.
    Assim, conclui que talvez a melhor opção seja eu adquirir uma caldeira da marca Vaillant.

    É certamente mais cara do que a concorrência, mas creio que dá mais garantias de qualidade de construção e de durabilidade. Vou encarar esta compra como um investimento. Espero não me vir a arrepender.
    Amanhã vou entrar em contacto com o representante da marca e agilizar a instalação, espero, ainda para esta semana.
    Agradeço a todos aqueles que tentaram ajudar-me nesta decisão.
  7.  # 47

    O dinheiro é seu. Se acha que deve "investir" em material já ultrapassado é consigo.
    Se fosse comigo, se tivesse mesmo que instalar uma caldeira convencional, metia uma da Vulcano, daquelas vulgares, a Lifestar ou a Aquastar, que já têm provas dadas e em que toda a gente mexe (há peças quase "linha branca"). De certeza que qualquer delas ia fazer o serviço bem feito e poupava uma croas. Mas se quer gastar dinheiro em "mônos", isso é consigo.
    Boa sorte!
  8.  # 48

    Colocado por: Ramiro Costa
    Agradeço a referência ao artigo da Pro-Teste.

    Aproveitei esta tarde de domingo para pesquisar na Net sobre caldeiras, principalmente em sites estrangeiros e fiquei com uma ideia mais precisa sobre a questão.
    Assim, conclui que talvez a melhor opção seja eu adquirir uma caldeira da marcaVaillant.

    É certamente mais cara do que a concorrência, mas creio que dá mais garantias de qualidade de construção e de durabilidade. Vou encarar esta compra como um investimento. Espero não me vir a arrepender.
    Amanhã vou entrar em contacto com o representante da marca e agilizar a instalação, espero, ainda para esta semana.
    Agradeço a todos aqueles que tentaram ajudar-me nesta decisão.


    Não se esqueça de dar o feedback...

    cumps
  9.  # 49

    Colocado por: electrao

    Não se esqueça de dar o feedback...

    cumps

    Sim, depois diga alguma coisa sobre essa caldeira (de 2006). Vai ver que não a encontra nos sites da Vaillant UK e Vaillant France. Nesses países desenvolvidos, já foram retiradas do mercado há muito tempo! Nesses países agora só se comercializam caldeiras de condensação por imposição da CEE e você vai agora comprar isso. Uma caldeira que já tem "barbas". Há quem tenha cada ideia...
  10.  # 50

    Colocado por: Jorge S Cerqueira
    Sim, depois diga alguma coisa sobre essa caldeira (de 2006). Vai ver que não a encontra nos sites da Vaillant UK e Vaillant France. Nesses países desenvolvidos, já foram retiradas do mercado há muito tempo! Nesses países agora só se comercializam caldeiras de condensação por imposição da CEE e você vai agora comprar isso. Uma caldeira que já tem "barbas". Há quem tenha cada ideia...

    Você é duro de ouvido! Já disse que a razão para eu não instalar a caldeira de condensação tem a ver com a estrutura do cano de tiragem de ar que tenho em casa. Parece que é demasiado estreito para se poder instalar o tubo (acho que é duplo) desta tal caldeira de condensação. É por ter essa condicionante que sou forçado a comprar uma caldeira convencial/normal. Esclarecido? Será desta?

    Mesmo assim, tive hoje um volte-face. Quando me preparava para "fechar negócio" com um instalador da Vaillant (modelo atmo TEC pro 24KW), por coincidência, telefonou-me um outro instalador que me tinha dado orçamento, a "oferecer-me" uma boa redução no preço que me tinha dado anteriormente da Vulcano Aquastar, uma caldeira que me parece mais robusta, com melhor performance, que a da Vaillant. Ora isto trocou-me um bocadinho as voltas e deixou-me sem saber qual devo escolher.
    Vou ter que (re)pensar novamente e chegar a uma conclusão, já que a caldeira está mesmo a ser precisa.
  11.  # 51

    Peço desculpa por voltar a este assunto, mas estou a receber "melhorias de propostas" quanto às caldeiras, que me têm deixado baralhado...
    Ontem recebi uma nova proposta do instalador da Vulcano Aquastar, hoje recebi do instalador da Junkers Euroline (modelo ZW 24/30 MFA).
    Entre o preço das duas (instalação + o Cronotermostáto via rádio TR 15 RF) há uma diferença de 400€! A Vulcano na ordem dos 1800€, enquanto pela da Junkers deram um preço à volta dos 1400€.
    Como tenho ouvido que, por dentro, as máquinas são iguais, sinto-me baralhado...
    Alguém me pode esclarecer, por favor, a razão desta diferença?
    Acham que alguma delas seria uma boa opção?
  12.  # 52

    Colocado por: Ramiro CostaPeço desculpa por voltar a este assunto, mas estou a receber "melhorias de propostas" quanto às caldeiras, que me têm deixado baralhado...
    Ontem recebi uma nova proposta do instalador daVulcano Aquastar, hoje recebi do instalador daJunkers Euroline(modelo ZW 24/30 MFA).
    Entre o preço das duas (instalação + o Cronotermostáto via rádio TR 15 RF) há uma diferença de 400€! A Vulcano na ordem dos 1800€, enquanto pela da Junkers deram um preço à volta dos 1400€.
    Como tenho ouvido que, por dentro, as máquinas são iguais, sinto-me baralhado...
    Alguém me pode esclarecer, por favor, a razão desta diferença?
    Acham que alguma delas seria uma boa opção?


    Terá que confirmar o que eu lhe vou dizer a seguir. Assim de repente parece-me que a Vulcano tem adicionalmente a modulação linear de chama (a chama é modelada consoante as necessidades da temperatura, permitindo uma melhor gestão do consumo do gás).

    Pode sempre questionar o instalador da Junkers se o modelo em questão tem essa característica.
    Cumps
  13.  # 53

    Colocado por: electrao

    Terá que confirmar o que eu lhe vou dizer a seguir. Assim de repente parece-me que a Vulcano tem adicionalmente a modulação linear de chama (a chama é modelada consoante as necessidades da temperatura, permitindo uma melhor gestão do consumo do gás).

    Pode sempre questionar o instalador da Junkers se o modelo em questão tem essa característica.
    Cumps

    Sim, irei perguntar esse aspeto. Há, contudo, outra característica desta caldeira da Junkers (modelo ZW 24/30 MFA) que me deixa perplexo...
    A razão que faz com que eu não possa instalar uma caldeira de condensação é o facto do cano que conduz até à chaminé da minha casa ser estreito. Todos os instaladores convergiram neste aspeto. Ora, segundo leio no site da Junkers, esta caldeira 24/30 é "estanque", o que - penso eu - obriga a que os canos condutores sejam duplos e mais largos. Assim, tal como acontece com as caldeiras de condensação, também julgo que uma "estanque" também não dê para a minha casa. Daí perguntar: será que o instalador da Junkers pretende montar uma caldeira "estanque" em minha casa, mas que fique a funcionar (a receber o ar e expelir os gases) como uma caldeira convencional? Isso é possível? Fará sentido? Diminui em alguma coisa o aparelho? Estou com dúvidas e, confesso, já começo a duvidar da seriedade desta gente...
    P.S. Alguém me sabe dizer o que significa a sigla MFA que acompanha a referência do modelo da Junkers?
  14.  # 54

    Colocado por: Ramiro Costa
    Sim, irei perguntar esse aspeto. Há, contudo, outra característica desta caldeira da Junkers (modelo ZW 24/30 MFA) que me deixa perplexo...
    A razão que faz com que eu não possa instalar uma caldeira de condensação é o facto do cano que conduz até à chaminé da minha casa ser estreito. Todos os instaladores convergiram neste aspeto. Ora, segundo leio no site da Junkers, esta caldeira 24/30 é "estanque", o que - penso eu - obriga a que os canos condutores sejam duplos e mais largos. Assim, tal como acontece com as caldeiras de condensação, também julgo que uma "estanque" também não dê para a minha casa. Daí perguntar: será que o instalador da Junkers pretende montar uma caldeira "estanque" em minha casa, mas que fique a funcionar (a receber o ar e expelir os gases) como uma caldeira convencional? Isso é possível? Fará sentido? Diminui em alguma coisa o aparelho? Estou com dúvidas e, confesso, já começo a duvidar da seriedade desta gente...
    P.S. Alguém me sabe dizer o que significa a sigla MFA que acompanha a referência do modelo da Junkers?

    Neste, como em todos os negócios, há gente menos conscienciosa a vender "gato por lebre". Se lhe vão instalar - e você vai pagar - um caldeira estanque e depois lhe fazem ligações atmosféricas de tiragem natural, isso significa que você... está a ser "comido"! Largamente...
    Vai pagar mais caro (pela caldeira estanque) por algo que depois vai ser usado sem utilizar a concepção para que foi construída. Um verdadeira engano! É como você comprar uma barco com 2 motores fora de borda e depois ter que usar os remos para andar...
    Eu já lhe disse mil vezes: compre uma caldeira de condensação, com a especificação 1.10, e vai muito melhor servido! Essa é que é a tecnologia do futuro! O resto são balelas...
  15.  # 55

    Você insiste com a caldeira de condensação!... Já disse mil vezes que a conduta de ar onde está instalado o cano da caldeira (é na cozinha e o diâmetro da conduta - que leva os fumos até à chaminé - tem 13 cm) não permite, segundo os técnicos, a exaustão dos fumos dessa caldeira de condensação. Portanto, meu caro amigo, vou ter mesmo que comprar uma caldeira convencional, atmosférica, porque essa de condensação, simplesmente, não dá para instalar na minha moradia do Porto.
    Eu por mim até comprava (sei que as de condensação são mais recentes e mais eficientes), mas o cano de exaustão não dá (repito, tem 13 cm de diâmetro e uma altura, até à chaminé, de uns 3 metros). São os técnicos que o afirmam, portanto, o que é que eu posso fazer?...
    Vou ter mesmo que comprar uma caldeira convencional. (ainda estou a escolher qual...)
    Entendido?
    De qualquer forma, agradeço os seus comentários.
  16.  # 56

    Colocado por: Ramiro CostaP.S. Alguém me sabe dizer o que significa a sigla MFA que acompanha a referência do modelo da Junkers?


    Numa breve pesquisa, parece ser o modelo estanque. Mas nada como confirmar diretamente com a marca ou instalador.

    cumps
  17.  # 57

    Colocado por: electrao

    Numa breve pesquisa, parece ser o modelo estanque. Mas nada como confirmar diretamente com a marca ou instalador.

    cumps

    Também fiquei com a impressão que o modelo Junkers Euroline ZW 24/30 MFA se trata de uma caldeira estanque. Mas o que me foi dito é que seria instalada como uma caldeira atmosférica normal - isto é, vai buscar o ar de combustão à cozinha onde vai ficar instalada, e envia os fumos pelo cano de ligação/chaminé a cima. Daí a minha pergunta: será que vale a pena instalar/comprar uma caldeira estanque se depois ela vai ficar a trabalhar como uma caldeira normal?

    A razão que o vendedor me deu foi a mesma que justifica eu não poder instalar uma caldeira de condensação. Tem a ver com o diâmetro do tubo de exaustão (130 mm). Parece que é pequeno para levar om os tubos especiais das caldeiras estanques e de condensação. Pelo menos é o que dizem os técnicos.
  18.  # 58

    Colocado por: Ramiro CostaTem a ver com o diâmetro do tubo de exaustão (130 mm). Parece que é pequeno para levar om os tubos especiais das caldeiras estanques e de condensação. Pelo menos é o que dizem os técnicos.

    Colocado por: Sergio Rodriguesprontos como eu disse á pouco! para essas situações em que se pretende colocar uma caldeira de condensação aproveitando a tubagem de exaustao convencional existe soluções para isso, logicamente que depende do que exista, se é muito comprimento ou se a conduta antiga anda aos s's e tornar-se dificil de colocar a tubagem para a caldeira de condensação!! o que eu me refiro é isto
      117.jpg
  19.  # 59

    Colocado por: Sergio Rodrigues

    Precisamente, pelo facto das "soluções" serem complicadas e de resultado duvidoso é que me recomendaram colocat uma caldeira convencional. A juntar a isso há o facto da caldeira não vir a ter muito uso (apenas 2 banhos matinais e aquecimento, pontualmente. no inverno).

    Para ser sincero, eu já coloquei de lado a hipótese de colocar essa caldeira de condensação. Presentemente, a minha única preocupação situa-se na escolha de uma boa caldeira convencional. Estava voltado para a marca Vaillant, mas estou a notar que o "técnico" que foi a minha casa fazer o orçamento não é muito cumpridor/conhecedor... não me telefonou no dia combinado, não me apresentou o orçamento devidamente, tive eu que lhe telefonar e não lhe notei no discuso grandes conhecimentos, enfim... não me pareceu grande profissional). Talvez tenha sido azar meu...

    É por essa razão que eu vi-me forçado a fazer um compasso de espera e até talvez mudar de marca. Por exemplo, o pessoal de Vulcano e da Junkers pareceu-me bem mais profissional, prestável e conhecedor. Os da Baxi Roca e da Ariston também, embora eu tenha um certo preconceito relativamente a estas 2 marcas (repito, é um preconceito, pois admito que quer as caldeiras da Roca quer da Ariston possam ser excelentes. Eu é que não gosto muito dos nomes, vá lá saber-se por quê...)

    Bem, mas este fim de semana vou quer que pensar e decidir, porque tenho muita urgência nesta instalação da caldeira.
  20.  # 60

    Colocado por: Ramiro Costabos caldeira convencional. Estava voltado para a marca Vaillant, mas estou a notar que o "técnico" que foi a minha casa fazer o orçamento não é muito cumpridor/conhecedor... não me telefonou no dia combinado, não me apresentou o orçamento devidamente, tive eu que lhe telefonar e não lhe notei no discuso grandes conhecimentos, enfim... não me pareceu grande profissional). Talvez tenha sido azar meu.


    O fato de este instalador demonstrar alguma falta de profissionalismo não desvirtua a marca e a qualidade que a Vaillante tem.

    Pode contatar aqui em Lisboa perto de si a Sotecnisol/Fetais pode inclusivê falar com o Eng. Luis Santos e poderão rapidamente recomendar outro instalador lá no Porto.
 
0.0344 seg. NEW